Emagrecendo em Janeiro

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Resolvi não fazer posts diários mostrando meu emagrecimento, como no Projeto Cetose, por que eu não aguentava muito, esquecia entre outras coisas. Então, resolvi contar a experiência de emagrecimento com frequência mensal. 

Mês de dezembro, com um ataque de loucura acabei comendo tudo que vi pela frente, tudo mesmo, e perto do natal fiz uma promessa: “Vou comer de tudo até o dia 31/12/2013, após esse dia, vou levar a sério o emagrecimento”. Veja bem, em geral eu evito glúten e açúcar como estilo de vida, mas estava comendo carboidratos aos montes, e nos dias de Natal e Ano Novo, comi tudo mesmo, inclusive trigo (em menor quantidade). Quando terminou dezembro eu estava:

  • Com impressionantes 119,8kg. Tinha engordado 6kg em um mês;
  • Com a auto-estima em baixa;
  • Estava estufado, mas não estava feliz!!

No dia 01/01/2014 eu voltei ao normal, ao meu estilo de vida, e resolvi testar ficar sem derivados do leite (que adoro) e mesmo comendo na média de 100g de carboidratos (salada, sucos e castanhas) eu emagreci 4kg. Depois entrei num leve platô e foi aí que comecei a fazer um low-carb restritivo (CURVA LARANJA DO GRÁFICO ACIMA), indicado pela Carolina Guilherme. No caso a ideia é focar na gordura, segue as recomendações:

  • O restritivo deve durar 10 dias para garantir que a pessoa entre em cetose nutricional.  Ok!
  • Derivados do leite: São proibidos exceto pela manteiga. Ok!
  • Limitar as calorias a 1200kcal. (no meu caso, resolvi colocar 1600kcal na média)
  • Tentar alcançar 90% da energia a partir da gordura! (Manteiga, óleo de coco, leite de coco, abacate etc)

Fiz isso, consegui sair do platô de 115,5kg e fui para outro platô em 111,5kg, mas feliz com emagrecimento. Até pq a minha meta era perder 10kg no mês de Janeiro.

Eu sei gente, foi uma meta alta, mas é que eu sabia que estava inchado e achei possível. E foi.  Quer dizer, faltou 300g, mas estou me sentindo um vencedor, pois emagreci bem, e sem furos, o que é raro para mim. Foram 9,7kg eliminados, com lowcarb/paleo.  

A única atividade esportiva foi ciclismo, uso a bike para ir trabalhar, são 22km todos os dias e teve um passeio de bike para uma praia a 75km de minha casa, e só foi isso.

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Agora estou planejando para o mês de fevereiro:

  • Peso: 106kg (meta realística, a otimista é 105kg)
  • Fazer academia;
  • Comer queijos em UMA refeição!
  • Cozinhar 4 coisas novas (low-carb, para variar o cardápio heheh);

É isso, vamos que vamos fevereiro, estou sentindo que tudo vai dar muito certo!! \o/ \o/

Abraços

10 COMMENTS

  1. Boa noite, pretendo perder 15 kilos com a dieta low carb e depois fazer pro resto da minha vida, realmente amei essa dieta, mas nn segui certinho, fiquei um es comendo certo a semana toda e saindo nos fins de semana, voce pode fazer mais ou menos o seu cardapio só pra mim ter uma noção do que voce comia para perder tanto peso ? quero perder metade da minha meta esse mes, dar um “empurrão” rs, parabéns pelos 9,7kg (:

    • Daniela,

      Eu tenho uma amgia (Carol, que também escreve nesse blog) que faz exatamente como vc fez. Bem rigoroso durante a semana, e uma ou 2 refeições do fim de semana totalmente a vontade. Ela emagreceu, um pouco mais lentamente, mas na média de 1kg por semana. Então funcionou com ela e pode funcionar com vc, basta vc testar. E eu perdi muito peso, pq eu tinha muito peso para perder, ahuahuahuahu, além de ser homem, fato que ajuda bastante. 😀

  2. Primeiramente, parabéns pelos 9,7kg eliminados!

    Eu também me empanturrei de porcarias no final do ano e só consegui focar na alimentação na semana passada, acredita?

