Torta salgada lowcarb

96

Uma receita simples, prática, extremamente versátil e que pode dar uma alegrada num almoço de família. A torta de frango é uma das primeiras coisas que aprendi e foi o que me fez largar o pão, definitivamente!!

Provavellmente já existem várias receitas de torta salgada por aí, mas essa foi feita com amor por minha noiva no momento em que a dieta se tornava repetitiva demais para mim. :D.

As primeiras versões era com farelo de aveia (fica fantástico, porém tem glúten 🙁 ) era numa quando engatinhava no lowcarb, e eu começei com Dunkan. Felizmente sai dessa dieta sem noção e incrementamos mais. O gosto da torta muda muito com a troca de farinhas, recheio, temperos, qualquer pessoa pode adequar para virar um super almoço de domingo o/. Vamos a receita:

Ingredientes

  • 400g a 500g de farinhas (castanha de cajú, do pará, avelã,  amendoas, etc);
  • 100g de queijo ralado;
  • 150g a 200g de manteiga ;
  • 2 ovos;
  • RECHEIO QUALQUER: Eu vou mostrar com frango, mas tem fotos de atum, calabresa, só queijo ahahahahah delícia;

Modo de preparo

>> Primeiro, prepare a base da torta, que é misturando farinha, queijo ralado (parmesão ou outro com sabor forte), ovos (1 ovo a cada 200g de farinha) e manteiga; A quantidade de manteiga vai variar dependendo da castanha que for utilizar, por exemplo, usar castanha do pará precisa de menos manteiga por que ele já tem muita gordura 😀

>> Forre a forma que vai ficar a torta, eu uso aqueles que a lateral sai. Reserve;

>> Agora prepare o recheio. Eu gosto muito com frango, acho que combina perfeitamente, então cozinho com tomate e cebola, depois desfio e tempero novamente.

>> Ainda adiciono um copo de requeijão para ficar cremoso! Com creme de leite também fica bom.

>> Adiciono uns pedaços de queijo minas, pois fica bom demais!!

>> Coloca tudo na tigela que reservamos, e espalha bem;

>> Agora só fechar a torta!! Pode ser uma tampa com massa (eu não tenho habilidade para isso, mas quando minha noiva faz fica colocando pedaços e “colando”, aí esconde com uma camada de queijo ralado, orégano ou tomates hehehe.

>> Outra opção é fazer um creme de queijo e jogar por cima, FICA FANTÁSTICO!! O creme de queijo é só creme de leite, requeijão e algum queijo, o melhor na minha opinião é com gorgonzola!!

>> Leve ao forno médio, por uns 20 a 30 minutos, apenas para assar a massa das castanhas!

Ainda dá para fazer mini tortas, fica muito legal para um lanche da tarde! Olha que delícia!!!

Que fazer diferente? Quer sugestão de sabor? Pode ser de atum, sertaneja (carne seca com banana), carne desfiada, quatro queijo, calabresa, salsicha, pepperoni, do que sua imaginação pensar!!! Essa é o encanto de cozinhar, monte a sua!!!

É isso, excelente receita!!

Neste caso, não colocarei a tabela de carboidrato, pois tem muitas combinações. Mas com certeza é tem pouquíssimo carboidrato, o segredo da torta é o recheio!!! Até a próxima!!

96 COMENTÁRIOS

  1. Melhor blog low carb que já li. Salivando aqui com suas receitas. Tinha que ser um engenheiro químico hehe. Somos primos de profissão, sou Química Industrial e adoro uma cozinha rsrs

  2. Boa tarde!! Fiz hoje, meia receita, ficou ótima!! Aprovação geral !! Usei 200 grs. de farinhas, sendo 100 gr de farinha de berinjela, 50 gr da de côco e 50 gr da de amêndoas , e coloquei 1 c. (Café) de sal, 1 ovo e 75 gr de manteiga.
    Obrigada por compartilhar tuas receitas conosco…

  3. Meu Deus, estou com peso na consciência kkkkkk
    Certeza q é low carb? Pq ficou muuuuuuito boa!!!!!
    Fiz com 100g de farinha de amendoas e 100g de farinha de castanha de caju. Mas errei, coloquei os 2 ovos ao invés de 1 só.
    Fiz em uma forminha tipo quiche individual com frango ensopado q sobrou do almoço e acrescentei 1 colher de requeijao.
    Assei. Grudou o fundo, mas tudo bem. Ficou oooootima. Engana muito o cérebro q tá louco por um carbo e o gosto é realmente bom.
    Muito obrigada!!!!!!! Mas qto será q tem de carbo em cada mini quiche????? Quero comer mais uma!!!!!!

