Panqueca Low Carb

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Panqueca de mussarela e provolone com manjericão e tomate

Panqueca é uma delícia, é fácil de fazer e vai bem com qualquer recheio que você deseja e sacia bastante. Em especial ajuda a esquecer o pão no café da manhã (principalmente para quem está iniciando). Em geral faço panquecas abertas, para mim é mais prático, mas podemos também fazer enroladas (apesar que prefiro massa de crepe).

Então vamos para a nossa primeira receita do site:

Massa básica:

  • 1 ovo (médio);
  • 1c.s. de farinha (de castanha de caju, do pará, amêndoas, avelã, quinoa, chia etc –  só não pode aveia nem trigo nem nada que cresce em vagem, por questão de saúde);
  • 1 c.s. rasa de creme de leite;
  • 1 c.s. de queijo parmesão ralado (opcional).

Modo de Fazer:

 >> Bata tudo em copo ou liquidificador até ficar homogêneo;
Montagem

>> Asse numa panquequeira (ou numa frigideira), em forno baixo! Tenha paciência, e não tente virar até que fique bem firme. Vire e está pronta a massa 😀

Panqueca_assada

>> Escolha o recheio e esquente um pouco no microondas (uso em geral para derreter o queijo).

Panqueca_Capa

>> Só servir!!!

Fica muito boa, se parece muito com pizza. Alguns cuidados/dicas:

  • Farinha de castanha do pará tem pouco carboidrato, vale a pena experimentar. Assim como farinha de chia. Se ficar muito massuda (depende do gosto), use um pouco menos de farinha! Tentei com linhaça e não gostei do resultado, amargou demais. A linhaça dourada ficou bastante interessante.
  • Queijo parmesão ralado é opcional, mas deixa um sabor muito bom na panqueca, fora o cheiro na cozinha ao assar.
  • O creme de leite pode ser trocado por manteiga, requeijão cremoso, cream cheese, porém aconselhamos a utilizar o mínimo de alimentos processados possível, se conseguir creme de leite fresco, por exemplo, é a melhor opção, porém pode ser qualquer um, é melhor que comer pão.;
  • Experimente temperar a massa, fica muito bom também, gosto bastante de orégano e de chimichurri;
  • Além disso vc pode fazer uma massa doce (adoçante, côco e cacau) e colocar um recheio doce, fica fantástico!

Existem vários bons recheios, segue algumas ideias para vocês testarem:

OBS:

  1. Para ser Lacteos free, basta usar óleo de coco no lugar do creme de leite, e tirar o queijo do recheio. Aconselho um boa carne moída ou frango desfiado. o tempero é tudo.
  2. Para ser Paleo estrito, siga o conselho acima, e além disso, garanta o máximo de produto artesanal e fresco possível. Conheça os produtores locais.

Fiquem com a tabela e o gráfico de macros da massa da panqueca.

panqueca_tabela

panqueca_grafico

Até a próxima!!

87 COMENTÁRIOS

  1. Receita deliciosa fiz hoje é amamos demais. Usei 3 0vos 4 colheres de farinha de amêndoas 4 de creme de leite e 3 de queijo parmesão ralado renderam 6 panquecas.

  2. Reiner, boa tarde.

    olha estou começando minha dieta LOW CARB hoje!! bem perdida!! Vc tem algum cardápio semanal para me ajudar a disciplinar?
    Muito obrigada pela atenção
    Maria José

  3. Oi Reiner…vou começar a dieta…gostei das tuas receitas..sou do Sul e aqui o kg da castanha do Pará está entre $ 99,00 á $ 145,00…um absurdo…s aí são privilegiados…

    • É caro mesm Isalete. Tenta ver outras. Para panqueca mesmo, serve a linhaça dourada, chia, ou qualquer farinha que vc goste e que seja mais barata. Tem que experimentar para adequar a sua realidade. ehhehe

      Valeu e obrigado pela visita!

  4. Olá!
    Obrigada pelas receitas! Esta panqueca é uma delícia!
    Não tinha nenhuma farinha em casa – ontem usei toda a minha de linhaça para fazer duas receitas do seu biscoito cracker : ) – então usei um ovo, uma colher de creme de leite, uma de queijo cottage e uma colher de chia, que não bati para transformá-la em farinha. O sabor ficou incrível!
    Gostaria de pedir uma orientação quanto ao farelo de aveia e de trigo. Não encontrei informações sobre estas farinhas, nem na TACO. Você saberia me dizer me elas são low carb, e se são tão inflamatórias quanto os grãos?
    Agradeço de antemão pela sua atenção.

    • Karin,

      O farelo dessas duas farinhas possui gluten por contaminação, porém o glúten está mais concentrado no centro do grão, longe da casca. AINDA assim, tem glutem e são carboidratos (mesmo com a quantidade grande de fibra). Além disso, muito das defesas dos grãos estão na casca, eu realmente prefiro não comer. Aqui em casa ainda consumo farelo de aveia, tipo 1 ou 2 vezes no mês, pq minha esposa gosta de fazer algumas tortas com ela, eu considero melhor que trigo, e pela frequencia, não acho que afeta muito a minha saúde.

