Iogurte

50

Iogurte quase todo mundo gosta, as opções no mercado são inúmeras e o problema começa exatamente aí. Pra começar quase tudo que é vendido na seção de iogurtes não é iogurte. São apenas bombas de corante e açúcar.

Uma rápida inspecionada no rótulo já entrega o problema: muitos carboidratos e lista de ingredientes gigantesca.

Se você sabe, ao menos na teoria, como se faz iogurte, conhece muito bem os ingredientes: leite e bactérias (fermento). E só! Então, nada que fuja muito disso merece entrar na sua alimentação. O ideal mesmo é fazer o seu iogurte, pois você garante o que tem lá dentro. Contudo, nem sempre dá pra fazer o ideal e por isso escolher bem é fundamental.

Então, o negócio é escolher um iogurte o mais natural possível. Nada de iogurte com sabor! Você pode saborizar depois e fica uma delícia também.

Para quem mora em Salvador e região metropolitana uma ótima dica é o Iogurte Natural Rolf da Fundação José Carvalho (http://www.fjc.org.br/). Até hoje é o único iogurte que achei que tem só dois ingredientes. 😉

Eu compro o litro por volta de R$6,00, mas se eu comprar 2 litros de um bom leite para fazer 1 litro de iogurte caseiro vou gastar o mesmo. Então, por enquanto o Rolf me atende perfeitamente.

Quando não acho o Rolf minha segunda opção é o potinho de Iogurte Natural Nestlé (Leite, leite em pó integral e fermentos lácteos). Vasculhando as prateleiras achei mais 3 opções similares, só não provei ainda.

Então lembre-se: iogurte bom só tem dois ou três ingredientes, poucos carboidratos, não contém glúten(!) e TEM gordura natural do leite (nada de desnatado, por favor).

Para quem quer se aventurar no laboratório na cozinha, segue vídeo ensinado a fazer iogurte caseiro:

E o famoso “Grego” :

Outro vídeo interessante é o Quantos morangos tem um iogurte sabor morango? da Francine Lima. Confira!

 

E vocês? Encontram opções de iogurte no mercado da sua região?

————————-

P.S. : Eu não consumo leite, mas não tenho problemas com seus derivados. Apenas fico de olho nos carboidratos para não consumir demais.

P.S. (2016): Desde 2015 parei de tomar iogurte com regularidade. Descobri que me afeta se consumido com frequência.

50 COMENTÁRIOS

    • Oi Juliana, você tem que olhar a tabela nutricional e ver quantos carbs tem por porção. Se o valor for adequado a sua cota diária está ok. Porém, lembre-se que antes de ser lowcarb o ideal é que seja um alimento de verdade, sem um monte de produtos adicionados. Leia a lista de ingredientes como oriento no post.
      Abraços!

  1. Boa tarde, Carol.
    O nestlé lançou uma nova linha de iogurte com apenas 2 ingredientes (leite pasteurizado + fermento).
    O integral tem em torno de 9g de cabo e o desnatado tem 7g.
    Você acha que seria possível consumí-los em uma dieta low carb?
    Ou é uma quantidade considerável de carbo em “um só refeição”?

    Obrigada!

    • É perfeitamente possível. Só atentar para quantidade total de carboidratos do dia e de preferência consumir o iogurte junto com alguma outra coisa para aumentar a saciedade (nuts por exemplo). Desnatado nunca. 😉

  2. na minha região encontro sempre o nestle , itambé e betania . os meus preferido dor gosto é o itambé e depois o betania … dá nestle eu não gosto muito e esse lebon é horrivel , obrigada pelas informações. ,bj

    • Olá Déborah, o iogurte Nestlé não contém glúten, apenas pode conter traços. Pela legislação, se o fabricante não pode garantir a não contaminação é obrigado a informar que contém glúten já que pessoas alérgicas são sensíveis a qualquer traço da substância. Empresas grandes como a Nestlé processam diversos produtos, com e sem glutén, por isso suas fábricas e depósitos não estão livre de contaminação.
      A não ser que você seja celíaca, essa contaminação não afetará em nada.

      Abraços!

    • Oi Juliana, seria praticamente o mesmo. 10g de carbs por 200 ml. Óbvio que pode variar dependendo do tempo de fermentação, mas se ficou azedinho, já foi consumido quase todos os carbs do leite. Fora que não vai ter os conservantes, estabilizantes e etc.

      Abraços e obrigado pela visita!!

    • Olá Barbara,
      Pesquisei na internet (pq não compro mais iogurte) e realmente está com aviso de Contem Glúten no rótulo. Acredito que tenham mudado o rótulo por conta das novas exigências com alergênicos. Muita coisa industrializada tem essa informação agora por conta da possibilidade de contaminação cruzada. Os ingredientes continuam os mesmos, mas como existe essa possibilidade de contaminação eles alertam. Isso é muito importante para celíacos, mas para efeitos de alimentação não é um problema. Possíveis traços de glúten de vez em quando não vão afetar.
      Em todo caso, o melhor mesmo é fazer o próprio iogurte…

      Abraços e obrigada pela visita!