  4. Eita que essa massa vai me salvar aqui =) *-*. Será que da certo com farinha de aveia e de berinjela? Tenho só um pouco de farinha de castanha do para aqui em casa =/ fora essas só de feijão branco

  5. Olá. eu gostaria de saber se vc usa algum queijo parmesão certo,de alguma marca.Eu fui fazer a panqueca e comprei um já ralado no mercado, ficou horrível a massa, embrulhou o meu estômago, sempre gostei de parmesão mas depois da comida q eu fiz, só de falar em parmesão meu estômago embrulha

  6. Melhor receita de todas as low carb, já fiz de vários recheios e sempre fica muito bom, muito obrigado por compartilhar com todos nós.
    Em 4 meses de estilo de vida low carb e 23 kg off mas é só o começo obrigado

    • Valeu Priscila!! Tem gente que gosta!! Eu realmente não sou fã da farinha de coco nessa receita, no mínimo teria que acrescentar um pouco de sal e queijo ralado. Para mim o problema é o croc croc que o coco dá. Mas só testando hehehe. Experimente numa forma pequena, e veja se dá certo e por favor, não deixe de dar um feedback 😀

      Valeuuuu, e obrigado pela visita!

  7. Oi Reiner!

    Fiz a torta no sábado, com farinha de coco que é a mais barata para se comprar aqui no Sul. A de castanha ou amêndoas não dá, caríssimas mesmo para uma recita esporádica!

    Ela deu muito certo, somente na próxima acrescentarei um salzinho na massa, pois o coco deixou o gosto meio adocicado. O recheio foi de atum.

    Agradeço pelas dicas de receitas, essa vida low deixa a gente meio sem imaginação, e aqui achei tudo que preciso.

    Um abraço!

    • Que show que deu certo Dani!!!

      Geralmente não acrescento sal, pq já tem no queijo parmesão ou na manteiga que acrescento na massa, mas receita é assim mesmo, vamos ajustando né!!

      Fico feliz que tenha dado certo para vc!! Muito obrigado pela visita!

  8. To vendo que é a torta q vai me salvar na low carb.
    O lance da farinha com menos óleo me atentou pra um detalhe. USO a se amêndoas sem óleos e fica super seca. Vou caprichar na manteiga eu volto para contar o resultado

    • Ambas são low-carb. Eu não gosto muito da de berinjela, ela amarga muito. Bom, de todo o caso, eu atualmente faço essa torta misturando farinha castanha de caju com linhaça dourada (a marrom amarga, ao meu paladar), ou chia. As vezes eu coloco quinoa, mas é bem raro, não altera tanto a textura.

      Abraços, e obrigado pela visita

  9. Olá Reiner!!!!!
    Na primeira foto da página (com tomate em cima)e na foto do passo a passo, vc usou q farinha?
    Eu fiz hj a torta com farinha de castanha-de-caju mas não gostei. Não sei se já comprei ruim…
    Ficou muito escura a base, depois de pronta. Além disso, o gosto ficou muito forte e é a segunda receita que faço com ela que sinto como se tivesse mastigando micro cacos.
    Coloquei nessa de hj 150 g de manteiga, mas achei q ficou muito gorduroso…..enfim…. #fail…

    • Que pena Noele. Pode ser que exista um problema na sua farinha de castanha de cajú, pq não é para ficar parecendo micro-cacos. hehehe. De qualquer forma, existem forma para melhorar a textura. Uma delas é usar linhaça dourada junto com a farinha de castanha, tem também a possibilidade de usar farinha de chia ou farinha de amêndoa.

      Faça testes em pequenas tortas, até vc achar uma combinação que te agrade, qualquer coisa podemos ajudar. Mas cozinha é isso mesmo, não desista, pq é uma comida muito prática.

  10. Oi Reiner, amei a receita posso usar entao o farelo de aveia??? Ele so.nao.é paleo.pq.tem glutem?? E a linhaça fica bom?
    Quero algo mais.em conta aqui a farinha de castanha é bem.cara.

    • Oi Pamela, sim, o farelo de aveia não é paleo pq contém glúten e é um grão. Mas pode usar se vc achar por bem.

      Eu prefiro usar farinha de castanha para a torta, as vezes misturo um pouco de linhaça e/ou chia. Como faço essa torta, uma ou duas vezes por mês não fica caro no orçamento geral. Só de linhaça eu não recomendo, a que eu fiz ficou amargando.

      Valeu e obrigado pela visita!

    • Olá Boa noite!
      Fiz com farinha de linhaça e realmente o gosto é bem forte e até amargo. Qual dessas farinhas possui um gosto mais ameno que poderíamos fazer essas tortas?
      Obrigada.

      • Oi Micheline, eu uso muito farinha de castanha de caju. Qualquer nozes serve, amêndoas, castanha do pará, avelã. Eu descobri esses dias que a linhaça dourada não deixa um gosto tão amargo, eu misturei com castanha de caju e ficou bom.

        Abraços, e obrigado pela visita!

