Eu adoro brownie! Por aqui é bem difícil encontrar brownie de verdade, normalmente se vende algo mais próximo de um bolo de chocolate do que de brownie mesmo. Por isso, já faz tempo que aprendi a fazer o meu, do jeito que gosto, e uma das receitas que mais sigo é a do Panelaterapia.
A versão lowcarb não é novidade, os da @nutrideia e da @lilian_sa são um sucesso, mas eu queria testar a receita tradicional que uso, apenas mudando alguns ingredientes chave.
O resultado ficou maravilhoso!
Ingredientes:
- 150g de farinha de avelã (pode ser outra farinha de oleaginosa, mas com avelã fica tipo nutella!)
- Adoçante equivalente a 200g de açúcar (Eu usei 200g de xilitol)
- 150g de manteiga sem sal
- 200g de chocolate 70% picado
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher (café) de extrato de baunilha
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 3 ovos
Modo de fazer:
Preaqueça o forno em 180º. Derreta em banho-maria ou no microondas a manteiga e o chocolate juntos, acrescente a baunilha, misture até ficar um creme liso e reserve. Em outro recipiente, bata bem os ovos com o adoçante. Junte o creme de chocolate (a mistura de chocolate com manteiga e baunilha).
Na sequência, some a farinha, o cacau em pó e o bicarbonato.
Leve para assar em assadeira coberta com papel manteiga e mais manteiga por cima dele por 15 minutos (esse tempo pode variar conforme o seu forno).
O verdadeiro brownie tem que ter essa casquinha seca e craquelada (quanto mais melhor) e interior cremoso. Mas atenção, na versão lowcarb ocorre menos craquelamento que na versão tradicional.
OBS.1: a forma usada tem 26cm x 17cm
OBS.2: A quantidade de adoçante e o tipo de chocolate (%) deve ser ajustado ao seu paladar. Para alguns pode estar doce demais, para outros doce de menos.
OBS.3: Pra ser uma receita lácteos free basta trocar a manteiga por óleo de coco ou banha. Não testei ainda, se fizer me conte!
OBS.4: Atkins menos na indução
Para acompanhar a versão lowcarb eu não ia usar sorvete, né? E também não queria o tradicional chantili sem açúcar. Então, pensei em testar um curd de limão que eu já estava querendo aprender a fazer. Deu muito certo!
A receita do curd sai no próximo post! 😉
Oi Bom dia! Amo brownie, mais tenho interesse em fazer para vender o lowcarb.
Gostaria de saber quantos dias ele dura, e se fora ou na geladeira
Super agradeço uma resposta.
Carollllll, maravilhoso!
Fiz uma pequena adaptação, considerando todos os comentários.
Coloquei 100g de chocolate, dobrei o cacau em pó, coloquei 100 gramas de manteiga, pouquinho de stevia ( 1 1/2 colher de chá), farinha de amêndoas – restante conforme a receita.
Coloquei um forminhas de silicone de cupcake, renderam 6 bem gorduchos.
Aproveitei a estação dos morangos, fiz uma geléia e coloquei um colheradinha em cima.
Divino!!!!
Muito obrigada =)
Uau! Deve ter ficado ótimo, Ana Maria! 😀
Carol, a colher de cacau em pó é de sopa ou café? Uma sugestão é sempre colocar todos os produtos em gramas ou ml. rs
Olá Diego!
É colher de sopa! Já arrumei, obrigada.
Reiner, sempre me fala pra pesar os ingredientes, mas o mau hábito de fazer tudo quase no olho continua. Se eu me limitar a só postar quando pesar, eu acabo não postando receita nenhuma…rsrsrs.
Mas sei que o melhor é ter as duas opções (medida caseira e em gramas), vou me esforçar mais. 🙂
Obrigada pela visita!
Amores, amo cuscuz e tapioca. Será que existe uma maneira/receitinhas de consumí-los sem gongar a dieta lowcarb?
Melhor ver com um nutricionista, Alba. A depender do casa tem como inserir vez ou outra.
Abraços!
