Leite de Magnésia como desodorante natural!

24
400

Tem algum tempo que soube sobre usar Leite de Magnésia como desodorante, mas sempre tive um pé atrás sobre isso. Achava muito natureba. Mas não é que é um excelente desodorante!!!

A primeira vez que vi foi no instagram do Dr. Alexandre Feldman (Dr. Enxaqueca – foi nesse link), Carol que me mostrou e logo depois testou e gostou muito. Eu acabei comprando também, mas não usei, ficou lá parado por uns 3 meses…ahuuhahua. Recentemente acabou meu desodorante e lá fui eu tentar usar o danado. Fantástico!!!

Olhe ele ali com um pano que utilizo. :D
Olhe ele ali com um pano que utilizo. 😀

Mesmo fazendo exercícios de alta intensidade, o leite de magnésia é extremamente eficaz. Sucesso garantido!

Existem muitas informações sobre o uso do leite de magnésia, as duas fontes que gostaria de compartilhar são: a do Dr. Enxaqueca (site aqui e ainda aqui) e o site Beleza Saúde.

Em resumo, pontos que considero importante são:

  1. Aplicando leite de magnésia na pele, você suplementa magnésio automaticamente para seu organismo, pois é eficazmente absorvido pela pele.
  2. O magnésio é uma substância mineral e natural, não tóxica. Existem diversos estudos comprovando a eficácia do magnésio no tratamento de enxaqueca e outras dores crônicas. E o fato é que muitos de nós não ingerimos magnésio suficiente na nossa dieta.

 

Funções do Leite de Magnésia

 

  • Por ser uma substância alcalina, o leite de magnésia é muito utilizado como antiácido, neutralizando a hiperacidez estomacal e reduzindo a sensação de queimação.
  • Possui propriedades laxativas: em reação com o ácido clorídrico  (HCl) do suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), uma substância higroscópica, ou seja, capaz de absorver umidade, o que lubrifica as paredes do intestino e intensifica os movimentos peristálticos, eliminando a prisão de ventre.
  • Devido ao seu caráter adstringente, o leite de magnésia é largamente empregado como redutor da oleosidade da pele. Também atua como antisséptico, amenizando a acne.
  • É comum, ainda, a utilização do leite de magnésia na fabricação do primer, um tipo especial de pré-maquiagem que muito auxilia na fixação de bases e pós compactos.
  • Exerce papel na modulação do neurotransmissor serotonina através de ação nos seus receptores. Além de de vários outros neurotransmissores.
  • Participa em processos de vasodilatação.
  • Foram encontrados níveis cronicamente  mais baixos de magnésio em boa parte dos portadores de enxaqueca:

 – Vários estudos, embora não suficientemente elaborados para conferir evidência, vêm sugerindo que este elemento químico pode reduzir a frequência da enxaqueca em indivíduos com níveis baixos do elemento. Um deles mostrou redução de mais de 41% na frequência das crises nos indivíduos que tomaram magnésio, comparados a quase 16% nos indivíduos que tomaram placebo.

– Alguns estudos sugerem que o magnésio possa ser de grande utilidade para mulheres cuja enxaqueca é desencadeada pela menstruação.

– Um dos estudos é do Dr. Mauskop, que publicou um artigo no Journal of Neural Transmission (volume 119, n°5, páginas 575-579) intitulado: “Por Que Todos os Pacientes com Enxaqueca Deveriam Ser Tratados com Magnésio”

– VALE A PENA UMA LIDA NO POST DO DR. ENXAQUECA: http://www.enxaqueca.com.br/blog/magnesio-tratamento-enxaqueca/

leitedemagnesia02

Modo de usar

 

  • Aplicar uma pequena quantidade de Leite de Magnésia nas palmas das mãos e massagear as axilas uma vez ao dia.
  • Para facilitar a aplicação, use uma embalagem de um roll-on de um desodorante antigo: basta tirar aquela bolinha e colocar o leite de magnésia dentro. Se você quiser uma fragrância agradável, basta pingar gotinhas de óleo essencial.

De longe, o “efeito colateral” mais comum do Hidróxido de Magnésio (Leite de Magnésia) transdérmico, quando aplicado da maneira descrita acima, é que ele funciona muito bem como um desodorante natural, totalmente isento de substâncias químicas tóxicas e ainda é uma forma de suplementar magnésio para nosso organismo!

Para identificar e evitar possíveis reações alérgicas individuais, eu recomendo, antes, por alguns dias, aplicar e espalhar uma quantidade minúscula (uma gota) de Leite de Magnésia numa pequena área da pele na face anterior (“parte de dentro”) do braço, próximo ao punho, e observar possível vermelhidão ou irritação dessa área, antes de começar a aplicar conforme descrito acima.

