Efeitos colaterais de uma dieta cetogênica

394

Vejo que são muitas pessoas que relatam alguns sintomas desagradáveis quando se permitem experimentar uma dieta low carb, esses sintomas são temporários e cedem com a chegada da ceto-adaptação… Saiba quais são os efeitos colaterais de uma dieta Low Carb e como podemos combatê-los.

Esse é um texto de mérito total e completo da Erikah Azzevedo do grupo Atkins em gotas. Eu gostei bastante porque é muito difícil achar um conteúdo assim na internet. Se alguém achar alguma outra coisa, podemos atualizar a página a qualquer hora, basta comentar e mandar o link. Como vocês vão perceber, eu mantive as figuras originais com a logomarca do grupo, elas ficaram muito bonitas. Então vamos ao texto original:


Enquanto um indivíduo não completa o período de ceto-adaptação, uma sintomatologia acomete muitos dos “low carbianos”: cefaléia, tontura, diarreias e obstipação, fraqueza, perda de concentração, halitose, são tantos, embora nem todo mundo sinta-os na sua totalidade. O que devemos ter em conta é que muitos destes podem ser minimizados. O conhecimento destes mecanismos é fundamental pois, permite que a permanência na dieta seja (quase) garantida, porque é notório que uma boa porcentagem de pessoas desistem desse estilo de vida antes de completar todo o processo de ceto-adaptação.

Aqui, a partir de agora, irei discorrer quais sintomas que mais nos acometem, e os porquês deles aparecerem e o que fazer para melhorá-los no nosso dia a dia. Boa leitura!

ceto2
Cérebro Nevoeiro

Cérebro Nevoeiro – Quem aqui já não sentiu uma certa letargia, uma diminuição na concentração e no raciocínio? Esse é o tão conhecido “cérebro nevoeiro” que acomete a maioria dos “low carbianos” nos primeiro 2 a 3 dias da indução. Esse sintoma está relacionado a depleção de reserva de glicose, o glicogênio.

O motivo é que o cérebro só reconhece a glicose como combustível. Seu interruptor de queima de gordura ainda não foi ligado, o processo de cetose não foi completado, mas os depósitos de glicose estão cada vez mais escassos.

Podemos reduzir esse sintomas sempre que optarmos por diminuir o tempo necessário pra se entrar em cetose, por isso níveis abaixo dos 20g permitidos podem ser de grande ajuda nessa fase inicial, Aumentar o consumo de gordura na ausência do carboidrato também pode vir acelerar o processo e é de fundamental importância. A boa notícia é que muitas pessoas têm naturalmente minimizado esse sintoma após 2 a 3 dias, a maioria das pessoas…já para uma minoria o sintoma só desaparece em torno de 1 a 2 semanas da dieta.

ceto3
Aumento Da Irritabilidade

Aumento Da Irritabilidade: Sente que tem um pavio curto em sua dieta low-carb? Você não está sozinho. Dietas de baixo carboidrato podem inicialmente aumentar o grau de irritabilidade em muitas pessoas principalmente se estiverem no início da dieta. É aconselhado cortar alimentos que aumentem a irritabilidade e a excitabilidade do sistema nervoso como a cafeína.

Além disso, certifique-se de que você está comendo bastante vegetais frescos ao lado de abundante proteína de sua nova dieta. O ferro, manganês e potássio em vegetais verdes e nas carnes em geral são importantes para manter a mente clara e o nível de energia consistente. Não restrinja também sódio, pois ao perdê-lo você leva junto com ele minerais importantes como o potássio e o magnésio. Quanto menos sódio eliminado mais magnésio e potássio são poupados no organismo

1013503_653481021346935_1173670368_n
Micção constante

Micção freqüente: A medida que seu corpo na ausência do carboidrato consumido começar a abrir mão do carboidrato armazenado sob a forma de glicogênio, você vai perceber que é bem mais frequente as suas idas ao banheiro. Seu corpo está queimando o glicogênio adicional (glicose armazenada) no fígado e nos músculos. Glicogênio está sempre associado a moléculas de água, a cada molécula de glicogênio há 3 a 4 vezes seu peso em água adicionado ao mesmo. Com a quebra desse glicogênio, toda a água que se liga a ele passará a ser eliminada pelos rins.

Além disso, como há uma queda dos níveis de insulina circulante no sangue, os seus rins excretam o excesso de sódio, e isso aumenta mais ainda a frequência na micção. Restringindo o sódio como acontece aos que fazem as dietas hipocalóricas esse sintoma fica ainda mais presente e frequente. Aumente o consumo de sal e beba mais líquidos, essas duas únicas medidas serão boas pra minorar este sintoma.

11521_653481388013565_480220741_n
Hálito Cetótico

Hálito Cetótico: As cetonas são um subproduto que seu corpo produz sempre que usa a gordura como combustível na ausência do carboidrato. Isso significa que, à medida que avança ainda mais uma dieta low-carb, haverá um inevitável acúmulo de cetonas, chamado cetose.

Os corpos cetônicos deixam um halito metálico e doce na boca, o suor fica com um cheiro diferenciado e mais forte em algumas pessoas e a diurese com cheiro mais forte e coloração mais escurecida. Em todos os casos a solução está num consumo maior de água, a hidratação é fundamental na minoração desses sintomas desagradáveis, quanto mais corpos cetônicos forem liberados pela urina, através da filtração renal, menos sobra pra serem eliminados pelo suor ou respiração.

10186_653481018013602_1514023782_n
Dores de cabeça

Fadiga, tontura e dores de cabeça: Ao aumentar a frequência da micção haverá uma perda de minerais como o sal, potássio e magnésio. Ter níveis mais baixos destes minerais vai fazer o indivíduo ficar muito cansado. Tonturas ou vertigens, caimbras musculares e dores de cabeça são os efeitos colaterais mais comuns em uma dieta de baixo carboidrato, e isso pode ser evitado na maioria das vezes fazendo a reposição suficiente dos minerais.

Você pode neutralizar as perdas de minerais comendo mais sal ou bebendo um caldo salgado, e claro, comendo alimentos que contenham potássio. (Alimentos lácteos, vegetais de folhas verdes em boas quantidades e abacates são ricos em potássio).

Enquanto a ingestão de carboidratos for inferior a 60g por dia, o individuo vai precisar consumir uma quantidade moderada de sal (5 gramas/dia, que é aproximadamente a recomendação diária desejada. No entanto, se o indivíduo tomar remédio para a pressão deverá antes consultar o seu médico quanto a essa recomendação.

1003690_653481084680262_1807049879_n
Prisão de ventre

Prisão de ventre: Este é mais um dos efeitos colaterais mais comuns da dieta de baixo carboidrato e é geralmente uma função de uma deficiência de magnésio. O magnésio mencionado na resolução da fadiga também irá ajudar com isso. Se 400 mg diários de citrato de magnésio ou cloreto de magnésio não está ajudando, você pode querer cortar seu consumo de produtos lácteos.

Descobriu-se que o hábito de consumir queijo diariamente é um fator predisponente a esse efeito colateral, ou seja, evitando o queijo, ou limitando, pode-se reduzir o efeito da prisão de ventre. 

Um suplemento probiótico contendo bactérias amigáveis, ou consumo de amido resistente (babana verde, por exemplo), também podem ajudar a manter uma digestão saudável durante a dieta entretanto, evitem bebidas probióticas que contêm açúcar, optando por cápsulas em seu lugar.

Não asse as carnes , mantenha-as mais úmidas ao consumo, somente sele-as, para conservar o magnésio como fonte de reposição. Repor o sódio também diminui a perda do magnésio…fique atento(a)!

1004033_653481048013599_696613843_n
Ânsia por doces

Ânsias pelo açúcar: Como seu corpo atravessa o próprio processo de adaptação para queimar gordura no lugar de açúcar, há um período de transição de 2-5 dias onde os desejos de carboidratos vai ser pior. Algumas dicas que podem driblar a compulsão são o uso de suplementos como a L glutamina 500mg antes das refeições, o picolinato de cromo 100 a 200 mcg por refeição, ambos prescritos no livro do Dr Atkins. Uma outra dica importante é aumentar o consumo de gordura nas refeições e praticar exercícios como caminhadas todos os dias.

Alguns low carbianos utilizam o 5HTP, aminoácido precursor da serotonina…já que a ânsia por doces geralmente é tida durante a noite devido a queda desse neurotransmissor (serotonina) no organismo. Baixa de serotonina É COMUMENTE encontrada em praticantes de uma dieta very low carb high fat (ou cetogênica).

A ânsia pelo açúcar tende a passar e se você pode esperar por isso, os desejos vão diminuindo e eventualmente desaparecendo, contanto que você se mantenha em lowcarb, constantemente, por um bom período, ao menos 3 a 6 semanas. Comer uma grande quantidade de carboidratos vai trazer os desejos de volta. Encare isso como um período de abstinência na luta contra o vício, seja forte!

1011032_653481121346925_123747176_n
Caimbras musculares

Câimbras musculares: Este é outro efeito colateral da perda de minerais, especialmente o magnésio. Em seu excelente livro The Art and Science of Low Carbohydrate Living: um guia especializado no estilo de vida com restrição de carboidratos de forma sustentável e agradável, do Jeff Volek e do Stephen Phinney, é recomendado repor esse mineral. A recomendação diária de consumo do mesmo está em 400mg e deve ser reposta porque com a diurese aumentada perdemos muito desse mineral junto com o sódio. Não restringir o sódio também é uma forma de não permitir a perda do mesmo pelo organismo. Lembre que quanto maior a perda de sódio maior também será a perda de potássio e magnésio.

Se você tiver problemas renais ou insuficiência renal, jamais deverá tomar suplementos de magnésio orais sem consultar o seu médico.

968789_653494621345575_1728681778_n
Diarréia

Diarréia: Isso geralmente acontece com pessoas que decidem imprudentemente também limitar sua ingestão de gordura em uma dieta baixa em carboidratos, o que resulta em comer muita proteína, o que irá resultar na famosa “fome de coelho “. Meu conselho é para não cair nessa armadilha.Certifique-se de substituir os carboidratos que você está cortando por mais gordura, de preferência saturadas como a manteiga ou óleo de coco, cortes mais gordos de carne e creme de leite.

Fome de coelho, o que é? Uma forma de desnutrição vivida por exploradores e nativos americanos que só comem de forma restrita durante a temporada de inverno, quando a comida é escassa para animais de presa. Ela é causada por uma dieta restrita à carne magra dos animais, tais como coelhos, na ausência de carboidrato e da gordura. O antropólogo e explorador da natureza Vilhjalmur Stefansson escreveu sobre isso em vários de seus livros. Aqui está um trecho (traduzido pelo google):

“Mas isso foi encontrado em várias partes do mundo, que uma dieta exclusivamente de carne magra  irá causar diarreia de três dias a uma semana. Se nenhuma gordura for adicionada à carne magra, torna-se a diarreia grave e leva à morte. Um campo bem conhecido onde essas mortes ocorrem é o extremo norte da floresta no Canadá, onde os índios são, por vezes, incapazes de encontrar qualquer alimento, exceto coelhos. A expressão “fome de coelho”, freqüentemente ouvida entre os índios do noroeste do Great Bear Lake, não significa que as pessoas estão morrendo de fome porque não há coelhos, mas que eles estão passando pela experiência de fome, com muita carne de coelho.

Os sintomas incluem diarreia, dor de cabeça, fadiga, baixa pressão arterial e freqüência cardíaca, além de um vago desconforto e fome incontrolável mesmo depois de comer grandes quantidades de carne. Se a gordura ou carboidratos são dados no tempo, os sintomas vão resolver-se ao longo de 2-3 dias.


Espero que tenham gostado!! Qualquer contribuição é sempre bem vinda.

Abraços,


394 COMENTÁRIOS

    • Ou vc não precisa perder peso, ou vc está fazendo algo errado. Ou vc deve ter algum impedimento hormonal. Já foi aos médicos e fez um check-up?

      Se está dificil assim, acho que o mais coerente é ter uma consulta com o nutricionista, Angela.

      Valeu e obrigado pela visita!

  1. Oi boa noite comecei segunda feira hj faz cinco dias ontem passei muito mal tive dor de cabeça muito forte estou tendo caimbrcâs mas ontem mesmo foi o pior dia como disse minha pressão subiu tive mal estar nause arritmia me falaram wue era abstinência de carboidrato isso é normal

    • Pode ser que sim, pode ser que não, tudo depende de sua condição de saúde. Dores de cabeça é normal, a pressão subir, não é normal, afinal vc estará perdendo sal do sangue, caimbras é normal devido a essa perda de sal. Arritmia é difícil saber sem exames, ou um profissional muito experiente.

      Como está agora, depois de 50 dias?

      Obrigado pela visita!

  2. Olá Reiner….
    Bom aqui estou eu sem esperança de vc me responder kkkkk devido a data do último comentário! Enfim resolvi tentar!
    Comecei na quarta passada, ou seja estou no sexto dia comendo certinho.
    Não estou tendo nenhum efeito colateral, exeto a constipação!
    É normal não ter efeito colateral? Kkk
    Parei com tudoooo de verdade, refri, farinhas ( somente as permitidas) e para aliviar a TPM e a vontade de comer um brigadeiro kkk comprei chocolate 70% da cacau show e tomando chá de cavalinha, suco de acerola e limão ( sem açúcar e adoçante algum) água de coco e kiuí.
    A pergunta é estou no caminho certo?

    Desde já agradeço as receitas, o site, e a Deus por ter encontrado vc aqui na net!

    • Bom dia Adriana, olha eu aqui respondendo kkkkkk

      Então, é normal, cada corpo reage de uma maneira, as vezes vc teve e não percebeu, pq foi de pequena intensidade, ou se juntou com os efeitos da TPM!!

      Olha, pelo que vc tá relatando tá indo muito bem, sempre é bom cortar refrigerante, e farinha branca para emagrecer, não vejo uma nutricionista indo contra isso hehehe, porém, eu não exageraria nos sucos, um ou dois copos por dia já tá de bom tamanho, prefira sempre comer a fruta.

      De qualquer forma, vá acompanhando, as vezes a constipação é pq vc reduziu a comida e aí vc tem um organismo demorado, ou FALTA FIBRA, ou seja, tem que caprichar em folhas (verdes escuras é melhor) na salada, para ter um intestino funcionando.

      Quando der, vá no nutricionista, pq ele pode ajustar a quantidade para valores que seu corpo necessita, afinal cada um é cada um. Mas vc já está com hábitos saudáveis. Fico feliz que tenha gostado do site!!

      Obrigado pela visita!

    • Olá Adriana os sintomas são mais evidentes em uma dieta cetogênica. Pelo visto você esta fazendo só low carb. Perde menos peso quando você ingere farinhas mesmo as permitidas e também quando come chocolate que mesmo 70% tem açúcar ou lactose. Use o 100% cacau e corte as farinhas. Vai perder mais peso.

  3. Boa tarde Reiner, eu faço a dieta cetogênica faz 2 a 3 semanas, e agora eu estou sentindo dores na região abdominal, e estou tendo mta diarréia, todas vez q sinto dor tenho q sair correndo para o banheiro, oq pode ser?

  4. Outra coisa, pode-se tomar L-lisina, dl meionina, glutamina,5htp,treonina, BCAA e vitaminas do complexo B durante a dieta? eu tambpem tomo ZMA e tribullus terrestris com picolinato de cromo, pode?

    Desculpe tantas perguntas, mas é que eu quero fazer certinho.

  5. Olá! Estou fazendo low carb há uma semana e a diarréia não me abandona! Mas não estou comendo pouca gordura, todo dia a gordura fica acima dos 60% do meu consumo! Não entendo, e não sei o que fazer.

  6. Olá. tenho uma dúvida, gostaria de saber se comendo pelo menos uma vez carboidratos em uma refeição por dia quebra a dieta, tipo algo como um “risoto” assim, caso no outro dia eu comece a LC novamente eu vou sentir estes sintomas novamente? É que estou prestes a fazer uma prova e não sei se devo parar uns dias antes ou continuar direto até depois da prova… E se for parar com a LC, quantos dias antes da prova devo parar?? Minha prova é dia 19 de Novembro de 2017. Comecei esta dieta dia 01/nov. Desde já agradeço. Abraços;

  7. Eu to no sexto dia de lowcarb, no 4º e 5º dia senti bastante enjoo, no 6º dia tive muito mais enjoo e cheguei a vomitar. Sempre sinto pela manhã. O que faço pra melhorar isso?

  8. Bom dia! Estou na dieta cetogenica aproximadamente uns 20 dias e perdi 4,600g mas durante a dieta andei escapulindo com um pouquinho de acucar por conta e um mal estar e senti formigamentos no risto e nas maos queria saber se isto é normal?

    • Também sinto muita falta das frutas e dos sucos não gosto muito de doces como bolos e outros mas me satisfaço com as frutas será que posso introduzir as frutas nesta dieta setogenica? A minha dieta e muito rígida.

  9. Bom dia Reiner! Iniciei a dieta low car há 05 dias, mas confesso que estou tendo dificuldade de abrir mão das frutas com farelo de aveia e do leite pasteurizado de saquinho, (coloco só um pouco no café, com uma pitada de canela e xilitol), você acha que com esses deslizes vou conseguir? Perdi 500g e só sinto tontura a noite quando me deito, não tenho outros efeitos. Amo as receitas low e estou vencendo o medo da cozinha. Tem sido uma superação deliciosa. Tão deliciosa que desconfio se está tudo certo (kkk).

    • Oi Odilia, que bom que vc está cozinhando, comigo foi a mesma coisa.

      Olha, se vc tá tirando o trigo agora, e tá comendo comida de verdade, mesmo que seja fruta, então sua alimentação deve ter melhorado 100%. Mesmo que demore a emagrecer vc está seguindo o caminho do saudável, pense assim, se vc emagrecer 2kg todo mês, comendo bem, sem se estressar e passar fome, pq não manter isso? Vá com calma que vai dar tudo certo hehehe

  10. Ola Reiner! Obrigado pelo texto. Estou precisando dele! Estou há 15 dias na low carb super certo. Comendo somente os carbos permitidos. Emagreci cerca de 3k. Estou super satisfeita, mas as cãibras nas pernas tem me preocupado, já duram 4 dias. Acrescentei mais sal há 2 dias e hj comprei um suplemento de cloreto de magnésio. Parece ser um formigamento constante. É normal? Não queria ceder e comer um carbo refinado. Quanto tempo devo aguardar? Posso tomar o magnésio sem problemas? No rótulo pede pra tomar 20 gotas diluídas na água em jejum. Obrigada e grata pelas informações!

    • E hoje Lia, 6 dias depois, ainda está com muitas cãibras? Só um médico que lhe conhece pode responder para vc tomar magnésio sem problema, em geral não tem nenhum efeito negativo, porém é interessante fazer uma consulta, com nutricionista também, para ver essa questão.

      E outra, carboidrato refinado não vai resolver problema, vc pode simplesmente comer uma batata doce, uma tapioca, uma banana, não precisa ceder a besteira, ehheeh

      Obrigado pela visita!

    • Não vejo problema Kelly, agora seria interessante vc fazer um, depois que se acostumar começar a fazer o outro (jejum). Uma boa nutricionista faria essa transição calculando as macros necessárias e tudo mais.

      Obrigado pela visita!

