Pão-Torta

77
541

Pense numa comida gostosa? Triplique e divida por 0,5 (kkk), que você vai entender o quão bom é esse Pão-Torta!! É simplesmente sensacional, fiz 3 em menos de 2 dias!!!!!!!!!

100_2074

Peguei essa receita no blog da fantástica Gabe Manzo (Gabakery – confiram tem excelentes receitas lá). E falei: “Parece com o pão que eu faço, só que recheado, vou tentar!” Avemaria, é outra textura, e é simplesmente bom demais, as pessoas aqui em casa não conseguiam parar de comer, vou logo avisando que é viciante!!! 

Ingredientes:

  • 2,5 xícaras de farinha (castanha de cajú, do pará, amêndoas, avelã etc :D);
  • 1 colher de chá de sal;
  • Temperos a vontade (usei orégano e pimenta calabresa *.*);
  • 1/2 xícara de manteiga derretida;
  • 3 ovos batidos ligeiramente;
  • 1 xícara de creme de leite fresco;
  • 1,5 xícaras de queijo ralado – Pode ser parmesão, provolone, mussarela, gorgonzola, o que preferir, eu sempre uso mussarela misturada a alguma coisa para ter um queijo derretido dentro do Pão-Torta. Pedaços de queijo minas padrão junto com o recheio fica sensacional!!
  • 2 colheres de chá de fermento ou bicarbonato de sódio (é opcional, testei sem e ficou bom do mesmo jeito :P);

Modo de preparo

>> O jeito ensinado no blog é juntar os secos, depois os “molhados”, e depois o queijo. Eu misturei tudo de vez e deu certo (só deixei o queijo por último). 😛

>> Deixe no forno por cerca de 20 minutos, ou, até estar como na foto abaixo, um pouco mais marronzinho nas bordas, e com o queijo gratinado.

100_2073

Porção: 16 fatias BEM GENEROSAS!!

E aí, vai um pedacinho? Com recheio de cream-cheese fica fantástico!!!!

Pensa que acabou? Que tal rechear com calabresa? e atum?

São inúmeras opções, e o melhor, com poucos carboidratos! Faça o seu e nos mande foto!!! Delícia!!!

Pão_Torta

77 COMMENTS

  1. a farinha de castanha do para ou de amendoas eu consigo usar tanto em receita doce quanto salgada? qualfarinha vc me aconcelha para fazer doce e qual para fazer salgado ??

    obrigada

  2. Olá, estou gostando muito das receitas, porém não posso utilizar na minha dieta nenhuma oleaginosas, mesmo sendo farinhas, será que posso substituir pela farinha de banana, ou de berinjela?( a textura delas são bem diferentes)

  3. Reiner, qual seria o equivalente para um pão torta pequeno(metade, por exemplo)? Somos somente eu e marido e não quero fazer a medida postada pra não estragar/ficar velho, apesar de saber que pode ser congelado(eu acho), kkk.

    • Não entendi bem a pergunta, mas em tese vc pode fazer apenas metade da receita, ou mesmo 1/4. hehehe

      e sim, pode congelar sim, por até 3 meses tranquilamente. fica muito bom. Mas é bom fazer pequeno para vc ajustar ao seu gosto.

      Valeu e obrigado pela visita.

  4. Rainer que legal, adorei a receita. Se quiser fazer uma de frango com requeijão ou cream cheese por exemplo vc sugere que eu mantenha a receita e recheie depois de pronta ou seráque também dá para misturar tudo e colocar para assar?

  5. Olá, tudo bem ? Muito legal seu site. A farinha pode ser de aveia ? Não entendi a parte do recheio.. dps que fizer a massa pode colocar o recheio por cima msm e assar ? desculpe não sou mto boa nisso rsrsrsrs

    • Oi Priscila, pode ser farinha de aveia, eu não uso por causa do gluten, mas dá pra fazer. Quanto ao recheio, vc vai misturar tudo e depois assar, não vai ter camada, vai ficar parecido com um pão temperado, com bastante proteína.

      Valeu, obrigado pela visita!

      • Desculpe, mas se colocar farinha de aveia não vai deixa de ser Low carb? As farinhas usadas são caras à beça.
        O meu problema não é o gluten…
        Mas isso deve ficar bom q ó…

        • Não é farinha de aveia, é farelo, eles tem muita fibra, os carboidratos ficam menos, mas não é para exagerar não! A porção continua sendo lowcarb em relação a um pão comum! Eu particularmente gosto mais com farinha de castanha de cajú, mas fica caro mesmo, por isso não faço sempre hehehe

  6. Nossa! Muito bom! Estou há dois meses com este plano alimentar e já estava triste pq repetir todos os dias o mesmo alimento em uma refeição é enjoativo demais, acaba desanimando. Mas com estas receitas e este pão maravilhoso é um incentivo muito bom para continuar.
    A única mudança que fiz foi diminuir um ovo. Usei farinha de amêndoas. Excelente!
    Obrigada Reiner e parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento.

