O que realmente é Cetose?

159

Todo mundo ou fala que a cetose vai te matar ou que é o sétimo céu! Mas o que é realmente cetose? Vamos mostrar cientificamente o que é cetose, mas o que importa é compreender o conceito e para o leitor fica a aplicação ou não.

A maioria das informações foram tiradas dos posts de Peter Attia, do Eat Academy!

O que é Cetose?

Cetose é um estado metabólico no qual o fígado produz pequenas moléculas orgânicas chamadas de corpos cetônicos (em níveis suficientes). Mas especificamente, o fígado vai transformar a molécula enorme de gordura em moléculas menores (corpos cetônicos) e que praticamente todos os órgãos do organismo podem usar.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, corpos cetônicos não são exclusivamente cetonas, que é uma molécula orgânica com a estrutura abaixo:

O termo corpos cetônicos refere-se a 3 moléculas: acetona (cetona), ácido acetoacético (cetona) e ácido beta-hidroxibutírico (é um ácido carboxílico, vamos chamar de B-OHB). É o B-OHB que é medido para identificar o estado cetogênico (onde conseguir medidor) e ressalto que a produção desses corpos são naturais.

O nível de B-OHB de uma pessoa normal (sem diabetes, por exemplo) que não está fazendo jejum é de zero . Dentro de um dia de jejum, você pode esperar que este número chegue a 0,2 a 0,4 mM, e cerca de 1,0 mM dentro de 48 a 72 horas de jejum completo, embora isso seja altamente variável, pois depende do metabolismo de cada pessoa.

Corpos cetônicos no sangue são mais bem medidos com o estômago em jejum pela manhã (antes do café, apesar que pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral é pela manhã). Aqui estão algumas dicas sobre como interpretar o resultado (Fonte: Andreas Eenfeldt):

  • Abaixo de 0,5 mmol/L, não é considerado “cetose”. Neste nível, você está longe do máximo de queima de gordura.
  • Entre 0,5-1,5 mmol/L está perto da cetose nutricional. Você estará recebendo um bom efeito sobre o seu peso, mas não ideal.
  • Cerca de 1,5-3 mmol / L é o que é chamado de cetose nutricional ideal e é recomendado para perda de peso máximo.
  • Valores acima de 3 mmol / L não são necessários. Ou seja, eles vão dar resultados nem melhor nem pior do que estar no nível 1.5-5. Lembrando que quem é diabético tipo 2 pode ter valores acima de 10mmol/L que é o estado de cetoacidose (depois vamos falar).

A secreção da insulina suprime a produção dos corpos cetônicos. É por isso que, por exemplo, consumindo mais do que cerca de 50g de carboidratos por dia e/ou mais do que cerca de 120-150 g de proteína por dia, torna-se difícil entrar em estado cetótico. Mas o que? Porque isso acontece???? Por que podemos produzir esse corpos cetônicos, já que temos a glicose? Vamos ter que entrar na bioquímica:

Energia

Só para nos maternos vivos gastamos em média 1800 kcal/dia (varia de pessoa para pessoa, é chamado metabolismo basal), só o cérebro necessita de 20% do nosso gasto e ele utiliza preferencialmente a glicose (apesar de ter alguns estudos comprovando a preferencia por corpos cetônicos, mas nada definitivo, vamos trabalhar com a hipótese de que não pode), e ele não pode usar a glicose (300g a 350g) estocada nos músculos (os músculos não possuem a enzima glicose-6-fosfatase, a glicose armazenada em forma de glicogênio no músculo é incapaz de voltar a entrar na corrente sanguínea e é destinada para somente o músculo utilizar, e isso é base para a Dieta Metabólica, do Dr. Mauro Di Pasquale).

Então, o cérebro requer cerca de 400 a 500 kcal de glicose por dia (100 a 120 g). O nosso fígado pode produzir até 200g de glicogênio, o que seria suficiente para o cérebro, mas lembre-se que ainda há o resto do corpo. Então, se eu estou privado de uma fonte alimentar de glicose, que depende unicamente do meu fígado para liberar glicogênio (um processo conhecido como produção hepática de glicose, ou HGO) os estudos mostram que aguentamos cerca de 3 dias. Sabendo disso, como os esquimós não morreram ou mesmo o Dr. Souto, ou eu? Essa pergunta já foi respondida pelo Dr. Souto, e as principais razões são essas:

  • Em pessoas ceto-adaptadas (que estão acostumados a queimar gordura para energia), o cérebro deriva apenas metade de sua energia na forma de glicose – o restante vem de corpos cetônicos.

Então podemos usar os corpos cetônicos para energia, do corpo em geral e a glicose produzida pelo fígado pode ir diretamente para o cerébro, e de quebra, o cérebro também usa corpos cetônicos, enfim, maior disposição e concentração :D.

Ciclo de Krebs

Infelizmente algumas pessoas falam que somente a glicose pode produzir energia, e não foram poucas as que me jogaram na cara o ciclo de Krebs e disseram que o corpo PRECISA de glicose para produzir energia (ignorando o fato do fígado produzir). Pois bem, Peter Attia respondeu essa para mim e a explicação resumida é essa:

Ketone-figures-4-645x663Na ausência de acetil-CoA (produto da glicose)  nosso fígado pode fazer algo chamado beta-hidroxibutirato, um dos três corpos cetônicos que foi descrito acima – de gordura ou proteína, embora iremos preferir usar a gordura para poupar a proteína e evitar perda de massa muscular grave. Agora, a figura acima, a partir de um trabalho de 2001, mostra o ciclo de Krebs demonstrando onde o B-OHB participa.

A razão pela qual uma pessoa faminta pode viver por 40-60 dias é precisamente porque podemos transformar gordura em cetonas e converter cetonas em substrato para o ciclo de Krebs na mitocôndria dos nossos neurônios. Na verdade, quanto mais gordura você tem em seu corpo, mais tempo você pode sobreviver.

Nós evoluímos para produzir corpos cetônicos para que pudéssemos não apenas tolerar, mas também prosperar na ausência de glicose por períodos prolongados de tempo. Sem capacidade de produzir corpos cetônicos não haveria espécie humana.

Em estado de fome sobrevivemos, mas nós não deixamos de consumir carboidratos completamente, comemos da salada, eventualmente do chocolate, do queijo, de algumas raízes enfim, nunca é zero (exceto em jejum). Se mantermos a ingestão de carboidratos em cerca de 20-50 g/dia, e mantendo a ingestão de proteína em níveis modestos, não elevados (porque a proteína é gliconeogênica – ou seja, proteína em excesso será convertido em glicogênio pelo fígado), pode-se induzir um estado chamado de “cetose nutricional” sem recorrer a fome.

Em minha opinião, isso é especialmente indicado para pessoas com dificuldades de emagrecer e diabéticos, como um tratamento. Uma vez alcançado o objetivo de emagrecimento, uma vida no estilo paleolítico é o mais indicado (em geral).

A cetose oferece alguma vantagem no desempenho físico?

Peter Attia diz que não tem uma resposta definitiva para isso, mas que as respostas a esta pergunta são provavelmente as seguintes:

  1. A cetose melhora a capacidade aeróbia? Provável
  2. A cetose aumenta a potência anaeróbica? Não
  3. A cetose aumenta a força muscular? Não
  4. A cetose aumenta a resistência muscular? Provável

Peter Attia diz que uma maneira elegante de testar o impacto relativo de glicose, insulina, e B-OHB na eficiência muscular é “tratar” um coração de rato perfundidos sob as seguintes quatro condições:

  1. Glicose sozinho (G)
  2. Glicose + insulina (GI)
  3. Glicose + B-OHB (GK)
  4. Glicose + insulina + B-OHB (GIK)

E foi isso que este artigo de Yashihiro Kashiwaya et al. (1997) fez (vale a leitura). Eles estudaram o coração porque a ação de trabalho é (relativamente) simples de medir: o débito cardíaco, que é o produto do volume sistólico (quantidade de sangue que o coração bombeia para fora por batimento) e freqüência cardíaca (quantas vezes o coração bate por minuto). Pode-se também medir o consumo de oxigênio, todos os metabólitos intermediários, e, em seguida, calcular a eficiência cardíaca. A eficiência aumenta à medida que aumenta o trabalho hidráulico em relação ao consumo de oxigênio. O que eles descobriram foi:

Microsoft PowerPoint - FiguresOs dois gráficos superiores na figura acima mostram informações semelhantes, ou seja, a resposta do débito cardíaco e do trabalho hidráulico para cada tratamento. (Débito cardíaco é a medição pura do volume de sangue deslocado por unidade de tempo e o trabalho hidráulico é um pouco mais sutil, mede o trabalho mecânico que está sendo feito pelo fluido.)

Adição de insulina para uma carga fixa de glicose (IG) aumenta tanto o débito cardíaco quanto o trabalho hidráulico, mas é significativa apenas no segundo caso. Por outro lado, a adição de B-OHB em glicose (GK) aumenta tanto o débito cardíaco quanto o trabalho hidráulico significativamente. Curiosamente, a combinação de insulina e B-OHB com glicose (GIK) não tem impacto.

O consumo de oxigênio foi significativamente reduzido em todos os casos em relação à glicose sozinha, por isso esperamos que a eficiência cardíaca deve ser muito maior em todos os estados. (Por quê? Porque para menor consumo de oxigênio, os corações foram capazes de proporcionar maior débito cardíaco e realizar maior obra hidráulica.)

A figura na parte inferior direita mostra exatamente isso. Se você está se perguntando por que o ganho de eficiência é tão grande (24-37%), a resposta não é evidente a partir desta figura. Para entender exatamente como e porque a adição de quantidades elevadas de insulina (50 uU / ml) ou B-OHB (4 mM) de glicose (10 mM) pode causar esse aumento de função-passo na eficiência cardíaca, você precisa olhar especificamente como a concentração dos intermediários metabólicos (por exemplo, o ATP, ADP, lactato) variou nas células cardíacas do rato.

