A Dieta do Índice Glicêmico

9
41

Um livro realmente irritante! Eu nunca vi usar um conceito tão simples quanto Índice Glicêmico (IG) de forma tão errada e tão cega. Como as pessoas não conseguem enxergar que gordura tem IG = 0??

  • Título: A Dieta do Índice Glicêmico
  • Autor: Rick Gallop
  • ISBN: 8575422235
  • Acabamento: Brochura
  • Peso: 225 g
  • Edição: 1ª Edição – 2006
  • Número de Páginas: 144
  • Gênero: Medicina e Saúde – Dieta
  • Editora: Sextante

Eu sinceramente esperava mais do livro, achei que por trazer informação de como a insulina afeta o armazenamento de gordura ele ia dar boas dicas para controlar o IG. Mas são tantas, tantas informações erradas, que a cada virada de folha eu queria queimar o livro. Duvida? Essa aqui foi a gota d´água:

Nova Imagem

USAR MARGARINA!!! Como uma dieta que se prese, manda usar margarina???? Sério, só leiam esse post da Super Interessante, e você vai entender o porquê da minha indignação. 

E o bacon? Proibido!!! Um alimento com baixo IG que é perfeitamente compatível com a dieta que utiliza esse indicador e é proibido porque tem muita gordura. Será realmente que o autor, sendo cardiologista, 15 anos presidente da socieda… deixa para lá ¬¬, o autor simplesmente escreve dizendo que as gorduras vão entupir suas artérias (sem nenhuma citação científica), não comenta sobre o IG dela, não comenta como a gordura pode baixar o IG da refeição em si, não comenta nada de importante, apenas faz uma classificação bizarra e condena firmemente a gordura SATURADA dos alimentos naturais. Volto a dizer, ele recomenda MARGARINA, sem comentários 😡 .

Dá para confiar num autor que tem um livro para cada tipo de situação? Se isso não é ganhar dinheiro eu não sei o que é:

gidietcollage-can-new

Acho que aprendi mais sobre IG na página do Wikipedia (Inglês, porque o do Brasil é o próprio livro do Rick) do que no livro, pois ele nem explica bem essa parte, só o mesmo bla bla de sempre. A página do GNT explica bem a dieta, não precisa gastar dinheiro com o livro, basta ler a figura abaixo que resume completamente..

IG-pic

É impressionante que eles preferem dizer que a proteína baixa o IG e não diz que a gordura também pode fazer isso. Ah! Acho que as pessoas precisam de um psicólogo para tratar a GORDURAFOBIA (podiam ler aqui e aqui para se curar).

Algumas tabelas bem completas contendo índice glicêmico podem ser encontradas aqui e aqui. Obviamente ninguém fala nada de alimentos gorduroso hehehe.

Tem um ponto BEM INTERESSANTE que o autor fala, que a conta é simples, temos que ingerir menos calorias para perder peso. sim meus caros, depois de tudo que ele fala sobre a insulina, a resposta dele é essa, comer menos 500 calorias por dia para perdemos um quilo de gordura por semana, por favor, leiam aqui, aqui, aqui e esse sobre o significado de 20 calorias. Vou dar um exemplo que eu vivi:

Fiquei 4 meses no SPA, comendo 500 quilocalorias por dia (sim, loucura) e durante esse período emagreci 36kg. Considerando que meu gasto metabólico basal é de 1800 kcal (não vou incluir o gasto calórico com exercícios, musculação, passeios que tive lá, pois eram raros), eu estava com um déficit de 1300 kcal por dia, ou seja, 156000 kcal, considerando que 1 kg de gordura tem 7000 kcal, então eu deveria ter perdido 22kg. Mas perdi mais, sabe porque? QUALQUER DIETA com 500 calorias é sempre lowcarb, não tem como não ser, o problema é que era lowfat, e eu ficava o dia inteiro dormindo, ou no computador numa preguiça danada. O importante é que essa conta simplesmente não é correta, metabolismo pode baixar e aumentar, é MUITO MAIS COMPLEXO DO QUE ISSO!! Com certeza perdi muitos kg de músculos, infelizmente.

Duvida ainda das calorias? Um cara comeu 5000kcal de praticamente gorduras e proteínas, quase 0 de carbs e engordou … 1,5kg e perdeu 1 cm na cintura? Oh!! Como diz o jargão na internet “Os nutricionistas piram!” (Veja aqui).

Enfim, é isso, o livro é um verdadeiro lixo, não indico a ninguém, se quiser saber sobre índice glicêmico, a internet tem informações melhores, tem poucas passagens interessante (como funciona a insulina, a redução dos grãos na dieta e a afirmação de que os órgãos de saúdes estão errados na dieta atual), mas tem inúmeras informações erradas e milhares de contradição.

Nota: 3,0

OBS: A Publifolha está comercializando um livro similar (no título), “A dieta do BAIXO Índice Glicêmico“, tenho medo só de pensar no que tem dentro 😯 . Confira as capas.

 


 

9 COMMENTS

  1. Olá!
    Adorei seu texto. Venho estudando muito sobre alimentação e fico louca com tantas opiniões contrárias. E nutricionistas nossa só sabem dar diates tabelada. Enfim emagrecimento bastante estou lutando!!! Comendo carne e legumes. Mas quero mais quero muito mais. Você tem livros para indicar???

    Desde já agradeço,
    Daniela

  2. Pessoas como essa detonam tudo que que tem embasamento científico pois as pessoas dão mais importância no que é popular como revistas conhecidas, por exemplo. Eu ainda vejo nutricionistas dizendo a que você tem que comer coisas com açúcar pq seu cérebro precisa de glicose. Precisa sim! Mas vc não precisa comer algo doce ou com açúcar pois o fígado converte glicerol em glicose para que o cérebro utilize. Essa eu li no Paleo Diário.

  3. Eu não poderia estar mais de acordo com vc. Este livro é só desinformação. Enquanto médica, estou chocada.
    Atualmente estou lendo os livros de Gary Taubes, e me sinto quase que envergonhada por ter orientado meus pacientes de uma forma equivocada por tanto tempo, não por culpa minha, mas pelos dogmas que recebemos goela abaixo no ensino médico. Em relação à nutrição, a maioria dos médicos que conheço está muito aquém do conhecimento mínimo básico necessário.
    Parabéns pela postagem, com certeza será muito útil para inúmeras pessoas!!

    • Obrigado Isabella. Infelizmente muitos médicos estão com conhecimento abaixo do necessário em várias áreas. Eu fui na emergência pq fui acometido por paralisia facial parcial e o médico olhou para mim e disse que eu estava normal. Ele teve que chamar outra médica que explicou a ele que eu tinha era paralisia de Bell. É muito difícil achar bons médicos, infelizmente. Ainda bem que você está se informando, isso só mostra sua competência.

  4. Cara, gostei da sua resenha! Feroz!
    Meu, que tosco esse cara falando pra consumir margarina!

    Mesmo antes de fazer lchf eu já não gostava de margarina…

    Adorei os links na postagem, principalmente o do Sam e suas 5 mil calorias por dia! Experimento ótimo pra mostrar que estão todas erradas essas contas de nutricionistas!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.