Brownie de chocolate

50
611

Eu adoro brownie! Por aqui é bem difícil encontrar brownie de verdade, normalmente se vende algo mais próximo de um bolo de chocolate do que de brownie mesmo. Por isso, já faz tempo que aprendi a fazer o meu, do jeito que gosto, e uma das receitas que mais sigo é a do Panelaterapia.

A versão lowcarb não é novidade, os da @nutrideia e da @lilian_sa são um sucesso, mas eu queria testar a receita tradicional que uso, apenas mudando alguns ingredientes chave.

O resultado ficou maravilhoso!

Ingredientes:

  • 150g de farinha de avelã (pode ser outra farinha de oleaginosa, mas com avelã fica tipo nutella!)
  • Adoçante equivalente a 200g de açúcar (Eu usei 200g de xilitol)
  • 150g de manteiga sem sal
  • 200g de chocolate 70% picado
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 3 ovos

 

Modo de fazer:

Preaqueça o forno em 180º. Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve. Em outro recipiente, bata bem os ovos com o adoçante. Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha).

Na sequência, some a farinha, o cacau em pó e o bicarbonato.

PhotoGrid_1468887605833

Leve para assar em assadeira coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele por 15 minutos (esse tempo pode variar conforme o seu forno).

O verdadeiro brownie tem que ter essa casquinha seca e craquelada (quanto mais melhor) e interior cremoso. Mas atenção, na versão lowcarb ocorre menos craquelamento que na versão tradicional.

PhotoGrid_1468887742919

OBS.1: a forma usada tem 26cm x 17cm

OBS.2: A quantidade de adoçante e o tipo de chocolate (%) deve ser ajustado ao seu paladar. Para alguns pode estar doce demais, para outros doce de menos.

OBS.3: Pra ser uma receita lácteos free basta trocar a manteiga por óleo de coco ou banha. Não testei ainda, se fizer me conte!

OBS.4: Atkins menos na indução

Para acompanhar a versão lowcarb eu não ia usar sorvete, né? E também não queria o tradicional chantili sem açúcar. Então, pensei em testar um curd de limão que eu já estava querendo aprender a fazer. Deu muito certo!

brownie

A receita do curd sai no próximo post! 😉

 

brownie01 brownie02

 

50 COMMENTS

  1. Oi Bom dia! Amo brownie, mais tenho interesse em fazer para vender o lowcarb.
    Gostaria de saber quantos dias ele dura, e se fora ou na geladeira
    Super agradeço uma resposta.

  2. Carollllll, maravilhoso!
    Fiz uma pequena adaptação, considerando todos os comentários.
    Coloquei 100g de chocolate, dobrei o cacau em pó, coloquei 100 gramas de manteiga, pouquinho de stevia ( 1 1/2 colher de chá), farinha de amêndoas – restante conforme a receita.
    Coloquei um forminhas de silicone de cupcake, renderam 6 bem gorduchos.
    Aproveitei a estação dos morangos, fiz uma geléia e coloquei um colheradinha em cima.
    Divino!!!!
    Muito obrigada =)

  3. Olá! Receita maravilhosa!!! Obrigada por compartilhar!!! Fiz e estou impressionada com o resultado. Modifiquei bastante a receita e quero compartilhar pois deu super certo: usei metade do proposto do chocolate (100g do de 85% cacau) e metade do xylitol (100g) por questao de praticidade e custo mesmo, pois eram as embalagens que encontrei e já não são baratas. A farinha usei a de amêndoas que eu mesma fiz (o que tbm barateia) e o fato de ter pedacinhos não atrapalhou em nada, pelo contrário! Ficou um arraso. Pra compensar que coloquei menos chocolate em barra eu dobrei a medida do cacau em pó, mas como o que tinha em casa era alcalino e não natural tive que substituir tbm o bicarbonato pelo fermento em pó pois li em algum lugar que o cacau alcalino não reage com bicarbonato. Por achar a massa muito sólida, acrescentei uma xíc de café de leite de castanha de caju que eu já tinha (mas creio que qualquer leite vegetal low carb faria o mesmo efeito), mesmo assim a massa ficou bem pastosa/ sólida. A baunilha, ovos e manteiga mantive igual. Resultado: ficou aquele brownie com casquinha, gosto acentuado de cacau, sem sabor de adoçante, perfeito! E melhor ainda, low carb!!!!