Claramente, na configuração altamente controlada de um coração de rato perfundido, cetonas oferecem uma enorme vantagem termodinâmica (28%!). Mas o que dizer do desempenho humano agregado? Não há razão para acreditar que os níveis terapêuticos do B-OHB (através de cetose nutricional) aumentariam a potência anaeróbica, já que o sistema anaeróbio não impacta na energia disponível do sistema (leia no artigo do Yashihiro Kashiwaya et al ou no post do Peter Attia). O mesmo é verdadeiro para a força muscular. No entanto, existem razões para acreditar que a capacidade aeróbia e a resistência muscular podem ser melhoradas com suficiente B-OHB complementando a glicose presente.

Se cada molécula de B-OHB dá a seus músculos mais ATP para menos oxigênio, você deveria gastar menos e não mais energia para a mesma ingestão calórica, certo?

Kevin Hall (em conversa com Peter) do NIH, um especialista em metabolismo e endocrinologia, apontou o erro na lógica acima. Fisiologicamente (ou seja, em cetose nutricional ou mesmo a fome), temos que fazer o B-OHB de gordura. O custo de energia líquida de fazer isso é realmente grande. De acordo com Kevin, a energia fornecida por 4,5 mol de B-OHB é de cerca de -2192 kcal, e para fazer os 4,5 mols de cetonas é necessário -2710 kcal, ou seja, há aproximadamente 20% de perda de energia neste processo. Assim, o ganho de energia fornecido pelas cetonas é na verdade menor do que o custo de energia de fazê-las, pelo menos em teoria.

Isto sugere que estar em cetose nutricional pode exigir uma maior energia global do sistema, enquanto continua a aumentar o potencial de trabalho. Em outras palavras, uma pessoa em cetose nutricional pode aumentar seu gasto total de energia, ao mesmo tempo, aumentando a sua eficiência muscular.

É isso, próximo post vou trazer os principais sintomas da cetose nutricional e como tratar. E em outro post, vamos discutir mais a questão dos exercícios. 

Qualquer coisa, só comentar, que tentarei responder com prazer!!!


159 COMENTÁRIOS

  1. Olá Reiner, maravilhoso artigo!!
    Sou Rafael, tenho 18 anos, e gostaria de pedir humildemente a sua opinião sobre meu caso rsrs.
    Apesar de não ser a área que pretendo atuar profissionalmente, sou um amante da nutrição e desde 2017 descobri a alimentação Low Carb e fiz muitas pesquisas relacionadas ao assunto. Com isso, eu emagreci muito (apesar de que eu não estava com o percentual de gordura muito alto, foram cerca de uns 12 Kg) praticando atividade física, realizando jejum intermitente e estando sempre abaixo das 100g diárias de carboidrato líquido, e atingi meu objetivo, que era ter um abdomen definido rsrs. O problema é que, nas festas de fim de ano, em minha inocência eu pensei que poderia comer por algumas semanas carboidratos (provindos até mesmo do açúcar) e continuar ceto-adaptado, mas o que aconteceu realmente foi que desde então senti uma necessidade tão grande de ingerir carboidratos que já faz 4 meses que estou nesta ingestão de carboidratos por sentir “abstinência”, e já engordei mais ou menos 6,5 kg. Não estou conseguindo adaptar meu tempo com treinos, ou seja, tive que parar os exercícios. Quero voltar à ceto-adaptação e perder novamente estes quilos adicionais, mas estou com MUITA dificuldade. Perdi o costume (ainda bem!) de tomar café da manhã (que eu ingeria pão), mas não consigo me manter distante do arroz branco (que acredito não ser o maior problema), porém quando chego da faculdade, procuro algo para me alimentar como bolachas de água e sal (sim, essas cream crackers provindas do trigo… terríveis… mas não consigo me manter longe). Poderia me dar dicas de como voltar a estar ceto-adaptado, como controlar essa obsessão por carboidratos? Obrigado desde já 🙂

    • Putz, Rafael, espero que agora, mais de 1 mÊs depois do seu comentário, vc tenha conseguido voltar aos eixos. Eu sei do que vc está falando, eu demoro muito para voltar a dieta, e infelizmente não sei como te ajudar.

      Comigo acontece quando tenho uma meta curta para realizar. um mês de dieta, ou um mês num novo protocolo, sempre consigo, mas se eu furar, já foi. uhaahuauhahu

      Se puder, dê notícias!

  2. Boa tarde Reiner! Grato pela postagem. Foi a mais completa e objetiva que achei. Tenho uma dúvida: Quando faço a medição de sangue da cetose, esse resultado é referente ao estado daquele momento ou de um apanhado de um período de algumas horas anteriores? E qual o MELHOR horário do dia para dosar na tua opinião? Grande abraço.

    • Bom, o sangue demora um pouco para para processar a informação da cetose, por exemplo, se vc comer um bolo de chocolate normal, vc deve sair da cetose, em uns 30 min, depende do seu corpo, só testando. eheheh

      Eu gosto de medir pela manhã, mas tem gente que prefere a tarde, para saber se manteve na dieta durante o dia. O importante é ser no mesmo horário para poder comparar.

      Valeu e desculpa a resposta atrasada!

  3. Olá,

    Estou amamentando e comecei essa dieta, mas ouvi falar que quem está amamentando não pode fazer pq a cetona liberada passa para o leite podendo fazer mal para o meu bebê. Isso procede?
    Muito bom o seu site. Estou amando.
    Abraço.
    Carine.

  4. Boa tarde Andre

    Sou atleta de fisiculturismo fitness e nutricionista. Estou acostumada com dietas low carbo em fase pré contest, porem nessa preparação estou fazendo a cetogenica ciclica e gostaria da sua opinião.

    Tenho 1,69, 72kg, 14% de gordura, treino musculação intensa 3x por semana + cardio moderado de 45-50 min 4-5x por semana. Planejei minha dieta da seguinte maneira: 20-25g de carbo liquido (menos fibras) presente nas oleoginosas, abacate, coco e verduras, 1,87g de proteina por kg que dá 135g por dia presente em carnes, creme de leite (pouco), sobrecoxa de frango com pele, blend de proteina com whey e caseina (uso pouco por causa do poder insulico do whey), e gordura 65% que da 145g (coco, manteiga ghee, oleo de coco, oleoginosas, leite de amendoas, chocolate 85%.

    Distribui em 6 refeições, desjejum com 35g de gordura + 10g de proteina (menos proteina pela sensibilidade a insulina nesse horario),
    Almoço 35g de proteina com 15g de gordura,
    lanche 35g de gordura + 10g de proteina,
    pré treino 35g de proteina + 10g de gordura,
    pós treino 35g de proteina +15g de gordura,
    ceia 35g de gordura e 10g de proteina

    Estou no quarto dia de dieta, me sentindo super bem. Encomendei hoje um medidor de cetonas para poder acompanhar a eficiencia da dieta.

    Qual sua opinição em relação a dieta, distribuição e quantias? Estou preocupada com a manutenção de massa muscular pois sua atleta.

    Obrigada

    • Esqueci um detalhe
      O ciclo de carboidrato para reposição de glicogenio, a ideia é fazer 1x a cada 6 dias (no dia seguinte ao treino mais intenso), com 5% de gordura, mesma quantia de proteina e carbo em média 5g por kg qeu daria 360g
      Tenho dúvida nesse dia tbm, que devo fazer a cada 6 ou mais, e a quantia de carbo que devo utlizar

      Obrigada

    • Charline,

      Eu vou dar minha opinião como leigo no assunto, o mais correto é vc procurar uma nutricionista para avaliar a dieta para seu objetivo, que no caso é ganhar massa magra (eu acho).

      Eu aumentaria a quantidade de proteína da sua dieta. Com restrição calórica e de um macronutriente particular, o requerimento proitéico, que em geral é de 1,6 a 1,8g, aumenta um pouco, no caso, eu recomendo 2,4g. Tem um link bastante interessante especificamente sobre essa assunto: http://primalbrasil.com.br/6949-2/

      Eu particularmente gosto da dieta cetogênica cíclica e até onde eu sei, dá muitos resultados em fisiculturismo, eu recomendo FORTEMENTE a leitura do livro Dieta Metabólica do Dr. Mauro di Pasquale, ela é basicamente isso que vc está tentando fazer e é para fisiculturismo. Acho que vc vai ganhar muito com isso.

      Tem uns links interessantes para vc:
      http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/09/ensaio-clinico-randomizado-low-carb_7.html
      http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

      Obrigado pela visita!

  5. Se a cetose é um estado tolerável, por que diabéticos, na falta de glicose, imediatamente entram em coma ? Por que não há uma cetoadaptação ?

    • Mathias, isso só acontece pq ele tá hipoglicemico. Hipoglicemia não pode mesmo em estado cetótico. A cetoadaptação fornece para um diabético mais tempo para resolver o problema de hipoglicemia, ou seja, não vai ter esse “imediatamente”, ele tem em média umas 3 horas para comer um doce, já que sua glicose não vai cair tão rápido. Dá uma assistida nesse video, por favor: https://www.diaadialowcarb.com.br/low-carb-e-o-diabetes-tipo-1/

      Além disso, a cetoadaptação leva até 6 semanas para ocorrer, não é imediato.

      Obrigado pela visita!

  6. acabei de montar minha dieta, não queria reduzir as proteinas, Antes de ler seu texto elas estavam em 215 gramas dia.
    Há um tempo que não vejo diferença, ja brinquei com sodio para tirar agua extra celular, mas perdi calibre nas veias, não tomo suplementos, mas se eu descer mais a proteina provavelmente terie que entrar com bcaa, não queria suplementar.
    78 kilos
    Calorias 1174
    Carboidratos 37,1 gramas – 0,47 g/kg
    Proteína 175,6 gramas – 2,25 g/kg
    Sódio 740 mg – recomendado de 500mg a 2g diário
    Fibras 14,63 gramas – recomendado de 20g a 40g diário
    Gorduras 15,8 gramas

  7. Bom dia! Chegou hoje o meu medidor, e fiz o teste agora às 9h10… resultado: 1.0 mmol/L. Eu faço jejum intermitente e estou há mais de 10 dias restringindo carboidratos bem abaixo das 50g diárias.

    Pergunta 1: A Cetose ideal precisa de mais tempo de dieta?
    Pergunta 2: Existe um melhor horário para fazer a medição? A manhã em jejum ou à tarde depois do almoço e do exercício?

