Seis meses na dieta cetogênica

5
185
seis meses dieta cetogênica

Esse post está atrasadinho, mas resolvi postar assim mesmo para manter o registro. No fim de novembro completei seis meses na dieta cetogênica e no geral a experiência foi muito boa, apesar de desafiadora.

No post do porque comecei a dieta cetogênica comentei que faria algumas mudanças para tentar acelerar a perda de peso e de fato fiz. No fim de agosto eu conversei com minha prima top nutri, Paula Mello, sobre as dificuldades que estava enfrentando. Eu também estava com receio de não estar com a alimentação cetogênica como eu pensava, já que nunca tinha parado para calcular os macros direitinho e montar cardápio. Paula fez essas contas e vimos que o problema não era a alimentação, eu estava comendo pouquíssimo carboidrato mesmo. Analisando vários fatores, uma das sugestões foi que eu aumentasse minha ingestão de proteína e isso envolveria comer mais do que eu estava comendo.

Confesso que foi mais difícil do que imaginei. Mesmo com um plano alimentar muito bem feito, comer sem fome requer planejamento e força de vontade. Eu simplesmente não consegui inserir absolutamente nada no café-da-manhã (naturalmente já não tenho fome de manhã), continuei com o bulletproof coffee. Daí sobrou menos horários para inserir refeições.

Acabei optando por utilizar whey protein para alcançar as metas e mesmo assim acredito que em média só consegui 70% da vezes. O cuidado maior que tive foi com a quantidade de proteína do almoço que é uma variável mais fácil de eu controlar. Parece loucura dizer que tive dificuldade para comer MAIS, mas comer basicamente “bicho e planta”, e sem fome, é realmente difícil para mim.

Outra coisa que também me comprometi a melhorar foi a atividade física. Atividade aeróbica, principalmente. Eu não gosto nem um pouco e sempre me apoiei na ideia de que “para emagrecer o mais importante é a alimentação” para fugir de qualquer atividade do tipo. Mas como sempre, cada caso é um caso, e no meu apenas cuidar da alimentação não estava sendo suficiente. Resolvi ao menos tentar correr na esteira, além de manter a musculação.

Por diversos motivos, também não consegui aumentar a atividade física como eu planejei. Contudo, comecei a correr de forma intervalada e consegui inserir mais uns dias de esteira. Não foi nem perto do que planejei, mas muito melhor do que eu vinha fazendo.

Mesmo “aos tranco e barrancos” o resultado depois de dois meses foi um aumento de massa muscular e perda de gordura que me animaram, apesar do peso continuar quase igual (perdi gordura e ganhei massa de forma equivalente). Mesmo percebendo no corpo as mudança, ver o peso na balança com pouca mudança não é fácil. Fica uma eterna dúvida se as coisas estão caminhando ou se só estou perdendo tempo.

Por isso, ter ajuda profissional fez muita diferença. O acompanhamento através das avaliações físicas e orientações feitas por Paula me ajudaram a manter foco.

Para novembro, coloquei uma meta de fazer a dieta da forma mais certinha possível (em termos de proporção dos macros) com acompanhamento diário dos corpos cetônicos. Eu queria chegar em uma cetose mais profunda e aprender mais sobre os alimentos e situações que impactam na cetose.

As coisas não saíram como eu esperava (qual a novidade?), mas mesmo assim foi um mês de muito aprendizado. Inclusive, aprender a hora de parar. Mas essa história merece um post à parte…

Pra finalizar, em dezembro eu saí da cetogênica e voltei para a lowcarb fazendo exceções nos eventos de fim de ano. Ao final desse período de dieta cetogênica, perdi quase 7 quilos, comecei a mudar minha composição corporal e, o melhor, cheguei a valores de triglicérides mais baixos que tenho registro, 66 mg/dL! Depois de 2010 comecei a registrar valores de triglicérides acima do desejável e, mesmo depois de com a lowcarb eu ter conseguido entrar “na faixa”, permaneci com valores acima de 100 mg/dL (2008 é meu registro mais antigo e melhor, 82). Mais uma prova que cetogênica não se resume a perda de peso. 🙂

Agora em janeiro estou voltando para a alimentação very lowcarb (cetogênica), mas sem focar na cetose. Ainda quero perder peso e seguir melhorando a composição corporal. Também estou sentido falta dos benefícios da cetose e por isso pretendo logo fazer outro período cetogênico. Afinal, 2020 tá só começando!

