Creme de Papaya com Cassis low-carb

9
50

Uma sobremesa de restaurante que adoro é o Creme de Papaya com licor de Cassis. Eu sei que é um sobremesa super controversa, muitos nem consideram sobremesa. Para piorar é sempre cara mesmo sendo ridiculamente simples.

Para quem não sabe o Creme de Papaya nada mais é do que mamão papaya batido com sorvete de creme e depois regado com o tal licor de cassis. Simples assim.

Como gosto não se discute, eu amei quando o Dr. Souto fez um post contando como ele faz o creme dele de forma low carb. Aqui em SSA não acha fácil nata (snif), mas eu resolvi testar com creme de leite mesmo.

Então ficou assim:

  • 1 mamão papaya pequeno
  • 1/2 lata de creme de leite
  • adoçante a gosto (opcional)
  • licor de cassis

 

Eu bato tudo num mixer (dosando o creme de leite aos poucos) e coloco no freezer para dar mais consistência, por uns 25 min. Depois é só regar o licor e voilà! Delícia low carb. 😛

creme_papaya

9 COMMENTS

  1. Olá Carol, estou tentando entrar na dieta lowcarb desde a última sexta, após ler o blog do Dr. Souto e mil e uma coisas. Quanto aos carboidratos, sabe-se que sua baixa ingestão é benéfica, mas aumentar a ingestão de gorduras dá um certo medinho. Tenho 30 anos, não estou tão acima do peso, mas preciso perder uns 5 kg para ficar bom. O meu maior receio é que meu colesterol está bem alto, assim como triglicerídeos, mas mesmo assim resolvi encarar e fazer o teste. Parece que existem muitos outros benefícios nessa dieta, além do emagrecimento. Este site é ótimo e já anotei muitas receitas. Esse creme de papaya fiz com iogurte natural, e umas gotinhas de sacarina. Achei que ficou ótimo e dá pra contar os carboidratos, pois um potinho desse iogurte tem 9g de carboidrato. Parabéns pelas receitas!!!!
    Um abraço.

    • Olá Franciane,
      Seja bem-vinda !
      Eu sei que no início dá um medinho mesmo de aumentar a quantidade de gordura que comemos, mas aos poucos você vai tomando coragem. Lembre que fazer uma dieta lowcarb-lowfat não é sustentável e em pouco tempo você vai ficar sem energia e continuar sentindo fome a cada poucas horas.

      Ler bastante é o principal para entender os mecanismos do nosso organismo e testar o que nos faz bem.

      Quanto ao triglicerídios vá com fé que baixa muito rápido depois de cortar os carboidratos. O meu estava alto antes de começar e em menos de 3 meses caiu drasticamente. O colesterol é um pouco mais complexo. Recomendo que leia toda a série de posts do Dr Souto sobre o assunto.

      Você acabou de começar e precisa perder muito pouco peso, então tenha paciência e se informe bastante.

      O creme de papaya com iogurte não deve ser ruim mesmo! Mas veja que dessa forma sua proporção gordura-carboidrato-proteína fica totalmente desequilibrada. Fica uma sobremesa “rica em açúcar”. A gordura do creme de leite ou da nata tem a função de saciar adequadamente e diminuir o IG da porção, além de dar sabor. 😉

      Enfim, não tenha medo e aumente aos poucos as boas gorduras na sua alimentação low-carb.

      Bjos

      • Obrigada Carol, dicas valiosas!!! Da próxima vez, vou fazer com creme de leite mesmo..rsrsrs até mesmo para testar o sabor!!! O consumo de carboidratos como inhame e abóbora são permitidos em pouca quantidade? Meu consumo de caboidratos está restrito à tapioca (que adoro) e às frutas. Vi que muitos reduzem ou até param de consumí-las, creio que não seja meu caso, pois não tenho tantos quilos assim a perder.
        Bjo

        • Franciene, dê uma olhada nesse post que o Hilton traduziu (http://www.paleodiario.com/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html).

          Considerando que vc quer perder um pouco de peso, o inhame, a abóbora e as frutas poderiam entrar na sua alimentação, mas tenha me mente que no total não deverias passar dos 100g/dia de carboidratos. Claro que isso não vale igual para todos mundo, então você tem que testar. Se como está atualmente já te faz perder peso, ótimo. Caso perceba que não está baixando, então é hora de diminuir um pouco algumas coisas. Abóbora e frutas não-silvestres são ricas em carboidrato, então talvez tenha que começar retirando elas. Lembre, vitaminais e minerais devem vir de vegetais (saladas)!
          Bjss

  2. OI CAROL! BOM DIA! TB TENHO LIDO O BLOG DO DR.SOUTO SOBRE UM ESTILO DE VIDA LOW CARB E O DESCOBRI ATRAVÉS DO SITE DO EMAGRECERDEVEZ.COM. ENTÃO TUDO SOBRE A VIDA LOW CARB TEM ME INTERESSADO. ADOREI TB O SEU SITE, DANDO DICAS LEGAIS PRA QUEM ESTÁ DISPOSTO A MUDAR DE VIDA.
    SÓ FIQUEI COM UMA DÚVIDA, O LICOR DE CASSIS NÃO TEM AÇÚCAR??
    BEIJOS E OBRIGADA!!

    • Olá Simone, obrigada pela visita!
      O licor de Cassis tem sim açúcar (na realidade é quase só açúcar), mas como o ideal é usar 1 a 2 colheres de sopa não tem um impacto tão significativo. Para um dieta cetogênica não caberia uma sobremesa dessa, mas para um versão low carb dá sim. É só controlar direitinho. E claro, é uma coisa esporádica, não para comer todo dia. 😉

      bjo

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.