Farinha, creme e leite de coco

76

Diante de tantas perguntas sobre a farinha de coco, resolvi fazer de forma caseira, e aproveitei fiz creme de leite de coco e leite de coco. O resultado ficou fantástico, dá para aplicar em muitas receitas, principalmente biscoito e bolos. \o/

Eu peguei a receita do site em espanhol  (Me gusta estar bien) que dá toques sensacionais de como produzir a Farinha de coco e de quebra o Leite de coco. Creme de leite de coco peguei a dica do site Primal Brasil! Vamos começar!!

Ingredientes:

  • Coco (quantos você quiser hehehe)

 

Modo de fazer:

>> Quebre o coco e retire a amêndoa (parte branca) da casca mais externa. Não precisa descascar a amêndoa do coco.

 

>> Rale os pedaços no liquidificador;

>> Espalhe o coco ralado em uma vasilha e derrame água quente. a proporção é 3/4 de xícara de água para cada xícara de coco ralado. A água deve estar bem quente, mas não fervendo. Essa etapa é importante, por que a água quente vai melhorar a extração da gordura que está no coco;

100_1937

>> Espere 20 min para dar tempo de extrair a gordura, e então extraia a água. Pode ser feito de 3 maneiras (ao menos), a melhor é a centrifugação, mas eu ainda não comprei, a segunda, pode ser espremendo a mistura com o pano (mas exige força e eu particularmente bagunço tudo) e o outro lentooooooo, é colocar no coador e esperar bastante, tipo umas 5 horas heheh, foi o que usei mas eu tinha tempo (já fiz uma vez o método do pano);

 

>> Agora é que vem a divisão da receita, vamos lá:

>> LEITE DE COCO:

  • O líquido que sai da extração é o leite de coco; Tem um sabor incrível, e deu duas vasilhas, cerca de 1 litro;

 

100_1953

>> CREME DE LEITE DE COCO:

  • Se quiser fazer creme de leite de coco (que fica fantástico) basta decantar o líquido por 5 horas, no mínimo, dentro da geladeira. vai separar a água do creme e fica ótimo!! Não perde para o creme de leite de vaca!! 😀

100_1958

>> FARINHA DE COCO:

  • Espalhe a polpa (mais seco possível) em uma assadeira e leve ao forno. O mais baixo que puder (mínimo de 100°C).
  • Vai virando de tempos em tempos (vai depender da temperatura do forno) até ficar amarelado; Sinal que já está desidratado;
  • Bata tudo no liquidificador e peneire, pegue o que sobrar e bata no liquidificar e peneire novamente, até não sobrar mais nada.

 

O resultado da farinha fica fantástico, olhe a comparação com a farinha da Orgânico, fica a mesma cor só que mais aerado;

100_1956

Fiz Biscoito de coco novamente com essa farinha e gosto está o mesmo (na verdade eu achei melhor, pode ser psicológico heheh);

Podem usar essa farinha em diversas aplicações de pães, panquecas, pizzas e bolos, só não serve para espessar!! A economia é enorme!!

Um abraço!

76 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, fiz a receita e fiquei muito satisfeita com os resultados, obrigada por dividir conosco seu conhecimento e suas experiencias. A minha pergunta é se dá pra tomar o leite de coco caseiro substituindo o leite convencional, pois estou buscando novas fontes de leites e se for possível utilizar o de coco será uma enorme economia. á aprendi a fazer leite de castanha e utilizo no café e em smoothies.

    • O leite de coco caseiro é igual ao de castanha, substitui fácil o leite de vaca, porém o sabor não é igual, aí é questão de costume mesmo. hehehe No café, leite de coco caseiro com canela (ou cacau ou pimenta cayena) fica show, não esquece de mexer com o mixer para ter melhores resultados.

      Valeu, e obrigado pela visita!

  2. desculpe a ignorância, mas o creme de leite não seria igual ao leite de coco comprado? Pq faço o leite de coco tb assim como a farinha mas acho q o leite q fazemos fica muito aguado certo? e acho q o q vc chama de creme de leite de coco se parece muito como q leite de coco q compramos nas garrafinhas. Pergunto pq quero muito fazer essa receita e como demora p/ fazer o leite só uso p/ beber. Em outras receitas prefiro usar o comprado.