      Abraços, obrigado pela visita!

  5. Bom dia, estou pesquisando sobre algumas receitas, low carb e pra mim é tudo ainda bem novo. Queria saber o seguinte, esses tipos de farinhas sugeridos são fáceis de encontrar? A de linhaça até conheço, mas outras não.
    Outra duvida.. Posso fazer panqueca usando massa de. Tapioca?
    Obrigada.
    Ahhh, por acaso vc grupo de WhatsApp para trocas de receitas??

    • Bom Lya, as farinhas são sempre fáceis de encontrar, principalmente nas feiras da sua cidade. Aqui na Bahia eu acho fácil castanha de caju, aí eu trituro no liquidificador e pronto. No norte é mais fácil achar castanha do pará, em outros lugares macadÂmias. VC tem que ver o que é mais fácil para vc, também não adianta fazer a dieta e ficar se preocupando com isso, tem que ser prático. eheheheh

      Então, tapioca não é recomendável se vc deseja emagrecer, porém se já estiver no peso ou quer ganhar massa magra, é uma fonte de carboidrato que pode ser consumida moderadamente.

      Grupo de whatsapp foi fechado, infelizmente, o que estou usando é o telegram: https://www.diaadialowcarb.com.br/grupo-no-telegram-vc-mesmo-adiciona/

      Abraços e obrigado pela visita!

      • Ola! Fiz a panqueca hj (com adoçante e cacau) com a farinha de castanha. Ficou bem gostoso porém quebrou inteirinha, não sei o que fiz de errado! Mas a massa não desgrudou fácil da frigideira. Tem alguma dica quanto a isso?

  6. Li no post q não pode nada que cresça em vagem… Porém fiquei na dúvida em relação ao edamane. Ele cresce na vagem , mas de acordo com o fatsecret é 0 carb.
    Obrigada.

  7. Oi, meu nome é Cintia e estou com esteatite hepática.
    Essa dieta lowcarb seria indicada para mim?Pois o medico disse que tenho que cortar qualquer tipo de gordura?
    E vejo essas receitas super gordurosas,fico com medo de fazer e piorar meu quadro de saúde!

  8. Fiz com farinha de linhaça dourada e manteiga nosssaaaa que maravilha foi um dos melhores cafés da manhã desde que comecei a lowcarb fantástica é rápida a textura é excelente. Obrigada pela receita.

    • Pode fazer sim Ericca. Inclusive ela cai super bem com recheios doces. Mas dá para fazer receitas salgadas sim. Seu filho já tá crescido? Pq criança não precisa fazer lowcarb, ok? Basta focar na alimentação o natural possível que eles tem resultados surpreendentes.

      Abraços, e obrigado pela visita!!

    • Cristiane, acredito que seja!! Ele é similar ao óleo de coco, óleo de dendê, e também tem os mesmos ácidos láuricos que garantem a estabilidade e a ação anti-inflamatória. E é um produto local, o que segue a filosofia de uma vida mais sustentável. Eu super recomendo 😀

      Obrigado pela visita!

      • Algumas propriedades são mantidas em extração a frio. Mas não vejo problemas em consumir com extração a quente! O bom não é inimigo do ótimo. Com o tempo, vc pode procurar algum lugar que extrai a frio e refinar sua dieta, mas é melhor usar ele do que óleo de soja ou canola, por exemplo!

        Valeu e muito obrigado pela visita!

    • Simone, fica perto da Boticário. Vc entra na feira, no meio dela, em frente ao hipermercado, tem uma loja pequena que vende coco ralado na hora, eles tem castanha também picada. Lá tá em reforma, mas acho que eles estão funcionando. Soube que na Ceasa também tem, tá por 40 o quilo da castanha quebrada. Eu compro mais em mercado pequeno, aqui perto no Lobato, tem uns mercadinhos que vende a 39 o quilo.

  9. Outra receita muito boa de crepes:

    CREPES DE LINHAÇA E CANELA

    Ingredientes:

    – 1 ovo inteiro

    – 2 claras de ovo

    – 1colher de chá rasa de linhaça moida

    – 1 colher de café de canela

    Preparação:

    Juntar todos os ingredientes numa liquidificadora e misturar até ficar homogéneo. Em lume brando, fazer os crepes numa frigideira anti aderente. Rechear a gosto.

  10. Olá!
    Também sou de Salvador, gostaria de saber onde você compra a farinha de castanha de caju, a do pará e farinha de amêndoas, seria em uma loja daqui da cidade ou em algum site específico? Obrigada!
    Meu email correto está nesta segunda mensagem.

    • Oi Sylvana, em geral compro em alguma feira ou mercados pequenos a castanha de cajú quebrada e trituro no liquidificador e vou peneirando. Vc consegue também achar no bom preço a farinha de castanha, sai por uns 9 reais 180g. se não for usar muito vale a pena. se usar demais, melhor comprar quebrada. Eu compro muito na feira do japão na liberdade.

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