Barriga de Trigo

9

Apesar de fazer coro ao Dr. Souto e sempre lamentar a falta de livros paleo/lowcarb conceituados traduzidos para o português, comecei a ver uma luz no fim do túnel em 2013 quando Barriga de Trigo foi lançado aqui no Brasil.

Barriga de Trigo

Título: Barriga de Trigo
Autor: William Davis
ISBN: 9788578276874
Edição: 1ª Edição – 2013
Número de Páginas: 352
Editora: Martins Fontes

Eu comprei na pré-venda e li assim que chegou. De cara não gostei da capa, achei sensacionalista e com cara de “mais uma dieta da moda”, porém o conteúdo mostrou-se interessante e intrigante como prometido.

Basicamente o livro apresenta toda a transformação que o trigo vem sofrendo na indústria agrícola e como isso, aliado ao fato do trigo ser cada vez mais a base da alimentação da grande maioria das pessoas, afeta a saúde de boa parte da população.

A primeira parte do livro trata das características do trigo moderno, suas modificações ao longo dos anos, sua composição e também sua influência na liberação de insulina no sangue. Na segunda parte somos apresentados aos efeitos viciantes do trigo, sua atuação na mente e no corpo. São discutidas relações com obesidade, Alzheimer, doença celíaca, diabetes, problemas de pele, estômago, acidez, envelhecimento, sistema nervoso e doenças cardíacas.

Por fim, na terceira parte o autor propõe uma mudança de alimentação e faz orientações de como seguir um plano alimentar livre de trigo.

Quando li Barriga de Trigo  achei a leitura super fácil e viciante, hoje vejo que pode não ser o mesmo para outras pessoas. Por ser um material em português e “emprestável” consegui que várias pessoas na minha família lessem e repensassem sua alimentação. Meu pai (diabético) leu todo e desde então tem controlado muitíssimo bem seus níveis de glicose no sangue.

Eu não achava e não acho um livro super completo. Ele foca basicamente no trigo e apenas comenta sobre os carboidratos em geral. Entendo que seja uma escolha do autor, visto que, de todos os grãos que possuem glúten, ou mesmo entre todos os carboidratos, com certeza o trigo é o mais consumido direta ou indiretamente.

Dentro do que se propõe é um ótimo livro. Talvez não seja o melhor para iniciar outras pessoas no tema paleo/lowcarb, mas na época era o que tinha. 😉

E vocês, já leram Barriga de Trigo?

(Na Lê Livros tem.)

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu não gosto é do radicalismo que está se estabelecendo, principalmente, entre “mães” que estão abolindo os carboidratos de seus filhos pré adolescentes. Certamente vão formar uma nova geração de mulheres e homens fracos.

  2. Comprei na promoção da Saraiva, mas ainda não tive tempo de ler. Dei pra minha mãe ler primeiro. Mas o livro que vejo mais comentários é o dieta da mente.

  3. Olá! O primeiro livro que li falando sobre o glúten foi A Dieta da Mente e gostei muito. Pesquisei bastante sobre o glúten e vi muitas coisas sobre ele na internet. A poucos dias o barriga de trigo estava gratuito no google play, dei uma olhada por cima, mas não li mesmo. Eu parei com o glúten um pouco antes de ler a dieta da mente e os benefícios já apareceram!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.