    • Oi Cibele, então, vc pode usar o leite de coco comprado, e eu adicionaria um pouco de creme de leite para melhorar a textura. vc teria que achar um ponto interessante de creme de leite com leite de coco para a outra receita.

      O creme de leite de coco ele fica mais pastoso, pq ele não tem tanta água quanto o leite de coco, é o mesmo processo, só que o leite de coco que vc tira tem que decantar para a gordura virar o creme. No caso do industrializado isso não vai acontecer, por causas dos estabilizantes e outros “antes”.

      E eu sou professor, para mim ignorância é não perguntar. Se tem dúvida, corre atrás. tá de parabéns!!

      Abraços e obrigado pela vista.

  3. Olá, o leite de côco e o creme de leite tem alguma durabilidade , ou tem que consumir logo ? Comecei uma vida lowcarb e tenho intolerância a lactose . Preciso de opções , pois os supermercados são 95% coisas que engordam e industrializadas. Temos que criar hehehehe, pra não enjoar.

    • Leite de coco na geladeira fica no máximo 7 dias, depois começa a estragar. Principalmente os naturais sem conservantes. Vc pode congelar, que aí dura 3 meses, porciona e usa quantidade que quer.

      Tente ir a mais feiras orgânicas que supermercado, realmente é complicado comprar neles e querer ser saudável, temos que ficar lendo tudo auhhuaauh

      Valeu Michelle!!

  4. Perguntinhas… será que não dá pra fazer a farinha numa paejera, como os índios fazem a farinha da mandioca? Depois da decantação é fácil retirar a gordura que ficou por cima como no caso da coalhada de leite comum?

  5. Ola meu querido….estou começando a Low Carb agora….ou melhor hj….kkk …adorei suas receitas….como trabalho com refeições elas iramo me ajudar a fazer meu cardapio….Obrigada e toda sorte do mundo a vc.

  6. Que maravilha. Estava ansiosa para achar essa receita. Começei agora nessa vida e Não comprei pq achei caríssima. Muito feliz. Obrigada por disponibilizar.

  7. Olá, Reiner

    Tudo bem? Espero que sim.

    Achei bem legal essa matéria, mas que tipo de açúcar ou adoçante você usa para fazer esses biscoitos e bolos que você citou na matéria?

    Grande abraço!

    Alex

  8. Reiner, seu site é maravilhoso e tem receitas e informações muito uteis e perfeitas! Comecei esta semana a Paleo LCHF (quero perder peso) e me esbaldei com as delicias. Obrigada. Eu tenho uma receita, bem simples de oleo de coco, que nunca testei, não tenho ideia se da certo, mas uma amiga nascida no nordeste me disse que é assim:

    Como fazer Oleo de Coco

    Ingredientes
    Coco de casca seca escura (10 unids.)
    Água mineral gelada (2 a 3 litros)
    Utensílios: Processador ou Liquidificador, Coador de malha fina, Pano perfex LIMTECH

    Técnica
    Para fazermos este óleo, é importante que você tenha um liquidificador ou processador de maior capacidade e potência. Leve ao processador a polpa dos cocos secos e bata por 1 minuto. O que queremos nesta fase é que o motor do processador aqueça ligeiramente, fazendo com que o óleo entre as fibras do coco começe a separar da polpa. Agora, para afastar o óleo das fibras, vamos introduzir a água. A queda na temperatura, vai solidificar o óleo que estava distanciado das fibras e ele vai permanecer fora da fibra. Pegue um pano de algodão esterilizado ou do tipo perfex e coloque toda a mistura. Torça para liberar toda a parte líquida da mistura. Você terá 2 tipos de líquido, a água e o óleo de coco. A partir daqui, há 2 formas de proceder. Ou você leva esse líquido ao freezer e espera até congelar. Você consegue retirar o óleo, pois ele separa do líquido e congela.

    • Que massa Cristina, vou tentar fazer, tá salvo aqui já. hehehe

      Parece muito com o processo do creme de coco, porém a parte do processador é igual como faz manteiga de amendoim ou de avelã. Deve ser como conseguir óleo de coco a frio. Muito bom mesmo. 😀

  9. oi Reiner, fiz estas receitas no final de semana e provei o creme de coco hoje. Ficou tão bom que divulguei no meu instagram @cozinhageek e tive que vir agradecer pela receita! parabens!