  11. Ola Reiner,
    Estou fazendo a low-carb dieta para perder peso. Voce mencionou o uso de l-glutamina. Como voce indicaria tomar? 1x ao dia our mais? Eu tambem estou indo a academia 2x/3x por semana.
    Muito obrigada e aguardo a resposta 🙂

  12. Tenho 50 anos, e pela dificuldade de perder peso após os 40, aliado a um problema de coluna que não me permite correr, como eu fazia há muitos anos, resolvi tentar a dieta cetogênica. É natural o aumento da sensação de calor na dieta cetogênica? Seria a cetose em ação? É verdade que devemos buscar consumir mais gorduras tipo castanhas e linhaça (ômega 3) do que gorduras animais, porque estas fazem aumentar o colesterol ruim, mesmo em cetose? Fiquei apavorada quando li isso, e estou até marcando um clínico para pedir todos os meus exames para ver se está tudo bem, pois não estou sentindo nenhum incômodo além do calor, mas existem doenças como o colesterol que são silenciosas, e quando se vê já foi.

  13. Olá bom dia!
    Ontem 01/09 comecei a minha dieta LC e hoje senti um sintoma que não sabia que poderia ter, estou sentindo muita queimação estomacal, gostaria de saber se é normal?

    Muito obrigada por nos ajudar!! E parabéns.

  14. Eu não sou muito fã de salada, então eu como bem pouco. Estou tomando um multivitaminico para suprir a falta de vitaminas e sais mineiras. Tem algum problema? E gostaria de saber se posso usar goma de mascar sem açúcar par dar uma melhorada no hálito

    • Vc pode usar goma sim, não vejo problema com isso, mas vc pode melhorar o hálito comendo um pouquinho de carbs, antes de dormir (e ainda ajuda a dormir bem).

      Quanto a salada, vc vai ter que fazer um esforço para comê-la, ela é a base de qualquer dieta, é melhor que multivitamínico (que muitas vezes são dinheiro jogado fora, sem eficácia comprovada).

      Valeu, e obrigado pela visita!

  15. Olá Reiner! Parabéns pela iniciativa de ajudar outras pessoas com sua própria experiência! Tenho uma dúvida…
    Estou fazendo a lowcarb e JI há uns 3 meses, porém sempre com episódios de recaídas, geralmente nos fins de semana (não resisto a uma cervejinha, rs) perdi peso e já passaram os sintomas ruins, continuo seguindo a dieta por questão de saúde mesmo, porém não sei se consegui atingir a cetose, devido à essas recaídas frequentes!

    • Se vc tiver fazendo certo, vc deve estar entrando em cetose, lá para quarta-feira, ficando até sexta, e saindo para as cervejinhas. heheehe. É possível viver assim, mas aconselho com o tempo, reduzir o consumo de álcool, por questões de saúde mesmo. Outra coisa, quando chegar no peso que vc quer (vai demorar mais por causa do álcool, porém se vc for firme durante a semana, vai chegar lá) não precisa fazer mais cetogênica, só focar em comida de verdade para manter a qualidade de vida!

      Abraços, e obrigado pela visita!!

  16. OLA JA ESTOU INICIANDO A 4º SEMANA DE LOW CARB, TIVE TODOS OS MAL ESTAR MAS PASSANDO A 2º SEMANA ACABARAM TODOS, ESTOU SUPER BEM E JA ELIMINEI 4,300 KG E MUITO FELIZ E CONTINUO ATE ATINGIR A MINHA META DE ELIMINAR 10 KG

    • Parabéns Lily!! Jogue duro que vc vai conseguir!! E lembrem-se, quando atingir a meta, adicione alguns carbs para manutenção e fique longe de industrializados (o quanto puder), só faz mal para a vida!

      Abraços e obrigado pela visita!

  17. Olá Reiner tenho 3 semanas de dieta mas estou com muita insônia e irritabilidade !!! E treino todos os dias hiit e faço jejum todos os dias de 14 a 16 hrs . Mas essa insônia ta acabando comigo pq sempre dormi bem e agora não consigo !!!! Tem alguma dica de alguma coisa pra melhorar isso ….. Eu amo dormir !!!!

    • kkkkkkkk Eu amo dormir foi ótimo! kkkk Eu também adoro!!!! Então Carla, com esse nível de atividade física, coma uns carboidratos antes de dormir, vai aumentar os hormônios que favorecem o sono, mas é um pouco de carbs, tipo aipim, uma tapioca, banana, nada muito exagerado. 20 a 30g de carbs já basta (em geral).

      Abraços e obrigado pela visita!

  18. Comecei a cetogenica com JI de 16/8 à aproximadamente 2 semanas..tenho tido mta constipacao, inchaco e fadiga, ganhei 6kg ao inves de eliminar ,reparei uma queimacao muito grande nas pernas como se sente ao ter a circulacao sanguinea ruim. Você saberia me dizer se esses sintomas sao relevantes a os sintomas da cetose? Obrigada!

    • Olha Maiara, alguma coisa deve estar errada, pq se vc ganhou peso, vc não deve estar fazendo a dieta corretamente. e não, nunca vi problemas de circulação, tem sim caibrãs, relacionadas a falta de magnésio. Eu recomendo que vc faça um check-up geral com seu médico e procure uma nutricionista (que saiba o que está fazendo e que conheça dieta cetogênica de verdade) para lhe orientar melhor.

      Abraços e obrigado pela visita!

  19. Olá Reiner!!
    Comecei a dieta 24/07 e já perdir 8 kilos, sinto quase todos os sintomas descritos acima. Mas tem um que me deixou super preocupada que é dor no meu olho direito e ontem não conseguir dormir tive que leventar e tomar um iogurte. acho que era falta de açucar. Hoje acordei preocupada e tomei café com açúcar, pão e suco de laranja. Sentir um alivio na dor no olho.

    Você saberia me dizer se tem algum relevância essa dor no meu olho em função da dieta?

    • Cristiane, olha, no dia que eu acreditar que pão pode curar dores nos olhos, eu abrirei uma padaria. Vc tem que ir no médico, para ver isso, pode ser n coisas, pode ser pq vc está com pressão ocular alta, pode ser estresse que está puxando músculo das faces e afetando nervos óticos, pode ser uma inflamação no dente ou no ouvido, enfim, pode ser muitas coisas, mas só um médico que TE PASSE EXAMES, pode te dizer o que é.

      Eu sinceramente não acho que tem a ver com a dieta, pelo que vc tá relatando, tá mais para sintomas psicológicos, ligada a estresses, tensão, preocupação. Mas não posso te dar receita disso por aqui.

      Por favor, quando for ao médico, passe aqui para dizer o que foi, fiquei curioso. MUITO OBRIGADO PELA VISITA!

    • Oi Reiner, gostei muito de seu artigo, estou migrando para a alimentação LC a fim de melhorar minha diabetes tipo 2 e poder reduzir a medicação, enquanto enxugasse medidas e peso como bônus. Fiquei mais tranquila ao ler que o aumento da urina e as caimbras musculares (apenas uma intercorrência) acontecem, pois percebi esse aumento principalmente à noite que é quando estabeleço uma janela alimentar entre a última refeição da noite (18:00 h) aproximadamente e o café da manhã (7:00h) Não pratico o jejum intermitente, porque tenho receio da minha condição diabética.
      Para mim o maior sofrimento não são açúcares, pois já tenho costume de não comer, mas a ausência do pão francês é cruel, não deixo nem vir para a mesa do café a fimd e não cair em tentação rsrs.

      • kkkkk eu te entendo. uma vez acabei comendo (depois de anos) pão francês com ovo frito feito pela minha vó, dos deuses. Comida tão simples e tão gostosa kkkkkk.

        Não tem nenhum problema em vc fazer jejum Margarida, as hipoglicemias em geral só acontece com efeito rebote (depois de um grande consumo de açúcar, a glicose aumenta e depois abaixa demais), além de que, no seu caso, só devido a remédios mesmo. A família de minha esposa tem a mesma condição que vc, eu aconselho que vc meça a glicose 2 vezes ao dia, pelo menos no início, e antes de tomar o remédio, pois a dose deles deve estar alta para quem faz dieta LC, ok? então vc mede, se tiver normal, toma metade do remédio e se possível já vai no médico para ver se ele reduz a dose. anota tudo direitinho e mostra para ele (se ele for bom, ele vai olhar os dados, se não for bom, ahahahaha, troque de médico).

        Abraços e obrigado pela visita!

  20. Bom dia Ricardo! Estou na LC e JI há aproximadamente 40 dias, já eliminei 12,500Kg, estou fazendo três dias de JI 24 horas e os demais dias 16/8. Meus últimos dois dias foram JI 24h, tive diarreia, acredito que seja pelo fato de só consumir proteína nesses dois dias, nada de carbo. Minha alimentação está em pouquíssimas quantidades, pois logo estou satisfeito. Alguma avaliação e/ou sugestão?

    • Oi Fabricio, vc está com resultados excelentes. Eu só sugeriria que vc comesse salada!!! PQ a vida não pode ser só carne velho. A salada vai regularizar o seu trato intestinal, e não vai tirar vc da cetose, principalmente folhas verdes escuras para lhe dar nutrientes e fibras.

      VAleu e obrigado pela visita!!

  21. OLÁ ,comecei minha dieta de ZERO carboidrato ,sim eu zerei tudo mesmo faz 5 dias, mas sinto minha cabeça latejar e tonturas ,somente isso está me encomodando…saberia me dizer se é porque realmente fica mais alguns dias assim ou se é bem vindo tomar um centrum ou vitaminas e etc…? a unica coisa que me encomoda é esse estado de cabeça latejar e tonturas ,parece que tem uma coisa que bate na cabeça e volta. ‘-‘

    obrigada

  22. Boa tarde, faço a low carb junto com o jejum intermitente; já se foram 6kg em menos de 10 dias; mas estou sentindo dores de cabeça e dores nas costas : isso é normal

    • Não vejo relação com dores nas costas. Mas dores de cabeça é possível, pois vc está perdendo muito sódio. tem que comer comida mais salgada. De todo o caso, se continuar procure um médico. Além disso, não recomendamos jejum logo no inicio de uma dieta lowcarb.

      Obrigado pela visita!

      • Concordo que isso pode acontecer, mas com 10 dias dieta acho improvável perder massa muscular para isso. mas já vi relatos de gente tendo o maxilar deslocado por causa da perda de músculo. mas foi depois de muito tempo.

        De qualquer forma, fica a dica do Paulo. Obrigado pela visita!

    • Se você for uma pessoa obesa que está em processo de emagrecimento a dor nas costas pode ser devido a mudança do seu centro de gravidade que interfere na coluna e consequentemente na postura. Se for sedentária os sintomas podem ser mais intensos. Procura um fisioterapeuta. ; )

  23. Olá Reinar,como vai!!! Primeiro agradeço pelo espaço. Estou a 6 dias no low carb para minha surpresa perdi muito pouco na balança, não mais que 200Gr, mas, sinto-me menos inchada, venho acompanhando meu consumo diário de carbos em um app, que está entre 25 a 35 gr/dia. Hoje após uma refeição fiz um pequeno esforço e me senti super mal, e após este mal estar senti um.profundo sono, nunca tinha tido até então essa baixa, gostaria de saber se é comum esse mal estar, e até quanto tempo podemos senti-lo. Forte abraço

    • Super comum Francelle. Mas se vc se sentir mal vá no posto, melhor previnir. Mas é normal esse cansaço sim. Passa de 2 a 6 semanas. Fique firme.

      Quanto a perda de peso, pense que vc está melhorando seu corpo, tenha paciência que o resultado virá. Afinal, comer coisas industrializadas não pode ser mais saudável que comer saladas e carnes.

      Um abraço e obrigado pela visita

  24. Essa é a segunda tentativa de fazer Low Carb. A primeira foi bem tranquila fiquei 2 meses não sentir quase nem um efeito colateral, apenas intestino preso. Porém agora tenho dito episódio de diarreia, Tontura, vontade de comer doces . E desconforto após alimentação . Tenho comido bastante churrasco, omelete com banha e bastante azeite e manteiga. Porém não entendo porque essa diarreia.

  25. Olá Reiner! Estou com 15 dias de Low Carb e novamente apresento dor no estômago e diarréia (na primeira vez parei a dieta) mas quero muito continuar. O que devo fazer? Vi que o aumento de salada na dieta pode diminuir a diarréia, é isso mesmo? Se eu seguir firme esses sintomas passam? Abraços

    • Oi Patrícia, em geral os sintomas somem com até 2 semanas. Vc está vindo de uma alimentação rica em carbs, na hora de trocar o combustível para gordura, muitas coisas acontecem no corpo e todo tipo anormalidades são esperados sim. Porém, procure uma ajuda profissional caso fique muito intenso.

      Diarreia pode ser causada também por exagero nas gorduras, não precisa aumentar a ingestão de gordura, basta comer o que já vem naturalmente nos alimentos e caprichar no azeite na salada. Lembre-se, 70% do prato de Lowcarb deve ser de Vegetal!

      Muito obrigado pela visita!

    • Aí só seu médico pode dizer, mas até onde eu entendo de homeopatia, não tem qualquer problema. Veja bem, dieta de baixo carboidrato é praticamente vegetais, carnes, ovos e de vez em quando umas castanhas, não vejo pq ele proibiria.

      Muito obrigado pela visita!

    • Dores de cabeça no início é normal, muita gente relata isso, e como eu falei no post, aumente o consumo de sal que regulariza.

      Vomitar e enjoo, é normalmente consequência de comer muita gordura. não precisa comer demais, só as que já vem com o alimento. não precisa tomar café com óleo de coco, por exemplo.

      De qualquer forma, se tiver muito forte, procure um médico, pode ser algo que não tem relação com a dieta, por exemplo contaminação de alimentos.

      Muito obrigado pela visita!

  26. Boa tarde!
    Gostaria de entender essa questão do sal… Para diminuir alguns efeitos colaterais, suprir o carboidrato etc. Mas.. O sal não retem liquidos e incha o corpo? Alias… Sal não e uma coisa que em excesso faz mal? Pode me esclarecer ? Estou ha 3 dias, tive quase todos os efeitos colaterais. Quero muito continuar a dieta, mas essa questão do sal me preocupa, alem das pessoas envolta me acharem louca por fazer essa dieta.
    Obrigada!

    • Vamos por parte,

      Todos que não entendem a dieta acham louca, pq são condicionados pela indústria. Por exemplo, qual a razão de que um biscoito integral faz bem? Ninguém sabe dizer isso, mas pq tem propaganda todo mundo acha que faz bem. É triste a realidade.

      Quanto ao sal, entenda que na dieta lowcarb, vc vai perder muito líquido (que estava retido no corpo e todo mundo acha normal ser inchado), e com isso vai perder o sal e o inchaço do corpo (por isso as pessoas perdem muito peso nos primeiros 3 dias). Com a perda do líquido e de sal, vc acaba tendo dores de cabeça. Então coma mais sal para compensar, mas é só nesse início. Depois vc mantem a normalidade do sal, pq seu corpo não vai mais perder líquido.

      Tem uma postagem sobre sal, que insisto que vc leia, esse link aqui: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/05/o-sal.html

  27. voce pode me dar uma explicação, olha só as vezes eu como bacon calabresa linguiça esses tipos de alimentos 30 minutos depois eu sinto tonturas leves mas sinto e um pouco náuseas e vontade de ir ao banheiro mas não com diarreia mas as fezes saem um pouco pastosa. você pode me dar uma explicação?

  28. ola,comecei a dieta em dezembro de 2016 e até agora perde mas de 22 kg ,contando de dezembro até gora foram 5 meses,mas entre idas e voltas fiz ela em um mês e meio no máximo,mais o fato é que sinto muita tontura ,gostaria de saber o que fazer para não parar a dieta pois preciso perder mas 16 kg é que ainda estou acima do peso, desde de já lhe agradeço.

  29. Fala Reiner, poderia me tirar uma duvida? Tenho sentido da última semana pra cá uma “pressão” no tórax e falta de ar , tenho feito a dieta metabólica onde fazemos a dieta cetogênica durante a semana e aos finais de semana mudamos para alta ingestão de carboidratos e baixa gordura, fiz uns exames e meu lipograma deu colesterol total de 321mg/dl e LDL 240mg/dl porém triglicérides, HDL e VLDL estão excelentes, 53, 70 e 11mg/dl respectivamente, o que pode ser isso? Decidi hoje começar a usar os remédios para abaixar o LDL e ver se isso melhora de alguma forma mas de acordo com todas as fontes que li e vi não era para isso estar acontecendo pois embora o LDL esteja alto o tipo de LDL que aumenta nesse caso é o LDL “bom” não(há dois tipos)?

    • Foram muitas coisas. Rapaz, pressão no tórax pode ser muitas coisas, pode ser gases, ou problema do coração, ou qualquer outra coisa, vc teria que ir no médico ver isso direitinho. Se vc não tinha antes, é possível que seja gases, talvez algum alimento que vc esteja comendo demais está lhe dando isso, será que a frequência é logo depois de comer? Só um médico dirá.

      Sinceramente, eu não me preocuparia com o LDL, já que o VLDL está baixo, não vejo muito problema, fora que seu triglicérides está excelente. Esse marcador do colesterol pode se normalizar com o tempo, ou sua genética favorece que seja alta e isso não quer dizer nada. Nem todo mundo PRECISA, estar abaixo de 240 de colesterol, é só uma média da população.

      Valeu, já passou 2 meses desde seu comentário, como está?
      Obrigado pela visita!

  30. BOA TARDE!! FIZ A DIETA CETOGENICA ANO PASSADO E TIVE UMA EXCELENTE PERCA DE PESO, SEM NENHUM EFEITO COLATERAL…. POREM VOLTEI PRA DIETA HÁ 8 DIAS E ESTOU TENDO FORTES DORES DE CABEÇA TODOS OS DIAS, SERÁ QUE PODE SER A FALTA DE CARBOIDRATOS?

    • Provavelmente é pq vc está viciado em carbs, e tá tendo crise de abstinência. Além disso, deve estar perdendo muitos líquidos. Tente repor o sal da sua alimentação para melhorar. Se continuar, procure um médico para realizar exames e verificar a causa.

      Abraços e obrigado pela visita!

  31. Boa tarde faço ezta dieta lowcarb a quatro meses tudo certo mais não perco nada po contrário engordo e minha barriga fica grande a sou diabete obrigada

  32. Olá.. Primeiramente, parabéns. Uma das postagens mais completas que já vi sobre o assunto. Minha dúvida é a seguinte: Estou fazendo dieta LowCarb há 2 semanas e me sinto extremamente inchada. Tenho considerado apenas os alimentos permitidos, mas sem exageros. Gorduras, legumes LC, embutidos e proteínas, mas na balança nada mudou. Além disso, meu intestino está muito preso. Perdi 10 kl com a Dukan e me lembro que na primeira semana havia perdido quase 3 Kilos. Porque isso pode estar ocorrendo?
    Agradeço

    • Teria que olhar seu quadro inteiro para ter mais dicas sobre isso. Em geral vc deveria ter ao menos desinhcado se vc veio de uma dieta rica em carboidratos. Instestino preso resolve comendo muita salada, principalmente folhas verdes. Como está agora depois de 3 meses?

      Obrigado pela visita!

  33. Amei Reiner…
    Comecei a mudar a alimentação a 9 meses atrás,(c 92k). Parei c o refri e sucos em geral(já n tinha o hábito d beber) aí tirei d vez. Depois acrescentei a biomassa da banana verde, o vinagre orgânico e tirei o açúcar. (83k sem dieta). Comecei tomar limão em jejum. E o meu sonho era parar d comer pão e todo tipo de carboidrato. Tem 2 semanas q parei e fiz tbem o jejum. Só q assustei, q dei uma desinchada de 5 k. (78k). Quero saber se isso é normal? A única coisa estranha q sinto é uma dor leve no estômago, sensação d empacinada.