    No início foi bem difícil (ok, ainda está sendo) mas aos poucos a vontade de doces está sumindo.

    Agora uma pergunta: como você conseguiu comer 90% de gordura? Assim, cardápio mesmo, sabe? Eu não sei por onde mais aumentar as gorduras (na verdade, nem devo restringir demais os carbos, por causa da tireóide).

    Ando sem criatividade alguma pra fazer pratos diferentes. Acho que é por isso que tem ficado cada vez mais estressante me manter na linha…

    Abraços!

    • Opa Michele,

      desculpe a demora em responder, o trabalho ficou intenso esses dias heheheh. Então, 90% de gordura era uma meta, mas eu nunca chegava, ficava sempre em 80%. MAs para chegar lá tem que controlar tudo, inclusive a quantidade de carne. Mas é só 10 dias, para acelerar a entrada na cetose. Depois vamos publicar um post sobre carboidratos e tireoides.

  3. Olá Reiner!
    Eu comecei com restrição calórica em setembro e depois passei pra páleo/LC (máx de 30g carbo /dia) no final de outubro. No total até 15/12 tinha perdido 11,5kg, saí dos iniciais 71kg para 59.5kg (tenho 1,63), mas cheguei a um platô e não perdi nadinha em dois meses mesmo fazendo JI de 16hs todos os dias e 24hs 2x/semana. Depois de ler seu post resolvi também abaixar as calorias, já que estava ingerindo em torno de 1900-2200 kcal por dia e calculei meu MB e deu 1521. Já havia retirado por uma semana os laticícios e o vinho (3 taças 2x/semana) e nada mudou. Diminui as calorias para em torno de 1200-1300 há uma semana e já tive resultado, foram 800g. Acho que às vezes não adianta só manter páleo/LC para perder esses últimos, e mais difíceis quilinhos, temos que prestar um pouco a atenção nas calorias também! Parabéns pelo resultado e obrigada por compartilhar, se não fosse pelo seu post eu continuaria no platô!!!

    • Obrigado Isabela, se meu post motivou você a perder esses quilinhos extras, saiba que seu depoimento me ajuda bastante também!!

      Agora seu platô pode ser que seja o peso ideal do seu corpo, ou vc pode estar trocando por músculo, que é muito comum também. Acho que nos eu caso, que vc já está próximo da zona ideal, ver medidas é mais importante que o peso (até pq não dá para confiar completamente no IMC), outra coisa interessante de se ver é a quantidade percentual de gordura que vc tem.

      OBS: O sorvete de coco queimado que vc publicou uma vez é um sucesso total \o/

    • E eu que comecei o platô depois que perdi só míseros 4kg, o que me aconselha?
      Faco tudo certinho, não passo nunca de 1.500kal, estou há mais de 10 dias consumindo menos de 20g carbo /dia nunca passo de 70g de proteína e o restante gordura, Perdi estes 4 kg nas duas primeiras semanas em que estava comendo mais carbos e depois que parti pra menos de 20g nunca mais emagreci 1g, pelo contrério, até aumento algumas gramas. Estou bem desanimada.

      • Ana, vc precisa perder quantos quilos? As vezes já estamos no peso ideal para nosso corpo, e queremos mais. Se vc está realmente acima do peso, então existe algumas soluções. A primeira é fazer o que está fazendo por mais 1 semana, para ver como o corpo reage. As segundas coisas a fazer pode ser um jejum intermitente, pode ser um choque de carboidrato, ou seja, comer em uma dia, muito carboidrato. vc pode não estar ingerindo gorduras suficiente, então aumentar o teor de gordura, ou vc pode ter que ir ao médico ver se não é hormônios ou alguma coisa específica de sua individualidade.

        O que eu recomendo nesses caso é vc procurar uma BOA nutricionista paleo para verificação da sua saúde. Mas 10 dias é muito pouco para ver o resultado. isso acontece comigo também. eu perdi 4kg em uma semana, na outra o corpo resolver dar uma travada, foram 7 dias mantendo o peso, depois perdi mais dois quilos, e por aí vai.

        Abraços.

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