Olá! Receita maravilhosa!!! Obrigada por compartilhar!!! Fiz e estou impressionada com o resultado. Modifiquei bastante a receita e quero compartilhar pois deu super certo: usei metade do proposto do chocolate (100g do de 85% cacau) e metade do xylitol (100g) por questao de praticidade e custo mesmo, pois eram as embalagens que encontrei e já não são baratas. A farinha usei a de amêndoas que eu mesma fiz (o que tbm barateia) e o fato de ter pedacinhos não atrapalhou em nada, pelo contrário! Ficou um arraso. Pra compensar que coloquei menos chocolate em barra eu dobrei a medida do cacau em pó, mas como o que tinha em casa era alcalino e não natural tive que substituir tbm o bicarbonato pelo fermento em pó pois li em algum lugar que o cacau alcalino não reage com bicarbonato. Por achar a massa muito sólida, acrescentei uma xíc de café de leite de castanha de caju que eu já tinha (mas creio que qualquer leite vegetal low carb faria o mesmo efeito), mesmo assim a massa ficou bem pastosa/ sólida. A baunilha, ovos e manteiga mantive igual. Resultado: ficou aquele brownie com casquinha, gosto acentuado de cacau, sem sabor de adoçante, perfeito! E melhor ainda, low carb!!!!
Uau, Nádia! Deve ter ficado ótimo mesmo!
Obrigada por compartilhar tb!
bjo
Poxa, fiz duas vezes. A primeira com farinha de castanha do Pará e depois com o avelã. Ambos foram moídos no liquidificador, ficando com alguns pedaços. A textura ficou horrível, não ficou com textura de brownie, a massa não teve liga, ficou esfarelando. Será que foi a farinha? Eu dividi os ingredientes tbm pra fazer meia massa, não sei se tem problema. Alguém com esse problema? Queria uma luz.
Olá Jéssyca,
Tente peneirar a farinha para evitar os pedaços. Isso não deveria ser um problema no caso do brownie, mas talvez a sua farinha tenha ficado demais.
Outra coisa, que adoçante vc usou?
Meu Deus, tudo que eu precisava era esse site! Um achado!
Obrigada, Jaqueline! 😀
Oi Carol! Você sabe me dizer se posso trocar o chocolate em barra pelo chocolate em pó?
Vou aproveitar o niver da “vovó” que tem diabetes e fazer.. assim eu e ela podemos comer sem culpa 😀
Olá Rafaela, nunca fiz assim. Acho que a textura vai mudar muito e o resultado não será um brownie.
Oie.. essa tabela de distribuição calórica refere-se a cada fatia? ou total ??
Ambos. É proporcional.
Oiii, posso utilizar o liquidificar? Pois, estou sem batedeira. Obrigada!
Olá Fran, acho que na batedeira não fica legal, não. Melhor fazer na mão mesmo, com um batedor (fuê), que dá super certo. Só lembre de tirar a pelinha da gema para não ficar com “cheiro de ovo”.
Abraços!
Achei a quantidade de manteiga muito exagerada.
Senti que 150g poderia deixar a receita muito gordurosa e enjoativa, então usei 50g apenas e ficou perfeita!!!!
Ótimo, Juliana! A ideia é essa mesmo, cada um achar a sua receita ideal. 😀
Abraços!
Olá, alguém pode me responder como funciona essa tabela do final das receitas? O total é o valor de todo a receita é dividimos nas porções? Por exemplo esse que tem 10 porções fica 8,66g de carboidratos por porção? Agradeço quem puder ajudar…
Débora,
São 10 porções, aí do lado tem escrito, Carboidratos sem fibra, 5,88g. Ou seja, são (86,6 g de carbs, – 27,9 de fibras) = 58,7 (excel arredondou para 58,8), o que dividindo por 10, dá os 5,88 g por porção do Brownie.
Valeu Débora. Obrigado pela visita!
Receita sensacional! Amei!
😀
Obrigada, Jaqueline!
bjos
Receita sensacional! Utilizei o chocolate 60% pq foi a que o marido encontrou – e ainda briguei com ele tadinho!. Para diminuit o peso na consciência utilizei somente 150 gramas ao invés dos 200 que pede na receita. So tinha sucralose e adicionei umas 20 gotas no máximo. De farinha utilizei a de amêndoas. Piquei um punhado de castanha de caju e incorporei na massa antes de levar ao forno. Perfeito!