    • Oi Luana,

      Bom, para começar a maioria não é iogurte, e sim leite fermentado. Mas supondo que você encontre um iogurte natural desnatado, o problema é que foi retirado a gordura natural do iogurte. Quem tem o estilo de vida paleo/lowcarb precisa dessa gordura natural para obter energia. Além disso quando se retira gordura acaba concentrando os carboidratos.

      Aconselhamos sempre iogurte natural, se possível caseiro, mas existem boas marcas no supermercado.

      Obrigado pela visita!!

  3. Olá! Tenho uma dúvida, não posso mais tomar leite… então gostaria de saber se o iogurte do primeiro video, que é desnatado, pode substituir por outro tipo de leite… ou faço com o desnatado mesmo e não haverá problemas para o meu consumo? grata, Sâmea

    • Sâmea,

      Primeiro teria que saber qual o seu problema, vc não pode tomar leite, ou lactose? ou caseína? se for leite ou caseína, vc não pode tomar iogurte. Se for lactose, e for intolerância, o iogurte é possível, (mas tem que ver a dosagem, só vc conhece seu corpo) mas aconselhamos o integral. Nada de leite desnatado nessa nossa vida 😀

  4. Olá Carol,

    Bom saber que tem uma blogueira aqui em Salvador que é Paleo/Low Carb. Eu estou nessa “pegada” há quase dois meses. Tenho pesquisado bastante e tendo acompanhamento. Em relação ao iogurte, eu estou tomando kefir de leite. Inclusive, ele já aumentou e tenho para doação. Acho que é um ótimo substituto para o iogurte.
    Estou lhe seguindo no insta (@leitesilviamaria).

    Um abraço!

  5. Fiquei besta como teu iogurte caseiro diminui! 2 litros de leite para um litro de iogurte?, eu faço em casa e na preparação coloco 3 colheres de leite em pó, no iogurte natural que vou misturar no leite morno, e fica tão grosso que nem dá quase soro, assim que eu faço dois litros de leite e obtenho dois litros de iogurte. E hoje, principalmente estou muito feliz porque achei leite pra vencer em junho por 1,67! comprei 7 dúzias kkk em casa tomam muito leite e eu tomo meu iogurte todos os dias!

    • Olá Ayred!
      Agora eu que fiquei besta com seu relato. Será que é a qualidade do leite que interfere no rendimento?
      Eu estou evitando o iogurte desde o início do ano porque percebi que estava me afetando tomar quase todo dia. Que bom que você pode fazer o seu e tomar sempre! 🙂
      Abraços e obrigada pela visita!

  6. Pra quem mora aqui em Porto Alegre, tem o iogurte “sítio pé na terra”, ele é orgânico, tipo caseiro mesmo. vende na feira ecológica todo sábado pela manhã na Redenção. O pote de 800ml sai em torno 8,00. Além disso a feira vale muito a pena para comprar outros produtos orgânicos. 🙂

    • Olá Lane,

      Morei em Porto alegre e vou te dizer, Salvador, em termos de feira orgânica e comida de verdade nem chega aos pés da tua cidade. Morei na João Pessoa, esquina com a Venâncio, todo sábado ia para a feira ecológica da Redenção… aqui, as opções de orgânico,quando encontramos, são em lugares específicos (restaurantes/armazéns vegetarianos ou similar) e são muito caros!

    • 9gr de carboidrato, se tiver algum com menos do que isso o gosto deve ser horrivel. Compro nestle integral natural e coloco um pouco de clight de morango para dar gosto, pq ele sozinho o gosto e ruim.

  7. Aqui em Fortaleza não achei o Rolf, mas os outros 3 das fotos é mais fácil, porém o preço ainda prefiro fazer o caseiro (retirando o soro). Adorei o vídeo dos morangos, eu sempre estou consumindo o grego caseiro com um pouco de geléia de morango (que eu mesma faço) mas nunca bati o morango assim com o iogurte? Fica bom? rs

    • Olá Sher,
      O iogurte batido com o morango ou outra fruta silvestre fica bom, mas um pouco mais líquido, tipo aqueles de garrafinha. Como eu gosto de comer de colher, prefiro colocar em pedaços mesmo ou em forma de geleia.
      Também percebi que “comer” o iogurte sacia mais rápido do que beber, então você acaba consumindo menos. 😉

      Obrigada pela visita!

  8. Oi Carol,

    Estou fazendo queijo grego em casa, semanalmente, com o Iogurte Grego da Vigor e 2 litros de leite. Segundo a embalagem ele tem perto de 3,8g de carboidratos (100ml). Todavia, como eu coloco para fermentar junto do leite provavelmente as informações nutricionais devem mudar. Você sabe dizer ‘aproximadamente’ a quantidade de carboidratos desse iogurte grego feito em casa?

    Muito Obrigado pelo excelente blog!

    Raphael.

      • Olá Raphael,
        Não sei exatamente quantos carboidratos tem num grego caseiro, porém acredito que seja um pouco menos que 10g por porção de 200g já que a retirada do soro reduz um poco a quantidade de carboidratos em relação ao iogurte tradicional.

        Obrigada pela visita e volte sempre! 🙂

  9. Eu estou consumindo os iogurtes da Ati Latte que só tem 2 ingredientes e são uma delícia…coalhada natural, iogurte natural pago em torno de R$1,90 o pontinho de 170g.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.