  11. Reiner, eu estou fazendo um caderno de receitas ,posso copias suas ideias? nao sao p divulgar,e pra meu dia a dia msm, eu adro suas receitas, parabens!!

    • Olha esse recheio de frango eu cozinho o frango no molho mais ralo de tomate, depois desfio, e depois cozinho em molho mais grosso de tomate. Esse recheio serve para panquecas inclusive.

      Depois coloco na torta, acrescento queijo, um creme de queijo por cima e tudo certo.

  12. Ola Reiner, boa noite, gostaria de te agradecer pela deliciosa receita….o que que é isso???? bolo delicioso!!!!!só não posso abusar porque meu fígado reclama qdo como muita gordura, aliás não consigo seguir muito essa dieta por conta do danadinho do fígado. Você sugere algo??? abraço!!!

    • É gosto mesmo Mara. Em geral como uma torta dessa por mês, substitui o meu almoço de domingo, a família adora!!

      Quanto ao fígado, não existe relação em comer gordura e gordura no fígado, pelo contrário, em geral, ela consegue reverter doenças como esteatose hepática. Por favor dê uma lida nesta postagem do Dr. Souto.

      Obrigado pela visita!!!

  13. Nossa, encontrar esse blog foi o ponto alto da minha dieta low carbo… ja estava sem opções de receitas, principalmente sem opção de café da manhã!
    Parabens!!!!!!!!

  14. Cara a minha torta ficou muitooo boa, eu ainda comi por uma semana e continuava uma delicia. Recomendo, fiz a minha de frango com vários queijos.
    Beijoss!

  15. Olá Reiner, quero tentar nesse fim de semana…parece ótima!!!

    Eu só não entendi uma coisa: quanto tempo ela fica no forno após colocar o recheio? Sei que vai depender do recheio mas quanto tempo a mais a massa (que já passou 20 a 30 minutos) “aguenta” de forno?
    Obrigada!!!

    • Olá Angela,

      Acho que você interpretou errado a frase “Leve ao forno médio, por uns 20 a 30 minutos, apenas para assar a massa das castanhas!” A torta já vai ao forno toda recheada, mas o recheio já deve estar cozido, ou frito, enfim, já deve estar pronto. Então esses 20 a 30 min que a torta inteira vai estar no forno é somente para assar a massa das castanhas.

      Valeu um abraço!!! Lembre de maneirar na manteiga, pois a depender da farinha que usar tem que usar menos ou mais. Um abraço!

  16. Ola, fiz a sua receita com farinha de castanha do para, ficou divina, achei dos Deus, não aguentava mais comer so ovos pela manha, mas a tua dica eh perfeita, precisa diminuir a manteiga, senão fica mto gorduroso, mas mesmo assim fica ótimo, porem da próxima vez em que eu fizer vou diminuir ainda mais. Obrigada por compartilhar suas receitas conosco. Um abraco.

  17. Amei a receita! Estava a tempos procurando algo parecido com um pastelao ou torta salgada! Vou fazer no final de semana para o marido.
    Ainda bem que onde moro a farinha de amendoas é bem baratinha! Vi que essa é a maior reclamacao do pessoal, o preco! Realmente no Brasil as coisas estao cada vez mais caras. Ainda mais se vc segue um estilo de vida Paleo!! 🙁

    • Vc é uma felizarda heheeh! Aqui na bahia barato mesmo é castanha de cajú, que eu adoro. Veja se fica bom com amêndoas, tem gente que não gosta muito do sabor eu particularmente gosto, existem truques para atenuar o sabor ou dar sabor, como colocando mais quejo parmesão ou especiarias. . heheheh

      Obrigado pela visita!!

      • Fizemos a torta no sabado (tirei fotos. Como faco pra te mandar?)! Amamos, e com certeza faremos mais em breve. Adorei com farinha de amendoas, ficou bem salgadinha!!! hoje vou tentar fazer a quiche com essa massa!!!

  18. acredito que nenhum alimento natural seja em si mesmo uma ameaça a saúde.
    o que acontece é que eles são tão manipulados e aditivados que sua composição química é alterada trazendo reações ruins ao nosso organismo.

    • Olá Andreia, é um prazer ter você aqui no blog.

      Então, o trigo e a aveia foram muitos manipulados para ter alta produtividade, se você for usar o trigo da época de Cristo (sim, ainda existe e é comercializável) vc sentirá muito menos os efeitos, vc pode ler sobre isso no livro Barriga de trigo do William Davis, ou no livro Dieta da Mente do David Perlmutter.

      Quanto ao natural ser saudável, isso é um erro comum para as pessoas. Fruta é saudável é, mas se vc é obeso mórbido ela não fará bem e nem ajudará a perder peso. Tudo depende do objetivo que se quer atingir. E também tem o clássico: “o veneno da cobra é natural, mas não aconselho que bebam.”. Claro que já é o extremo hehehehe, Eu sinceramente não recomendo que um diabético coma uma banana por exemplo, por mais natural que ela seja, possui muito açúcar.