    Muito obrigado e parabéns. Esse site é o que tem as melhores informações sobre o tema

    • Cetose tem que ter constância na dieta. e sim, para aumentar mais, precisa de mais tempo. Porém, quando vc está ceto adaptado, então podemos sair e entrar na faixa de cetose nutricional bem mais rápido do que pessoas que nunca fizeram isso.

      Eu prefiro medir pela manhã, pq já está mais estável durante o dia. Geralmente depois do exercicio aumenta, e depois reduz, é muito oscilatório esse processo, eu sugiro que vc meça um dia para ver como seu corpo se comporta, gastando umas 5 medições. Uma vez só, não precisa ficar medindo o tempo todo ehhehe. eu mesmo só meço 2 vezes na semana, quando faço a dieta de forma severa.

      Obrigado pela visita!!

  8. Estou confuso. Dr. Souto diz que não é necessário estar em cetose para emagrecer e que os níveis da cetose não influem na perda de peso. Estou realmente confuso agora.

    • Dr. Souto está certo. não é necessário, mas não quer dizer que não ajuda. Em geral, o sucesso da dieta se resume a persistência. uma dieta cetogênica é bastante restrita, apesar de dar excelentes resultados, muitas vezes as pessoas podem desistir.

      Dr. Souto não fala que cetose não emagrece, ele diz que não é necessário. se vc fizer dieta com alto carboidratos, vc pode emagrecer se focar nas calorias, se vc fizer lowcarb (não necessariamente cetogenica) vc pode emagrecer, focando na regulação da insulina. Na cetogênica o foco está no total controle da insulina e no ato de deixá-la persistentemente baixa, emagrece bastante, não tem efeitos negativos nas pessoas (geralmente) porém não é algo que todo mundo consegue. É igual a jejum, não é necessário, mas se fizer vc pode emagrecer ainda mais.

      Tudo é questão do que se adapta para vc e no que vc consegue usar por mais tempo, inclusive em ser um estilo de vida. Eu aconselho que vc procure um bom nutricionista, que ele fará exames e deve decidir o que é melhor para vc, ou então, vá experimentando, acho que entedermos o nosso corpo uma obrigação.

      Valeu, e obrigado pela visita!

  9. Bom Dia Reiner
    Amigo – Parabéns pelo site e disponibilidade em nos ajudar.
    Sou enfermeiro, pesava 97 kg e hoje estou com 82.
    Tenho pânico só de pensar em ser obeso ou ter barriga, nem por questão de estética, mas tenho pânico.
    Bom, hoje com meus 82 kg estou iniciando minha caminhada por esse mundo chamado CETÔNICO. RS.
    Pode por gentileza me orientar como devo proceder para perder mais gorduras.
    Faço aeróbico e musculação.
    Muito obrigado.

    • Bom dia Adriano,

      Sem muitas informações não tem como lhe ajudar. O melhor que vc pode fazer é encontrar um bom profissional de nutrição (BOM MESMO, e esses são poucos, infelizmente) pq melhorar a composição corporal para quem não é gordo, exige disciplina e um plano bem elaborado.

      Quanto ao pânico, acho que seria interessante vc procurar ajuda profissional sobre isso, o estresse (pânico) libera cortisol, que pode engordar. Viva mais tranquilamente e comendo bem, não tem esse risco de engordar.

      Valeu, muito obrigado pela visita.

  10. Olá Reinar tudo bem ? Estou em low carb a duas semanas aliada a jejum intermitente de 16.
    Quero agora tentar secar a quantidade que desejo que não passa de 5 kilos .
    Então cheguei na cetose pois na low carb já estava no platô.
    Uma pergunta básica; suclarose me tira da cetose?
    Outra qual seria a quantidade ideal de gordura ? Já sabido que carbo não devo passar de 20 e proteína 1 g por quilo corporal .
    Já uso o fatsecret.

    Muito bom.ter encontrado seu blog.
    SUCESSK

    • Oi Thayna, olha demorei bastante, para responder, se vc estiver com problemas para emagrecer, uma estratégia é além de controlar carboidratos, é controlar calorias, no caso, isso daria a quantidade de gordura que vc precisaria para emagrecer. Mas não existe essa quantidade ideal de gordura, nem mesmo esse 1g de proteína é o ideal, tem gente que é 0,8, ou menos, e tem gente que é mais, vc tem que fazer o teste em vc para ver. Por exemplo, esses 5kg que falta é o que vc deseja, o é realmente preciso, pq se for abaixo do limite natural do seu corpo, só vai atingir quando malhar bastante. Depende muito.

      Mas enfim, como demorei muito para responder, conseguiu algum avanço na eliminação desses 5kg? Valeu, e obrigado pela visita!

  11. Olá ..Reiner..primeiro gastaria de parabenizar vc..suas respostas são bem esclarecedoras e me ajudam muito. Gostaria de sua ajuda sobre o efeito platô. Estou numa dieta low carb ha 2 meses, ja eliminei 10 kg..faltam 10 ainda…mas a balança parou faz umas 2 semanas. Estou fazendo JI e sem jacadas..vc . Só para esclarecer, mora numa cidade pequena onde os profissionais não estao familiarizado com a vida low carb..por isso tenho dificuldades de profissionais que possam me acompanhar. Obrigada

  12. Olá, tudo bem???
    Pode me explicar a relação entre a carboidrato e as fibras presentes nos alimentos, como o côco, por exemplo. Queria saber se a quantidade de fibras anula o valor dos carboidratos e, se anular de fato, qual o motivo disso acontecer!!!!
    Pode ser uma explicação bem superficial, ok?
    Muito obrigado. Adorei seu texto.

    • Oi Nick, as fibras “anulariam” a quantidade de carboidratos totais. Na verdade, elas não contam na hora de vc “contar” os carboidratos. chamamos isos de carboidratos net, ou seja:

      carboidratos net = carboidratos totais – fibras.

      Fibras são carboidratos também, só que não são absorvidas pelo corpo e não aumentam a insulina, por isso não contamos como carboidrato. É a mesma ideia para o amido resistente (outro tipo de carboidrato que não é absorvido pelo intestino, está presente na banana verde, por exemplo.)

      Valeu e obrigado pela visita!

  13. Ola Reiner! Estou engatinhando na vida low carb ha um mes, fiz exame de urina (junto com exames de rotina) essa semana que indicou cetonas presentes, isso significa que meu corpo está em cetose ou teria que fazer testes específicos?

    • vc pode comprar um medidor de cetonas para ter certeza, Tathiana, mas sim, indica que vc está em cetose. eheheh Não precisa fazer testes específicos, vc está emagrecendo, tá se sentindo bem? Se sim, vá em frente.

      Lembrando que se desconfiar de algum mal estar procure um médico, ok? Além disso o benefício da dieta melhora muito quando se encontra uma BOA nutricionista, heheeh

      Valeu e obrigado pela visita!

  14. Apenas complementando minhas duvidas agora que consegui colocar os dados no Fat Secret: 8% carbo, 74% gordura, 18% proteína.

    Meu objetivo não é perda de peso no momento e sim reduzir um pouco mais a gordura e dali para frente hipertrofia. Será que posso continuar assim?

    Achei que 50gr de batata doce + 30gr de aveia sem glúten pre treino poderia prejudicar a cetose, mas pelo app vi que a % carbo ficou baixa mesmo assim. Então posso concluir que não prejudica a cetose? Li num post q vc sugere pôs treino para hipertrofia. Acha que vale a pena tentar? Grata

    • Oi Cintia,

      Eu só não aprovo a aveia, afinal é um grão completamente desnecessário, era mais válido uma banana eheheheh. Quanto a cetose, só com um medidor para vc ter certeza. tem gente que entra em cetose com 100g de carbs, e vc é bem ativa, pode ser que esteja sim, além disso, vc disse que já perdeu 5% de gordura corporal, então está funcionando, não? heheeheh

      Se a nutri está indicando aveia, eu nem voltava mais, mas talvez valha a pena conversar com ela sobre os antinutrientes da aveia para ver o que ela diz, não precisa ser carbofóbica, mas colocar aveia, que é algo industrializado em vez de uma fruta por exemplo, tenho meus contras.

      De qualquer forma, sempre é bom ter um acompanhamento de uma BOA nutricionista!! Obrigado pela visita!!

  15. Parabéns pelo post! Estou há 2 meses com acompanhamento nutricional, mas ainda cheia de dúvidas sobre o assunto! Já consegui reduzir 5% de gordura no primeiro mês e estou muito satisfeita .

    Eu não entendo quando ela explica, com três semanas eu ainda não tinha recuperado meu desempenho no Crossfit, treino pesado 6x por semana. Então eu estava com 10% de carbo/dia passei a ingerir 90gr de batata doce pre treino. Mas a dúvida surgiu… Meu corpo não está mais fazendo cetose portanto? Meu desempenho nos treinos voltou ao normal, mas queria saber se reduzo o carbo ou não? Dia 24 tenho que retornar, mas acho q vou trocar de nutri, pois fico Com essas dúvidas! Novamente parabéns pelo post! Li as perguntas e respostas tb!

  16. Estou a quatro dias adepta da cetogênica e minha dúvida é na minha divisão diária dos macros,eu como no máximo 20g de carbos liquidos.na porcentagem fica 10% de carbos.50 a 60% de gordura.30% a 40% de proteína.mais a minha ingestão de proteínas fica quase igual ou maior que a de gorduras,isso pode me atrapalhar a perder peso,entrar em cetose?

    • Pelas suas porcentagens não parece que as proteínas estão maiores que as gorduras (em energia, ao menos). Em geral, se vc quer emagrecer não devia passar de 1g/(kg de peso magro), mas isso é uma média, vai depender do seu metabolismo.

      Uma boa nutri consegue fazer essas medições.

      Valeu e obrigado pela visita!

  17. Reúne-se, boa tarde.
    Não entendo o “comer 120-150g de proteína”. Se eu comer dois ovos de manhã, um bife no almoço e atum na janta, já estarei ultrapassando a quantidade de proteína máxima diária.
    Se legumes não são permitidos na fase de indução, verduras com muita restrição e a proteína é só 150g, o que comer?