5 COMMENTS

  1. Fiquei tão assustada com o texto, pq parece o tipo de reflexão que eu faço. Também estou no processo de tentar encarar 6 meses de cetogenica. Depois de 8 anos em low carb e cetogenica, mantendo o peso com variações de 2 a 3 kg a mais ou a menos, a quarentena e remedios para depressão me fizeram engordar e ter dificuldade em seguir qualquer protocolo low carb por mais de 6 meses: resultado: quase 20 kg a mais.
    Desde outubro do ano passado venho tentando voltar ao meu estilo de vida, mas só engrenou agora em janeiro, com 20 dias de Cetogênica contada nos macros e na quantidade de carbosnet/dia. Agora chego no fim do mês, período que coincide com meu período menstrual e sempre dou uma fraquejada e aumento, instintivamente a cota de carboidratos. Tento seguir low carb nestes periodos, evitando qualquer jacada (tenho uma compulsão, que não é só insulina, é coisa comportamental mesmo, que não consigo comer um pedacinho de qualquer coisa fora da dieta. Um pedacinho é abertura da porta pro inferno).

    Que bom me encontrar em um depoimento.

    Siga, Xará. Desejo sucesso.

  2. Oi Carol, que bom ter notícias suas! Eu me identifico muito com você na vontade e necessidade de fazer uma dieta mais fiel, mas na vida real, nem sempre segue o script certinho, devido o tempo disponível e no meu caso, a condição financeira também, pois passo em vários mercados para selecionar preços e qualidade e com isso toma muito o meu tempo, e algumas vexes não cabe no meu orçamento. Queira ou não queira, a dieta com menos carboidrato doze, vai ficando mais caro, ou o carboidrato que é barato demais. Seria tão mais fácil se eu não perdesse peso com facilidade, porque amo aerobica e se eu pudesse comeria menos, mas estpu abaixo do peso. Também não estou exercitando como a mesma frequencia, princ. a musculação, mas estou devagar e sempre, acho mais importante.
    Conciliar tudo não é tarefa fácil, pois a sociedade não colabora para facilitar no nosso dia a dia,
    Eu optei por fazer a dieta que você chama de ”very low carb” pelos motivos que já citei e tem dado certo, a minha glicemia está normalizando! saindo da pre-diabetes, graças a Deus!
    O meu triglicerideos sempre foi baixo, vc está no caminho certo, tem que dar essa faixa de valor. E meu maior calo, era a glicemia, pode crer estava muito dificil de baixar, mas eu prometi a mim mesma, que ia fazer de tudo para tentar e mudei de estrategia, jejum intermitente de 12 a 14 horas, não fazer refeição principal em menos de 5 horas, e tem dado certo pra mim, sem perder muito peso, pois eu só conseguia baixar a glicose com a perda de peso, por isso fiquei impressionada agora, Também estou tomando vanádio, que ajuda na glicemia.
    Eu pretendo ser mais rigorosa no carboidrato, porque quero atingir a meta de hemoglobina glicada de 5,0%, meu último exame deu 5,4% e já chegou a 5,9% em abril/18. Todo cuidado é pouco porque a minha glicemia piora fácil e Deus me livre depender de remédios de farmácia.
    Quanto ao final de ano, a única escapulida minha foi fazer um bolo de banana madura, e mesmo assim eu usei 2 bananas para uma assadeira e comi diversas vezes, kkkk Feliz 2020 e conte com a nossa força, que você não está sozinha nesse estilo de vida recompensador e libertador.

    • Oi Daniela!
      Realmente para transformar em estilo de vida é uma luta constante. Tb acho mais importante ir devagar e sempre. O foco na saúde, me ajuda mais do que manter o foco no peso.
      Fico feliz que você está conseguindo encontrar estratégias para normalizar a glicemia e baixar a HbA1C. Eu tenho meu pai e toda a família paterna mais velha, diabética. Por isso sempre estou de olho também nesses marcadores. Não quero depender de remédios (uma fortuna!).
      Siga firme que os resultados a longo prazo valem a pena!
      bjos

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.