F.A.Q.

  • Isso é um site de dieta?

Não. Nós adotamos um estilo de alimentação LCHF/Páleo para toda a vida e queremos aqui mostrar como e por que fazemos isso.

Você não vai encontrar aqui um plano alimentar bonitinho com regras, fases, cardápios e promessas do tipo “mude seu corpo em 10 semanas”.

  • O que é Low-carb?

Low-carb é a expressão em inglês para “baixo carboidrato”, ou seja, um hábito alimentar low-carb é basicamente aquele que tem baixo consumo de carboidratos.
Em média um consumo menor que 100g por dia é considerado low-carb.

  • O que é LCHF?

LCHF vem do inglês Low Carb High Fat, ou seja, “baixo carboidrato alta gordura”. É a sigla que indica uma alimentação com baixo consumo de carboidrato e alto consumo de gorduras (em termos calóricos).

  • O que são carboidratos?

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber.

Existem aminoácidos essenciais e gorduras essenciais, mas não existe nenhum carboidrato essencial , ou seja, trata-se de um nutriente completamente opcional na dieta humana.

 

  • O que é a dieta Páleo?

De modo geral, na dieta Páleo, evita-se alimentos industrializados ou processados, e os carboidratos são oriundos de vegetais e frutas. Além disso, grãos tais como trigo, aveia e soja, que não faziam parte da dieta pré-agricultura, são eliminados. Ou seja, é uma dieta com mais hortaliças e frutas, mas completamente sem grãos e legumes (grãos que crescem em vagens, como feijões e lentilhas).

Uma dieta paleolítica é muito semelhante a uma dieta mediterrânea, porém sem grãos.
Ótimos textos para entender as diferenças entre Low-carb e Páleo:

Diferença entre Low-Carb e Páleo

Páleo ou low-carb?

 

  •  O que devo comer?

Comida de verdade.

  • O que é “comida de verdade”?

Essa é a definição do Dr. Souto que mais gostamos 😛 :

Shake e bolachas mugem, balem, cacarejam, nadam ou fazem fotossíntese? Não? Então não coma. Coma plantas. Coma bichos. Coisa sem rótulo. Coisas que precisam ser mortas. Coisa que estragam fora da geladeira. Comida. Algo você tem que disputar com as bactérias e fungos, comer antes que eles comam. Não essas coisas sintéticas que não estragam nunca, pois são tão desprovidas de valor nutricional, que nem mesmo bactérias e pragas consomem. COMIDA é um SER VIVO. Lembre-se disso.

Um post mais detalhado: Como devo comer? Comida de verdade.

  • Quantos carboidratos por dia devo comer?

Uma boa orientação é dada na curva de carboidratos do Primal Blueprint. O Primal Brasil fez uma tradução muito boa: A curva de carboidratos.

  • Laticínios: pode ou não pode?

Post perfeito sobre o assunto: Laticínios: low carb versus páleo . Sem mais.

  • Que tipo de adoçante utilizar?

O ideal é ir aos poucos se livrando da necessidade de adoçar as coisas. Aprender a apreciar o sabor natural dos alimentos. Contudo, até desacostumar o paladar ao sabor doce, o uso de adoçantes acaba sendo necessário.

O post a seguir dá uma boa visão sobre o uso do adoçante e ajuda na escolha no “menos pior”:

Adoçantes – e rótulos

E o seguinte faz uma revisão sobre os açúcares de álcool:

Xilitol, sorbitol e outros açúcares de álcool são substitutos seguros para o açúcar ?

 

  • É permitido o consumo de embutidos?

Embutidos não são páleo, mas são práticos. Eles não devem ser a base da alimentação. São aceitáveis, bons lanches. Dê preferência aos artesanais, não industrializados.

  • Não sou celíaco, mesmo assim devo evitar o glúten?

Sim.

“Em resumo, o trigo é um grão que não faz parte da dieta paleolítica, mas cujos efeitos vão muito além do fato de representar a principal fonte de carboidratos da dieta. Trata-se do alimento que mais eleva a glicose no sangue, de um estimulante do apetite, e de um indutor de inflamação crônica e doenças autoimunes.”

Dr. Souto em Trigo, nosso maior inimigo?

O Hilton traduziu um texto muito bom sobre a intolerância ao glúten, leiam. 50 Tons de Intolerância ao Glúten

Dois livros, em português, que abordam o assunto: Barriga de Trigo e Dieta da Mente.

E, claro, antes de tudo leia o livro Por que engordamos e o que fazer para evitar do Gary Taubes.

  • Mas eu preciso de um cardápio para me ajudar no início! Onde posso conseguir?

Nesse caso sugerimos adquirir o cardápio de nosso parceiro. Todas as refeições e lanches contêm apenas comida de verdade, natural, sem conservantes, e foram testadas e aprovadas para garantir uma melhora na saúde e na composição corporal das pessoas.

Menu do Dia_Comida Gostosa e Saudável PALEO(1)


Quer entender melhor todo o embasamento científico e lógica por trás desse estilo de vida?

Veja essa completíssima palestra do Dr. Souto em BH.

palestra

São mais de 3h de conteúdo!