      E temos que ficar de olhos nesses aditivos que você mencionou, como exemplo se formos comprar um iogurte no mercado, vc quase não acha, são todos bebida láctea. é triste.

      Um abraço e continue acompanhando.

    • Puta que sugestão boa!!!!!!!!! Apesar de adorar a fartura da dieta low carb por termos acessos as ditas porcarias… eu sofro muito no café da manha só a base de ovos… vou tentar fazer essa torta…Ah esqueci…uma boa pedida pra galera que está sofrendo de abstinência de Cheetos e salgadinhos são aqueles pacotinhos de pururuca (pelo de porco desidratada)… eu pensava que era artificial… mas pesquisando na net vi que e feito da pelo do porco mesmo e tem 0% de carbo… comprei três pacotinhos de 20g e me fartei hoje no serviço pois estava sofrendo muita vontade de comer um salgadinho… muito bom mesmo…………Parabens pelo site e força na tua dieta!!!!!! Estou a 2 semanas e já perdi 4 quilos… os 2 gomos superiores do meu abdomen já estão visiveis… Meu sonho e ter uma barriga sarada e tanquinho!

      • Boa mesmo Daniel!!! essas pururuca são tudo de bom, quando fui em Minas Gerais me fartei lá ahahah, pena que é difícil achar na Bahia :(. Mas de vez em quando eu faço, hehehehe.

        Parabéns pela perda de peso, deve ser uns 2 a 3kg de água e 1kg de gordura, o que é muito para 2 semanas. Eu aconselho fortemente que vc compre o livro Dieta TNT, ele é mais focado para ganho de massa muscular. Um abraço e persiga seu sonho. heheeh

  19. OLÁ REINER ! VC MISTURA AS FARINHAS DAS CASTANHAS OU POSSO ESCOLHER SÓ A DE CAJU??? OU POSSO MISTURAR CAJU E CASTANHA DO PARÁ ???

    • Olá Andrea!

      Depende da inspiração. Se vc for misturar com castanha do pará, vai ter reduzir na quantidade de manteiga, pois ela é bem gordurosa. Minha sogra não gostou muito quando eu fiz só com castanha pq ela achou muito gordurosa também, aí eu misturei com farinha de amêndoas e suavizou bastante. Vai depender do seu gosto. Eu particularmente adoro só com castanha, mas infelizmente não dá uma liga tão boa, já até usei um pouco de farinha de chia ou linhaça para ter um pouco mais de fibra. Vai do gosto mesmo hehehe. O que importa é adaptar para seu gosto. 😀

  20. As farinhas de amendoas, castanha de caju e castanha do pará são caríssimas e difíceis de se achar. Você indica alguma outra mais acessível e que fique boa?

    • Maria,

      Eu não indico outras pq não uso. Essas farinhas são caras comparadas a oferta de trigo, mas não vamos fazer essa torta todo dia né? Eu prefiro pagar mais caro numa farinha de qualidade e gostosa e fazer essa torta uma vez por mês, por exemplo. Se for todo dia é realmente inviável (para mim). Se vc tentar com outras farinhas e ficar boa, por favor me avise, hehehe. Abraços e grato pela visita!!!

    • Olá Simone,

      Vc pode misturar farinha de frango, ou mesmo algum legume como couve flor. Se gostar do sabor de coco, pode usar a farinha de coco. Se tiver acesso fácil, amêndoas são mais neutras (mas aqui no nordeste é cara demais :P).

      Tente aí e me avise!! Valeuuuu

  21. Reiner, Adoro suas receitas! Na minha dieta, não posso comer farinha. Vc acha que posso usar proteína isolada da soja no lugar da farinha? Será que ficará bom tb?Obrigada, Ana Paula.

    • Olá Ana,

      Se vc está fazendo cetogência (nada de carboidratos), utilize a farinha de frango daqui do blog (feita pela Caroline Guilherme). Ou não faça, deixe para o período que vc tolerar um pouco de carboidrato.

      Quanto a soja, eu não aconselho nenhum grão em dieta, mesmo a proteína isolada disto que chamamos de soja. Tem várias coisas ruins nele (principalmente lecitina) e não fazia parte do nosso cardápio até essa industrialização louca. 😀

      Abração, me conta se fizer!!! E obrigado pelo elogio e pela visita!!

  22. Reiner, adorei esta dica de torta, vou experimentar este fim de semana!
    Na sua receita estão tambem 2 ovos, voce usa isso para o recheio?
    Vi que não está discriminado na massa…
    Vc só usa manteiga ou pode ser com margarina tambem?
    Grata, abço.

    Carla Almeida

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.