    • Impossível Emanuela. 200g de bife não tem 200g de protéina. Use um aplicativo chamado FatSecret para vc ter uma ideia melhor dessas quantidades. não precisa usar para sempre, mas em uma semana vc vai ter noção dessas coisas.

      Além disso, salada não é restrita, nem gorduras boas, abacate, etc. Mas dá uma olhada no aplicativo e monte um cardápio bacana, vc vai ver que tem muitas opções!

      Abraços e obriado pela visita!!

  18. Boa noite, td bem? Faço academia há três anos e estava lendo as diretrizes do livro “A SOLUÇÃO ANABÓLICA PARA FISICULTURISTAS – DIETA METABÓLICA DEFINITIVA”, e ele indica 3g de proteína por kg, 30 g de carboidrato e o restante em gorduras. As calorias totais devem ser 40x o peso. No meu caso de 83 kgs, 3320 calorias no total. Assim, ficaria 249 g de proteina, 30g de carboidrato resultando em 1116 calorias. De gordura então, 3320 – 1116 = 2204 calorias que dá 245g de gordura. Como esses números vão bem além do que você indica em seu artigo, gostaria de saber a sua opinião a respeito. Aproveitando, quantos gramas de gordura você sugere? Obrigado!

    • OI Glauber,

      Conheço a dieta metabólica e vc precisa entender que o foco dela é ganho de massa, e não perda de peso. Em geral, ela está de acordo com a maioria dos nutricionista que trabalham nessa linha. Pq existem dois caminhos (em geral) para ganho de massa: 1) via cetose, que é essa dieta ou Dieta cetogênica Cíclica, 2) sem cetose, no caso, com aproximadamente 400g de carbos, é o famoso bulking and cutting, ou seja, primeiro vc engorda com músculos e gordura, depois faz cetose pesada e perde gordura e fica definido.

      A caminho um é mais lento, mas acho mais legal, e o caminho 2 é mais rápido, mas vc tem que conviver com uma etapa “gordo” (não gosto, mas é a mais adotada). Aí vc tem que estudar e escolher o que vc quer, ou procurar uma BOA NUTRI que entenda disso. heehhe

      Abraços e obrigado pela visita!

      • Não tinha visto sua resposta, perdão. Obrigado pela resposta! No livro, ele diz que esses números que passei á para perda de peso, e para ganho de peso tem q aumentar mais ainda em 37,5%. de 40x o peso para 55x o peso; o que acho um número gigante…rs Meu foco no momento é perder gordura e manter a massa magra. Já que mencionou a dieta cetogênica cíclica, eu estou com essa dúvida no momento. Estou no 12o dia seguido de baixa ingestão de carbos. Pela cíclica, eu poderia comer no sábado e domingo um bom estoque de carboidratos. Mas estou me sentindo bem sem os carbos e tenho energia para fazer musculação e aeróbio. A minha dúvida é se eu teria melhores resultados não fazendo o ciclo. O que acha? Se estou me sentindo bem, devo manter a baixa ingestão interrupta até quando me sentir bem, ou devo fazer o ciclo de carbos no sábado e domingo? Se não houvesse diferença na quantidade de perda de gordura, eu preferiria o ciclo por ser gostoso comer carbos rs Obrigado!

        • Oi Glauber, só vc mesmo poderá responder essa pergunta. hehehe

          Para mim o dia do lixo não funciona, eu fico compulsivo e acabo comendo por dias, para outros as pessoas conseguem “dar um susto” no organismo e emagrecer mais rápido.

          Acho que vc pode tentar, no momento que não se sentir tão bem, mas tudo na vida são testes. No seu caso, eu ficaria como está, até pq vc ficaria mais ceto adaptado e só depois faria a recarga, caso começasse a ter treinos ruins. Enfim, um bom nutricionista esportivo pode fazer testes com vc para saber como é seu corpo e fazer recomendações mais adequadas para seu objetivo heheh

          Valeu e obrigado pela visita!!

          • Obrigado pela resposta! Vou fazer uns testes nos próximos meses então…rs Minha última pergunta. Daqui 3 semanas pretendo descansar um pouco da dieta cetogênica pois estarei com um grande déficit calórico dos exercícios e vou querer descansar por 3 semanas. Nesse período de 3 semanas de descanso/manutenção, se eu fizer a dieta cetogênica cíclica, quando eu voltar para a dieta cetogênica, vai ser mais fácil voltar para a ceto adaptação do que se eu simplesmente comesse carboidrato todo dia na fase de descanso? Resumindo as 3 fases: 1a) 3 semanas com dieta cetogênica todo dia incluindo fim de semana. 2a) 3 semanas com dieta cetogênica cíclica ou dieta comum comendo carbo todo dia. 3a) dieta cetogênica todo dia incluindo fim de semana. A minha dúvida é nessa 2a fase. Fazendo a cíclica, ficaria mais fácil voltar para a ceto adaptação na 3a fase? Obrigado!

            • Essa segunda fase não dieta cetogênica ciclica eheheh, na cíclica vc come carb apenas no fim de semana, e não todo dia. Se for todo dia, vc vai ter uma GRANDE dificuldade em se adaptar de novo.

              Mas pq essa estratégia, vc poderia fazer 9 semanas de dieta cetogênica cíclica facilmente.

              Valeu, abraços, Glauber!

              • Na 2a fase eu escolheria entre a cetogenica cíclica e uma dieta comum com carbos. Como a minha intenção é voltar a cetogênica na 3a fase, a dúvida era se seria melhor nesse caso então ficar com a cíclica na 2a fase para me manter ainda um pouco ceto adaptado para voltar mais otimizado na 3a fase com a cetogênica. Então vou fazer a cetogênica cíclica por 3 semanas para poder descansar um pouco e reajustar o meu metabolismo. É que como estou chegando perto do meu peso, está mais difícl perder peso também. Estou com um déficit calórico de 1600 calorias(1200 de exercícios) Sei que a dieta cetogênica não tem como seu principal ponto forte o déficit calórico e sim usar como principal fonte a gordura, mas também não há milagres ne?rs e tô cansado de tanto exercício rs

                Obrigado e abraços!

  19. Olá. Estou a 2 semanas fazendo a dieta e perdi 8 kg. Porem, esse fds deslizei e acabei consumindo doces. Pergunta:
    Para eu sair da cetose basta colocar uma “bala” na boca? A partir do momento que consumi esse doce, voltando a dieta, quanto tempo levo para voltar ao estado cetonico ? Quais seriam o males desse tipo de dieta?

    Obrigado.

  20. Bom dia Dr Souto. Gostaria de saber sobre o uso de victoza em dieta low carb. A medicação aumenta no nível de insulina, indo ao contrário a proposta low carb para o emagrecimento? Obrigada pela atenção.

    • Olá Neiva, então, em geral uma dieta cetogênica pode alimentos que não tenham carboidratos, e vc vai saber quais são através de aplicativos, por exemplo, ou tabelas na net. Em geral, aconselho a galera usar o FatSecret.

      Valeu,

  21. Ola Reiner, muito bom seus comentários, se puder me tire uma dúvida. Proteína isolada low carb, Glutamina, Creatina, BCAA podem ser usados na diéta low carb? pratico musculação e caminhada. tenho 43 anos.

    • Opa, Pedro,

      Não vejo problemas em utilizá-los, principalmente se for uma recomendação do nutricionista! Em geral elas são apenas proteínas (procure versões sem carboidratos) que ajudam a construir o músculo ou recuperá-lo. Só tome cuidado com marcas, algumas tem cinzas ¬¬’

      Valeu, e obrigado pela visita

  22. Olá! Comecei a dieta low carb com o máximo de 40gr/dia há 1 semana e até agora no teste de urina aparece apenas “vestígios de cetose” mas eu já percebi uma diferença no meu corpo. Será que o meu hipotiroidismo tem a ver com esse resultado do exame e não aparece que estou em cetose? Ou não estou mesmo? Hihihi
    Tenho 1.55cm e peso 5kg quero pesar 55kg.
    Abraço

  23. Olá. Bom dia!
    Eu treino 6 vezes por semana, e estou consumindo menos de 20g de carbo por dia, e sinto uma fraqueza muito grande, às vezes não aguento nem fazer os exercícios como deve ser. O que eu devo fazer para melhor isso? É também tenho a impressão que meus músculos estão sumindo e minha perna ficando mole.
    Tenho 1,70 de altura e peso 58kg.
    Desde já agradeço!

    • Amanda,

      O que vc deve fazer é ter paciência! Primeiro, pq leva de 2 a 6 semanas para o corpo estar usando gordura como fonte de energia e não sentir essa fraqueza que vc tem, então é interessante vc reduzir o ritmo de treino até melhorar seu estado energético.

      Mas me diz uma coisa, vc já está no seu peso ideal, ou MUITO próximo a ele, pq fazer uma dieta tão restrita assim?. 50 a 100g de carbs iria fazer a manutenção do seu peso e ainda reduzir o peso se realmente estiver em excesso. Se o motivo for estético, reduzir o percentual de gordura, vc talvez tenha que aliar um pouco de carbs pós ou pré treino, para poder treinar adequadamente. Se esse for o caso, eu aconselho uma consulta a um EXCELENTE nutricionista, infelizmente, a maioria é péssimo, e vale a pena pesquisar um bom.

      Valeu

  24. Excelente ! Excelente !
    Um estilo de vida em modo “Cetose” é algo muito prazeroso.
    A dúvida maior é o mesmo da Conceição… ganho de massa magra.. kkkkk
    Parabéns pelo Site !

    • Eduardo, existem muitas dietas cetogênicas que são para ganho de massa muscular. a mais famosa é a Dieta Cetogênica Cíclica do Dr. DiPasquale, que insere uma dia de lixo para o pessoa. Sempre foi muito eficaz, pode fazer sem medo, e com um acompanhamento de um educador físico para ficar medindo o percentual de gordura.

      Valeu e obrigado pela visita!!