    • Desinchar é normal, é muito carbs envolvido na nossa dieta, e é impressionante que quando o cortamos liberamos a água extra no corpo. Mas não zere os carbs, hein, salada é o prato principal.

      Dor no estomago não é normal em nenhuma situação, procure um médico para avaliar. o que eu sinto quando faço o jejum é uma sensação esquisita de estômago vazio auhahuauhuah, é sério, é bem estranho. Já passou alguns meses desde seu comentário, já chegou em seu objetivo?

  34. Reiner, bom dia! Iniciei uma dieta loo carb, mas por conta própria sem muitas informações de um cardápio a seguir. Aumentou a prisão de ventre e ontem senti cheiro de amônia no suor. Pesquisei na internet e vi que está relacionada a queima de gorduras, tem fundo de verdade essa informação? De fato diminui uns dois quilos, mas gostaria de eliminar mais uns 10, como faço para acelerar essa perda? Pedalo 15km 3 vezes por semana.

    • Provavelmente vc está em cetose. A prisão de ventre pode ser resolvida comendo mais folha. Lembra que temos que comer mais salada que carne, viu!! o cheiro de amônia não resolve, o que vc pode fazer é comer carboidratos com mais quantidade durante a semana. Uma boa sugestão é durante o treino de bike (que eu faço também, hehehe, geralmente bebo 2 águas de coco nesse dia, para repor os minerais.)

      Demorei para responder, como está agora? Obrigado pela visita!

  35. Boa noite. Estou na segunda semana da dieta e é além dos enjôo comecei a sangrar e tomo remédio para não menstruar. Será que esse sangrando é defesa do organismo?? Pois não estou comendo nada de carboidrato e ingerindo qse nada de gordura.

    • Olha Erika, não dá para ser só proteína a dieta. Vc tem que comer gordura natural, proteína, e carboidratos de saladas, legumes. Nada radical serve para a vida.

      Quanto ao sangramento (estou entendendo que é mestruação) sim, pode interferir sim no ciclo da mulher, já que ele regulariza os hormônios. e vc tá tomando mais hormônios para não mestruar. enfim, é um efeito colateral, tem mais post sobre isso na net.

      Obrigado pela visita!!

  36. Olá! Já sofria com prisão de ventre desde sempre. E agora com a dieta há duas semanas piorou e muito. Estou constipada. No caso preciso tomar magnésio para melhorar?

    • Muita gente melhora com magnésio, vale a pena tentar. Adriana, não sei como vc está agora (3 meses que demorei para responder, sorry), mas tente ingerir o máximo de fibra possível vinda de vegetais folhosos, isso ajuda muito.

      Muito obrigado pela visita!

  37. Olá, parabéns pela matéria é de grande incentivo! Não como nada q não seja natural, baixei o app fatsecret e no meu diário meus carbs sempre dão em torno de 58g, porém ouvi dizer q tem q diminuir as fibras do total de carbs. Esta correto? Vc mencionou que tem muitos erros no app. Existe algum app mais certo? Obrigada

    • Em geral, para dieta cetogênica são 20g de carboidratos menos a fibra sim. Mas se vc está tendo resultados assim, é pq tá bem ajustada para vc.

      O fat secret pode dar erros sim, principalmente em quantidades do tipo, xícara, as vezes não bate a conta. mas não tem outro aplicativo tão bom quanto ele, até onde eu sei.

      Obrigado pela visita!

  38. Reiner. tenho uma duvida…qual seria a quantidade de proteina q pode ser ingerida no JI + Low Carb…tipo carne/ frango…etc?
    Como n tenho como pesar…queria saber se seria tipo um bife ou 2? Obrigada.

    • Vc fala para sair do JI? Não vejo problemas em 2 pedaços (tamanho da mão fechada) de bifes, em geral, é menos do que vc realmente precisa de proteína. Seria outra conta se fosse para ganho de massa.

      Valeu, Obrigado pela visita!

  39. Boa tarde, faço JI e LC e mesmo seguindo a risca tem semana que diminuo só 500 gr e fico numa tristeza só. De 02/01 até hoje diminui 8 kg do peso. Gostaria de saber o que fazer quando bate a vontade de comer doces, pois a noite as vezes é muito difícil suportar. Obrigada.

    • Oi Mony, como assim 8kg e só? vc perdeu 8 kg em um mês, isso foi um desempenho excelente. Tá dando bastante resultados.

      A noite, as vezes o jeito é fazer alguma sobremesa lowcarb, ou resistir o quanto puder. no blog tem várias.

      Obrigado pela visita!

  40. Olá, já fiz a dieta cetogênica anteriormente e resolvi retornar ontem (segunda-feira), hoje estou me sentindo muito mal, com enjôo forte, fraqueza, tontura, suor frio, ânsia de vomito e etc. Alguma explicação pra isso? Da outra vez não tive esses sintomas, apenas tontura. Anticoncepcional influencia?

    • Oi Rita, não acho que seja a dieta, de todo o caso, vc pode procurar o post de saúde para ver isso. Talvez vc esteja com alguma virose, ou algo do tipo, não tem como 24 horas de dieta saudável (saladas e carnes) fazer esse tipo de coisa.

      Valeu, qualquer coisa pode contar conosco. Valeu, obrigado pela visita!

    • Em geral sim, só mostra quanto somos viciados em carboidratos, e dura até 1 semana. Dá uma lida no post de novo para fazer alguma contra-medida. se continuar, é bom procurar um médico!!

      Valeu Fernanda, obrigado pela visita!

  41. Boa tarde ! Reiner faço JI a 3 meses e nesta semana sinto muitas câimbras, comprei Cloreto de magnésio 500mg, duvidas: Comprimidos tipo Diasepan, Analgésico ,Cloreto de magnésio se eu tomar quebro o meu Jejum? Obrigada.

    • Nada disso quebra o Jejum. não se preocupe muito com remédios quebrando o jejum, mesmo que contenha açúcar, é tão pouco que não vai impactar significativamente na insulina.

      Vc melhorou das câimbras com esses suplementos?

      Valeu e obrigado pela visita!

  42. olá, ótimo texto! então, estou fazendo a dieta cetogenica desde 03/01/17. Tenho mantido 70% gordura, 20% proteina e 10% carbos bons. Tenho tido constantes diarréias, mas não penso que esteja comendou pouca gordura como diz o texto… o que poderá ser?

    • Bom, pode ser pouca fibra, aumentar a quantidade de salada no seu prato irá ajudar. Pode ser alguma intolerância a algum alimento que vc esteja comendo que seja novo na sua dieta ou que vc está comendo em excesso. Tem que ser investigado hehehe

      Valeu, obrigado pela visita!

  43. Olá, Reiner! Gostei muito do site, estou lendo aos poucos.
    Iniciei na segunda a mudança pra low carb. Aumentei as proteínas, priorizei saladas, azeite, manteiga.
    Na segunda e terça, comi banana(era a fruta que tinha a mão) e quarta e quinta foi low carb mesmo(ovos, alface, tomate, azeite, manteiga, morango, café com sucralose, mate feito em casa, pepino, azeitona). Mas minhas idas ao banheiro estão descontroladas e as fezes escuras e oleosas… Estou exagerando nas proteínas?
    Sou obeso, tenho 1,78 e 135 quilos. Já tive 180 quilos e ano passado tive 120 quilos, o efeito sanfona me atrapalha. Por isso iniciei essa experiência do Low carb, quero seguir, acho que me adaptarei bem. Estou comendo praticamente 3 vezes ao dia, me sinto bem alimentado, estou malhando, estou perdendo muito líquido também! Estou respondendo muito bem. O que eu posso fazer com relação as idas ao banheiro!

    • Talvez vc esteja comendo gordura demais. Dá uma reduzida e veja se faz efeito. Comer mais fibra, ou seja, caprichar na salada também é interessante. De qualquer forma, um nutricionista, pode avaliar de forma profissional sua alimentação e verificar o que está produzindo esse efeito.

      Valeu e obrigado pela visita!

  44. Olá, gostaria de sua ajuda
    Estou de dieta a 3 meses, sai de 98 kg para 83,5 circunferência abdominal de 106 para 96, porém meu peso estagnou e resolvi entrar na dieta cetogênica a 15 dias e voltei a perder peso e estou com 81,4kg. Mas a circunferência abdominal não diminuiu, será que estou fazendo algo errado? Posso está perdendo massa magra?
    Faço a cetogenica + jejum intermitente de 16 h como 12h e 19h. Como frango, ovo, muçarela, creme de leite, tomate, cebola de vez em quando carne vermelha e calabresa, suplemento com bcaa, vitamina c, colágeno,lipo 6 e tribulus, tomo cha verde uma vez ao dia e uma colher de óleo Côco a tarde e musculação 6 vezes por semana geralmente por no máximo 1h e nao faço aeróbio.

    • vc toma um monte de coisa, o estresse de ter que ficar tomando isso deve te afetar bastante hehehe. Mas enfim, com tantas coisas no seu organismo, só um nutricionista para fazer um diagnóstico preciso. Quanto a massa magra, a melhor maneira de vc saber disso é medindo. para aí tomar medidas adequadas.

      Valeu, obrigado pela visita!

  45. Eu não como açúcares e carboidratos há 5 dias e, apenas hoje no 5º dia, vim sentir alguns sintomas: sono, dor de cabeça, ânsia por doces e muita irritabilidade. É a primeira vez em 27 anos que eu permaneço sem comer farinha de trigo e açúcar. Está sendo um baita desafio! Estou tomando bastante água e chás para ajudar tb. Obrigada por compartilhar. Abraços. Adriéle.

  46. Nunca senti nenhum desses sintomas! Pelo contrário, meu intestino está ótimo como nunca foi e tenho muita disposição pra exercícios físicos! Acho que talvez a pessoa não faça direito e não consuma os nutrientes necessários! Só tenho visto benefícios até agora! Me sinto desinchada, perdi peso e me sinto super bem.

    • Muita gente não tem os sintomas Patricia, mas não é pq a pessoa teve que está comendo errado. Cada organismo reage de uma maneira diferente. Mas é fato, que uma passagem gradual para dieta Cetogênica (que é mais restritiva que Lowcarb), recheado de vegetais (sim, muita gente esquece deles) reduz o número de efeitos colaterais (pelo menos no inicio).

      Valeu e obrigado pela visita!

  47. Gostei muito da matéria, estou fazendo a dieta a 6 dias, ainda não me pesei, estou animada pois estou conseguindo fazer tudo direitinho. Estou com alguns sintomas como cefaléia, tontura, secura na boca e o mais incrível…Não consigo nem ver refrigerantes nem doces para a minha alegria só de ver sinto enjôo. Sofro de prisão de ventre, nos dois primeiros dias tive diarréia mas agora estou novamente com a prisão de ventre, mesmo comendo verduras e legumes ricos em fibras. Isso é normal? Pretendo fazer a dieta durante 1 mês, dar um descanso de apenas 3 ou 4 dias e retornar a dieta, pois tenho que perder oq engordei durante minha gestação (30kl) e isso já faz 4 anos, sei que pela minha idade 41 anos, meus hormônios estão alterados e meu metabolismo mais lento mas tenho fé, vontade e esperança de eliminar pelo menos 15 kl.

  48. Adorei sua explicação, por isso nunca passei do terceiro dia da low carb ..Com os alimentos certos, não sentirei tanto os efeitos colaterais de adaptação ..Mas fazendo jejum intermitente + low carb, como faz pra não sentir fraqueza e fadiga no treino pra hipertrofia?

    • Oi Vera,

      Muita paciência e um bom tempo de adaptação! Mas se vc está fazendo treino para hipertrofiar, vc vai ter que comer carbs (bastante). Em geral, eu aconselho em apostar na comida de verdade, e na qualidade do alimento, talvez lowcarb não funcione para vc, exceto no período de cut. Tem o livre fique sarado (http://bit.ly/diaadiasarado) que pode lhe ajudar com esse objetivo.

      Valeu e muito obrigado pela visita!

      • O problema é o seguinte: faço dieta low carb, jejum intermitente (16 a 18h) três vezes por semana, musculação todos os dias, e HIIT. Minha ingestão de carbos fica em torno de 60g por dia. Tenho 67 anos, e faço low carb há mais ou menos dois anos. Considero os resultados bons mas, mesmo assim, tenho notado zumbidos, e um cheiro forte na urina. Além de aumentar o consumo de proteínas, tenho usado BCAA e creatina. É possível que esse odor seja consequência de cetose, certo?

          • Na realidade esse zumbido me persegue há muito tempo. Já consultei uma otorrino, fiz audiometria (inclusive audiometria de tronco, o bera) não tendo sido constatado nada de preocupante. Eu creio que o odor forte da urina, que não é contínuo, se deva aos suplementos que consumo (ou ao veículo utilizado nos suplementos, principalmente o bcaa). Mas vou procurar um nutrólogo e uma médica que faz medicina preventiva, ortomolecular e homeopatia. Vários pacientes meus, e minha esposa inclusive, já se consultaram com ela, com excelentes resultados. Várias crianças com epilepsia incontrolável estão isentas das crises com a dieta cetogênica e medicamentos prescritos por ela.
            Obrigado, Reiner.]
            Um abraço.

            • Pois é, acho que vc tem que procurar uma médica que faça exames mais detalhados para ver esse zumbido, não é possível que não seja nada, pode não ser preocupante, mas alguma coisa é.

              Quanto ao odor, é muito possível que seja das cetonas ou dos suplementos ou dos dois. uhahuaahu. Bons médicos são raros, se vc encontrou um, é bom ir. As das crianças com epilepsia é impressionante né?! Pena que a maioria dos médicos que melhorar a vida deles apenas com medicamentos, a dieta cetogênica, ou a restrição de trigo, trazem uma melhora incrível.

              Valeu Ubiratan!! Obrigado pela visita! Abraços,

            • Boa noite, não sei se vai ajudar mas comecei a ter zumbidos e procurei um neurologista e ele me falou q era muito provável que fosse stress e q eu podia estar apertando muito a mandíbula. E era isso mesmo, ele me passou um remédio baratinho e o zumbido acabou….

              • Olá Andréa, tbm estou com zumbido por causa da Atm, e gostaria de saber sobre esse remédio que falou. Meu dentista disse que o zumbido passaria em alguns dias, mas não passou, faz um mês que estou com esse incomodo. À guardo retorno, obrigada.

            • O zumbido também aconteceu comigo quando estava na segunda semana Low Carb e nunca mais parou, diminuiu, mas nunca mais parou. Achei um vídeo que falava sobre a relação com o corte do açucar, mas não me recordo onde estava o vídeo, inclusive nele, há um depoimento de uma pessoa que cortou o açucar, depois de certo tempo o zumbido voltou e nunca mais parou.

  49. Olá, gostei muito do blog. Minha dúvida é : eu posso fazer a dieta cetogenica por 10 dias e depois entrar com a reeducação alimentar. Estou fazendo há cinco dias e estou muuuito irritada, brigando até com os passarinhos….rsrs

    • Andrea, fico muito feliz que vc tenha gostado do blog.

      Poder fazer por 10 dias e depois fazer RA, pode, mas me diga o que é exatamente essa Reeducação? Pq vc tem que entender que as RA convencionais se baseiam em carboidratos! Isso não é de longe balanceado. Acredito firmemente que não precisamos de tantos carbos na nossa vida, exceto se for por algum objetivo específico, como ganhar massa. Pense bem e reflita, como uma dia com 70% de carboidratos pode ser equilibrada? Busque ajuda de bons nutricionistas, eles podem acelerar o processo de chegar no seu objetivo.

      Valeu. Obrigado pela visita!

    • Olha Valdelene,

      É possível que vc tenha errado a quantidade de carbs, ou simplesmente vc não consegue se adaptar a dieta ou vc já está no seu peso ideal. Enfim, aconselho dois caminhos possível. 1) Usar o fatsecret para contar carboidratos e tentar um controle mais rígido ou procurar um nutricionista muito bom, que te peça exames para ver se vc tem algum problema que te impeça de emagrecer, principalmente hormonal, o nutri vai saber te dizer.

      Valeu e obrigado pela visita.

  50. Olá,

    Recentemente entrei em uma dieta de low carb e me apareceu um sintoma que fiquei preocupado. Eu estava tomando 2 remédios naturais para stress RHODIOLA + ASHWAGANDHA e com a dieta eu acabei tendo uma queda na pressão 9 por 5, na hora tomei um café com açucar e bebi muita água e voltou ao normal, no segundo dia eu fiquei tão preocupado que começou a ter certos formigamentos na boca, cabeça do lado esquerdo, já entrei em choque pensando que era algo mais sério. Não fui ao médico e voltei a me alimentar um pouco melhor. Três dias após voltei com a mesma dieta e medi a cetose com aquelas fitas e está acusando que estou em cetose, o problema que os sintomas de formigamento ainda estão presentes, menos frequentes… será que isso tem a ver com a dieta? Pois estou ficando preocupado porque nunca tive queda na pressão, abandonei todos os remédios que estava tomando. Se puder dar uma luz, fico grato.

    Abraços

    • Olá Rob,

      Uma dieta sem excesso de carboidratos (não necessariamente lowcarb, mas uma paleolitica, dukan, mediterranea) controla os níveis de água do corpo, pq não tem excesso de glicose. E como vc libera essa água toda, a pressão do seu corpo cai, dura uns 2 dias, depois seu corpo percebe que esse é o nível de água que seu corpo deveria ter, e não o estado de inchaço constante que pessoas que comem carboidratos o tempo todo e em maior proporção tem.

      Os formigamentos em geral, são causados pela perda de magnésio e potássio que vai junto com água, mas isso ocorre nos primeiros dias também, basta comer muita folha verde escura, ou outro alimento com esses minerais, e continuar bebendo muita água, ou se preferir tomar um suplemento de magnésio.

      De qualquer forma, se vc está tão preocupado com esses fatores, vc poderia procurar bons nutricionistas, tem um site que tem uma lista deles, dos que estudam e não ficam na convenção de comer de 3 em 3 horas, e sim, com base em estudos científicos.
      http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

      Valeu mesmo, e vá dando notícia, Obrigado pela visita!

  51. Eu tenho dúvidas se estou comendo demais … quase nada de carboidrato, mas gostaria de uma explicação sobre quantidade, na maioria das vezes me sinto cheia , mas tenho problemas de ansiedade e mesmo sem fome eu como mais … assim vou engordar não é ? Mesmo que não comer carbo ?

    • Se vc comer mais calorias que o que vc precisa, naturalmente vc vai engordar, em geral quem faz dietas de baixo carboidratos acabam comendo menos naturalmente. Mas faz muito tempo, que vc enviou o comentário, está conseguindo perder peso?

      valeu e obrigado pela visita!

  52. Boa noite! Retirei o pão de manhã e substitui por tapioca . No almoço somente saladas e nada de carbo porém proteína . Muita vontade de doce porém estou forte . Só que achei que minha barriga ao invés de chapar , inchou ?! Comum ? Faz 4 dias a dieta e sou frequentador de academia. Obrigado por enquanto e parabéns !

    • Opa Daniel, talvez a tapioca esteja lhe causando gases eheheh, ou algum elemento da salada. Enfim, demorei tanto para responder, como está o corpo agora, acostumou com o novo estilo de vida?

      Se vc estiver querendo fazer o cutting, para secar a barriga, nem a tapioca poderia, muitos carbs. Valeu, e obrigado pela visita!

  53. Oi eu estou fazendo a dieta cetogenica já faz seis dias emagreci três quilos mas aí no sexto dia engordei um quilo e tô fazendo certo não comi açúcar nem trigo como isso Aconteceu?