  7. Oi Reiner, tudo bom? Vou comer a low-carb em janeiro, mas já estou juntando receitinhas gostosas.
    Vi várias receitas com farinhas (de Amêndoas, de Castanha, de Coco, de Linhaça etc), mas como não conheço essas farinhas, e elas não devem ser muito baratas, eu queria comprar uma só e ir usando até acabar.
    Qual farinha você acha que seria a mais genérica, a que eu usaria na maior parte das receitas?

    • Oi Lívia, eu sempre uso farinha de castanha de caju. Ela é uma das mais baratas aqui em Salvador, compro a no máximo 40 reais o quilo, e para mim e minha esposa, dura umas 2 a 3 semanas, mas eu não faço tanta receita com elas, é um pão, ou um bolo, por semana. eheheh Pão Torta é muito bom né, vou fazer ele esses dias de novo. 😀

      Valeu, muito obrigado pela visita!

      • Oi Reiner! Estou começando hoje minha dieta e não comprei nada ainda kkkk. Eu moro no interior de São Paulo, mas já to vendo que todas são caras.
        Toda farinha (de amêndoas, de castanhas, de coco, de linhaça) serve para qualquer receita? Ou por exemplo, a de coco (não sei o gosto, mas suponho que seja adocicada) só serviria para receitas doces ou serviria para salgadas também?

  8. Boa tarde, tô ficando bem muito incentivada em conseguir levar uma dieta a sério, e seu blog esta perfeito.
    Parabéns.
    Nessa dieta pode ser consumida acaí?

    • Usou que farinha?

      Em geral massa esfarelando é falta de gordura, coloque mais queijo ou acrescente um ovo a mais. Se tiver fazendo com farinha de amendoas, tem colocar ums 3 colheres de manteiga a mais para ter um resultado semelhante.

      Valeu e obrigado pela visita!

  9. Oi! Aqui em Belém não acho creme de leite fresco. Posso fazer com o creme de leite de Côco? Vc já testou? Fica muito pro doce?
    Obrigada!

    • Acredito que possa sim Brenda. Nunca testei, mas o creme de leite de coco não é tão doce a ponto de mudar o sabor do pão torta. Aqui em Salvador dá um trabalho danado fazer, aí uso só para sobremesa mesmo heheeh. Quando não tenho fresco, uso de latinha da Nestlé, se não tem, qualquer um de caixinha, com uma boa quantidade de gordura.

  10. Muitaaaa vontade de fazer essa receita!! Pesquisando novas idéias low carb encontrei suas receitas..com certeza farei no fim de semana!!! Parabéns!!

    • Que bom que você está gostando Maria!!! Olha, toda vez que uso chia, dá uma amargada. Eu faria meio a meio, ou 2/3 de castanha e 1/3 de chia. Você pode testar fazer uma versão bem menor, para não gastar chia, eheheh

      Valeu e obrigado pela visita!!!

  11. Oi Reiner! Estou amando seu blog. Já fiz o panini, queijadinha, bolo cetogênico e todos ficaram maravihosos! Muito obrigada ppr compartilhar suas receitas! Quero fazer esse pāo torta, mas vivo em oitro país e aqui só consigo farinha de quinoa. Será que funciona? Abraços!

    • Olá Mariana,

      Você não consegue nenhuma castanha/nozes por aí? Amêndoas, avelã? Eu acho que só com Quinoa não deve ficar tão bom heheeh, mas vc pode fazer uma versão menor para experimentar.

      Valeu, abraços!! Obrigado pela visita.

    • Oi Fiama, eu compro em feiras, geralmente a um preço de 30, a 35 reais o quilo, hoje em dia. Eu já cheguei a comprar a 25 reais, mas não acho mais. A dica é pegar castanha quebrada que é mais barata e a farinha eu faço no liquidificador mesmo. VAleu 😀

  12. Faltou a descrição da forma/modo de preparo… Poderia descrever, por favor? Minha filha tem Diabetes Melitus tipo 1 e eu estou aprendendo a cozinhar low carb pra ela. Grato!

    • Ferdinando,

      Está no texto, mas é que ficou abaixo da foto, aí vc deve ter se passado, ehhehe: Mas junte os secos, depois os ingredientes líquidos, e depois o queijo. Deixe no forno por cerca de 20 minutos, ou, até estar como na foto abaixo, um pouco mais marronzinho nas bordas, e com o queijo gratinado.

      É bem simples, vale a pena aprender!! Todo cuidado é pouco com sua filha, parabéns pela iniciativa, com certeza ela vai ter uma vida ainda mais feliz!! Abraços e obrigado pela visita.

  13. Oi Reiner… Fiz esta receita de uma forma diferente. Peguei cabeça de couve flor, tirei o talo e as folhas, coloquei no liquidificar crua e bati até ficar “uma farinha grossa”, 4 min no micro, depois coloquei dentro de um pano de prato e apertei até tirar toda a água natural da couve flor. Depois acrescentei 4 cl sopa farinha de amêndoas e farelo de aveia + 2 ovos e 2 cl requeijão + pitada de sal… Bati no liquidificador até homogenar. Coloquei na forma com frango e palmito. Ficou DIVINO… Essa mesma receita fiz pro pão, depois coloquei na torradeira, pq ele fica bem molhadinho, então a torradeira deu o ponto pra fazer sanduíche e hambúrguer… Beijos

  14. Oi Reiner, queria saber se posso substituir a farinha pela PIS.
    Se vc puder me explicar melhor como usar o PIS agradeço muito.