😀
Acabei de fazer. Infelizmente o marido trouxe o chocolate somente 65% – briguei muito tadinho. Com peso na consciência utilizei somente 150 gramas, e coloquei unas 15 gotas no maximo de sucralose, que era o que tinha. De farinha utilizei de amêndoa, também piquei um punhado de castanha de caju e adicionei a massa. Resultado: perfeição dos deuses!
Lud, fiquei muito feliz de vc ter gostado! Às vezes uso o 60% tb. É só não exagerar na hora de comer. 😉
Bjos!
Olá Carol, parabéns pela receita!
Ainda não a fiz, mas fiquei na dúvida. Você não colocou a quantidade de carboidratos do xilitol usado. Foi proposital, por ser uma quantidade muito pequena?
Oi Gabriel,
Foi pq vc pode usar o adoçante que preferir. Muitos não tem carboidratos e alguns como o xilitol tem, mas não são totalmente processados pelo corpo, então não impactam de forma significativa na glicemia. Só não pode exagerar, né? 😛
Obrigada pela visita!
Boa noite….acabei de fazer a receita, mas a minha ficou bastante oleosa! Será que quando esfriar totalmente vai melhorar?
Oi Rosemeire, você mudou alguma coisa na receita? Ingrediente ou quantidade?
Olá!!!
acompanho vc pelo insta e adoooro suas receitas! Estou com uma dúvida, quando fizer a substituição da manteiga pela banha, quanto de banha usar nas receitas?
Olá Majú!
Você pode usar a mesma quantidade de banha. 😉
Obrigada pelo comentário!
Eu fiz, usei farinha de amêndoa e coco, mais não ficou muito cremosonho dentro, não sei se assei demais? Mesmo assim ameiiii
Oi Elis, provavelmente assou um pouquinho mais da conta. Na próxima você tira um pouquinho antes.
Obrigada por comentar. 🙂
Abraços!
CAROL estou fazendo dieta low carb paleolítica.nao tem problema o chocolate 70 por cento ? poderia mesclar o cacay 100 com whey protein para minha dieta?
Olá Fabiana,
Veja que com o chocolate 70% a porção é lowcarb, mas se você preferir pode aumentar a % de cacau do chocolate e ficará mais lowcarb ainda. Substituir chocolate por cacau em pó e whey provavelmente não vai dar a consistência e sabor de brownie. Mas vc pode testar e depois me contar! 😉
Farinha de amêndoas não pode na dukan.nem manteiga. Essa receita não é permitida na Dukan… infelizmente
Olá Isane, obrigada por alertar. Realmente esqueci que a Dukan tb é lowfat. Já atualizei o post.
Abraços!
Amei! Fiz com farinha de castanhas e ficou ótimo. Fiz apenas 1/3 da receita, pois queria experimentar sem adoçante. No primeiro pedaço senti um pouco a falta do doce… mas depois adorei o sabor.
Oi Juliana,
Fez sem nenhuma adoçante? Quantos % de cacau foi o chocolate?
Fiquei curiosa!:D
Abraços
Parece uma delícia essa receita!!!!
Se eu não usar o xilitol, qual outro tipo de adoçante posso utilizar?
Eritritol é outra opção natural muito boa. Fora isso, sucralose é uma opção. Só atentar para a proporção que deve ser diferente.
Obrigada pela visita, Chris!
Amo brownie!!!!! Sempre estou a procura de receitas, mas claro receitas como esta. Vou fazer com certeza!
Depois conta como ficou! 🙂
bjo
Esperando ansiosamente pela receita do curd…..
Kerol, amei a receita!
Há tempos queria uma bem simples e achava a da Lilian, com as claras em neve, esquisita e nunca tentei. essa sim tem cara de brownie hehe
E eu AMO esse quadrinho e o gráfico ao final das receitas. Vcs arrasam! Amo engenheiros lowcrabers nerds <3
Bjuuu
Camila querida! Você bem sabe como é alma de engenheiro… kkkk
Fico feliz que tenha gostado da receita. Depois me conta se deu certo! Bjocas