  54. Olá, eu comecei low carb, mas estou com dúvidas quanto aos carboidratos dia. Fiz tudo certo mas qdo coloquei no site para ver os carbs, deu muito alto, 76 gr dia. Assim fiquei meio perdida.

    • Oi Gisele,

      Já que vc está contando, basta identificar quais alimentos estão contribuindo para os níveis de carbs alto. Em geral, abaixo de 50g costuma funcionar bem. Se tiver muitas dúvidas, pode também consultar uma nutricionista.

      Valeu, e obrigado pela visita!

  55. estou fazendo lowcarb a 20 dias ja eliminei 7 kg muito feliz mas me apareceu mal halito na boca to triste com isso pois nunca tive queria saber oque faço pra controlar isso obrigada

  56. Ola! Estou no quarto dia da dieta, e hoje é o pior dia! Até agora, estou sentindo muita fraquesa, tenho a impressão que irei desmaiar, da até uma leve dormencia no corpo “assustador”, e estou com enjoo, como vi em outros relatos… O enjoo não ê comum pra mim, acredito que seja pelo aumento na ingestão de gorduras a qual eu nao estava acostumada pois fico, acho o ovo muito forte, porém indispensável. Me diga isso é normal! Passa em quanto tempo, é melhor eu parar… De frutas só tenho consumido morangos. Não me pesei ainda mas tenho a sensação de que minhas medidas deram uma enxugada. Desde já obrigada.

    • Super normal Rafael, porém se está incomodando tanto, é bom ir ao médico para fazer uma verificação.

      Esse cansaço melhora muito em até 2 semanas, e depois de 2 meses, vc vai ter um aumento legal da sua energia. Demora mesmo para o corpo se acostumar a usar gordura como fonte de energia.

      Valeu e obrigado pela visita!

  57. Olá Reiner, parabéns pela matéria. Como existem algumas semelhanças entre a “filosofia” low carb e o programa Whole 30 resolvi compartilhar aqui com você alguns dos sintomas que tenho apresentado. Estou no setimo dia do Whole30 e admito que não tenho ingerido o mínimo necessário recomendado por dia, mas isso aconteceu nos ultimos dois dias porque tenho sofrido muito com a “temperatura” media da comida. Em geral, as boas opções, que não são receitinhas para imitar o que já comiamos antes com ingredientes aprovados acabam sendo frias e isso corta quase que completamente meu apetite.
    Enfim, venho de uma dieta riquíssima em carboidratos e isso mudou drasticamente com o início do programa. Sendo assim, ao perceber algumas anormalidades no meu dia-a-dia resolvi buscar informação e acabei encontrando a sua matéria.
    A questão é que eu estou sentindo absolutamente TODOS os sintomas que você citou, com excessão da halitose (nesse caso talvez as pessoas estejam sentindo e eu nao.. rs). A ultima noite foi terrível, dores nas costas (na regiao dos rins), dores de cabeça, insônia, diarreia, estado febril. Tenho plena convicção de que isso deve diminuir nos próximos dias, visto que minha alimentação mudou da água para o vinho de repente.
    Minha maior motivação em compartilhar isso aqui é que vi algumas pessoas reclamando de sensação febril e eu também senti isso claramente.
    Sou atleta de crossfit e nos ultimos dois dias meus resultados têm sido bem abaixo do meu normal além da sensação de que poderia desmaiar a qualquer momento.
    Acredito que seja apenas adaptação ainda. Sou muito bom para seguir dietas e não existe a menor chance de eu furar o programa até o final dos 30 dias.
    Sendo assim, ao final eu volto aqui para compartilhar sobre o fim dos sintomas e resultados do programa.

    Mais uma vez, parabens e obrigado pela matéria.

    • Olá Paulo,

      Com certeza é a fase de adaptação. Quando é muito brusco assim, tem que ficar tomando cuidado mesmo, e comer sem restringir muito, o whole30 muda tanto a alimentação quanto as porções, eu acho meio pesado para inicio! No meu começo eu mudei alimentação, mas comia a vontade, o que ajudou na transição.

      Vou ficar aguardando seu relato do whole30, minha amiga Isabel está na metade do desafio, ela deve relatar como foi para ela também!!

      Valeu, e obrigado pela visita!

  58. Comecei a dieta cetogênica de forma desordenada, e depois acertei. Mesmo de forma errada consegui perder 3,5 quilos e depois parei de perder peso por uns 5 cinco dias. Foi aí que decidi fazer da forma correta. Recomecei certo dessa vez, e já tem três dias, perdi 1 quilo, mas já sinto alguns incômodos como: mau hálito, fadiga(cansaço), e desânimo na hora de estudar (pensar para resolver os problemas). Faço 2 horas de caminhada por dia!
    Minha pergunta é: estou no caminho certo? preciso melhorar alguma coisa?

  59. Ola! Fiz um mes de cetogenica emagreci 4,200 kg dp entrei na.low carb,e nao emagreci mais,porem mantive o peso e sinto q tem dias q estou com o abdomem bem inchado.pode me ajudar?

  60. Boa tarde!estou a 9 dias na low e estou sentindo umas dores nas pernas um cansaço que me tira o ar,e muita dor de cabeça e normal não como nada de carb.e nem frutas só legumes,carnes verduras o que fazer?

    • Oi Cláudia,

      O melhor a fazer é procurar um médico, para investigar a sua situação. Em geral as dores de cabeça, é por causa do pouco sal ingerido, o cansaço é normal e leva até 2 meses para o corpo se acostumar por completo com a ideia de usar gordura como fonte de energia.

      Abraços e obrigado pela visita!

  61. Olá Reiner,

    Estou fazendo dieta Low Carb há quase 3 semanas.
    Como sou diabética tipo II cortei totalmente a ingestão de carbo, apenas os contidos em verduras, legumes e alguns morangos a noite.
    Tenho sentido muita falta de ar, dificuldade de puxar o ar até o fim e encher os pulmões.
    São episódios, não sinto isso 24h por dia. Já me aconteceu umas 3 vezes nesse período de 3 semanas de dieta.
    Posso considerar isso um efeito colateral ou devo procurar um médico?
    Grata,
    Patricia

  62. Oi Reiner, eu posso tomar chimarrão? é low carb? feito com erva mate, aqui no sul tomamos muito a infusão da erva mate mas fiquei na duvida 🙁

  63. Antes o hálito fosse o problema ahhhaha Já estava consumindo uma quantidade baixa de carboidratos em comparação com uma dieta ocidental padrão (70g), apenas por saúde no sábado passado decidi que quero emagrecer e comecei a keto. Me sinto cansado caminhando 100m haha e dores de cabeça. Mas senti azia, pode ser da dieta? Nunca vi ninguém citar como sintoma.

    • Fala Vinicius, realmente é um pouco chato essa letargia no inicio. a boa notícia que isso passa. auhuhaauh, só dá tempo ao tempo. Dores de cabeça aconselho comer um pouco de sal mesmo, ou esperar normalizar tudo.

      Quanto a azia, talvez seja algum novo alimento seu que está dando isso, melhor opção é procurar um médico para verificar. De todo o caso, eu acredito muito no limão para fazer manejo dessas coisas. tenho amigos que não conseguiram curar a gastrite com medicação, mas apenas com com suco de limão pela manhã. Quem sabe vc pode melhorar os sintomas da azia com isso.

      Abraços e obrigado pela visita!

  64. Boa noite, Reiner.

    Faço uma alimentação Low Carb (20 a 30g de Carboidratos) há 2 meses, visando ao controle da Glicose e à Cetose para emagrecimento (23 kg).

    A dieta controlou a minha Diabetes II, pois minha glicose baixou dos costumeiros 190 para 94.
    A Hemoglobina Glicada, de 8,6 para 5,3.
    O Colesterol Total, que já não era alto, ainda baixou mais um pouco, de 170 para 140.
    E os Triglicerídeos baixaram bastante, de 290 para 145.

    Acho que estou em Cetose, pois no exame de Urina deu “Corpos Cetônicos” = 50mg/dL. Esse nível está OK para estado de Cetose?

    E na Gasometria Arterial, o pH, PCO2 e o CHO3 estão todos normais. Sem sinais de acidose.

    No entanto, estranhamente, na Urina apareceu Glicose = 1mg/dL (nível de referência é “Normal”), contrariando o resultado normal (94)do sangue, sendo que mesmo nos anos que minha glicose no sangue estava entre 150 a 190, a glicose na urina era sempre “Normal”.
    A que se deveria essa glicose na urina aumentada? Teria alguma relação com a minha dieta Low Carb e Cetogênica? Ou alguma outra causa?

    Muito obrigado pela atenção, e parabéns pelo seu Blog!

    • Que resultados excelente Helio!!! Fico muito feliz por vcs!

      Então, para ocorrer a cetoacidose, a glicose tem que estar muito elevada, e considerando seus resultados não parece que vc está neste estado, parece ser uma cetose normal mesmo. Mas um BOM médico deve confirmar isso com vc.

      Quanto a glicose na urina, isso é traços, tá muito muito muito pouco, até onde eu sei, até 100mg/dL é considerada traços. Em geral valores altos estão relacionados com glicose alta no sangue (não é o seu caso) ou mal funcionamento nos rins (vc pode verificar com um médico). mas esse valor eu acho baixo. Procure um médico para ele verificar com vc o que está acontecendo, existem outros marcadores que podem ajuda-lo. Mas eu não me preocuparia tanto, sua saúde melhorou muito.

      Aconselho que vc compre um aparelho que mede glicose e cetonas para fazer um acompanhamento mais de perto, fiz um post sobre isso, tá aqui: https://www.diaadialowcarb.com.br/medidor-de-cetonas/

      Abraços e obrigado pelo depoimento!

      • Boa noite, Reiner. Eu havia me enganado. Na realidade, o exame de urina tinha dado 1000 mg/dL !!!. Hoje recebi o Keto Diabur e confirmei a Glicosúria bem alta, que em 3 medidas deu entre 1000 e 3000 mg/dL. Com a Glicose no sangue normal, Creatinina e Estimativa da Taxa de Filtração também normais, não estou entendo essa Glicosúria toda. Alguma luz? Abraços e obrigado.

        • Opa Helio,

          Acho que nesse caso, vc tem que procurar um médico mesmo, para avaliar o motivo. pois tudo normal e com essa glicose toda na urina, vc tem que verificar. Se achar que é a dieta, tente alterá-la para ver como fica, mas ainda assim eu aconselho verificar um médico.

          Valeu e obrigado pela visita!!

          • Valeu Reiner. É mesmo estranho e não dá pra desprezar. Seguindo seu conselho, já marquei com um Nefro, e um Endócrino. Para adiantar as coisas, já peguei com uma amiga médica de outra área uma requisição de outros exames (sangue e urina) complementares para medir a função dos rins. Tenho que saber o que está acontecendo, e, se for preciso, iniciar um tratamento o quanto antes. Depois das consultas, volto aqui para atualizar. Abraços, e novamente parabéns pela sua atuação voluntariosa em prol da Low Carb e da verdadeira saúde das pessoas.

            • Que bom Helio, esperamos que esteja tudo certo com vc!!! Independente, pode comer comida de verdade, menos industrializados que vai fazer bem de qualquer forma hehehe.

              Ficarei aqui no aguardo dos resultados, sempre é bom aprender!! Abraços, e obrigado!

              • Oi Reiner. Dando retorno… Fui na nefrologista que me haviam indicado, com todos exames para ela analisar. Ela me disse que a glicosúria alta é UM EFEITO NORMAL DO MEDICAMENTO PARA DIABETES CHAMADO FORXIGA, que eu tomo. Ele pega toda a glicose que circula no sangue e joga na urina. Disse que todos outros exames estão normais, e que não há nada de errado com meus rins. E que essa glicosúria não tem efeito nefasto nenhum, nem para os rins nem para nada. Ufa!!! Outra coisa, eu dei uma revisada na alimentação que inseri no Fatsecret. Na verdade, a ingesta de Carboidratos (líquido) é de 69g (10%). Proteínas 205g (28%) e Gorduras 206g (62%). Total de kCal/dia= 3.000. Bem, agora posso continuar tranquilo a minha alimentação (“quase” Low Carb), e com recomendação da nefro. Obrigado pela atenção, abraço!

          • Olá Reiner. Desculpe se estou “alugando”… é que tem mais uma coisa estranha…rssss.
            Bem, então eu pensei que estava fazendo uma alimentação Low Carb High Fat há 2 meses.
            Ontem resolvi analisar a minha alimentação diária no Fatsecret. Deu um Total de 3.600 kcal/dia (o ideal seria 2.600 kcals para igualar o gasto diário). A análise deu que minha alimentação diária é composta de:
            – 56% gordura (227g);
            – 26% proteína (238g); e
            – 18% carbos (163g!!!).

            Meu objetivo inicial era ficar em 30g de carbos…. Eu como de tudo que é permitido na Low Carb à vontade e não conto calorias. Só não como os alimentos de alto índice glicêmico (IG): não como açúcar – talvez alguns disfarçados -, nem pães,farináceos, amidos, batatas, arroz, macarrão, tubérculos, nem as frutas de IG alto e outros alimentos de maior IG ou com muitos carbos.

            No entanto, mesmo com esses 163g de carbos, em 2 meses com essa alimentação os resultados, como já descrevi na msg mais acima, foram excelentes; tanto no perfil lipídico, como na glicemia/insulina, como na PCR e CPK, como tb no emagrecimento. Parecendo como se fosse uma dieta Low Carb e Cetogênica, confirmada na urina.
            (Apenas a questão da glicosúria alta por investigar…).

            Bem, não entendi mais nada com essa análise da minha alimentação. Parece que minha alimentação não é Low Carb (163g), mas os resultados parecem ser!!! Nem sei que tipo de alimentação seria essa, com esses percentuais e quantidades de nutrientes.
            Qual a sua opinião sobre essas quantidades da minha dieta; poderia, ainda assim, ser considerada Low Carb?
            E, principalmente, seria saudável comer assim?

            Valeu pela atenção e pelo espaço, abraços!

            • Lowcarb não é, mas está no nível de paleo. Rapaz, vc tem certeza que não colocou as porções erradas no fatsecret? Tem muitas coisas erradas lá, tipo, uma xícara de morango, não é a mesma coisa de 8 morangos, a diferença é absurda ahhaha, dá uma revisada, pq está bem alta. Além disso, não é possível que vc come essa quantidade todos os dias. VAi colocando os outros dias e veja as porções direito, pese se for o caso para ter ideia.

              Ser saudável vai depender do que vc come, e não dos macronutrientes, uma alimentação com o mínimo de industrializados, dando preferencia a saladas, carnes e carboidratos complexos como aipim, e principalmente sem exageros em geral é super saudável.

              Veja logo esses exames para termos um feedback, e mostre a seu médico também, para ver o que é hehehehe. Estou curioso.

              Valeu!!

  65. Reiner, estou na dieta (levando a sério) a menos de duas semanas. Notei esses dias que nos treinos meu suor tem um cheiro forte de amônia. É normal?

    Outra coisa: antes dos treinos tomo um termogênico a base de cafeína. Isso pode afetar negativamente a dieta e meu organismo?

    Grande abraço e parabéns pela matéria!

    • Em geral é normal, afinal vc tá treinando forte e com lowcarb, vc acaba utilizando alguns aminoácidos para gerar energia e um dos subprodutos é a amônia (NH3) produzida pelo fígado. Em geral vai logo para uréia, porém em um treino muito intenso, aliado a uma dieta pré treino pobre em carboidratos e rica em proteínas, isso pode aumentar muito a metabolização dos aminoácidos para o fornecimento de energia, e nesse caso, ocorre uma produção excessiva de nh3, cujo fígado não consegue processar e excretar tão rapidamente pela urina, então o corpo passa para a desintoxicação da amônia via sudorese (o suor).

      Vc pode acabar com isso comendo um pouco de carbs no pré-treino (se vc quer ganhar massa, comer carboidratos é algo que deve acontecer) ou se vc quer ir pela via cetogênica, tem que esperar o corpo se adaptar e começar a comer gordura antes do treino, como óleo de coco, para o organismo saber que é de lá que vai tirar energia, mas a adaptação pode demorar até 2 meses.

      Qualquer coisa, vc deve procurar um médico para fazer outras avaliações e ver como está o seu fígado e rins. mas para mim está ok, se isso acontecer em dias de treino não intenso, mesmo depois de 2 meses de dieta, então é bom procurar um médico. Eventualmente não vejo nada demais. Mas lembre-se, não sou médico e isso é só uma opinião ehheeh

      Valeu Bruno, obrigado pela visita!

  66. Boa tarde Reiner, preciso de ajuda, fazem uns 40 dias que estou na dieta low carb com menos de 50g de carbo, minha alimentação é basicamente 100g de carne grelhada em oleo de coco, muita salada de folhas duas vezes por dia, 500ml de kefir pois sofro com intestino preso, e um abacate, isso todos os dias, eu amo as refeições, porém treino 5 vezes por semana, tres vezes musculação, um treino hit e um funcional, e hoje me senti muito mal, visão turva, muita tontura, dor fortissima na cabeça acompanhada de uma pressão insuportavel, por tres vezes pensei que iria desmaiar, aí decidi hoje no almoço comer meia banana e uma colher de sopa de arroz integral, de sobremesa comi uma maçã, e os sintomas não passam! estou muito preocupada, o que devo fazer? aumentar a ingesta de carbo? qual vc me indicaria e qual a porção, obrigada!

    • Luciane,

      Vc está a 40 dias em dieta, passa mal e está culpando a dieta? Não é mais interessante vc ir no médico para fazer exames e verificar o que está havendo? O que vc falou podem diversas causas, não necessariamente alimentar.

      Se vc tem certeza que foi a dieta, eu aconselho a ida a um nutricionista, pois no seu caso foi algo realmente sério.

      Sério mesmo, eu aconselho ir a um médico e fazer exames. Afinal é seu corpo que está em jogo.

      Abraços e obrigado pela visita!!!

      • então, já melhorei hahaha! mas acredito que tenha sido por causa de pouco carboidrato para um treino funcional pesado! vc que tem mis experiencia poderia me indicar a quantidade mais ou menos de carbo para quem só quer manter o peso, perder pouco? eu não costumar ter dia de lixo nem refeição lixo! Sigo o protocolo certinho! vc tem alguma lista de alimentos mais conhecidos low carb? sinto falta de frutas e pelo que li até agora as mais indicadas são o abacate e o morango, isso procede? qt a recarga de carbo, qual seria a ingestão indicada para uma recarga? kkkk me desculpe por tantas duvidas 🙁

        • Olha, se vc só quer manter, pode comer frutas a vontade, não precisa de cetose. Se vc quer ganhar músculo com cetogênica, seria tipo uma dieta metabólica ou dieta cetogênica cíclica, dá uma procurada na net que vc vai encontrar, mas teria que ter o dia de lixo. Mas só para a saude, eu aconselho que vc coma a fruta que quiser, um número interessante de carbs por dia seria 100g a 150g.

          Coma aipim, tapioca, banana, não vai afetar sua saúde. Um protocolo interessante talvez fosse o whole30, dá uma olhada no site deles, eles ainda tem uma sugestão de pré e pós treino. http://www.whole30br.com/

          VAleu

          • Muito obrigada! com certeza irei te incomodar mais um pouquinho, virei fitness agora, ainda tenho muitas duvidas, li varios artigos hoje a tarde tenho estudado muito! te agradeço por todo auxilio! esta me ajudando muito!