  10. Tem um blog que tem a receita do óleo de côco.Não testei ainda mas pretendo testar,segue:

    link: http://cafecommanteiga.com/oleo-de-coco-caseiro/

    Óleo de Coco Caseiro

    oleo de coco low carb homepage slider

    Ingredientes

    3 copos de água de coco verde
    3 cocos seco cortados em pedacinhos pequenos tirados a pele marrom
    1 garrafa de plástico limpa

    Modo de fazer:

    Bata bem no liquidificador até ficar tudo triturado, coe em um pano fino.
    O líquido ponha na garrafa plástica e coloque essa garrafa em um local escuro por 48 horas.

    Após esse período deixe a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz e do sol a uma temperatura média de 25ºC por mais 6 horas.
    Depois deste tempo, a garrafa deve ser colocada na geladeira, em pé, por mais 3 horas.

    O óleo de coco irá se solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa plástica na linha onde houve a separação da água com o óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um outro recipiente de vidro com tampa.

    O óleo de coco estará pronto para ser utilizado quando ficar líquido, numa temperatura acima de 27ºC. Não precisa ser guardado na geladeira e tem um prazo de validade de 2 anos.

    Para garantir a integridade do óleo de coco caseiro e manter suas propriedades medicinais cada passo descrito acima deve ser RIGOROSAMENTE seguido.

    O óleo de coco industrializado no Brasil é caríssimo. Nos EUA minha filha compra 2.3 litros por 20 dólares. Aqui 100 gramas não sai por menos de 50 reais.

    • Olha Gleice,

      Eu perguntei lá se a autora fez essa receita, pois não vi alguém ter sucesso. Se vc conseguir por favor me avisa para eu tentar e publicar no blog. Mas se vc ler os comentários desta postagem vai ver que a Priscila tentou e não conseguiu também. 🙁

      • Fiz essa receita mas peguei a parte solidificada e coloquei no microondas até os solidos amarelarem e ficarem bem separados do oleo, coei e ficou um oleo levemente amarelado.

        Ps: enchi a garrafa de plastico até a metade e a esmaguei até o leite de coco ficar proximo a tampa e então a fechei , a fermentação libera gases e vai encher a garrafa.

        Fermetei por cerca de 55 horas.

        Para não ter tanto liquido atrapalhando usei agua comum somente o necessario para bater a carne de coco, bati por 8 minutos.

  11. Confesso que comprei leite de coco em vidrinho um dia e não gostei muito, bebi com café e simplesmente não gostei…

    Mas comer pedacinhos de coco cru, que eu mesma quebrei e piquei (me sinto uma mulher das cavernas quando faço isso! kkkkkkkkkk) é delicioso! Como eu ando furando demais minha dieta, às vezes me dá fissura de mastigar. Então pego meus pedacinhos de coco e fico assim… mastigando e amando!

    Vou tentar fazer o leite do coco, vai que fica bem melhor do que o que compramos or aí (provavelmente fica mesmo, né?).

    Bom final de semana pra você!

    • Eu não gosto de leite de coco no café Michele. eu prefiro manteiga (muita para ficar cremoso) com creme de leite. Uso o leite de cocos, em bolos, e também no creme de coco que eu sou viciado (1 vez por mês). O gosto é muito melhor natural do que os de garrafa, porém dura menos, se não for usar logo congele uma parte.

      Um amigo do Blog Bruno, me mandou uma receita de cocada paleo, é justamente com os pedaços de coco que vc adora, deve ficar muito bom, farei em breve. \o/

      Bom final de semana para você!!! E obrigado pela visita!!

  12. Obrigada, Reiner!
    Ontem mesmo estava pesquisando sobre uma forma de fazer o leite de coco caseiro, pois ao comprar um de uma marca à qual não estou acostumada, fiquei tão impressionada com a quantidade de espessantes e outros “…antes” mais que fiquei com “medo” de comprometer minha dieta low carb por esses “ingredientes”!
    Então seu post de hoje – Creme de Coco – me trouxe até este aqui, excelente, e muito completo!
    Parabéns!

