Bulletproof Coffee – Receita oficial

6

O bulletproof coffee, o tal café à prova de bala, já é bem famosinho nas redes sociais, apesar de nem sempre ser usado da melhor forma.

Por causa da minha intolerância à lactose, há muito tempo passei a usar um pouquinho de manteiga no café preto de toda manhã (me lembra café com leite). Já usei também óleo de coco, mas confesso que não sou fã do sabor e nem da textura que deixa no café (pode ser só frescura também…rsrsrs).

A ideia de misturar café com gordura é dar mais energia e de quebra estender a saciedade, mantendo um jejum metabólico. Confesso que nunca segui nenhuma receita específica, colocava as proporções meio que à gosto e dificilmente usava dois tipos de gordura. Para misturar, um mixer de caneca ou a colher mesmo.

Achava um exagero usar duas gorduras e ainda sujar um liquidificador para misturar tudo. Mas eis que li o livro do “criador” do bulletproof coffee (Bulletproof – A dieta à prova de bala, do Dave Asprey), e ele me convenceu da importância dos ingredientes, da proporção e principalmente de bater no liquidificar!

receita oficial bulletproof coffee

RECEITA OFICIAL DO BULLETPROOF COFFEE

2 xícaras de café bem quente;

Até 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;

Até 2 colheres de sopa de MCT ou óleo de coco.

Bata tudo no liquidificador até que forme uma densa camada de espuma sobre a mistura. Se desejar, adicione canela, baunilha chocolate amargo ou adoçante.

BULLETPROOF – A DIETA À PROVA DE BALA (DAVE ASPREY)

Fiz o teste e tcharam! Realmente senti muita diferença. Primeiro, no sabor e textura, é completamente diferente beber uma emulsão do que uma simples mistura de café e gordura (que não se misturam). E segundo, no nível de energia! Me deu outra vida na cetogênica!

Como eu não me alimento pela manhã, meus níveis de energia, mesmo após um café preto, não eram lá essas coisas. Pode até ser coisa da minha cabeça sugestionada pelo livro, mas o que importa é que funciona pra mim e que é bem mais gostoso. hehehe

Desde então sigo a receita original, usando MCT, e bato tudo no liquidificador. Em um blender na verdade, porque é mais prático de usar e de lavar. Faço o proporcional a uma xícara (caneca) e só uso canela em pó pra “saborizar”. Já testei com baunilha e com cacau, mas não fizeram minha cabeça. Ah, sim! Não adoço com nada. 😉

Atualmente o “bullet” é meu café-da-manhã preferido e só abro mão se não estiver me alimentando de forma bem lowcarb. Misturar uma “bomba” de gordura e calorias com carboidrato não tem sentido, né?

Lembre-se, bulletproof coffee NÃO emagrece, NENHUM alimento emagrece. Use com sabedoria! 😉

6 COMENTÁRIOS

    • Oi Alethea!
      O café esfria um pouco, sim. Por isso é bom fazer tudo bem rápido e com café bem quente. kkk
      Eu não tomo café quente (só mais pra morno), então isso não me atrapalha, até ajuda. 🙂
      Quanto a hélice não sei dizer pq nunca fiz no liquidificador tradicional, eu uso uma xícara “de caneca” na verdade, então acho q cobriria.
      Ah! E cuidado ao usar o café super quente. Se seu liqui fechar completamente, provavelmente o vapor vai travar a tampa e na hora de abrir pode escapar e te queimar. Normalmente em copo de liquidificador isso não acontece porque tem uns “respiros” na tampa. Mas fique de olho.

      bj

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.