          • To na duvida: Faço low carb ou whole 30? A whole foca nas proteínas e essa dieta de proteínas é antiga, só ganhou esse novo nome. Dilema: mais proteínas ou mais gorduras?
            Foco: perda de peso, 25 kg e posterior ganho de massa.
            Obrigada.

            • Com certeza Lowcarb, whole30 é mais focado no ganho de massa muscular. E eu particularmente não gosto do fato deles porcionarem as refeições, acredito mais na saciedade. A Isabel do Blog está fazendo whole30 e gostanto bastante, mas ela quer ganhar massa, e além disso, o protocolo de sem lácteos fez muito bem a ela.

              Converse com sua nutricionista, mas uma dieta Lowcarb sem lácteos pode acelerar e muito a perda de peso.

              Valeu e obrigado pela visita!

  67. Oi Reiner, tudo bem? Parabéns pelo site, muito útil para quem está começando a trajetória cetogenica 🙂

    Eu estou no terceiro dia de indução, comendo pouco menos de 10g carbs líquido.

    Percebi que quando passo das 15 horas de JI (porq estou fazendo o mesmo dia sim dia não) começa um zunido no ouvido, igual quando vc está em um avião e o mesmo começa a decolar, só que o zunido só passa mais ou menos 1 hora após eu me alimentar.

    E hoje (3′ dia) estou sentindo meus rins um pouco delicado, mesmo eu bebendo mais de 2.5L de água.
    E a primeira e segunda urina do dia tem cheiro muito forte, como se estivesse em um início de infecção :-/

    Vc, ou alguém que conheça nesta trajetória cetogenica teve estes sintomas?

    Obrigada por sua atenção.

  68. Olá, a dieta cetogenica ela é super eficiente mas como proteção o corpo pode diminuir o metabolismo ? É interessante fazermos mudanças de quantidades de carboidratos, do tipo um dia cetogenica e outra aumentar um pouco as quantidades?

    • O corpo não diminui o metabolismo. isso é mito. Para vc ter uma ideia, em jejum, o corpo aumenta o metabolismo, são artigos científicos que dizem isso.

      Mas é sempre bom, dá um susto no corpo (inserindo carbs), tem gente que faz isso a cada 7 ou 15 dias;

      Obrigado pela visita!

  69. Excelente matéria! Tenho o colesteral um pouco elevado e faço uso de Sinvastatina. Nesse caso, posso fazer a dieta cetogênica? Nenhum médico costuma recomendar essa dieta, por isso não perguntei ao meu. Conheco pessoas que fizeram e se deram super bem com o método. Na sua opiniao, no meu caso há alguma contra indicação?

    • Eliana, só que pode receitar um medicamente é um médico, pois cada caso é um caso. Eu particularmente, tomo dipirona quando inicio a dieta (lá para o terceiro dia) pois a dor de cabeça fica grande, mas um comprimido só e depois normaliza. MAs como eu disse, só um médico pode dizer o que vc pode tomar.

      Valeu e obrigado pela visita!!

  70. Comecei a mudança para low carb há 10 dias e não me pesei ainda, mas estou me sentindo inchada. Você acha que o não pesar ajuda ou atrapalha?

    Não tenho tomado água o suficiente (esqueço ou não tenho vontade) e estou indo pouco ao banheiro para fazer o n2. Fiz um dia de lixo no meio da semana e voltei firme no dia seguinte. Faço tostex low carb ou como pão low carb toda a manhã, será que estou ingerindo muito carboidrato no café da manhã?

    • Lucy,

      Pesar todo dia ou não, deve ser pessoal mesmo. Eu me peso todo dia, eu prefiro, eu faço gráficos e tudo mais. e não me desespero quando o peso aumenta, pq são flutuações normais do peso. Se vc se desespera com isso, melhor uma vez por semana mesmo ahuahuahuauh.

      Quanto as fezes, é normal reduzir, afinal estamos comendo muito. Quanto a água, aconselho que mantenha perto de vc, pq as vezes temos preguiça de pegar a água. De qualquer forma, procurar um nutri ou um médico (MUITO BOM) é sempre interessante.

      E vc tem que avaliar se precisa tanto comer pão todo dia, as vezes isso atrapalha sim. Tudo em excesso faz mal, comer todo dia a mesma coisa também, hehehe, vamos diversificar isso aí 😀

      Valeu e obrigado pela visita!!

  71. Boa noite, comecei a dieta low carb faz uma semana e sinto meu abdômen inchado e com gases presos, isso tem relação com a dieta? Se sim, como consigo melhorar?

    Grato

    • Pablo,

      Vc pode estar intolerante a algum alimento que está consumindo na dieta. tipo muito queijo, muito creme de leite, tem que investigar qual alimento está fazendo isso com vc. Faça testes, e qualquer coisa procure um médico.

      Abraços, e obrigado pela visita!

      • Boa noite Reiner,
        comecei a dieta hoje rs, estou sentindo dor de cabeça..
        estou com dúvidas sobre as quantidades e o que pode comer em maior quantidade.. Poderia deixar umas dicas sobre as porções..

        Não comi nada de manhã,
        almocei 1 bife de frango 200g, 500 gramas de brocolis, alguns pedaços de queijo presunto e creme de leite, tomei sprite zero,
        jantar: pedaços de salsicha, couve, bastante queijo e presunto.. Estou fazendo somente as duas refeições, não sinto fome nos intervalos, posso continuar com esse tempao sem comer? leite é permitido? Refrigerante zero sem açúcar é permitido?
        É Necessário fazer atividades físicas? Estou muito cansado pois trabalho até tarde e não tenho tempo para caminhadas.
        Sobre o dia do lixo é permitido em 15 em 15 dias ir em um rodízio de pizza se matar de comer carbo? Valeu desculpe pela quantidade de dúvidas

        • Oi Danilo, milhares de perguntas huauhauhauhahu

          Meu velho, dor de cabeça geralmente é sinal de pouco sal, só dá uma caprichada, se continuar, procure um médico.

          Se vc está saciado com 2 refeições durante o dia não tem quaisquer problemas, coma quando tiver fome, e coma até a saciedade. Mas consultar uma boa nutricionista pode te dar uma luz sobre como está a carga nutricional das refeições.

          Não recomendamos refrigerante zero. Ele pode ser usado eventualmente, mas com o tempo, retire, pois é um veneno para o corpo.

          Quanto as atividades físicas, estamos lançando uma série de exercícios para sedentários, não toma muito tempo e é de graça. Dá uma lida aqui: https://www.diaadialowcarb.com.br/dia-dia-em-movimento/ Vale a pena para ter saúde (que é o mais importante), não para emagrecer.

          Quanto ao dia do lixo, entenda que nada é proibido e permitido. Vc tem que ver o que é bom para vc. Tem gente que consegue fazer dias de lixo e emagrecer, tem gente que não. Vc tem que testar. E dia de lixo não precisa ser com gluten, pode ser, por exemplo, um beijú de tapioca, batata doce, um bom brownie de chocolate. existem várias opções para fazer recarga de carboidrato.

          Valeu e obrigado pela visita!

  72. Olá Reiner. Sou paleo\low-carb à 3 anos e no início senti praticamente todos esses sintomas. Nos últimos meses tenho experimentado o jejum intermitente. Como descrito, na fase inicial da cetose, nossa concetração, raciocínio, clareza pode baixar (e no meu caso baixa). No entanto, já houve situações onde a concentração, mas principalmente o raciocínio estavam no máximo (confesso que fiquei surpreendido, pela positiva, claro). O problema é que não consigo identificar padrões com a alimentação desses momentos. Normalmente faço jejuns de 16 h. Só almoço e depois a janta.

    Quais os fatores alimentares que levam a essa situação?

    Desde já obrigado. 🙂

    • Oi Luis,

      Em geral, esse raciocínio e clareza ficam no máximo devido a queima de gordura, pq tem muita energia disponível para vc, e a insulina não está pentelhando o organismo paar que comamos mais. Provavelmente, comidas saudáveis que tenham mais carbs, dão uma travada nesse raciocínio, então se comeu muito legumes no almoço, é capaz de se sentir letárgico pela manhã.

      Eu mas nunca li estudo sobre isso. vou pensquiar alguns.

      Abraços, e obrigado pela visita!!

  73. Oi bom dia
    Estou no 3º dia da dieta cetônica, para ver se consigo perder aquele pouco de gordura abdominal e nas costas que restam, +- 6 kg. Estou fazendo musculação e caminhadas 5 dias semanais hà 7 meses, reeducação alimentar, tive excelentes resultados. Minha dúvida é se mesmo continuando com a minha rotina de exercícios e fazendo esta dieta do Atkins (por sinal li os dois livros dele alguns anos atrás) vou perder músculos?

  74. Eu fiquei 15 dias na dieta cetogenica cortei o acucar e os carboidratos parei porque fiquei com o abdomem muito inchado e parei de perde peso.no terceiro dia que parei acordei vomitando muito sem parar ate agua nao parava no estomago tive febre de 39.1 fiu parar no hospital .agora estou toda dolorida por dentro ate de rir doi e a boca cheia de feridas sinto ate na garganta muita dor no estomago e no figado perdi 3 kilos en 15 dias …nao estou falando que a dieta é ruim .ela parese ser muito boa .mais meu organismo nao aceitou.. vou melhorar e vou fazer reducaçao alimentar….

    • Oi Erika,

      Vc tem certeza que não pegou alguma infecção? Pq são sintomas clássicos disso. Uma dieta não faria isso tudo em 15 dias, afinal, vc só cortou os industrializados.O hospital falou o motivo da febre? Qual foi o tratamento?

      Sei que tem muitas pessoas que não se adaptam a uma dieta cetogênica, e precisam um pouco mais de carbs para emagrecer, mas dizer que causa febre é realmente estranho.

      Um abraço, e melhoras.

  75. Oi!
    Estou fazendo a low carb há cerca de 50 dias.
    De 4 dias para cá, como minha perda de peso estagnou resolvi dar uma cortada geral nos carboidratos mesmo os permitidos para fazer o corpo entrar em cetose.
    Já estou há 4 dias com ZERO carboidratos!
    Além disso tenho feito também jejum intermitente de cerca de 22 horas por dia.

    Mas venho medindo meu nível de cetose com o aparelho de exame de sangue mas o máximo Q chegou foi 0.8 de manhã cedo e durante o dia 0.3…
    De líquido, além de água, só tenho tomado café com adoçante chá de hibisco com adoçante e guaraná light

    De comida só proteínas puras e gorduras. Confesso q pouca gordura por falta de opção mas tenho comido gordura também. E somente uma refeição por dia.

    E mesmo com tudo isso o meu nível de cetose não aumenta….

    Eu não sei o porque e isso está me desanimando muito…

    Você tem alguma ideia do motivo disso estar ocorrendo?

    Sabe me ajudar? Ou sabe onde posso ter ajuda?

    Desde já muito obrigada pelo apoio!

    • Melissa,

      Não adianta ter pressa ou cortar tanto os carbs. Seu nível de cetose não sobe rápido, pq precisa de TEMPO. mesmo que vc faça jejum por 7 dias, é provável que ele não passe de 3 a 4. Além disso, proteína também altera a insulina (de certa forma), esse guaraná light, n possibilidades.

      Pq está com tanta pressa de aumentar as cetonas? Vá com calma, esse nível de desespero também altera os resultados (cortisol).

      Procure uma boa nutricionista (muito boa) e vá com calma. não engordamos em 50 dias, não dá para emagrecer tudo nesse tempo.

      Abraços, e obrigado pela visita!!

    • Fadiga e irritabilidade, podem durar ate 2 meses em alguns casos, o comum é até 1 mês (eu mesmo fico em média, 20 a 25 dias). Vômito não é comum, provalvelmente vc não tá tolerando bem algum alimento. Tente verificar, ou procure um médico para investigar. com certeza não é um sintoma comum em dietas lowcarb.

      Abraços Laís!! Obrigado pela visita!!

        • Não vejo correlação, deve ser algum alimento específico que vc está ingerindo ou algo errado na sua saúde. Eu indico que vc procure um médico (e que ele faça exames, se te passar remédios direto, fuja hehehe) para diagnósticar o que está te afetando.

          Valeu

  76. Parabéns pela matéria. Comecei mais ou menos a dieta cetogênica ontem e hoje tive uma diarreia que saiu bastante óleo das minhas fezes. Fiquei um pouco preocupado… Ontem comecei o dia com um café com ghee e óleo de coco e ao longo do dia comi um pouco de batata doce no almoço, com uma salado com um pouco de grão de bico e coxa de frango. Ao longo do dia, à tarde comi um sanduíche no pão integral com grãos e bem a noite comi dois cones, ou seja, apesar de reduzir um pouco, não cortei o carboidrato como deveria… será que foi por isso que deu o revertério? Posso continuar na dieta se eu for mais rigoroso com o carboidrato ou vai piorar pra depois melhorar? Ontem tive também um pouco de dor de cabeça e de garganta e acho que fiquei febril e indisposto à noite…

    • Marcos,

      A febre é provavelmente devido a talvez uma inflamação na garganta. Mas não sou médico, nesses casos, vc tem que ir na emergência ou no posto de saúde, par avaliar o que houve. Mas velho, improvável ser a dieta.

      Agora, quanto a diarréia, é provável. hehehe. Veja bem, vc não pode ser lowcarb e highcarb ao mesmo tempo. simplesmente pq é impossível. Se vc comer muitos carbs e comer muita gordura, esses carbs vão aumentar a insulina e ela vai mandar a gordura estocar. ou é um ou é o outro. Ou vc tenta emagrecer com lowcarb, podendo comer muitas comidas gostosas, ou com a dieta tradicional, só que limitando as calorias, e comendo tudo light, diet, comendo só salada, etc. As duas emagrecem. vc tem que ver o nível de sacrifício que vc está disposto a ter.

      Valeu!

  77. Ola bom dia,amei a matéria de verdade,sempre que faço diet tenho a sensação de emagrecer mas, chega um ponto em que perco no maximo 5 kg e meu organismo começa a reter os alimentos, ou seja,diminuição na frequência no banheiro pra fazer o 2.gostaria de saber o que devo fazer lembrando que estou bebendo bastante água e mantenho a dieta corretamente.gostaria de saber mais sobre a suplementaçao de magnésio, como ela seria feita??

    • E para completar o comentário ae,a sensação de barriga inchada é super ruim,fora que, parece que vc nao vai perder mais nda,dae vem o desânimo e a desistência na dieta.

      • André, em geral, quando estou em lowcarb sem fibras (comendo pouco vegetal) realmente diminui a frequência do n. 2, pq vc não está comendo tanto, entende? Se eu não como muito, não tem como gerar as fezes, então ela fica bem pouquinha mesmo. Quanto ao peso estagnar, é normal. Vc tem que entender as bases da dieta lowcarb e adotar para o resto da vida. Basicamente, evitar ao máximo industrializado, comer comida de verdade e não exagerar nos amido e evitar grãos. mesmo que vc perca 100g por semana, se vc sabe que é uma dieta saudável, qual a pressa de chegar no peso ideal? Com o tempo vc chega lá.

        Se vc ainda assim, optar por uma dieta cetogênica (por qualquer motivo) então é normal emagrecer até 1kg de gordura por semana, isso quer dizer que vc pode exagerar na gordura uma semana e não emagrecer, como vc pode ter perdido 3kg em uma semana (boa parte de água) e na outra, ganhar 1,5kg, e por aí vai. O que importa é ver a média semanal, inclusive durante um mês. Se vc olhar flutuações diárias fica dificil saber se está emagrecendo ou não. Dá uma olhada nos gráficos deste post: .

    • Juliana,

      Você tem certeza que essas dores são devido a dieta? Vc não sentia antes e depois que iniciou teve essas dores? pq eu nunca vi esses sintomas em dietas lowcarb, o que eu sei é que pode ocorrer cãibras violentas, devido a falta de minerais que é perdido devido ao excesso de diurese. Mas esse tipo de dor realmente nunca vi relato. Se vc está se sentido mal em fazer a dieta, a melhor opção é procurar um nutricionista, ou um endócrino (procure um bom, se falar que tem que comer de 3 em 3 horas peça o dinheiro de volta) para avaliar esse caso. Por favor, se vc diagnosticar que foi devido a dieta, nos relate, pois acho válido colocar neste post.

      Muito obrigado, pela visita, desculpe se não consigo lhe ajudar mais. Valeu!

      • Eu faço Atkins a 5 meses, fora as outras tentativas e sem levar adiante e sempre que to em cetose sinto dores horriveis no corpo, parece que tomei uma surra, e esse sintoma perdura por mais ou menos 2 dias, a minha nutri diz q é super normal e realmente com 2 dias passa tudo e entro em uma cetose maravilhosa…

  78. Parabéns amigo! Tenho uma dúvida , esses sintomas sempre vai aparecer a partir do momento que começar a dieta ? Exemplo: estou há 3 meses na dieta, aí dou uns deslize, aí começo novamente a dieta . Sinto que é nesse recomeço que os sintomas aparecem . Isso procede?

    • Oi Paulo,

      Em geral, é para o início da dieta. Se for um deslize eventual, não aparecem esses sintomas não, o que é mais relatado, é que depois de uma jacada, a pessoa tem uma leve diarréia (principalmente se tiver trigo envolvido) e dor de cabeça. mas nada muito grave. Eu particularmente tenho logo diarréia. ehehe

      Valeu, e obrigado pela visita!!!

  79. Olá Reiner, seu blog tem me tirado muitas dúvidas! Cheguei a 5 dias na lowcarb então mutas dúvidas ainda me consomem rs
    Vi que em algumas dietas metabólica faz-se 36hs de carbono livres aos fins de semana. É uma ideia legal? Não põe a perder o sacrifício da semana?

    • Oi Carolina, tudo depende da pessoa. Por exemplo, eu fiz 24 horas de lixo no domingo, engordei 2,5kg, levei 4 dias para perder esses mesmo 2,5kg (Claro que esses 2,5kg é praticamente água). Então eu perdi 4 dias da dieta por causa do dia do lixo, vou emagrecer na sexta, e seu eu comer no sábado e domingo de novo vai ser a mesma história. Consegue ver que para mim não vale a pena?

      Agora, se vc engorda pouco no dia do lixo, e já retorna ao normal em 2 dias, e se vc não está com tanta pressa para emagrecer, é uma solução viável. A Carol do Blog fez isso, e emagreceu bastante, só que demorou também, mas como era um estilo de vida, ela não ficou ansiosa.

      Valeu, obrigado pela visita!!

      • Obrigada pela resposta. Tenho tido muita dificuldade de manter a dieta pois sou intolerante à leite e derivados e também a ovos. Existem alternativas pra meu caso?

        • A intolerância a leite é relativamente fácil de driblar. Mas a ovos é uma coisa super complicada. Praticamente tudo tem ovos. heehhe. Bom, acho que vc teria que procurar uma boa nutricionista para ver o seu caso, mas provavelmente vc não fazer lowcarb cetogênica e sim lowcarb, comendo algumas frutas, carnes, raízes, castanhas, saladas, frango, carnes. Eu aconselho vc procurar livros de comida crua (tem muitos), vai flexibilizar bem sua dieta.

          Valeu, obrigado pela visita!

        • Oi, estou começando agora a adaptação, estou com 2 semanas, gostaria de saber se o consumo de chás (verde, hibisco, gengibre, canela) com adoçante são permitidos. Obrigada

          • Oi Rubia, são sim!! Afinal praticamente não tem carbs, e tem muitas substâncias boas. Tome só um pouco de cuidado com o chá verde e o de Hibisco, pq são muito diurético, e como nossa dieta já é diurética, talvez vc tenha cãibras. Então reponha o sódio e avalie a necessidade de suplementar magnésio.