  25. Prezado Reiner

    Sou professora e pesquisadora na área de Química Orgânica na UFC. Você não tem noção de como fiquei feliz com esta sua postagem (tão quimica/bioquimica)!!!!
    Acho que você respondeu uma dúvida que vem me aflingindo.
    Sou paleo low carb há cerca de 1 ano ou mais. Me considero muito bem adaptada. Entretanto, há menos de um mês comecei a praticar crossfit. Faço a aula de 1h sem qualquer carboidrato e me sinto muito bem. Aumentei um pouco a proteína e noto resultado no aumento de massa muscular. Por outro lado, passei a ter muita fome, quase que de 3 em 3 horas.
    Agora tenho dúvida se devo aumentar ainda mais o aporte de gordura ou se devo introduzir um pouco mais de carboidrato (ex. um pequeno pedaço de batata doce no almoço). Meu carboidrato só vem dos legumes!
    O que você acha???

    • Olá Conceição, é sempre bom ter uma pesquisadora acompanhando o blog, também sou, além de professor \o/.

      Se o objetivo for aumentar massa muscular então carboidrato no pós treino deve ser interessante, já que a insulina facilita a construção dos músculos, além de caprichar em alguma refeição, tanto em gordura quanto em proteína. Se o objetivo for só diversão, eu colocaria um pouco de gordura, em algum momento do dia, tipo óleo de coco, abacate, para te dar energia, pq vc já está gastando uma parte de seus corpos cetonicos nos exercícios (além do glicogênio), aí é normal o corpo sentir fome.

      Se vc for adepta de suplementos, tomar algum aminoácido (tipo glutamina) vai facilitar retirar o cansaço do corpo, restaurando os músculos. Se não for adepta, é comer mais proteína mesmo, hehehe

      valeu, e obrigado pela visita!!

  26. Olá Reiner, eu aqui de novo rsrsrs

    Voltei para dizer que estou firme e forte na dieta, mas passei por um efeito platô triste. Quase desanimo… mas continuo perdendo peso.

    Tenho hoje duas perguntinhas para fazer:
    1. como se calcula massa gorda e magra? Ex: tenho 1,59m e 68,0 kg.
    2. sinto que os meus músculos estão se desfazendo. Sei que o carbo é necessário para os músculos, vc teria alguma dica para manter a musculatura equilibrada sem consumir muitos carbos? (continuo a consumir abaixo de 30 carbos/dia)

    Obrigada!!! 🙂

  27. Boa tarde!

    Li seu post e fiquei com uma dúvida.
    Comecei a reduzir meu consumo de carboidratos tem 10 dias, e de 5 dias pra cá iniciei uma dieta cetogênica para perda de peso. Antes de iniciar a redução de carboidratos cheguei a estar com 112kg e de lá pra cá foram perdidos 2,6 kg(Provavelmente líquido), e estou agora com 109,4. Minha meta é chegar a 85kg na minha altura de 1,78 acredito que minha saúde e qualidade de vida melhorarão bastante. No entanto, minha restrição estava apenas na quantidade de carboidratos líquidos, nesses 5 dias não passei de 20g. Em seu post você diz que o ideal é comer em torno de 1g de proteína para a quantidade de KG da minha meta, no caso 85g.

    Estou utilizando o Fat Secret para monitorar a minha alimentação, e o meu consumo dos macro nutrientes estão em média assim:

    Carbs: 18g
    Gorduras: de 80g a 100g
    Proteínas:de 120g a 150g

    Calorias: de 1300 a 1800

    Acredita que assim eu possa continuar perdendo peso, ou seria necessário diminuir meu consumo de proteínas?

    Desde já, obrigado!

    Parabéns pelo post!

    • Vinicius, tudo depende do seu corpo!!! Se vc está fazendo e emagrecendo continue. No dia que travar por algum motivo, aí vc reduz as proteínas para 70g (é 1g/ peso magro, ou seja, seu peso menos o percentual de gordura). Aí vc vai testando achar uma combinação legal. Eu já consigo comer tanta proteína de vez, meu corpo se acostumou mesmo!!! Para mim seus dados do fatsecret estão bons, só mude se começar a travar.

      Valeuuuu, e obrigado pela visita.

      • Mas Reiner, mesmo fazendo musculação de 4 a 5 vezes por semana, essa proporção é ideal (1g para cada kg do meu peso ideal)? Tipo… Gostaria de poupar ao máximo a massa magra. Preciso perder uns 20kg.

  28. Olá, agradecemos as suas orientações.
    Por favor, eu gostaria de una esclarecimentos.
    Eu tenho 1,59m e atualmente, 70,5 kg. Tenho seguido a dieta low carb-paleo, e estou conseguindo emagrecer cerca de 1 kg por semana, sem jejuns intermitentes, porque ainda não compreendi muito bem como fazer.

    Por favor, me diga:
    quanto de proteína devo comer ao dia?
    A quantidade deve ser dividida por refeição? Pode ser qualquer tipo de proteína (frango, carne vermelha, etc)?
    Dizem que aumentar a ingestão de água melhora os efeitos indesejados da cetose, então quanto de água devo tomar?

    Obrigada

    • Ana, que bom que está tendo sucesso na dieta.

      Quanto a proteína, depende do objetivo, mas acredito que vc já deve está fazendo certo, afinal está emagrecendo. Uma indicação geral é comer no máximo 1g/(kg de peso desejado) se vc quer emagrecer. Mas não precisa ficar medindo isso, só quando for realmente necessário, por exemplo para sair de um platô, caso contrário deixa a natureza fazer o efeito.

      Quanto a quantidade, pode ser tanto em uma porção só, quando dividida, geralmente quem faz lowcarb, come 2 ou 3 refeições no dia, tem gente que come uma só (a dieta do guerreiro ehhe), para o metabolismo tanto faz. O tipo de proteína tanto faz, mas para a vida, faz bem diversificar, afinal, comer a mesma coisa enjoa.

      Água sempre melhora mesmo, mas não tem um número certo, basta beber água quando sentir sede (as vezes sentimos sede e reprimimos). Dá uma lida nesse post: Efeitos colaterais de uma dieta Cetogênica

  29. Olá Reiner,

    Como vai?

    Obrigada pelos esclarecimentos
    .

    Início com 3 perguntas

    1 o q fazer para ajudar a entrar em cetose

    2 não há um desgaste do figado?

    3 – o que acontece se eu usar Victoza para ajudar a dieta?

    Grata pela atenção e ansiosa pela resposta.

    Muito obrigada, abs!

    Fernanda

    • Fernanda,

      1- A única coisa que vc pode fazer é se manter abaixo de 50 a 20g de carboidratos por dia. em geral exercícios aeróbicos ajudam a depledar a glicose acumulada, mas a sensação de cansaço é muito para quem está iniciando.

      2- Não entendo pq haveria um desgaste do fígado. Por favor dê uma lida aqui: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/12/o-figado.html.

      3- Victoza é um remédio para diabetes! Os médicos estão passando para emagrecer para controlar a glicose e por consequencia a insulina. Não é mais fácil SIMPLESMENTE não comer carboidratos?? Usar Victoza é simplesmente aceitar que se deve controlar a insulina mas não quer mudar a dieta do paciente pq vai contra a diretrizes erradas do governo. Eu não aconselho, e também não sou médico para recomendar.

      Abraços,

      Um abraço,

  30. Olá! Parabéns! Informações extremamente úteis. Comecei ontem um cardápio bem restritivo. Estou comendo sardinha em lata nas refeições principais e no café da manhã e no lanche da tarde como queijo com uma xícara de café com açúcar. Tenho 1,77cm e estou pesando incríveis 98 quilos, com 38% de percentual de gordura corporal. Estou fazendo muito errado?

      • Olá Reiner, post maravilhoso assim como o blog inteiro!

        Estou seguindo LCHF a 16 dias, hoje bati menos 3 kg,

        Porém preciso perder mais de 30 kg 1,54 87 kg

        Tenho certeza que a cetose iria me ajudar muito porém hj medi e deu 0,5

        Como otimizar este número? pelo fatsecret ontem deu 19.54 carb líquido 159 de proteína e o 118 de gordura 1824 calorias!

        Sempre estou tentando ficar abaixo dos 20 g de carbo, será que meu numero precisa ser mais baixo ainda? Como fazer isso sem abrir mão de legumes e verduras?

        Muito obrigada e desculpe pelo comentário imenso!

        • Bruna, eu to a 17 dias em dieta cetogênica (mesma coisa que vc) e meu medidor bateu 0,7, eheheh, o jeito é esperar, tem gente que leva quase 6 semanas para o corpo pegar o ritmo. Emagreci 5,8 kg nesse tempo, mas eu preciso perder 50kg uhahuaauh. Parece que vc está fazendo tudo certo, vamos persistir por mais alguma semanas. Não abra mão dos legumes e verduras não, é comida de verdade e vc deve se alimentar. abaixo de 20g vai dá o resultado que vc quer, mas vc precisa de tempo. Sei que é dificil, (sofro por isso), mas é assim mesmo 😀

          Um dia de cada vez, vamos lá!!

  31. Reiner muito bom seu blog… Minha dúvida sou praticante de musculação eu gostaria de secar por isso optei pela cetose fiz os cálculos tanto taxa metabólica basal(2054.8) tudo pela massa magra que tenho de 78kilos treino 5x semana gasto calórico total (3184.94)baixei para 2600 calorias para estar em defeti calórico mas vi q se eu usar 30% proteína vai dar mais que 2g/kl será que entro em cetose??? Oq quero saber como posso secar sem perder minha massa magra??? Cometi um erro de Fazer off de 1 ano sujo engordei de Mais agora tá difícil secar será q se eu usar 1g/kl não vo perder muita massa magra??? Obrigado aguardo resposta abrçs

    • Paulo, já vi gente utilizando 3g/kg, normalmente. Vc tem que ver o que é melhor para o seu corpo. Tudo que vc tem que fazer é testar. Teste 3 e veja se dá. Os atletas em geral usam dieta cetogênica durante a semana e fazem uma recarga de carboidratos (Se possível paleo, como batata, farinha, beijú …) Nos fins de semana (no máximo 36 horas. E assim conseguem aumentar a massa magra. É chamada de Dieta cetogênica cíclica. Talvez seja interessante para vc. heheh

      Boa sorte e obrigado pelo contato.

