Reflexões sobre uma Sanfona

11

Como vai galera! Hoje eu trago algumas reflexões sobre o Efeito Sanfona em mim!! Eu sofro bastante com isso, mesmo em dieta paleo/low-carb, porque acredito que meu metabolismo já está bastante danificado!!

Em geral, o “mito” é que quem faz low-carb escapa do efeito sanfona, porém a (minha) realidade é que o efeito sanfona vem muito mais do fator psicológico do que da dieta em si. Quem me acompanha no SnapChat (aqui), sabe o quão é difícil superar nossa própria mente. É claro, que na dieta low-carb as chances de ter efeito sanfona é menor, mas afinal, esse efeito acontece quando a pessoa sai da dieta, então não vai importar muito a dieta que se faça. Ou seja:

Para evitar o efeito sanfona, precisamos entender que uma dieta com comidas de verdade (paleo/primal) deve ser um estilo de vida, e não uma dieta para uma fase da vida!! Low-carb é uma estratégia para emagrecer, comida de verdade, para a vida toda!!!

Eu entendo isso, na verdade, mesmo fora de uma dieta low-carb eu me mantenho comendo comida de verdade, e é o por isso que não cheguei nos 150kg, porém, continuo engordando nessa dieta. Basicamente, meu metabolismo está detonado, devo ter resistência a insulina, leptina e todas as “inas” importantes.

Eu simplesmente não emagreço tão rápido como emagrecia 10 anos atrás. É assustador, na verdade, aterrorizante! Aterrorizante pensar que vai chegar numa época que vai ser EXTREMAMENTE difícil conseguir sair dessa vida de gordo.

sanfonaG1
Fonte: G1

Algumas vezes simplesmente saímos da dieta porque não vemos resultados dos nossos esforços, e não sabemos que o corpo leva tempo para se adaptar a um novo peso. Dr. Souto relata bem essa situação nesta postagem sobre o set point do corpo. E isso acontece muito, mas muito comigo. Deixa eu mostrar do que eu estou falando:

Graf_Peso

Isso é um gráfico que mostra períodos que registrei o peso e guardei (eu registrei com certeza nos períodos em branco, mas devo ter deletado de raiva, quando os resultados não vieram). Vocês conseguem ver a sanfona? Conseguem ver o sobe e desce do peso? Várias e várias vezes.

E isso eu já fazia dieta da comida de verdade (paleo), então porque eu engordei? Por que eu engordo comendo muitos carbs (mesmo frutas) e aí eu chuto o balde e como trigo, e aí acumula mais água no corpo, e engordo mais e fico depressivo e como mais, aí eu chuto o balde e como mais, como mais, como mais … Vocês entendem que não é a dieta e sim o psicológico? Eu sei que a dieta low-carb também atua no psicológico e melhora e MUITO as chances de ser magro, porém as vezes é na mente o problema. E eu sei que acontece com muita gente, e acontece comigo.

Últimos 3 meses

Bom, nos últimos 3 meses, eu estou me obrigando a registrar meu peso, não necessariamente todo dia, mas pelo menos uma vez por semana, sofri leves efeitos sanfonas, mas consegui manter-me na dieta, sem grandes desespero. Dá uma olhada:

safanoa02

Nos últimos 90 dias, eu consegui manter o peso que consegui perder, basicamente 7kg, mas aumentei e perdi várias vezes. Existem dois períodos que fiquei em dieta prolongado, nos primeiros 30 dias e após o dia 75. Sabe porque consegui? Porque estou dividindo meu dia a dia com vocês. E isso ajuda MUITO NO PSICOLÓGICO. Mas vocês não tem noção da força que me dão, tanto no Instagram (@diaadialowcarb), quanto no SnapChat (diaadialowcarb – Reiner Dia a Dia), é inacreditável!! Os puxões de orelha, os elogios, o apoio, tudo é muito importante.

Todas as vezes que meu peso sobe no gráfico, geralmente eu estou sumido, e toda vez que volto a dieta, para que eu tenha saúde, para que eu possa ver meu filho crescer, para poder viajar com minha esposa, vocês me dão muita, mas muita força, muitos incentivos, e isso contribui para que eu também queira continuar.

Então meus caros, eu acredito fortemente que em alguns casos, é importante ir num terapeuta para cuidar da mente, ou falar com um amigo como se sente, ou se jogar no SnapChat ou em qualquer rede social e falar!! Um dos passos para um compulsivo emagrecer, é reconhecer que é compulsivo, e adotar estratégias para que não caia em tentação. Assim, sairemos do efeito sanfona.

Em breve vou colocar os resultados dos 100 dias em dieta, fique de olho no link: AgoraVai!

Abraços, e vamos juntos para atingir nossas metas!!

11 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada por compartilhar uma coisa tão pessoal com a gente, eu me idêntifico completamente com todas as palavras desse relato, to na terapia desde janeiro e mesmo assim eu me saboto muitas vezes, engordo, fico muito triste mas depois leio um depoimento como esse e as energias voltam e eu começo com outro gás!!!!!

  2. Tamu junto nesse sofrimento! tá muito difícil viu, muitas vontades de mergulhar no pão, macarrão, batata frita, hoje dei uma recaída leve, é difícil ir na casa de amigos e rejeitar tudo, você fica sendo o chato ne, cansativo ter que explicar toda vez que você não pode exagerar nos carbos.

    • Eu to louco por chocolate 🙁

      Meus amigos já acostumaram, ficam fazendo piada, mas como eu converti alguns, nós nos apoiamos auhahuahuahuahu

      Aguente firme Janaina, nosso objetivo é mais importante. Obrigado pela visita!

      • Eu que te agradeço pelas reflexões, o chocolate dá pra comer uns quadradinhos do 80% cacau, a gente acostuma tanto que o outro chocolate não desce mais, kkkk neh, Grande abraço

Deixe seu comentário