            Abraços e obrigado pela visita.

  80. Olá! Adorei o texto!
    Fiz essa dieta por 3 meses, com pausas de 15 em 15 dias..mais ou menos. Emagreci 10kg. Ainda tenho que emagrecer mais uns 13 kgs. Porém como estou mto enjoada dessa alimentação resolvi fazer uma pausa de um mês e depois retornar para a dieta por pelo menos mais 3 meses. Contudo estou com alguns medos…de voltar a engordar..principalmente. Meu corpo vai reagir bem nesse um mês de alimentação normal? Pra controlar um pouco estou com o app da dieta dos pontos. Assim..se eu como algo mto calórico..compenso e controlo.
    Sempre nas pausas q era de no máximos 3 ou 4 dias..eu engordava 2 kgs. Mas ficava imaginando..se não era inchaço por conta dos carboidratos q eu comia…em fim..vc pode me dar uma luz?
    Obrigada,

    • Érica, eu precisaria saber o que é alimentação normal para vc? É comer pão?

      Eu aconselho fortemente que se vc vai dar uma pausa, vc fique numa dieta paleo/primal, que é aquela mais natural possível, com o mínimo de industrializado, e também, evitar os grãos, e principalmente o trigo. Essa para mim, é uma alimentação normal. Não é necessariamente para emagrecer e sim para ter uma vida saudável.

      Se vc tá limitando muitos os carbs, com certeza vc vai aumentar o peso assim que sair da dieta, pq vc vai reter líquidos, é super normal. Eu sai da dieta domingo passado, aumentei 2,5kg, maior parte foi de água, em 3 dias, eliminei isso, quando voltei a dieta. Se vc vai sair por um mês inteiro, saiba que vc vai engordar esse 2kg e depois deve estabilizar.

      É uma ótima oportunidade, para vc ver se a dieta paleo seria ideal para ser seu estilo de vida, pois se vc ficar na comida de verdade por um mês e não engordar mais do que esses 2 kg iniciais, vc vai ganhar muita flexibilidade entre as dietas e muita saúde. Qualquer coisa, manda o feedback para nós.

      Obrigado pela visita!!

  81. Bom dia!
    Estou fazendo a dieta lowcarb há 15 dias. Estou me sentindo muito bem, com exeção do mau hálito, que está muito forte. Como posso controlar essa halitose? Minha ingestão de carbos líquidos está em média 25g.

    • Oi Tarsila, olha, se está incomodando tanto assim, acho que é bom vc aumentar a ingestão de água, e também um pouco mais de carbs, para aliviar a cetose. Ou uma vez por semana fazer uma recarga de carbs, que ele corta a cetose, e vc volta no fim de semana. é uma estratégia bem interessante.

      Valeu e obrigado pela visita!

    • Oi Fabrynn, acho que a melhor dica é não exagerar. Por exemplo, coma abacate, em vez de bacon puro. Ou bacon no micro-ondas que tem menos gordura e é mais sequinho. Existem muitas gorduras boas que não tem aparência de comida gordurosa, tipo azeite de oliva na salada, ovos cozidos, castanhas, pão low-carb, enfim, uma infinidade de opções, vc tem que achar o que melhor lhe atende. Não precisa comer gordura pura se não gostar eheheh

      Valeu!! Obrigado pela visita!

  82. Estou encantada com tudo isso que li aqui. comecei a dieta há dois dias. Como conseguir variações para não enjoar, ou seja, receitas? Amo crepioca. posso comer?

    • Se for para fazer cetogênica, crepioca não é indicado não. hehehe

      Olha Fábia, eu geralmente pulo o café da manhã. atualmente como só 2 vezes por dia, aí não dá para enjoar, mas por exemplo, eu faço uma base panqueca, e vario o recheio. Como ovos, brinco bastante com a salada de vários tipos. Eu sigo o snap (o meu é diaadialowcarb) de muita gente e sempre tem ideias novas para testar. É infinito. eheheh

      Valeu, e obrigado pela visita!!

  83. Olá! Estou fazendo low carb há 15dias. No começo senti a fraqueza normal e tal. Ela passou lá pelo sexto dia. Eu treino quase todos os dias e essa semana (já estou no dia 16) a fraqueza voltou bem forte. Até mais que nos primeiros dias. Sou leiga e cheguei a pensar que meu estoque de glicogênio está muito baixo. Mas por não entender muito, achei melhor pedir uma opinião. Será que um carb up seria válido?

    • Polliana,

      Se vc treina forte, então sempre é válido uma reposição de carboidratos. Se sua meta é ganhar massa magra, então não se assuste, vc tem que fazer recarga pesada de carboidratos, pelo menos uma vez por semana. Ou aumentar um pouco os carboidratos todos os dias. vai depender do que vc acha melhor. Mas sim, sem dúvidas vc vai ter que aumentar os carbs.

      Existe uma possibilidade de ficar cetogenica sempre, como a Cláudia Villaça (http://claudiafitblog.blogspot.com.br/), mas é um caminho bem longo, até onde eu sei, mas pode-se tentar. eheheh

      Valeu

      • Boa tarde! O que é recarga pesada de carboidratos? Eu também treino 3 vezes por semana crossfit e não como carboidratos além dos que estão nas verduras. Não sinto qualquer espécie de fraqueza. Mas depois de ler isto fiquei com dúvidas: devo comer um pouco de carboidratos, nem que seja 1 vez por semana por causa da saúde?
        Obrigada 🙂

  84. Ola, fazem 3 dias que iniciei, e estou ficando nas 50g de carbo por dia, porem estou com prisão de ventre desde o dia que iniciei.. antes comia muitas frutas o que ajudava,, pois sempre sofri com a prisão de ventre, mas parei de ingerir frutas, agora apenas vegetais e nozes o que ja vai minha cota toda de carbos.. alguma dica ?? obrigada!!!

    • Oi Mariana, como diz o post, vc tem que ver um suplemento de magnésio, mesmo que seja natural, como comer mais folhas verdes escuras. Ajuda também ingerir mamão, tem carbs, tem, mas não precisa ser muito. Beber muita água também é importante!!! Outra coisa que ajuda muito, é tomar iogurte e melhor ainda se for de Kefir. Com o tempo essa prisão de ventre normaliza.

      Obrigado pela visita!!!

      • Ola. Sou Mychel, e tem 30 dias que comecei a dieta, me sinto mt bem, minhas taxas de sangue estão todas otimas, porém perdi apenas 3 kilos em uma semana, e mais uns dois no decorrer do mes, so q minha esposa percebe visivelmente a diferença no meu corpo, e as vezes acho que não to perdendo peso ideal, pois preciso eliminar 50 kilos, mas ao mesmo tempo acho que eliminar devagar o peso seria melhor, como posso fazer pra saber se estou no caminho certo?? Ovos e carne demais atrapalha a perda de peso?? Não estou ingerindo nada de carb. Obrigado Reiner

        • Mychel, eu acho que vc já recebeu o melhor feedback de todos, o da sua esposa. Tenha paciência que iremos chegar lá!!! Eu mesmo perdi 6kg nos primeiros 30 dias. depende de cada caso.

          Quanto a ovos e carnes, em geral, a proteína pode ser controlado para que não aumente o IGF (hormônio do crescimento que age como insulina), não passe de 1g ou 1,5g de proteína por cada kg de peso magro que vc tem agora (desconsiderando a gordura), é uma boa conta, mas na prática velho, com o tempo vc vai limitar sozinho as porções e a quantidade. Hoje em dia eu como apenas 2 vezes no dia. sem lanches, no máximo um café com creme de leite. Então tenha paciência, que vamos chegar lá. 😀

          Abraços, e obrigado pela visita!!

  85. Boa noite Reiner
    Gostei muito da publicaçao. Ja tinha feito a dieta Dukan fui bem no inicio mas não conseguia entender como não consegui permanecer. Agora sei, comi proteina demais e muita coisa industrializada. Não comia gordura. Estou a 4 dias comendo + – 20 gr de carb. Me sinto muito bem, como o corpo reage diferente mudando de combustível. Só uma curiosidade, hj estou com 42 anos bem acima do peso e ja com sintomas iniciais de menopausa. Ainda não faço tratamento pra meno. Tem alguma restrição ou observação pra eu ser low carb /paleo pra sempre?

    • Zero restrição Gil, mesmo em menopausa. Comer comida de verdade é sempre bom. Agora, 20g de carbs é para quem quer emagrecer muito rápido, vc realmente precisa disso? senão, joga para 50g, liberando uma batata, ou aipim de vez em quando. ou verduras!!

      Abraços e obrigado pela visita!

  86. Ola Reiner, queria saber se nos primeiros 15 dias da dieta cetogenica a pode beber sumo de limão e comer gengibre?
    Pq eu tenho seguido a dieta direitinha, mas de manhã bebo sumo de um limão (amarelo) com uma colher de chá de salsa picada num copo de 250ml de água e à noite dps de jantar bebo meio litro de chá de hortelã com suco de um limão e uma colher de gengibre fresco ralado.
    Comecei segunda (11/07) e tinha 57.9kg, hoje é sexta (15/07/2016) e peso 57kg. So perdi 900g. Tenho 1,60 m e antes pesava 52/53kg, de ha um ano pra ca engordei até aos 58 ( vá que seja 57,9), é queria perder rápido esses kg, não gosto sinto-me melhor com os meus 53kg no máximo.
    Desde já agradeço a resposta e qualquer Conselho que me possa dar pra perder os meus kg.
    Obrigada

    • Olha Isabel, não tem qualquer problema. Mas vc já está perto do seu peso ideal, a perda de peso é realmente mais lenta. Mas espero que vc entenda os benefícios de comer comida de verdade, e aos poucos vc chega lá.

      Valeu e obrigado pela visita!

  87. Adorei a matéria e me tirou várias dúvidas …Estou começando a dieta lowcarb agora, nunca tinha feito nenhuma dieta na minha vida e realmente já estou sentindo alguns sitomas, mas gostaria de saber se é normal nos primeiros dias sentir algumas “pontadas” na parte superior de barriga?!?! E mesmo no início da dieta, posso já utilizar as frutas para ajudar a falta de carboidratos???

    • Any, só consigo achar que é gases essas pontadas (minha esposa tem de vez em quando), tome um chá de erva doce e veja se melhora (é imediato ahuahuuah), se não melhorar veja com um médico para fazer um diagnóstico melhor.

      Quanto as frutas, não aconselhamos, exceto abacate, morango, amora, acerola, qualquer uma com baixo nível de frutose. Valeu e obrigado pela visita.

    • Vc tem que aguentar firme Bruna, é normal e geralmente passa em 2 dias. O correto é vc aumentar um pouco mais a ingestão de gordura, para evitar a tal fome de coelho, dá uma lida no post, ele fala sobre isso.

      Abraços, e obrigado pela visita!

  88. Boa Tarde!

    Estou seguindo a vida low carb ha 2 semanas e estou amando.Porem estou com um sagramento menstrual desde sexta dia 24/06 sendo que tomo o anticoncepcional direitinho e não esta na data do ciclo normal.

    Você pode me ajudar?A Low carb interfere,tem algum risco?

    • Michelle, uma dieta cetogênica pode influenciar o ciclo mestrual. isso não é uma regra, mas existem vários relatos sobre isso, principalmente ligado a leptina. Eu aconselho que vc aumente um pouco a quantidade de carbs, principalmente a noite (ajuda a dormir) e não vai interferir tanto na perda de peso, para algumas até acelera. Quando falo em inserir carbs, to falando de batata doce, mandioca, cará e broto de bambu, aipim, inhame. Não ultrapassando as 50g de carbs, nesse primeiro momento, aí vc estuda para ver como seu corpo reage.

      Vale também consultar um EXCELENTE nutricionista, se isso te incomodar demais.

      Valeu e obrigado pela visita 😀

  89. Estou a dois meses na low carb e pretendo ficar pra sempre mas faço jejum 1 dias sim outro não, e no dia que faço jejum logo apos a 1 refeição por mais frio que está aqui em sp no meu corpo sinto frio e meu rosto queima e fica vermelho será que tem algo haver com a low carb geralmente quebro jejum com ovos vegetais ou uma carne com gordura natural a e vegetais

    • Vania,

      Não vejo motivo para ser a lowcarb, mas aconselhoq ue procure um médico para verificar. Mas é a primeira vez nos meus 4 anos de lowcarb que vejo alguém falar isso. Em geral, na pele só vejo melhoria do tipo, não tenho mais acnes. heheh

      Valeu e obrigado pela visita!

  90. Excelente matéria, bem completa. Estou nesta dieta há 6 semanas. Estou nela por causa de um tumor (câncer), que descobri recentemente. A restrição de açúcar (alimento do câncer) fez com que já diminuísse o tumor. Estou super bem, os sintomas iniciais já foram superados e de quebra perdi 7 kg. Estou com o acompanhamento de uma nutróloga. Para quem quer emagrecer, que não é o meu caso, esta dieta é ótima, mas tem que focar no objetivo. Minha alimentação é bem restrita: peixes, carnes (vermelha só moída), brócolis, couve flor, moranga cabotia, ovos, castanhas, nozes, abacate avocado, gordura de coco e similares (sem açúcar), azeite oliva nas verduras e é mais ou menos isso. O bom é que está valendo à pena, recomendo!

    • Oi Kj. Fico feliz por essa dieta está ajudando nessa fase difícil da sua vida. Eu já tinha lido alguns relatos que ajudam no tratamento do câncer, no caso, o tipo de câncer que se alimenta de glicogênio (parece que tem vários tipos, em relação a alimentação.). Fique nos atualizando assim que possível. Espero que dê tudo certo, ou melhor, já deu tudo certo. Força e fé!

      • Bom dia Reiner. Pois é, passou um tempo. Fiz a cirurgia para a retirada do tumor na semana passada e para a surpresa de todos, o tumor diminuiu pela metade. Sem quimio, sem rádio, apenas com a dieta. Estou agora com o tratamento ortomolecular. Fico decepcionada com os médicos tradicionais que não se atualizam e não dão opções de outros tratamentos. Por eles teria feito várias quimios ou pior, mastectomia. Estou ótima, bem magrinha…..kkkk, mas foi por uma boa causa. Sempre falo desta dieta para quem quer emagrecer, é super certa e tranquila! Abraços.

  91. Boa tarde!
    Estou nesta dieta há 8 dias. Os primeiros dias estive muito bem, inclusíve não notei perda de energia ao fazer exercício (crossfit que faço 3 vezes por semana). Porém, desde há 2 dias, me sinto um cansaço grande, alguma dor de cabeça e muita dificuldade em fazer exercício físico. São sintomas normais? Vai passar? Ou devo parar com o exercício? Obrigada

    • São sintomas normais sim Maria. Se tá demorando, provável que vc não estava muito inchada. A dor de cabeça em geral passa em 2 dias, o cansaço leva até 2 semanas para passar. Com uns 3 dias já alivia bastante. Ele é devido a troca de combustível, de açúcar para gordura, aí o corpo precisa desse tempo.

      Valeu Maria, obrigado pela visita.

      • Obrigada pela resposta! Se inchada quer dizer gorda (eu falo português de Portugal 🙂 ), eu não estou muito. Mesmo assim, eu gostava de perder uns 5 quilos, mas não está fácil! Talvez seja por eu já ter 40 anos! 🙂 Mas obrigada pela resposta!

          • Eh… eh… eh!!!! Cá em Portugal o termo inchada também se aplica a quem tem retenção de líquidos. Eu é que nem me lembrei! 🙂 🙂 Obrigada!

          • Ola
            Boa noite. Estou fazendo essa dieta e fiz o teste de farmacia o da urina e a cor só fica Rocinha um poucoais escura que a 15+. Como posso aumentar? Estou comendo somente (carnes, baicon, ovos e de bebida refri 0 e água) tenho que mudar algo?
            Obrigado pela matéria

            • Só ter paciência mesmo!!! Edna, demora bastane tempo para aumentar as cetonas, e qualquer carbs, nos tira dos níveis alto. Eu levo mais 21 dias para chegar no equivalente ao roxo forte, e eu já sou bem adaptado. tenha paciência vamos chegar lá. heheh

              Valeu e obrigado pela visita!!

  92. Boa noite Rener, eu realmente deixei os remédios para diabetes ,hj não passa de 100 ,e sim vc tem razão, se quisermos o controle ,temos que fazer a mudança pra sempre, isso é meu objetivo, mas confesso ,que apesar de ja ter eliminado 14 kilos, tem dias que sinto meu abdômen aumentado, não sei pq, tenho médico essa semana, depois conto como foi,sô quero mais uma vez agradecer sua atenção, e adoro suas receitas, obrigada, grande abraço. .Clarilda

    • Tem que ver com o médico mesmo Clarilda, as vezes é só inchaço devido a alguma retenção eventual de líquidos, pode ser hormônio, intestino preso, n causas, tem que investigar se isso está te incomodando.

      Fico feliz em saber que vc consegue controlar a diabetes só com dieta. Feliz mesmo 😀

      Abraços, e obrigado pela visita!

  93. Tive diarreia no 6o dia da dieta, estou sendo acompanhado por um nutricionista e senti sintomas como dor de cabeça e indisposição no início. Mas não queria quebrar a dieta por causa da diarreia :(( você me dá alguma sugestão?

    • Provavelmente vc tá comendo proteína demais, Francisco. Comer mais fibra também ajuda. Mas se vc está acompanhando de uma boa nutricionista, converse com ela, para saber o que fazer.

      Abraços, e obrigado pela visita!

  94. Comecei a fazer a dieta a 10 días, fora uma leve dor de cabeça não estou sentindo nada. Só uma duvida qtos dias vou precisar ficar so na gordura e proteina. A partir de qtos dias posso incluir uma fruta? Ainda não me pessei.

    • Valdete, isso é muito relativo. Em geral vc poderia incluir algumas frutas na sua dieta, tipo morango, abacate, acerola. E a depender de quanto vc está restringindo os carbs, e se estiver malhando, dá para colocar uma banana pós-treino. O que aconselhamos é vc se testar, coma a fruta e analise seus resultados. ehhehe

      Fique sempre em mente que o que importa é um alimentação saudável, quanto mais longe de industrializados melhor!!

  95. Gostaria de saber como funciona esta dieta. Tenho k ficar qtos dias sem comer carboidratos?.tenho que intercalar gordura com proteinas.e depos carboidratos. ?

  96. Boa noite! Artigo sensacional…. Parabéns… Estou na low carb a 45 dias. Estava tudo bem. Reduzi 6kg. Porem, esta semana eu comecei a sentir dores intensas de cabeça, ânsia de vomito e ciclo menstrual desregulado. Eu tomo diurético receitado pelo endócrino. Sera se estes sintomas é em decorrência da low carb??? Estou achando estranho, pois na minha,cabeça já tinha passado da fase da adaptação.
    Eu agradeço a atenção.

    • Acho que vc tem que rever esse diurético Quezia, a lowcarb já diurética por si só, talvez vc esteja forçando seu corpo demais. Agora ciclo mestrual não pode ser desregulado por 45 dias em dieta, eheheh, afinal o ciclo é uma vez por mês, é bom esperar 3 meses antes de saber se está realmente desregulado.

      Vá no médico, e reveja esse diurético, se for para emagrecimento, é altamente desnecessário. Além disso, verifique se o cara é bom médico, passar remédio que causa diurese, não é bom sinal, exceto se vc estiver alguma doença que precise isso. Como eu disse, fale com ele da sua dieta e veja se ele vai ter argumento consistente. se falar que gordura não é bom, melhor sair correndo ahuahuahuauh

      Abraços, e obrigado pela visita!