É isso, testem com cuidado, se tiverem dúvidas, procurem um BOM dermatologista. Vcs usam algum outro tipo de desodorante natural?

Adendo: Outubro Rosa

outubro-rosa

Aproveitando a campanha Outubro Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, quero lembrar que alguns estudos apontaram para uma possível correlação entre desodorantes e o câncer.

Os dois fatores mais importantes são a presença de parabenos (por exemplo: Concentrations of parabens in human breast tumours ou Measurement of paraben concentrations in human breast tissue at serial locations across the breast from axilla to sternum ) e dos derivados de alumínio (alguns sais), um dos principais grupos de estudo está na universidade de Keele (link aqui).

A ANVISA diz que não há qualquer correlação, ou melhor, não existe até o momento dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama. (parecer aqui)

Existem alguns sites que dizem que não, como o Lindas e Cheirosas e Hospital das Clínicas da Unicamp.

Sinceramente, se eu for basear minhas decisões nos estudos científicos do governos, ainda estaria comendo conforme a pirâmide alimentar tradicional, cheia de grãos integrais, enviesada para a compra de barrinhas de cereais e alimentos industrializados.

Os principais fatores de risco para câncer de mama são:

Histórico familiar, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.

A ação mais efetiva que as mulheres podem adotar para se protegerem é submeterem-se anualmente ao exame clínico, além de fazer mamografia periodicamente.

Embora não previna do câncer de mama, a adoção dessas práticas certamente aumentará as chances de detectá-lo precocemente, quando é mais facilmente tratado (Fonte aqui).

Cabe a todos uma decisão consciente. Eu vou ficar com meu leite de magnésia, já que em questão de custo benefício é muito melhor (fora a suplementação de magnésio que pode ser importante numa dieta lowcarb), e torcer para que minha esposa comece a largar o velho Dove…

Um abraço,

24 COMMENTS

  1. Eu uso há uns 3 anos já, misturo o leite de magnésia e algum óleo essencial: Lavanda, Sândalo, Laranja, Capim limão!!! Fica muito bom…. ahhh e quando eu usava desodorante tradicional, apresentava muita coceira nas axilas, ficava bastante irritada!

  2. Eu uso o leite de magnesia junto com leite de rosas e um pouquinho de bicarbonato de sódio eu acho muito bom,e estar clareando as minhas axilas.

  3. Tem apenas um senão, o Leite de Magnésia de Phillips, usa água sanitária (hipoclorito de sódio), como conservante?! Verifiquei outras marcas similares parece que usam outros venenos ainda piores do que esse, aqui em casa usamos o da Phillips e o resultado é muito bom – mas uso com um pé atrás, Aguá Sanitária, ninguém merece! Pior ainda deve ser ingeri-la. Enfim nada é ser 100% saudável ainda mais produtos industriais. Talvez a quantidade seja muito pequena – não sei?

    • Vc pode apenas transpirar mais. Talvez vc tenha que repassar mais vezes. um colega minha fica o dia todo bem, eu tenho que passar 2 vezes ao dia. É só uma questão de equilíbrio.

      Valeu Sarah, obrigado pela visita!

  4. Olá estou fazendo jejum de 16/8 e Low carb .estou sentido dores ma calcanhar e tremor nos olhos ..será perda de potássio sodio e magnésio ? estou comendo vegetais escuros folhas escuras abacate pra tentar suprir …mas as idas ao banheiro (xixi) é bastante ..será que devo tomar a água com sal?

    • Se estiver no início pode ser devido a diurese sim, mas se continuar é bom ir no médico para fazer exames e verificar. Magnésio é de dificil reposição, talvez seja necessário suplementar. Mas de qualquer forma, capriche (não é exagerar) no sal para manter o potássio e magnésio. Experimente e veja como seu corpo reage, e qualquer coisa procure um médico.

      Valeu, e obrigado pela visita!

  5. Ola, parabéns pelo post! Tambem tinha um pe atras mas agora decidi testar. Outro desodorante natural eficiente e a pedra hume em po (diluida em agua). Muito bom tambem!

  6. Comecei a usar e gostei muito. Li que vale a pena nas primeiras semanas fazer máscara de argila nas axilas para ajudar a desintoxicar dos metais do desodorante comum.

    • Vc conseguiu usar a máscara de argila?? Eu to usando só o leite de magnésia e achei que até minha axilas clariaram. Minha esposa também está usando para tirar, com sucesso, manchas na pele. Muito bom o produto!!

      Valeu e obrigado pela visita!

  7. Oi! Reiner. Eu uso leite de magnesia para esse fim desde o final de 2009, quando tive cancer de mama e meu mastologista me apresentou essa ferramenta baratissima e poderosíssima no combate ao mau cheiro. Aqui em casa eu e meu marido usamos somente uma vez por dia e ja é o suficiente. Parabens pela divulgação!!! Abraço

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.