    • Que bom que gostou Clarissa!!! Tirando o fato dos “… antes” (que é muito importante) minha outra motivação é o preço. É simplesmente um absurdo de caro um bom leite de coco. Eu prefiro o meu natural mesmo. 😀

      Seu blog é bem legal também, eu ainda vou adaptar o bolo de amendoim da July para usar castanha ou avelã. Deve ficar MUITO BOM.

      • Você tem toda a razão!
        Obrigada por sua visita ao blog!
        Estou aqui preparando um post falando sobre o assunto e vou linkar esse seu, posso?
        Quanto ao bolo de amendoim é mesmo um “sonho”…
        A Jully é uma “fada”!
        Com castanhas, avelãs, ou mesmo nozes – ou, quem sabe um “mix” dessas, vai ficar divino também.
        Quando fizer, mostra pra gente!
        Grande abraço, e muito sucesso!

        • Pode ficar a vontade!! Vou colocar o processo aqui do bolo, assim que tiver pronto hehehe (to realmente babando com o possível sabor). Jully é fantástica, gosto muito do blog dela!! O seu já tá no meus feeds!! Abração!!

          • Oi, oi, oi…. falando de mim? Ainda bem que é coisa boa!!!!! kkkkkkk

            Que blog mais lindo do mundo menino, adorei!!!!

            Nas férias vou testar o leite de coco natural e a farinha tb, que aliás é CARERRIMA!!!

            Essa semana vou tentar uma coisa na dieta….

            Ficar entre 120g de gordura, 30g de carbo e 80 a 90g de proteínas. Uma amiga não conseguia emagrecer com essa dieta e testou reduzir as proteínas nessa proporção e parece que esta dando certo…
            Odeio contar isso tudo, mas um aplicativo ta me ajudando muito e fica bem fácil: FATSECRET

            beijocas
            Jully

            • kkkkkk Sempre coisas boas, Jully!! Super feliz pela sua visita e que bom que gostou!!!

              Então, quanto a tentativa, proteína também aumenta “insulina” via o hormônio do crescimento (somatomedinas ou IGF (do inglês: Insulin-like growth factor)). Então não podemos passar de 1,2g de proteína por cada quilo de peso magro, caso queiramos emagrecer, ou se queremos ganhar muita massa, aí aumentamos para 2 ou 3. heheh. Então vai fundo, vc vai entrar em alta cetose aí 😀

              Quanto ao FatSecret, eu uso quando preciso controlar a ingesta de carboidrato e proteína também, mas são periódos curtos, tipo 2 semanas em alta cetose, eu não consigo ficar muito tempo assim, aí depois disso, volto a comer mais paleo/lowcarb (50g de carbs para mim), para reiniciar o ciclo de ceto/paleo (15g de carbs para mim).

              Vou ficar acompanhando seu blog, \o/

  13. Adorei a matéria! A melhor de todas até agora explicando o processo. Gostaria de saber se, deixando o leite de coco descansar em local escuro por 48 horas, consigo o óleo de coco na parte de cima. E se oq sobra após tirar o óleo, é o leite de coco. Vi essas informações em vários sites sobre como fazer o óleo de coco e de indicações de qm já fez… E o líquido + creme, se eu misturar de novo, obtenho o leite ou não é mais possível? Obrigada!

    • Priscila,

      Eu ainda vou fazer o processo de óleo de coco a frio, pq a maioria que vejo é a quente, e acho que o óleo deve perder algumas propriedades.

      Se vc deixa descansando e agitar de novo, volta ao estado de leite de coco, com certeza. A parte de cima eu chamo de creme de leite de coco, e tem uma boa concentração de gordura. Se serparar o óleo, eu não sei como fica a textura do que sobra. Mas vou fazer daqui a alguns dias.

      • Obrigada! Fiz o processo q vc descreveu aqui, só q depois da água quente ainda bati tudo no liquidificador (o coco com a água) e deixei descansar mais 20 minutos. O meu leite de coco está no escuro (caixa isopor) há um dia. Acho q já vou levá-lo para a geladeira. Amanhã te conto o resultado. xD

          • é, não deu mt certo… deixei descansar um dia no isopor + um dia na geladeira. Oq ficou por cima foi tipo um creme (de cabelo) de coco. Predou, igual o óleo, mas ficou mais marrom e bem mais grosso. Sobrou mt água com gosto de azedo e lá no fundo um pouquinho de nada de creme de coco q ñ deu nem pra aproveitar…. Mas oq sobrou por cima, seja lá oq for, é gostoso e bem oleoso xD Adorei, embora ñ foi o resultado q queria…. (acho q teria q levar ao fogo e esperar evaporar o leite… ou deixar um separar do outro já na geladeira… ñ sei ao certo pq, mas parece q fermentou.