    • Oi Vera, ele pode ser ingerido nas duas dietas. Só que tem que ter cuidado com a quatidade de carboidratos. Um pote de 200 gramas tem em geral 10g de carbs, ser for iogurte natural integral. O resto, já sobe para 30g, mesmo os melhores, só por causa da adição de frutas e estabilizantes e tudo mais.

      Valeu, obrigado pela visita!!

  97. Tenho uma dúvida…
    A base da dieta cetogenica é maior gorduras e menor ou quase nada e carbo. Como foi dito no artigo, bom por sinal, até o período de ceto adaptação o corpo vai queimar todo glicogênio do fígado e músculos. Mas o glicogênio também contém água e por isso o volume muscular. A creatina por exemplo por ela reter líquido o músculo fica mais volumoso.
    .
    Mas tendo havido o consumo do glicogênio no músculo… isso causará sérias perdas de massa muscular, o que para um atleta seria um problema grande.
    .
    Outro ponto importantíssimo é talvez grave:
    Comer gordura não cria acúmulo de gorduras, é se o corpo consome as gorduras para gerar energia, como o corpo vai continuar acumulando gorduras para gerar energia?
    Pois para que o corpo produza gordura corporal ele precisa e carboidratos, pois para produzir gordura corporal é necessário glicerol, é na gordura não tem glicerol, o glicerol está contido no carboidrato. Neste caso… vai chegar um momento que não haverá mais gordura corporal pra queimar e neste caso… como o corpo vai acumular gordura para produzir energia?

    Obrigado.

    • Bom, o primeiro ponto: Quando estamos ceto-adaptados, o fígado continua produzir glicose e ela que vai virar glicogênio no músculo. Existem atletas fisiculturista que fazem cetogênica, mas pelo que entendi ainda comi carbs como inhame, como a Cláudia Vilaça (http://claudiafitblog.blogspot.com.br/2012/10/hipertrofia-e-dieta.html). Obviamente, para algumas pessoas, é necessário comer algum carbs pós-treino para facilitar a ação da insulina no crescimento do músculo.

      Quanto ao segundo ponto: Rapaz, seria meu sonho se o corpo queimasse toda a minha gordura corporal hauuhauahauh, sério mesmo. volto a falar, o fígado produz os carboidratos (glicose) necessários para a manutenção do corpo. Mas no mais extremo dos casos, espera-se que a pessoa coma gordura suficiente para não ser necessário queimar a gordura corporal, ou seja, a pessoa irá manter seu peso. Esse caso que vc mencionou seria para uma pessoa em jejum eterno, o que também já aconteceu (eterno = 1 ano), dá uma lida aqui http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/01/o-cerebro-nao-precisa-de-glicose-o.html

      Valeu meu velho

  98. Olá, estou na dieta ha dois meses, eliminei 12 kilos, mas ainda sinto certos sintomas ,como, cefaléia, dores nas pernas,, sou diabética, ou fui ,pq ja não uso mais remédios, apesar que as vezes em jejum fica em torno de 130, mas ja li a respeito do assunto, e fiquei tranquila, ainda quero perder 9 kilos, será que agora será mais lento?bjo e obrigada a todos..Clarilda.

    • Clarilda, ninguém deixa de ser diabética, (só por milagres). Talvez vc estivesse na pré-diabete e aí fez a doença recuar, mas se vc já foi diagnósticada então vc é diabética. O que vc está fazendo é controlar os carboidratos para que não seja necessário tomar medicamentos, e isso é uma coisa boa.

      No entanto: Não deixe de procurar um médico para saber como está a situação // Não deixe de medir sua glicose, pois a dieta pode causar hipoglicemia, às vezes, e é sempre bom monitorar // mantenha o controle dos carbs, 😀

      E sim, agora vai ser mais lento, mas nada que 3 a 4 meses não resolva. Faça exercícios também, que ajuda a controlar a diabetes, e novamente, fique sempre monitorando sua glicose.

      Quanto aos outros sintomas, vc tem que ver o que é, pode ser falta de magnésio, devido a dieta ser diurética. Vc precisa ir no médico investigar!!

      Valeu, e obrigado pela visita!

      • Você se engana ao dizer que ninguém deixa de ser diabético. É possível sim reverter o diabetes tipo 2 fazendo uma alimentação low carb, sou prova viva disso e existem estudos que tratam do caso. Veja:
        http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/low-carb-e-diabetes.html
        http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/08/remissao-de-diabetes-tipo-2-com-low-carb.html

        Eu tinha diabetes e depois da low carb minha glicose e insulina ficaram NORMAIS e eu NÃO PRECISO tomar remédio nenhum.

        • Gabriela,

          Se vc voltar a comer carboidratos (moderadamente é claro), vc simplesmente vai manter a glicose abaixo de 100? Se sim, considero realmente que vc está curada da diabetes.

          Eu sei de artigos científicos em que há remissão de diabetes sim, porém são pouquíssimos casos, porém não fica claro se eles simplesmente deixam de comer carbs para o resto da vida, ou se voltam a poder comer carbs sem aumentar a insulina de forma anormal.

          Eu já tinha lido os posts do Dr. Souto, entre outros, o problema é que tem pessoas que acham que se curaram da diabetes e sai comendo carbs feito louco. Se vc ler o artigo do Dr. Souto vc vai ver que ele considera um diabético como sendo intolerante a carbs, a cura seria deixar de tomar remédio, mas vc não pode simplesmente comer todos os carbs do mundo como uma pessoa normal, é nesse sentido que considero que não há cura para a intolerância de carbs (remissão de diabetes).

          De qualquer forma, obrigado pela motivação, vou dar uma pesquisa sobre se a remissão é deixar a pessoa normal, ou deixar de tomar remédio. Valeu

  99. Ótimo material, gostei demais pois, é um assunto que geralmente se tem muitas perguntas e poucas respostas, entrei nessa dieta tem 5 dias, mas fico preocupado pois faço academia e preciso de exatamente 116g de proteína e faço 4 refeições ao dia, o que me da 29g a cada refeição, e minha dúvida é se essa quantidade é o suficiente para converter proteína e soltar glicogênio prejudicando assim a cetose? Obrigado

    • Com certeza essa quantidade de proteína não vai aumentar o IGF (insulin-like growth factors). Tem que ser muita mesmo para começar a prejudicar, acima de 3g por peso magro. Agora até onde eu sei essas proteínas não precisam ser em todas as refeições, vc pode comer tudo em uma refeição se quiser. Ainda assim, isso não prejudicaria a cetose.

      Valeu Robe, qualquer coisa estamos aqui.

  100. Boa tarde,
    Estou fazendo uma dieta cetogenica acompanhada por um medico mas ele nao me deixa tomar leite. Queria saber se o leite el pequenas quantidades ao dia vai me tirar da cetose? Estou com essa duvida pois ja havia feito uma dieta cetogenica (metodo Ravenna) e podia leite!

    • Vai depender da quantidade de carboidrato que o seu médico te limitou. basta ver quanto de leite vc quer tomar e quantos de carbs terá naquela porção, tipo 100 ml.

      Masssss, eu concordo com seu médico, leite não é interessante. É um agente alergênico, alguns dizem ser inflamatório e tem muitos carboidratos. O que vc quer fazer com leite que não pode fazer com creme de leite ou nata?

      Abraços, e obrigado pela visita.

  101. Olá amigo,

    ótimo material, muito completo mesmo, eu dei início a essa dieta a 3 dias, e como nunca fiz, acordei hoje passando mal, tonteira, suor excessivo, tremores e falta de ar, achei que eu iria morrer rsss.

    Enfim, perdi 5,2kg já, pois estou comendo só proteína mas em um quantidade pequena, e gostaria de saber se posso fazer por 15 dis ou mais sem ter problemas e se esses sintomas são reflexo da dieta mesmo.

    • André,

      vc precisa incluir GORDURA na dieta. Só proteína não vai dar a energia necessária para manter o corpo. Comer abacate, óleo de coco, azeite na salada, essas coisas, não precisa se entupir de gordura, mas a dieta não é só proteína.

      Quanto aos sintomas, devem passar logo, suor em excesso acaba logo, tontura e tremores também, pois vc vai deixar de perder tanto líquido, mas vá tomando alguma coisa salgada para não deixar a pressão cair demais.

      Parabéns pelo peso perdido!!! Obrigado pela visita!!

      • E se me permite…

        Os macronutrientes que são carboidrato, gordura e proteína, apenas as gorduras e carboidratos são alimentos energéticos, a proteína é alimento estrutural. Nosso corpo é praticamente composto estruturalmente de proteínas. Proteínas não são boas fontes e energia.
        E nem toda proteína de converte em glicose/energia… algumas salas sim, como é o caso da alanina e glutamina.

        Abraços

  102. oi boa noite, olha so eu aderi a dieta cetogenica , me adptei super bem porem não estou conseguindo obter resultados positivos estou fazendo tudo certinho , tirei tudo de carboidrato ,já tem um mês que estou fazendo e não consigo obter nenhum resultado , sera que vocês poderiam me ajudar desde de já grata

    • Maiza,

      Acredito que a melhor forma seria vc procurar um nutricionista especializado. Enquanto isso, veja se vc realmente cortou os carboidratos da sua dieta, usando aplicativos como o fatsecret. Caso vc precise emagrecer e não está funcionando, um profissional vai lhe orientar melhor, infelizmente, algumas pessoas a dieta não funciona, é normal, e vai exigir fazer alguns exames e algumas adaptações na dieta.

      Olha aqui na página do Dr. Souto, tem uma lista de profissionais que conhecem do assunto: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/05/lista-de-profissionais-de-saude-paleo.html

      • olhe eu to fazendo bem direitinho , zero carboidrato to me sentindo super bem to amando fazer não sinto falto de carboidrato nenhum to super focada porem não vejo resultados todas as refeições são em quantidades moderadas nada exagerado e não sei o qye esta acontecendo , mas enfim vou seguir a sua dica muito obrigada

        • Maiza.. gostaria de deixar minha contribuição… logo que comecei a fazer, demorou um pouco para eu começar a perder peso…. pois o organismo leva um tempinho para se ajustar…. demorei para emagrecer e quase desisti… porém como os beneficios e o bem estar foram imensos eu continuei. De repente, comecei a perder muito peso, foi quando o corpo se adaptou e começou a dar resultados. Portanto minha dica para você é: fique firme e permaneça! em breve os resultados aparecerão. Pode confiar!

          • Reiner Requião, Maiza e Josilene, eu tb estou com dificuldades para perder peso, penso estar fazendo tudo certo, já fiz 1 mês de dieta, mas até o momento não obtive exito nenhum, passei a ingerir gorduras que não estava acostumada como banha de porco, manteiga e óleo de coco, durante muito tempo aboli carne vermelha do meu cardápio, só comia carne branca, e apesar de continuar restringindo a carne vermelha, aderi ao bacon, e aos torresminhos, nunca fui fã de leite nem de manteiga, mas aderi a manteiga, misturada ao café preto com canela (hummmm adoro!!!….fica muito bom tb com óleo de coco) e o leite de vaca continuo sem usar. os efeitos colaterais que venho sentindo são abdômen inchado e diarreia pela manhã, um pouco de dor de cabeça, fadiga e sonolência …. Voc~esteriamalguma dica pra me ajudar ?????

            • Cristina,

              Vc talvez esteja com alguma intolerância a algum alimento que vc está comendo, pq isso aí é tipico de intolerância. Seria bom procurar um médico, talvez vc tenha que restringir seus alimentos para descobrir o que está causando isso. A fadiga e sonolência às vezes demora mesmo para acabar, no meu caso demorou 5 semanas para eu parar de sentir sono depois do almoço, melhorou muito depois que fiz jejum intermitente. Uma boa coisa de se tentar é o jejum por 24 horas, para ver como seu corpo reage.

              Abraços, e obrigado pela visita!

  103. Olá! Estou hoje no sexto dia da dieta, e ainda apresento dores de cabeça e fraqueza. Será que é normal? Ou esses sintomas já deveriam ter passado?

    • Cada corpo reage de um jeito Michelly, a ceto adaptação pode demorar até 1 mês. Se estiver incomodando demais, vá no médico, pq pode ser outra coisa (pode ser uma virose por exemplo). Valeu e obrigado pela visita!!

  104. Meus parabéns maravilhoso post!
    Estou adaptando a minha dieta , a dieta metabolica do Dipasquale, como praticante intensivo de musculação estou tendo certa dificuldade para adaptação, pois estou fazendo aquele ciclo ,6 dias low carb + 1 dia normal consumo de carboidratos, minha dúvida seria com relação se existe uma proporcionalidade de consumo de carboidratos diários (na fase low carb) com a quantidade de massa muscular? Dizemos entre menos de 50g de carboidratos para uma pessoa normal, no meu caso com 1,77 93kg percentual corporal de 13% seria mais? Ou não haveria variação?

    • William, em geral, deveria ser quase zero mesmo, pq vc já está fazendo a recarga de glicogênio no dia 07. O que teria que ser controlado é a quantidade de proteína, que tinha que ser igual ou acima de 2,4 g de proteína por peso magro.

      Valeu e obrigado pela visita.

  105. Olá Reiner!
    Parabéns pela matéria esclarecedora! Foi minha melhor leitura sobre o assunto até agora.
    Um resumo de mim, do pq quero fazer a dieta: tenho 29 anos, 1,75m e peso 89kg há 3 anos (proporcionalmente distribuídos), com pouca variação entre 88 e 91kg nesse período. Antes dos 25 anos meu peso máximo estável foi 78kg. (Me lembro com 70kg enquanto praticava exercícios até os 20 anos)
    Me sinto muito bem, bonita, sou resolvida com minha aparência. Mas minhas pernas tem dolorido, atrás dos joelhos, vizinhos tbm apareceram… Enfim, vou entrar nessa dieta e ver se crio coragem para retomar os execícios e sanar essas dores.
    Acha viável?

    Grata,

    • Suellen.

      Se vc não quer emagrecer rápido, acredito que é mais indicado vc fazer a dieta paleo mesmo. Ou seja, reduzir seus carbs para até 100 a 150g e retirar todo e completamente o trigo da sua vida. Em geral, há uma melhora sensível nas dores. Se vc quiser emagrecer um pouco mais rápido, aí eu deixaria os carbs em 50g. Acredito que seja o suficiente para vc.

      Tem boas nutricionistas se vc quiser um acompanhamento profissional, mas de qualquer forma, é só uma recomendação minha. Fica 30 dias sem trigo, e avalie se valeu a pena ou não. Valeuuuu

  106. Ótimo post, iniciei a dieta low carb tem 5 dias porém hoje minha fezes começaram a sair amareladas mais pastosas e com gotas de gorduras. Peso 108 kg e tenho 1.63 de altura.
    Devo me preocupar ou é um processo natural?

    • Acho que só um médico pode te ajudar Anne, tá muito específico isso ehehhe. Em geral, as fezes reduzem a quantidade, e algumas pessoas tem a prisão de ventre por isso. Parece que no seu caso, TALVEZ, vc esteja exagerando na quantidade de gordura, e o corpo não está absorvendo. isso supondo que vc não esteja tomando remédio que afete as fezes.

      Se demorar demais, vá no médico, não custa nada. VAleuuu

  107. Olá Reine, boa noite.
    Será que poderia me ajudar?
    Meu nome é Vera, tenho 52 anos, sou fibromiálgica e iniciei a dieta Lowcarb dia 28/01.
    Hoje dia 22/03,os sintomas da fibromialgia melhoraram de forma espetacular, faço hoje coisas que não fazia a meses, porém tenho sentido alguns sintomas como fraqueza muscular, a cabeça parece que está com começo de labirintite,um pouco de enjôo e hoje tive desarranjo intestinal.Emagreci 1 kg na primeira semana, mas depois a balança parou e está parada até agora.
    Enfim….Esses sintomas depois de quase um mês, é normal que persistam?? E qto ao emagrecimento, saberia me dizer o que estaria errado??? Estou seguindo tudo direitinho e não consumo gluten de forma alguma.
    Desde já, muito obrigada e parabéns pelo site, recheado de informações que nos ajudam muito.
    Um forte abraço

    • Oi Verinha.

      A questão da melhora da fibromialgia é em geral com a retirada do glúten. E fico feliz de ouvir esse relato. Agora, esses sintomas se for devido a dieta já deveria ter melhorado realmente. talvez vc ainda esteja comendo muitos carbs de alguma maneira. Tente usar o FAT SECRET para acompanhar o que vc está comendo e fazer os ajustes, tipo limitar carboidratos para 20g e se tiver exagerando demais nas calorias, controlá-las também.

      Labirintite deve ser tratada no médico, em geral com fisioterapia passa. Minha mãe tem, e não percebi nela piora devido a dieta. Mas é só um caso que eu conheço, não posso afirmar se há correlação..

      Valeu

      • Boa tarde, Reiner!!
        Primeiro eu gostaria de agradecer pela resposta. Como estou no começo da dieta, fico um pouco perdida ainda rsss
        Com a fibro, aprendi a observar muito o meu organismo e há certas fibras que me causam mal (tenho SIR) e acredito que a diarréia que tive, veio por causa disso (já que não era mais para que eu tivesse os sintomas de adaptação)…..
        Reparei que o meu sintoma de fome, vem dessa forma, com uma “leveza na cabeça, como uma tontura” (eu como e melhora um pouco).
        Eu estava tendo picos de cortisol de madrugada e acordava com muita fome e com os sintomas de mal estar, essa noite comi uma porção pequena de carbo e não passei mal; muito pelo contrário…dormi como a muito tempo não dormia rsss
        Sim….a dieta fez um bem enorme na minha fibro (costumo brincar que sou uma nova mulher rsss)
        Eu uso o FAT SECRET e estou sempre com 20%, 24% ou 26% de carbo por dia!!
        É isso que está me deixando encafifada rsss se estou “dentro do limite de carbo”, pq a balança não se mexe???
        Seria pela minha idade?? Seria pelo começo da menopausa??
        Desculpe lhe encher de perguntas, mas vc tem mais conhecimento e experiência…..e eu estou querendo entender, o que estou fazendo de errado.
        Mais uma vez…. MUITO OBRIGADA!!!
        Abraços
        Verinha

        • Verinha, só um médico ou um nutricionista para avaliar você, pq são muitas variáveis mesmo no seu caso eheheh!! Mas 24% de carbs deve estar alto para vc, teria que reduzir um pouco mais. Algumas pessoas conseguem emagrecer com isso, outras tem que reduzir mais, eu mesmo as vezes deixo em 5%. Vc tem que ver o que funciona para vc. Agora se vc tá dormindo melhor por causa dos carbs, vc pode deixar já reservado algum carb para essa hora, tipo castanha, ou um pedaço de fruta.

          Valeu, e não enche o saco não, é um prazer falar com vocês!!!

  108. Boa tarde Reiner !

    Você já me tirou outras dúvidas em outros posts, mas acredito que essa é a mais importante.

    No sexto dia da dieta cetogênica entrei na gripe põe carb, e isso é horrível rsrs

    Dor de cabeça, febre e halitose. Posso tomar remédio tá combater isso ?

    Devo alimentar o consumo de carbs ?

    Abraco

    • Vinicius, eu quando fico com dor de cabeça devido a dieta, tomo logo o remédio, pois demora a passar. Halitose é realmente que vc tá restringindo demais, claro que vc vai emagrecer mais rápido, mas minha opinião, se não for algo muito grave, o emagrecimento pode ser um pouco mais lento para um convívio social melhor. hehehe

      Agora, febre, nunca ouvi falar, talvez vc só esteja gripado mesmo. Vá no posto, para verificar.