  4. Poxa, fiz duas vezes. A primeira com farinha de castanha do Pará e depois com o avelã. Ambos foram moídos no liquidificador, ficando com alguns pedaços. A textura ficou horrível, não ficou com textura de brownie, a massa não teve liga, ficou esfarelando. Será que foi a farinha? Eu dividi os ingredientes tbm pra fazer meia massa, não sei se tem problema. Alguém com esse problema? Queria uma luz.

    • Olá Jéssyca,
      Tente peneirar a farinha para evitar os pedaços. Isso não deveria ser um problema no caso do brownie, mas talvez a sua farinha tenha ficado demais.
      Outra coisa, que adoçante vc usou?

  5. Oi Carol! Você sabe me dizer se posso trocar o chocolate em barra pelo chocolate em pó?
    Vou aproveitar o niver da “vovó” que tem diabetes e fazer.. assim eu e ela podemos comer sem culpa 😀

    • Olá Fran, acho que na batedeira não fica legal, não. Melhor fazer na mão mesmo, com um batedor (fuê), que dá super certo. Só lembre de tirar a pelinha da gema para não ficar com “cheiro de ovo”.
      Abraços!

  6. Achei a quantidade de manteiga muito exagerada.
    Senti que 150g poderia deixar a receita muito gordurosa e enjoativa, então usei 50g apenas e ficou perfeita!!!!

  7. Olá, alguém pode me responder como funciona essa tabela do final das receitas? O total é o valor de todo a receita é dividimos nas porções? Por exemplo esse que tem 10 porções fica 8,66g de carboidratos por porção? Agradeço quem puder ajudar…

    • Débora,

      São 10 porções, aí do lado tem escrito, Carboidratos sem fibra, 5,88g. Ou seja, são (86,6 g de carbs, – 27,9 de fibras) = 58,7 (excel arredondou para 58,8), o que dividindo por 10, dá os 5,88 g por porção do Brownie.

      Valeu Débora. Obrigado pela visita!

  8. Receita sensacional! Utilizei o chocolate 60% pq foi a que o marido encontrou – e ainda briguei com ele tadinho!. Para diminuit o peso na consciência utilizei somente 150 gramas ao invés dos 200 que pede na receita. So tinha sucralose e adicionei umas 20 gotas no máximo. De farinha utilizei a de amêndoas. Piquei um punhado de castanha de caju e incorporei na massa antes de levar ao forno. Perfeito!

  9. Acabei de fazer. Infelizmente o marido trouxe o chocolate somente 65% – briguei muito tadinho. Com peso na consciência utilizei somente 150 gramas, e coloquei unas 15 gotas no maximo de sucralose, que era o que tinha. De farinha utilizei de amêndoa, também piquei um punhado de castanha de caju e adicionei a massa. Resultado: perfeição dos deuses!

  10. Olá Carol, parabéns pela receita!

    Ainda não a fiz, mas fiquei na dúvida. Você não colocou a quantidade de carboidratos do xilitol usado. Foi proposital, por ser uma quantidade muito pequena?

    • Oi Gabriel,
      Foi pq vc pode usar o adoçante que preferir. Muitos não tem carboidratos e alguns como o xilitol tem, mas não são totalmente processados pelo corpo, então não impactam de forma significativa na glicemia. Só não pode exagerar, né? 😛
      Obrigada pela visita!

  11. CAROL estou fazendo dieta low carb paleolítica.nao tem problema o chocolate 70 por cento ? poderia mesclar o cacay 100 com whey protein para minha dieta?

    • Olá Fabiana,
      Veja que com o chocolate 70% a porção é lowcarb, mas se você preferir pode aumentar a % de cacau do chocolate e ficará mais lowcarb ainda. Substituir chocolate por cacau em pó e whey provavelmente não vai dar a consistência e sabor de brownie. Mas vc pode testar e depois me contar! 😉

  12. Amei! Fiz com farinha de castanhas e ficou ótimo. Fiz apenas 1/3 da receita, pois queria experimentar sem adoçante. No primeiro pedaço senti um pouco a falta do doce… mas depois adorei o sabor.

  13. Kerol, amei a receita!
    Há tempos queria uma bem simples e achava a da Lilian, com as claras em neve, esquisita e nunca tentei. essa sim tem cara de brownie hehe
    E eu AMO esse quadrinho e o gráfico ao final das receitas. Vcs arrasam! Amo engenheiros lowcrabers nerds <3
    Bjuuu

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.