  14. Fabulosa receita. A melhor de farinha de coco que já vi. Tenho esta orgânica que colocou a foto, mas é uma fortuna. Adorei a ideia de creme de leite, nossa, me ajudou muitíssimo, era exatamente o que eu queria, uma alternativa caseira, sem gordura hidrogenada (que todas as receitas caseiras de creme de leite têm). Me diz uma coisa: quantos cocos tu usou nesta receita das fotos? Obrigada.

    • Olá Júlia,

      Eu faço sempre a farinha, comprava muito da orgânico mas simplesmente não faz sentido, fica igualzinho só que mais aerado, já que não foi prensado. hehehe. Na última vez que fiz (domingo agora), usei 7 cocos, deu 1,8kg de polpa de coco, aí obtive 500g de farinha de coco, 1 litro de leite de coco e 300g de creme de leite de coco (que acabei fazendo logo de sobremesa *.*). A farinha vou usar nos biscoitos de coco, principalmente pq vou viajar e serve de petisco 😀

      • Nossa, vc usou 7 cocos pra tirar apenas 500g de farinha! como ele some!! eu comprei 2 cocos achando que dava pra tirar bastante farinha mas pelo jeito vou ter que comprar mais..

        • Dá bem pouco Simone, fica mais ou menos 1/3 da massa de coco que vc conseguir (sem a casca mais externa). Mas é mais barato que comprar, e ainda vc consegue o leite de coco, que pelo menos aqui em Salvador, um bom tá bem caro.

          • Oi pessoal! Estou iniciando no mundo low carb, mas percebi q apesar de a farinha de coco realmente diminuir bastante em relação a massa de coco inicial, ela é uma farinha bem leve, então 500 g dá um volume grande de farinha…e já que a maioria das receitas usam xícaras como medida… rende muitas xícaras. Fiz com 3 cocos e rendeu quase 4 xícaras, o que seria equivalente em volume a quase 1 kg de farinha de trigo.
            Obrigada pelas dicas Reiner! Estou adorando o blog e as receitas! Parabéns! !!

            • Que observação interessante Gisele, não tinha parado para pensar nisso hehehe. Eu sempre digo que é uma coisa boa isso de usar farinha de coco e barata, se a pessoa mesmo fazer. Tenho que fazer mais vezes também. Domingo vou fazer *.*

              Valeu, e obrigado pela visita!!!

  15. Olá. Parabéns pelo post. Tenho uma dúvida: não tendo coco, posso começar por coco ralado comprado? Ou seja, começaria pelo seu 2º passo. Que acha? Obrigada

    • Olá Dulcineia,

      Eu nunca usei o coco ralado do saquinho para isso, mas acredito que dê sim, e o tempo do forno deve ser menor já que ele é desidratado. Só aconselho que pegue aquele sem adição de açúcar e com o mínimo de aditivo possível.

      Obrigado pela visita e que bom que gostou do post.

    • Acho que a farinha já dá sim, no caso é só colocar no forno para desidratar mais (tem que ver se é necessário mesmo) e depois bater no liquidificador. Mas tem que olhar se é sem aditivo (principalmente de açúcar)?

  16. Retribuindo a visita! =D
    Hmm, fiquei morrendo de vontade de fazer!!!
    Mas fiquei com uma dúvida. Sabe qual a validade média desse leite de coco?
    Acompanhando sua dieta! Firme!

    • Olha, eu fiz tem 3 dias e continua bom, acredito que não passe de 1 semana dentro da geladeira. Se for precisar usar depois, seria interessante congelar o leite, que dura mais (ou fazer na hora mesmo 😉 ). Eu modifiquei algumas coisas na dieta, coloquei ainda mais gordura e reduzir os carbs ao máximo, parece estar dando resultados, fique no aguardo da quinta semana!! Obrigado e firme que com sua dieta e blog, é muito bom viver sem dependência 😀

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.