      Valeu,

  109. Boa tarde, Primeiramente parabens pelo site.

    Meu Nome é Samuel, tenho 32 anos de idade e iniciei o LOW CARB dia 28 de Fevereiro.

    Já tive retorno positivo e estou adorando Muito esse estilo de Vida, porem estou com umas Dificuldade.

    Sou ultra maratonista, corro distancias superiores a 45 quilomentos e nunca tive dificuldade nenhuma em correr longas distancias, porem ao mudar meus hábitos alimentares estou sentindo muita fraqueza e não estou conseguindo ultrapassar a distancia de 15 quilomentros durantes os Treinos, estou sentindo muita fraqueza, tontura etc… sei que isso período de adaptação do meu corpo, mas minha Duvida e Angustia é quanto tempo aproximadamente o corpo vai se adaptar a essa nova alimentação e se isso que sinto é Normal para quem esta no inicio. Tenho algumas Competições importantes no Primeiro Semestre e meus treinos estão horríveis.

    Obrigado, Forte Abraço.

    • Oi Samuel,

      Pois é, é normal mesmo e é angustiante. Digo isso, pq geralmente ando de bike e toda vez que começo a dieta eu caio nisso. Mas não dura mais que 2 semanas em geral. Eu aconselho que vc coma algum carboidrato ou antes e/ou durante a corrida, pelo menos nesse início, ameniza bastante esse inicio. Eu faço 75 km de bike fácil em jejum hoje em dia, porém para eu passar dessa marca, eu preciso comer algo, castanha, água de coco, frutas secas, para passar dar energia para se movimentar.

      Quando vc ficar ceto adaptado, seu organismo ainda vai continuar produzindo açúcar, só que vc não vai usar normalmente, então seus músculos vão usar para se movimentar, quando fazemos exercícios intensos assim, esse açúcar extra acaba e precisamos repor. Vale a pena experimentar. Há relatos de pessoas que melhoram com a atividade física, mas acredito que atletas não precisam ficar tão cetogênicos, basta inserir carboidratos próximo (eu gosto mais depois do exercício) para repor que foi gasto. Longos exercícios precisa repor durante mesmo.

      Valeu

    • Thais,

      Até onde eu entendo, o que causa celulite é a retenção de líquidos e má circulação, e alguns alegam que o sal EM EXCESSO, causa retenção. Porém a dieta lowcarb é diurética, portanto mesmo que vc aumente a ingestão de sal, não vai reter líquido, pois quem faz reter líquido não vai ser 5g de sal, e sim 300, 400 gramas de carboidrato diários, e isso já não comemos.

      Valeu, abraços,

  110. Olá amigo , então faz 4 dias que comecei mas no 2 dia tava sentindo uma fadiga e indisposição ,sentindo fraqueza múscular ,diarreia e um hálito estranho isso é normal ?

    • Oi Tiago,

      A fadiga é normal (dá uma lida no post para saber como combater), é o que o corpo tá sem açúcar e ainda não sabe usar a gordura como fonte de energia, aí dá essa falta de energia, mas em uns 3 a 4 dias passa. O hálito é normal, porém geralmente acontece mais tarde, talvez vc esteja bebendo pouca água, é bom ficar monitorando.

      Valeu e obrigado pela visita.

  111. Parabéns pela matéria. Tenho tipo físico magro, esguio. 1.83 com peso medio de 80kg), mas tinha bastante gordura abdominal. Faço bastante atividade física (academia, jiu-jitsu, surf e treinamento funcional). Iniciei uma alimentação com pouco carbo há 2 semanas. Além de uma certa sensação de fadiga na hora dos esportes, perdi 7 kg. Bem verdade que perdi muita barriga mesmo, que era a única gordura que eu tinha. A perda foi tanta que o músculos do abdômen estão aparecendo (nem era este o objetivo). Ganhei bastante definição. Mas me preocupa o número: 7kg em duas semanas pra alguém magro. Devo fazer uma bioimpedância em 1 mês mas até lá gostaria de um aconselhamento seu. O sr acha que esses 7kg podem ser apenas de gordura e água (por conta da diminuição do glicogênio muscular)? Ou posso estar catabolizando neste processo? Acha que a perda ocorre neste primeiro momento ou será que vou continuar a perder peso? Por último. Se eu introduzir uma quantidade de carbo maior antes das atividades intensas, vou atrapalhar o processo de cetoadaptação? Obrigado.

    • Pedro,

      Se vc já é magro então não é necessário estar em cetose alta. Ou seja, vc vai estar ceto-adaptado, mas não precisa estar produzindo cetonas. Acredito que as pessoas só precisam estar em cetose severa se for para emagrecer muito. No seu caso, vc já vai estar numa leve cetose ao dormir e quando voltar a comer, vai estar usando tanto glicose quanto gordura como fonte de energia.

      Então, se vc adicionar glicose antes de treinos intensos, boa parte da glicose ficará preso no músculo e será acumulado, uma vez no músculo o glicogênio não volta a aumentar a insulina. Isso provavelmente vai te dar disposição, mantendo os benefícios de ser ceto-adaptado, que é basicamente não sentir fome o tempo todo e der boa disposição. Se já é magro, é possível manter o peso até com 150g de carboidrato, e se é ativo, então é mais garantia ainda. Agora se vc quiser definição, aí o controle de carboidrato deve ser mais restrito.

      Valeu, se sobrar dúvida ou se não ficou claro, só comentar aqui. Obrigado pela visita.

  112. Já estou indo para 2 meses na dieta.Perdi muita barriga e aproximadamente 7 kilos.
    O que me incomoda de 3 dias para cá é que passei a ir ao banheiro urinar com muito mais frequência,a noite também,isso sem falar que tive alguns episódios de diarreia,o que estou acostumado pois tenho SSI.
    A diarreia foi facilmente controlável aumentando a quantidade de gordura na alimentação,e agora estou aumentando a quantidade de agua que estou ingerindo para tentar melhorar o problema das idas frequentes ao banheiro,principalmente a noite.

    Notei que quando parei de beber água com mais frequência o problema do excesso de urina começou.Fiquei um pouco preocupado no inicio,mas agora acho que é normal do novo estilo de vida.

    Será que as idas ao banheiro serão uma constante na dieta,tenho certeza que entrei em cetose,tanto por os aumentos de micção quanto pela cor e cheiro da urina?

    • Ulisses,

      Em geral, (até onde eu sei) acabamos urinando mais pq a água não fica retida pelo glicogênio e fora tudo isso, o sódio impacta também. Eu apesar de ter pressão alta, como um pouco mais de sal do que o meu normal e também bebo mais água, para mim funciona bem. Só tem que tomar cuidado no dia que for jacar, pq eu por exemplo, assim que como carboidratos demais, começo a inchar (retenho líquido) e com isso a pressão aumenta bastante.

      Quanto a certeza que entrou em cetose, em geral a cor (mais alaranjado) e o cheiro é um bom indicativo. Mas o melhor é comprar um aparelho que mede cetose. Agora se vc for ficar pouco tempo em cetose, nem vale a pena, vc pode emagrecer o que vc quer e depois partir para uma abordagem mais paleo, que é focada em alimentos não industrializados.

      Valeu Ulisses, e obrigado pela visita.

  113. Boa noite
    Tenho 1.56 e atuais 59 kg
    Estou a 7 dias comendo mais ou menos 100 g de carboidrato e mesmo assim consegui emagrecer 1 kg nesses 7 dias e ai.da mantendo menos de 1200 kcal, ontem sai um pouco do dieta e hj resolvir ficar em menos de 50g de carboidrato, porem estou passando MUITO mal, vontade de vomitar, sono exagerado e muita tontura, o que pode ser? Com 100 g como fazia anteriormente entrei em cetose, sera? E ontem sai e hj voltei?? Pq nao acredito ja estar na cetose em apenas UM DIA, me tire essa duvida

    • Nathalia,

      Com 100g é difícil vc entrar em cetose, porém não é necessário isso para perder peso, eu aconselharia ficar mais em uma dieta paleolítica do que cetogenica no inicio.

      Agora se vc tá passando mal, vc talvez tenha que ver logo um médico, sua pressão pode ter baixado (é comum) então vc tem que comer um pouco mais de sal para evitar a tontura. Sono exagerado é normal no inicio, por umas 2 ou 3 semanas, até seu corpo usar a gordura como fonte de energia.

      Para saber se vc está em cetose, só comprando um medidor mesmo. heeheh

      Valeu e obrigado pela visita.

  114. Dúvidas: Fazem 5 dias que estou fazendo a dieta cetogenica, uso o fatsecret pra contagem de carboidratos. Ingiro entre 20 e 22 gramas por dia. Observei que estou ingerindo aproximadamente 2000 cal. Minhas dietas anteriores tinham bem menos. Será que vou engordar? Outra coisa: percebi que estou comendo mais ou menos 70% de gordura. Isso é normal?Pode me fazer mal? Estou fazendo certo?

    • Oi Álida,

      Para mim está tudo certo. Mas não sei se vc tem algum outro problema associado. A ingestão de gordura é normal, se vc tiver algum dos efeitos colaterais, basta comer um pouco de carbs no fim de semana, por exemplo, um beijú, ou uma batata-doce, ou uma banana.

      Eu vou fazer uma série de post sobre minha alimentação no dia a dia, colocando as porcentagens e meu desempenho, aí vcs vão ter uma ideia da dieta. E eu to precisando ehhehe

      Valeu,

  115. Olá boa tarde,

    Estou em duvida sobre o consumo de sal. Comprei inclusive o rosa do himalaia que entendi ser mais saudável. Tenho 118 kg e 1, 90 alt. Qual deveria ser o consumo de sal para não acarretar em problemas na dieta?

    Sds.
    Marcelo

  116. Incrível essa explicação sobre a diarréia.
    Perguntei a minha nutricionista e ela nao soube me explicaro por que.
    Depois que iniciei a dieta estou sempre com esse problema,mas só posso ingerir carnes magras.
    Além da manteiga e creme de leite,você sugere algo a mais para resolver isso?

  117. Olá Reiner excelente matéria, parabéns!!

    Comecei a dieta e zerei completamente os carbos dia 03/11 e hoje dia 23/11 só eliminei 05Kilos, vc saberia se por eu estar com 42 anos, mas já na menopausa é mais difícil a perda de peso?

    Bjs
    Obrigada!

    • Você perdeu 5 quilos em 20 dias e está achando difícil? hehehehe Rosana, seu corpo vai perdendo lentamente e constantemente com esse estilo de vida. Além disso, vc vai notar outras melhorias no seu corpo. Além de tudo isso, vc também vai notar que sua massa magra vai aumentar um pouco. É bom vc medir a gordura corporal para ir acompanhando.

      E tenha calma, não engordamos tudo em 1 mês, foi um processo lento, o emagrecimento também deve ser. 😀

      Obrigado pela visita.

  118. Ola Reiner…

    Parabéns pelo blog.

    Tenho uma pergunta: Faço corrida 3 vezes por semana, 5km….. já como há muitos muitos legumes e verduras, ……agora estou baixando os níveis de carboidratos na minha alimentação…..

    Minha dúvida é sobre minha corrida….. eu corro pela manhã as 5:30 ou 6:00….. o quê você tem a dizer sobre a aplicação low-carb para o meu caso ??? Posso manter minhas corridas normalmente?? Como identificar quando o organismo inicia o gasto da energia através da queima da gordura corporal? E quantos dias é a duração dos sintomas de desconforto? Pra finalizar: Se uma pessoa ficar muito tempo low-carb e em um dia resolver encher-se de carboidrato ……pode acontecer algo ruim naquele dia??

    Obrigado pelas respostas e um abraço!

    Mauricio

    • Boa Maurício,

      Conheço várias pessoas que fazem lowcarb e correm, não existe nada contra isso, o que pode acontecer é um cansaço e falta de rendimento nos primeiros dias até 2 semanas. Eu faço bike todos os dias, para ir ao trabalho, são 20 km todo dia. Quando faço lowcarb meu rendimento cai, depois de 1 semana, ele melhora consideravelmente. E detalhe, faço em jejum, pela manhã.

      Para vc identificar o uso de gorduras como energia, só comprando um medidor de cetonas pelo sangue, é a melhor opção. As outras seria pela cor da urina (amarelo muito forte), hálito metálico etc, mas isso só ocorre quando vc já tá em uma forte cetose.

      Quanto ao dia dos carboidratos, comigo eu faço uma vez no fim de semana, e só me dá uma leve diarreia. Tenho uma amiga que sai logo alguma espinhas pelo rosto (mas ela come trigo junto). Só testando. Conheço pessoas que nem sentem. heeheh

      Abraços e obrigado pela visita.

  119. Muitas correntes falam que essa dieta não pode ser feita a longo prazo, por não haver consumo de carboidratos, e porque sobrecarrega o corpo com corpos cetônicos. Eu particularmente não concordo, pois os legumes e verduras contém carboidratos, na quantidade adequada e mais saudável que possamos ingerir. Mas, vejo em muitos sites, orientações de que não podemos ficar sem comer esses “carboidratos” que comíamos, como por exemplo, o trigo, por mais de 15 dias. Preciso de uma orientação. Esse é um estilo de vida que eu adotei e estou me sentindo muito bem, e emagrecendo gradualmente, mas minha saúde vem em primeiro lugar. Obrigada. Abraços.

    • Elisa, a melhor certeza para vc é fazer exames. Faça seus exames de saúde e veja se os marcadores estão melhores ou piores. Aí vc conclui. Eu conheço gente que faz cetogênica a anos, inclusive ficou grávida em cetose e assim foi, e o bebê está saudável. Mas vai de cada um, o correto é vc saber o que funciona para vc.

      Agora, pare e pense, o que é que o trigo tem que ninguém pode deixar de comer? Como um celíaco vive?

      Obrigado pela visita.

        • Mesmo não sendo eu, gosto muito de legumes mas consumo com moderação e não todos os dias. Não dá pra se entupir em mandioca (ou aipim) e batata pra quem quer perder peso, mas uma beterraba, cenoura e abóbora é delícia demais contudo, sempre moderados. Eu adotei como estilo de vida então nem tenho pressa. “Tamu junto, Reiner”!

    • Minha tia ja a faz a mais de 10 anos. A gordura deve ser a fonte de energia como sempre desde que o homem vivia da caça e pesca, hoje temos a industria para ajudar e piorar nossa saude, o segredo é buscar o equilibrio.

  120. Reiner…

    Estou em dúvida sobre pressão alta. Alguns artigos dizem que não deve ser feita a dieta em quem tem.
    Sou professora e óbvio que a pressão sobia as vezes.
    Estou controlando com medicação.

    Com a pressão controlada, tudo bem…??. Pode-se fazer a dieta..??

    • Angélica, onde está o artigo dizendo que não pode ser feito por pessoas com pressão alta? Eu tenho, faço e geralmente minha pressão fica controlada por que não tem tanto líquido no meu corpo, o famoso inchaço que a glicose causa. Me passa o artigo para eu investigar melhor, mas a princípio nunca vi nada sobre isso, e por experiência própria, não tive nenhum aumento de pressão devido a dieta.

      Sou professor também ehehhe, sei como pode ser os alunos heeheheh. Obrigado pela visita.

      • Olá,

        Eu também estou experimentando um aumento de pressão já no terceiro dia de dieta e sempre tive a pressão normal. No entanto, tenho certeza que foi porque perdi muitos sais minerais durante uma corrida de 10Km ontem. Até porque estou voltando a correr e ainda soou muito.

        Minha dificuldade é comer mais gordura pois não como derivados de leite.
        Não faço isso para emagrecer, não passo fome e os únicos efeitos que senti até agora foi suar mais em repouso, o que é perfeitamente compreensível.

        Bora se informar galera! Temos muita informação boa por aí e quem quer melhorar a saúde tem que procurar!

        Abcs

        • Jorge,

          Quando se perde sais minerais em geral a pressão cai, em vez de subir, fora que com a perda de líquido o corpo fica menos inchado e a pressão cai também. Se sua pressão está subindo, é bom monitorar para qualquer coisa consultar um médico.

          Fica difícil mesmo aumentar a gordura sem derivados do leite. Mas aí vc tem que ir de abacate, óleo de coco, azeite, gordura natural da carne, peixes gordos, ovos. hehehe Tem boas opções sempre.

          show de boa, vamos ter boa saúde \o/

          Obrigado pela visita!

  121. Olá boa Noite, já estou na dieta cetogênica a 15 dias, e hoje me deu diarréia, não sei pq Andei de mais da conta, ou se estou me alimentando de maneira incorreta, uso o secret fat para medir aaquantidade de carboidratos consumidos e não passo de 20g conforme o permitido! Ainda tenho o gosto metálico na boca e tals, queria umas dicas na alimentação e se isso e normal “diarréia”?

    • Charles, dá uma lida de novo no post que tem o tópico diarreia e gosto metálico na boca. Mas basicamente, vc tem que comer mais folhas e vegetais e comer um pouco mais de gordura e para o gosto metálico, comer um pouco mais de carbs, talvez uma batata doce, ou um beijú, já vai ajudar bastante, vai reduzir um pouco a cetose, que está alta além do necessário (mas nada perigoso para a saúde, exceto se vc for diabético).

      Abraços e obrigado pela visita.

  122. Comecei a fazer essa dieta, é unica que estou conseguindo fazer sem “morrer” de fome, mas esta sendo um desafio enorme no café da manhã,pois eu não gosto de presunto, nem peito de peru, gosto de ovo,mas não de manhã., ja foi dificil tirar o leite.
    Ai me peguei comendo queijo branco e café.. ficava desanimada.
    Foi quando com receita do biscoito… minha salvação..
    Agora é ter foco e variar os cardapios pra não enjoar.

    • É um desafio mesmo. Já tentou fazer panqueca com um belo queijo mussarela (ou o branco) com tomates e manjericão? Ou uma crepioca, ou mesmo um panini. tomate e manjericão é uma boa pedida para o café da manhã. E dá para variar com as apresentações ehheeh

      Obrigado pela visita Lizzy!!

  123. Achei a matéria excelente.. já fiz essa dieta no começo do ano e realmente funciona. A grande dificuldade é viver socialmente com ela. A nossa sociedade está acostumada a se entupir de carbos .. qualquer evento ou jantar na casa de amigos envolve carboidratos e sobremesas deliciosas. A fase de adaptação é complicada mesmo .. cada corpo reage de uma maneira .. mas se for associada a algum treino a mesma trás resultados satisfatórios.

    • Realmente Gabriel, ir numa reunião com amigos complica um pouco, porém eu geralmente marco em churrascaria, ou em algum lugar para que seja possível eu comer. Se for na casa de um amigo, geralmente eu levo uma sobremesa para lá. Abraços,

      • ola boa noite, comecei a low carb ha 12 dias.. perdi um quilo e 300 gramas.. estou lendo dr Souto, e vários outros e vendo vídeos .. estou num grupo zap low carb..

        Ha 5 dias venho tendo dores no estomago.. sabe a dor de que esta com fome.? mas não estou com fome apenas tenho a dor..
        fui a um médico e ele talvez por não conhecer achou que seria pela dieta.. eu estaria tendo uma dispepcia pois o corpo produz um acido para digerir o carboidrato e ele não vem .. e a gordura enfim.. eu nunca tive nada antes no estomago..

        Gostaria de saber sua opinião.. seria de grande ajuda.. por favor

        muito obrigada
        Silvia GArcia

Deixe seu comentário