  32. Faço LCHF tem quase um ano e achei esse texto muito esclarecedor. Minha ingestão de carbs normalmente fica em torno de 20-25 gramas, perdi muita gordura abdominal e me sinto ótima. Fiz alguns exames e todos deram OK, porém naturalmente, dada a ingestão de carbs bem baixa apareceram os corpos cetônicos na urina. Eu não sou da área da saúde nem nada, mas no exame está assim: Corpos cetônicos: Positivo (+) (+) (+) (+). Eu fiquei tipo (?), até porque sempre que via as medições de cetose alheias por aí eram em mmol/l ou mg/dl, não sou diabética (longe disso), mas tu saberia me informar se esse número não está muito alto rs?

    • Olha Andressa, não faço ideia do que seja isso: Positivo (+)(+)(+)(+). Inclusive acho falta de respeito com o consumidor. Acredito que deveria dar em mmol/l, ou mg/dl que está no sistema de unidades oficial do Brasil.

      E se vc não é diabética, não existe um número muito alto para cetose, até 5-6 mmol/l é o máximo que já vi. O ideal para emagrecimento é ficar entre 1,5 e 3 mmol/l. Infelizmente, cuidado com seu médico afirmar que vc tem diabetes, é o disgnóstico mais comum. ¬¬

  33. Olá, sou seguidora assídua da atkins e estou na segunda fase da dieta (ppc). Não tenho problemas em controlar a proteína ou os carboidratos refinados, meu problema é exagerar muito na quantidade de repolho que como pois é um dos meus vegetais favoritos,facilmente comeria 2kg do vegetal. Gostaria de saber se isso pode ser prejudicial a dieta cetogênica ou na minha perda de peso.

    • Eu facilmente passaria longe do repolho kkkkkk. Olha, 2kg de repolho contém 120g de carboidratos, dais quais 50g é fibra, ou seja, 70g é absorvido pelo corpo, já passaria de uma dieta lowcarb, além de ter talvez ultrapassado suas necessidade de potássios, vitamina A e C.

      Mas não vejo problemas em comer quantidades normais de repolho, se estiver fazendo cetogência, 500g de repolho já lhe tira da dieta, e como vc tá fazendo Atkins, eu não recomendaria mais de 100g nesta fase 2.

      É isso, valeu Laryssa. 😀

  34. Oi pessoal.
    No livro do Atkins diz que se pode comer carne a vontade. Só que fiz isso durante um semana e não entrei em cetose nem a pau. Só vi que é difícil entrar em cetose depois que comprei na far

    • Comer carne em excesso liberar o hormonio parecido com insulina que faz o mesmo papel. REalmente não é uma boa solução. Mas a ideia é que vc enjoa de comer carne, então vc não comeria muito hehehehe. Além disso, proteína sacia por um longo tempo, bem mais que as 3 horas dos carboidratos.

  35. Parabéns pela postagem Reiner!
    Eu estou com algumas duvidas, comecei a dieta a pouco tempo e o que tinha lido até então é que na paleo não precisava medir a quantidade dos macros(proteínas, gorduras).. Eu faço duas refeições por dia. Tenho comido basicamente carne vermelha(costela, coxão mole, maminha) e frango(coxa e sobrecoxa com pele), queijo(gouda e parmesão) e ovos. Faço academia todos os dias e até agora não emagreci nada. Considerando as minhas refeições eu tenho uma ingestão muito baixa de carbo não passa de 15g, mas uma alta ingestão de proteína e gordura. Em média eu estou comendo 500g carne todos os dias. Pelo que li nos comentários o ideal é 1g/kg de proteína. Eu peso 70kg então já percebi que estou estourando em proteína.A minha duvida é a seguinte, existe também uma quantidade ideal de gordura? ou considerando essa baixa ingestão de carbo a gordura está liberada?
    Sendo fonte de gordura: carnes, ovos e queijos.

    • João, há uma diferença entre 500g de carne e 500g de proteína, já que a carne tem MUITA, água. e sim, o ideal para emagrecimento é esse 1/1. Apesar das calorias não importar tanto, se vc comer em excesso não vai emagrecer, a dieta paleo regula sozinha essa ingestão, com a retirada da fome, em geral, as pessoas comem menos, tipo, 2 refeições ao dia.

      Mas se vc for uma pessoa que não está reduzindo as refeições, é bom verificar as calorias, e estabelecer uma meta para vc, por exemplo, igual ao seu metabolismo basal é uma ideia. aí todo seu emagrecimento seria dos exercícios. ou mais baixo ainda, o que também é comum.

      Valeu, quaisquer dúvidas, pode contar comigo, e desculpe pela demora.

  36. Meu caro, quando no valores de referência para cetose nível de queima de gordura máximo, 1,5 a 3. Com 1,5 estaria eu queimando a mesma coisa que 3. Ou iríamos na lógica e sendo 3 realmente a queima máxima.

    • Orley,

      Quanto maior o indicador maior é a transformação de gordura em corpos cetônicos, porém não é necessariamente a gordura corporal, pode ser também a gordura que comemos. É possível a pessoal comer muito, estar em cetose e não emagrecer, basta comer muita gordura e muitas calorias. Dr. Andreas Eenfeldt, do blog Diet Doctor, que afirma que acima do valor 3, há uma queima ineficiente de gordura.

      Abraços,

  37. Olá!!! Eu tenho aparelho que mede a glicose através do sangue. Saberia me informar qual o valor da taxa de glicose para que eu saiba que entrei em cetose? Muito obrigada!!

  38. Esse blog está me ajudando muito no começo da minha dieta paleo, e como sou iniciante, tenho muitas duvidas ainda. Uma das minhas principais é em relação a proteína. Existe um valor diário recomendado para comer proteínas? Como o carboidrato, que deve ser até 50g. Troquei meus lanches por ovos e bacon, às vezes, mesmo no almoço já tendo comido uma quantidade de proteína. Ficaria muito agradecida se alguém pudesse tirar essa dúvida. Sou iniciante e ainda não conclui todas as minhas pesquisas sobre o assunto.

    • Olá Anna,

      Em geral a quantidade de proteína varia de 1 a 3g/kg de massa magra, (massa magra vc precisa de uma balança ou uma avaliação de um nutricionista ou educador físico. Geralmente na academia faz.

      1g para quem tá fazendo cetose, 2g para manter o peso e 3g para ganha massa magra Mas isso é uma informação geral, é importante vc ver o que dá certo para vc, as vezes vc emagrece comendo 1,4, 2g, depende do seu metabolismo. hehehe Muita proteína pode gerar IGH1 (hormônio que age como insulina) e acaba dando na mesma.

      Que bom que o site tem ajudado. valeu

  39. Oi Reiner. Comecei há 45 dias um dieta restritiva de carboidratos. Praticamento não consumo carbo. Estou com um hálito cetônico brabo há uns 20 dias, mas estranhamente não tenho notado diferença em meu peso! Como pode isso? Eliminei massas de todos os tipos, doces e açúcares e bebidas alcoólicas! O que pode estar acontecendo?

    • Então Ramilo,

      Existem várias possibilidades, quem melhor vai te atender seria um médico que entenda da coisa, principalmente para investigar razões hormonais.

      Mas também pode ser pq vc já está no peso certo, e não no peso que vc quer hehehehehe. O hálito cetogênico passa se vc comer um pouco de carbs de vez em quando, tipo um beiju, ou algo do tipo, não precisa ficar vivendo com isso. Uma outra coisa, pode ser que vc esteja ingerindo calorias demais na sua dieta, é um erro contar calorias, mas ficar exagerando também é, vc já verificou quanto vc come caloricamente por dia?

    • Por 45 min, aguenta fácil. Eu pedalei por 3 dias em cetose, 100km por dia, e a vantagem foi não ter parado em cada esquina para comer banana como todo mundo auhahuahuahu. Eu só parava para repor água de coco (evitando as câimbras e cansaço muscular) e comia alguma proteína durante o dia. A noite eu comia os carbs para repor glicogênio dos músculos.

      Mas atenção Ana, isso tem que ser feito depois de 3 semanas em cetose, pq seu corpo tem que estar adaptado a usar gordura como fonte de energia.

  40. Olá, Reiner.
    Estou há 2 meses paleo, totalmente adaptada. Já sou magra, pratico esportes como corrida e musculação, etc…
    Não quero emagrecer, apenas diminuir mais um pouco meu percentual de gordura.Mas, como tb quero ganhar massa, foi me orientado que aumentasse agora meus carbos para 100grs. Passei 1 mes nos 15 grs para entrar em cetose mas, devido a problemas de logistica, meu aparelho só chegou agora.Então nem pude antes confirmar se entrei mesmo em cetose ou não. Creio que sim, pois segui a risca.
    Minha dúvida eh a seguinte: com 100 grs nao estarei mais em cetose. MAS, ENTÃO NÃO TEREI SEUS BENEFÍCIOS? EM RELAÇÃO AO USO DA GORDURA COMO FONTE DE ENERGIA?
    Abraços

    • Com 100g é realmente dificil vc ter esses benefícios. O que deve acontecer é que vc deve ficar em uma leve cetose ao acordar. O ideial é que vc pule o café da manhã (fazendo assim jejum intermitente de 12 a 16 horas), seu corpo vai usar a gordura como fonte de energia, depois vc consome os carboidratos necessário. Apesar que eu acho bastante alto esse valor de 100g. Eu acho que em média geralmente o pessoal come 50g antes ou depois do treino, junto com proteína. Já deu uma lida no livro de Di Pascale ou sobre a Dieta Cetogência Cíclica?

  41. Olá, Reiner!
    Excelente seu blog!
    Sou nova no mundo low-carb/páleo etc e preciso da opinião de quem entenda, como você.
    Minha altura é 1.63m. Meu peso atual 57Kg. Meta: 53Kg.
    Segundo o aplicativo fat-secret, tenho ingerido uma média de 1300 calorias, quando o indicado pelo aplicativo são 1500 calorias.
    Minha ingestão média diária de gorduras é 95g, de proteínas é 80 gramas e de carboidratos é 45 gramas.
    Essa proporção está correta para eu secar esses quilos que faltam ou devo mudar alguma coisa?
    Desde já agradeço.

    • Desculpe, rs. Complementando minha pergunta, se essa proporção estiver correta e eu sentir necessidade de aumentar a ingestão de calorias, até considerando que no estilo de vida páleo não se conta calorias, eu devo aumentar apenas a quantidade de gordura natural, mantendo a quantidade de proteínas e carboidratos? Entendi certo?