    Adoro suas receitas. Bjs

    • VAleu Deborah. Peço desculpa com a demora em responder. Então, PIS não é comida de verdade. é algo extremamente industrializado e nós não recomendamos, fora que vem de um grão. Vc pode fazer com linhaça, castanha de caju, amêndoas, qualquer outro tipo de castanha.

      Abraços, e obrigado pela visita.

  15. Ola, será que dá certo fazer com a farinha de coco? A quantidade é a mesma? Pergunto porque geralmente a farinha de coco absorve muito mais água do que as de amendoa ou castanha de caju, por exemplo. Quero tentar fazer hoje para o jantar, me deu agua na boca agora na hora do cafe e como estou no trabalho, fica a ansiedade de chegar logo em casa e fazer…rs
    Parabens, descobri seu site hoje por acaso e ja esta adicionado nos favoritos.
    Grande Abraço

    • Olá Adriano! Muito obrigado pelos elogios, ficamos muito feliz em ouvir isso.

      Quanto a sua dúvida, nunca fiz com farinha de coco, eu acho que vc te que compensar um pouco com leite de coco ou manteiga, pq a farinha de castanha é bem gordurosa, e se não compensar pode ficar muito seco o pão. Faça uma quantidade pequena e teste, e manda o resultado para gente ver!! Fico no aguardo, uma abraço,

  16. Tem alguma das farinhas que podem ser usadas que tenham um custo acessível? Castanhas, avelãs e amendoas são muito caras (pelo menos onde moro são) e nunca vi a farinha pronta pra vender.
    Vi algumas lojas online que vendem a de amêndoa por mais de R$50 o quilo

    • Olá Lídia,

      Então, eu aconselho que você procure uma farinha que seja mais acessível na sua região. Por exemplo, para o pessoal do norte castanha do pará é muito mais barato, assim como no nordeste a castanha de cajú é mais barata. Existem sites no mercado livre que vendem mais barato. Eu compro a 28 reais o quilo, as vezes acho de 24 reais. é mais caro que farinha de trigo, mas é mais saudável e eu uso menos. Não esqueça que apesar de ser lowcarb ainda tem carboidrato.

      Abraços, (mas ainda vou fazer um post com links onde comprar, em breve) 😀

      • Olá Reiner sou de salvador também e entrando agora nesse mundo paleo… vc não poderia me dar um curso para aprender a fazer essas suas receitas? obrigada

        • Olá Fabiana,

          Eu sou um zero a esquerda na cozinha, aprendi um pouco fazendo essas receitas paleo, mas não me sinto confortável dando um curso não heheheh. Mas de qualquer forma o diferencial do blog é colocar as fotos do passo-a-passo, já vi muita gente que não sabe cozinhar conseguindo fazer assim, experimente! Vc vai se surpreender hehehe

          Ah, nós temos uma aba para coisas paleo/lowcarb em salvador, “https://diaadialowcarb.com.br/category/na-rua/ssa/”, se vc encontrar um bom lugar para comer assim, tira foto e manda para gente, precisamos encher aquilo lá heheheh Qualquer coisa, só entrar em contato.

  17. Olá Reiner, essas farinhas (avelã, castanha de caju, do pará..) enfim, você compra pronta ou faz em casa. Outra dúvida, podem ser usadas outras farinhas como linhaça, de arroz, de chia…porque tem muitas farinhas que não contém glúten…a variedade é enorme.Estou querendo começar aderir esse novo estilo de vida e estou lendo bastante a respeito…

    Obrigada,

    Giselia.

    • Olá Giselia,

      Eu compro as castanhas e trituro no liquidificador, é um processo parecido com a farinha de coco, tá nesse post: .

      Quanto as outras farinhas, poder pode, só não aconselho ser de arroz pq não é um legume (nasce em vagem). Os legumes tem certa quantidade de carboidratos, motivo pelo qual são restritos nas dietas low-carb. Legumes (feijões, lentilhas) contém alguns antinutrientes (substâncias que impedem a absorção de nutrientes pelo intestino), algumas substâncias irritantes/inflamatórias e não faziam parte da dieta paleolítica original, e por isso também são restritas na diea páleo. Não confundir legumes com hortaliças (saladas), que podem e devem ser consumidas em abundância e sem restrições.

      Se quiser aderir, dá uma olhada nesse post O que é lowcarb. Vc não vai se arrepender, é muito bom não ficar dependendo de comer a cada 3 horas e entender como o corpo funciona!! Um abraço!

  18. Olá Reiner,
    Que lindo isso! Dá água na boca só de ver as fotos.
    Com certeza farei no final de semana para o maridão 🙂
    Já estou seguindo o blog por e-mail pra não perder nenhuma novidade, obrigada por compartilhar!

    Abs,
    Paula

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.