      • Exato Dalete, aumentaria um pouco mais de gordura, comendo um belo abacate ou um bolo cetogênico. Mas se vc estiver se sentindo bem, não tem necessidade disso. Se quiser secar rápido, é só reduzir ainda mais a quantidade de carbos, mas eu aconselho a ir devagar, ninguém engordou de vez e portanto não tem necessidade de emagrecer de vez. hehehe

  42. Ola!! Parabéns pelo post, estou pesquisando dietas e jejum, e minha duvida eh o seguinte, posso usar o jejum intermitente com a dieta cetonica? E por quando tempo posso usar as duas?

    • Thelmo,

      Tudo isso depende do seu corpo, cada um tem uma resposta específica para o jejum. Eu por exemplo, opto por fazer jejum todo dia pela manhã, ou seja, eu só almoço, e fico sem comer desde 20:00 do dia anterior, o que dá 16 horas de jejum. Eu acostumei assim e para mim dá excelente resultados. Tem gente que prefere ficar uma ou 2 vezes na semana fazendo um jejum de 24 horas, ou até mesmo 36 horas. Vai depender do seu corpo.

      Quanto a dieta cetogênica, minha opinião ela maximiza o efeito do jejum, pq uma pessoa que não faz cetogência, leva um tempo ainda baixando a insulina no organismo, enquanto a nossa já está baixa, só que ela vai baixar ainda mais e o corpo já sabe como usar a gordura como energia. É só lucro. Porém aconselho cetogênica apenas para fins terapêuticos, como emagrecimento, objetivo alcançado, melhor partir para uma abordagem mais paleo/primal. Abraços,

  43. Olá, Reiner, descobri seu blog hoje é gostei muito é vou ler as demais postagens. Sou eng química tb, trabalho com alimentos e meu sonho é ter uma linha de alimentos paleo hehe. Comecei a lchf neste ano, estou no dia 11 de lchf. Mas já sou magra, o que quero é secar é ganhar massa. Essa dieta ajuda? Se eu comer mais calorias do que gasto (sem ultrapassar carbo e proteínas diários) eu consigo ganhar massa magra? Abraço

    • Olá Luciana,

      Persiga seu sonho que com certeza um dia teremos uma linha paleo da Luciana!!! Quanto a pergunta, sim, também funciona, mas tem que seguir outro protocolo, que é se alimentando mais de proteína. um livro bom para isso é a Dieta TNT, que é específica para ganhar massa e segue principios lowcarb. Infelizmente o livro não é paleo, mas é só trocar os alimentos. 😀

  44. Olá!
    Comecei a dieta essa semana…cheiiiaaa de dúvidas…socorrooo..kkk! Então, vamos lá…Eu estava fazendo uma dieta só com proteínas magras mas lendo a respeito da cetose adicionei as gorduras tb. Hoje eu comi:
    – Café da manhã: 1 xícara de chá verde e limão (sache) com adoçante; 1 xícara de café com adoçante; 1 iogurte com uma colher de farelo de aveia e adoçante; queijo branco.
    – Almoço: 1 ovo frito com manteiga, 1/2 colher de maionese, 3 fatias de muçarela light, presunto, carne bovina, tomate (1/3), cebola e azeitonas picadas (+/- 1colher cada), orégano, 1 fatia de fit light -tipo de pão sírio, 18g carb, sei que não pode 🙁
    – Lanche: bolinho – 4 colheres de farelo de aveia, 1 ovo inteiro + 1 clara em neve, 1 colher de leite desnatado (sei que não devia, rs), 1 colher de manteiga, 1 fatia de queijo branco, uma colher de café de canela, adoçante, fermento – bater td no liquidificador e assar. Comi meio bolinho com manteiga, café e adoçante.
    – Jantar: 1 ovo frito na manteiga, 1 fatias de muçarela light, 3 fatias de peito de peru, 2 colheres de bacon picadinho, 1 xícara de alface com azeite, sal, gotas de limão e 1/2 colher de maionese.
    – ceia: 1 xícara de chá de cidreira com adoçante.

    Estou me sentindo bem, sem fome, sem vontade loucaaa de doce e bebo muuiiita água pq sinto a boca seca e assim, faço muitoo xixi..estou em cetose, será?

    Bem, minha estatura: 1,58 – meu peso inicial: 88kg – minha meta: 65kg

    Eu estou com muita dúvida sobre a quantidade de proteína e gordura se está certa…tb se posso continuar com as 3 colheres/dia (no máximo) de farelo de aveia, me faz muito bem. E, lendo seu artigo, não entendi o quer quer dizer 1g de proteína por kg.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço…Érica 😉

    • Olá Érica,

      O início de uma dieta é sempre muito difícil mesmo, e muitas dúvidas aparecem naturalmente. heheh. Então, Eu considero cetogênica e a paleolítica como dietas científicas, ou seja, são respaldadas por artigos científicos de qualidade. Entãooooo, é preciso ler muito para entender o que colocamos no nosso corpo.

      Vendo sua dieta, eu tiraria imediatamente coisas light. Isso é uma coisa feita para ser vendida pela indústria, não temos necessidade disso. Temos que comer o mais natural possível. Coma iogurte de verdade, coma queijo de verdade, e se for o caso, beba leite de verdade, não tem sentido comer nada sem a gordura natural. Você tem mudar esse pensamento antes de prosseguir, por que isso é essencial para entender esse estilo de vida natural.

      Farelo de aveia, e qualquer outro tipo de coisa vinda de grão eu não recomendo. Por inúmeras razões, e a principal dela é que não fomos feitos para comer grão. Eles tem muitas toxinas e além disso ativam a compulsão. Tá certo que 3 colheres de farelo de aveia não vai matar vc, porém qual a necessidade de comer farelo de aveia??? Principalmente o trigo, faz um mal estúpido. Todos que eu conheço sempre melhoram qualquer coisa sem o trigo. Vamos comer comida de verdade e você vai ver o resultado.

      Enfim, Por favor leia esse post aqui: https://diaadialowcarb.com.br/faq/ tem muitos links explicando algumas coisas.

      Quanto a cetose, você tem que medir a quantidade de carboidratos ingeridos. não pode passar de 50g por dia, e a proteína não poderia passar dos 88g no máximo a 120g de proteína (não quer dizer 120g de carne, pois um pedaço tem mais água que proteína). Use um aplicativo para isso, temo FatSecret ou o myfitness. Um abraço, vá mandando dúvidas que vou tentar esclarecer. Procurar um nutricionista natural também é indicado, principalmente para fazer um check-up geral.

  45. Bom dia,
    Estou na dieta cetogenica a 5dias,mas tenho uma dúvida?
    Vs poderia me dizer qual a quantidade de proteina (em gramas)posso comer por dia para manter a cetose? Dizem que muita proteina se transforma em glicose e nunca sei quanto de carne,por exemplo posso comer?Grata

    • Oi Priscila,

      Muita proteína não vira muita glicose, uma parte dela vira, mas é um processo normal. MAs quando vc estiver em cetose, vai sobrar glicose no seu organismo e a proteína vai virar aminoácidos para fortalecer seu músculo, e esse efeito é potencializado com a musculação. Mas muita proteína pode estimular a produção do hormonio do crescimento que age de forma igual a insulina, por isso devemos limita-la. Em geral para quem quer emagrecer é 1g/(peso magro) e se for para ganhar massa até 3g/(peso magro).

      Abraços,

  46. Post muito bom e bem esclarecedor!
    Mas tenho uma dúvida….no final do texto você fala em consumo modesto de proteína por dia. Isso seria 2g/kg ou menos?

  47. Primeiramente, parabéns pelo post. Atualmente, ando pesquisando sobre dieta cetogênica. Tenho ingerido cerca de 40 gramas de carboidratos por dia, 220 de proteína e castanhas ou amêndoas como gorduras. De 90kg caí para 83 em dois a três meses. Mas acho isto muito, muito pouco. Treino musculação super sério, faço cardio leve em jejum e ainda jogo vôlei de duas a três vezes na semana. Tomo 24 gramas de proteína oriundas de albumina antes desse cardio em jejum, onde contém bcaa tbm. Consumo carnes magras, albumina e whey como fontes de proteínas. Hj entendo a importância da gordura na dieta. Quanto seria o ideal a consumir de gordura por dia?????? E o que posso melhorar em minha rotina. Não gosto muito de variar devido o receio de perder o controle da dieta. Pretendo manter as castanhas e amêndoas como gorduras. O que vc recomendaria? ??
    Obrigado!

    • Olá Bruno,

      O que te aconselho é estudar e experimentar, e ver o que dá certo. Existem dois livros muito bom de dieta cetogênica que é o Dieta TNT e um outro de dieta cetogênica cíclica do Pasquale. A questão toda aqui é a seguinte: A maioria das pesquisas sobre exercícios são feitos para dieta normal por exemplo, hoje se sabe que exercícios aeróbicos não emagrecem, mas isso vale para dieta normal, para cetogênica é outra coisa, pq os aeróbicos forçam a produção de cetonas pelo corpo, logo deve emagrecer ou ter papel um pouco maior sobre o corpo.

      Enfim, quem malha pesado deve ingerir mais calorias, logo, é interessante comer uma colher de óleo de coco, ou comer abacate, ovo ou qualquer outra fonte de gordura para ser utilizado pelo corpo durante os exercícios. Além disso, com base na minha experiência, aconselho a comer algum carboidrato antes, pois o músculo só usa glicose, (apesar que se vc tá cetoadaptado, vc terá a glicose disponível para seu músculo naturalmente, já que vc não o uso durante o dia).

      Eu sinceramente, tiraria os suplementos, comer mais carne é a solução mais lógica, os suplementos só foram criados porque as pessoas querem consumir proteína sem gordura, o que é um erro. Eu reduziria, mas vc deve consultar um profissional especializado na área e que entenda de dieta cetogênica. heheh

      Vou fazer um post sobre isso.

      Ah, e eu manteria as castanhas e amendoas, só tome cuidado com a quantidade deles, tem carbs também.

  48. Oi bom dia!!!

    Se precisar JACAR no social mesmo, degustação de menu para casamento

    O que fazer? Comer fibras AR antes, proteinas?

    Depois JI ?

    Por favor nO quero sair da cetose ou voltar

    Obrigado. Abs

    • Bom dia Ignez!!!

      Primeiro, não acredito em PRECISAR JACAR em qualquer situação. Eu já fui no casamento de minha irmã e não comi salgados lá, apenas bebi coca-zero e acabei comendo frios (e confesso que alguns drinks sem açúcar). Já fui em aniversário e fiquei só com água. Tudo depende de como você vai encarar a festa. Você não precisa comer para socializar. E te garanto, que não vão perceber que você não comeu (exceto as pessoas realmente próximas).

      Mas no seu caso, degustação de menu para casamento. Vamos pensar, se você fosse celíaca, alérgica a leite e ovos, você deixaria de fazer salgados etc do seu casamento pq não poderá degustar antes? VOCÊ realmente precisa degustar os salgados ou pode deixar para outras pessoas?

      Se você comer, vc vai sair da cetose, não tem nada que vc faça que possa atenuar isso. E a volta é bem lenta, vai levar uns 3 a 4 dias em média. Fazer JI depois de comer vai ajudar sim a voltar para a cetose, assim como fazer exercícios (queima a glicose).

      Mas é com você, é a sua decisão!!! Boa sorte Ignez!! E bom casamento.

  49. Estou há 2 semanas em cetose. Emagreci muito pouco.

    Estou ingerindo 20g de carbo, mas pouca gordura (dificuldade em comer)em relação as proteinas

    e tendo um défice calórico,

    Me Oriente como proceder para tirar mais proveito desta dieta

    Grata, abs

    • Ignez

      Se vc ficar com déficit calórico vc vai acabar afetando o metabolismo do sistema, que vai achar que vc está passando fome. A quantidade de gordura deve ser 60 a 70% ENERGETICAMENTE de sua alimentação, isso não é difícil e nem é necessário comer muita gordura, basta comer ovos, um pouco de manteiga, azeite de oliva, eu particularmente adoro torresmo como lanche. Tem abacate (vitaminas e na salada) tem muitas opções. O fato é que vc tem que treinar seu corpo a sintetizar gordura, se vc não comer gordura, ele vai acabar usando a proteína como fonte de energia, e vc vai acabar eventualmente perdendo massa muscular.

      • Oi Reiner, tudo bem?
        Só posso agradecer seu conselho, perdi o medo das gorduras
        e fazendo o que me indicou. COMIDA DE VERDADE

        estou muito bem, já perdi 8 cm na cintura e estou perto do meu peso ideal
        acrescentei o AR(Dr Souto, tenho lido bastante) e espero os resultados

        Estou com receio de acrescentar alguns CARBS, tenho algumas dúvidas
        _ abacate(estou adorando) mas tem carbs e fibras, as fibras contam como carb? e assim como as verduras( brocolis, couve, etc)

        Estou em um plato, parei de enxugar, me aconselharam – dia do lixo,
        carb back loading(só para que treina?
        Dr Souto aconselha carbs a noite, porque? Prefiro de manha e no almoço, a noite sou + light(tipo creme de leite com alguma proteina)

        Continuo com o Whey(Isolado e Hidro)$$$!!!mas adoro e acrescento
        as suas bolachinhas(sua receita) para mim são perfeitas. Faço direto.

        Em uma ocasião que não temos como não jacar, é preferível comer com fibras ou proteínas(para minimizar o estrago) e depois JI?

        desde já agradeço sua atenção, e sua orientação

        grande abs
        Ignez

        • Olá Ignez,

          Uma das administradoras do blog (Carolina Amaro) está também está tentando o AR e em breve deve ter um post.

          Bom, abacate é praticamente gordura, as fibras não contam como carboidrato, assim como o AR (sem aquecer). Plato é algo relativo, para mim plato é 15 dias sem perder um quilo. Não vamos perder tanto peso rápido, o normal é perder 1kg por semana e fica mais difícil quanto mais perto da meta. Em minha opinião, o melhor método para sair do platô em Jejum Intermitente.

          Para pessoas mais magras, ás vezes o dia do lixo funciona, mas não aconselho, no caso eu recomendo dia do lixo sem lixo, ou seja, ser mais carbs mas ser carboidratos bons, por exemplos frutas!! Mas no fim, tudo depende da pessoa. Para mim funciona JI e dia do “lixo” é ruim porque ativa minha compulsão.

          Eu gosto muito do Whey!!! Mas realmente é caro, eu não compro sempre, as vezes pego importado mesmo.

          Como já disse, não acho que exista situação que precisamos jacar, mas não adianta comer fibras antes (pelo menos nunca ouvi falar e não parece ter lógica). Acho que depois “eu” faria JI. Mas você tem que ver o que funciona para você.

          Decida e me fale, fiquei na curiosidade hehehehe. UM GRANDE ABRAÇO Ignez!!

      • Olá Ignez,

        Não é sempre, mas em regra geral sim. O caso em que mesmo em cetose a pessoa não perde peso é quando ela come em excesso, ou seja, as cetonas estarão sendo produzidas diretamente da gordura ingerida, e não mais do corpo. Mas com é difícil comer gordura em excesso quase sempre emagrece. Claro que tudo tem que ter moderação. Abraços e grato pela visita!

      • Oi Reiner

        Cortei as gorduras, queijos amarelos, e estou tomando Whey Protein

        Com mais proteínas e mínimo de gorduras pode prejudicar??

        Grata, abs

        • Ignez,

          O que pode acontecer é você começar a sentir cansada, sem forças, já que seu fornecimento de energia vai ser baixo devido a falta de gorduras naturais. O fato de ser mais proteína não vai atacar o o rim por que isso só acontece com pessoas que já estão doentes. Mas não aconselho dieta da proteína, o certo é proteína + gorduras naturais. 😀

  50. Oi Reiner, td bem? Estou seguindo dieta LCHF, pelo emagrecer de vez, Dr. Souto e agora com vc tb…rsrsrs mas não tenho visto muitos resultados, não sei o que faço de errado….as vezes acho que minha dificuldade está porque preciso perder apenas uns 5 kg…(fiz um exame de bioimpendância que constatou que preciso perder 10 kg de gordura e ganhar 6 de massa), vou à academia 3x semana…..achei interessante a cetose, tentei seguir, mas tive dificuldades em relação a lanchinhos, pois sem laticínios, os lanches ficam muito restritos…gostaria que me desse alguma dica, sugestão de lanches….e o que é o fat secret que vc citou acima pra uma leitora? desculpa a ignorância….Abç e desde já agradeço.

    • Então Celene,

      O fatsecret é um aplicativo que conta calorias e também a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas (http://www.fatsecret.com/). Ele é interessante pq as vezes pensamos que estamos comendo pouco carboidrato mas a realidade é outra. Se você realmente fizer uma dieta cetogênica (até atingir o peso ideal) vc não vai precisar de lanches!!! Lanche é coisa de quem depende ainda da glicose ou é psicológico.

      Nos primeiros dias de uma dieta cetogênica/paleo, vc pode usar como lanche queijos, biscoito de coco, castanhas etc. Eu particularmente tomava muito café com creme de leite e manteiga (se tiver nata na sua região fica bom também). Mas com o tempo a necessidade disso acaba.

      Uma outra dica, é pular o café da manhã, parece difícil, mas não é, hehehe, assim vc estende o período de jejum que o corpo está usando sua gordura como fonte de energia. No caso, eu só como depois de malhar, e não almoço no período tradicional, só quando tenho fome. É isso!!

  51. oi pode me responder, eu me interesso em saber como é o jejum pra entrar em um estado bom de cetose, preciso perder 10 kilos.
    Eu já retirei o leite e diminui tudo que deu nos carbos liquidos.
    Estou comendo o máximo em gorduras, e quando da eu como bastante proteinas.

    • Olá Vanilda,

      bom, vc precisa saber se realmente está fazendo tudo certo. Já usa o fatsecret? Muitos leitores dizem que tá comendo poucos carbs, e depois que usa esse aplicativo percebe que tem comido carbs que não contabilizaram.

  52. Olá Reiner,

    Boa noite,

    Já estou a 4 meses no estilo low carbo paleo e me sentindo super bem, mas não tenho obtido muitos resultados em termos de peso, será que estou consumindo muita proteína e não permitindo que eu entre em cetose, tenho 51 anos e sei que a idade interfere muito, mas gostaria muito de perder 10kg o que vc me sugeri. obg se puder me orientar.

  53. Reiner! Adorei a postagem! Muito bem explicada e cheia de fontes!
    A coisa que mais gosto dessa dieta é a carga de estudo que automaticamente acompanha!
    Parabéns!

    • Oi Frank,

      Em geral é pela manhã, pq é o horário que ela estaria mais baixa, ou seja, vc garantiria que no restante do dia ela está lá em cima hehee!!

      Mas existem pessoas que é ao contrário, faça um teste para ver e me conte para eu fazer uma estatística 😀

      Obrigado pela visita!!

      • Olá, primeiro parabéns pelo blog! Bom, estou com uma dúvida. Estou fazendo a dieta cetogênica há 8 dias, porém quando faço a medição com a fita, em jejum (geralmente quando acordo) ela não acusa o estado de cetose. Já depois de qualquer refeição a fita está ficando roxa. Você sabe por que isso acontece? Obrigada desde já

        • Nathalia,

          Seu corpo ainda não está queimando sua gordura com eficiência, por isso não dá a cetonas, 8 das é muito pouco. Depois das refeições, deve ser a quantidade de gordura que vc tá queimando que tá virando cetonas e dá isso. mas demora para ir para a urina (umas 2 horas). Acho que só um bom nutri para poder te falar isso com mais detalhes, porém, 8 dias é realmente pouco para resultados interessantes em dieta cetogênica.

          Valeu, e obrigado pela visita!

  54. Prezado Reiner, estou em férias há 3 semanas (sempre verifico com as fitas), e não emagreci nada. Do que será que meu corpo está vivendo? Estou realmente intrigada. Faço musculação regularmente, me sinto muito bem, mas nada das medidas diminuírem. Obrigada, um abraço.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.