[Projeto Cetose] O início

6

No dia 24/07 comecei a comer uma quantidade menor de carboidratos, em média 20g/dia (costumo comer 100g a 150g no máximo). Obviamente nada de trigo!! PQ estou fazendo isso???

Para ficar em cetose!!

Que isso? Doença?? Não, não, galera! É simples, quando o corpo passa a processar a gordura como principal fonte de obtenção de energia, ele libera corpos cetônicos, que são similares a glicose pois fornecem energia ao corpo. Em geral, normalmente em uma dieta ocidental (rica em grãos e principalmente trigo) é impossível atingir esse estado sem estar em jejum prolongado, mas para as pessoas que fazem dieta com baixo consumo de carboidrato (que é o nosso natural) é possível entrar, com algumas restrições

Mas porque estou fazendo? Para emagrecer mais rápido!!

cooltext1130072054

Veja, só me libertando do vício do açúcar e dos grãos (principalmente trigo) já comecei a emagrecer, mas acabou ficando muito lento. Não tenho tanta pressa de emagrecer, afinal não engordei de um dia para o outro, mas gostaria de sair logo da casa dos 100kg, depois voltarei ao estilo de vida que já decidi adotar por toda a vida, ou seja, comer carnes, vegetais, alguns grãos, e sem medo de gordura.

Como vai funcionar o projeto? Já estou a 2 dias fazendo dieta, vou colocando os resultados diariamente. LEMBREM-SE, eu já reduzir meu consumo de carboidrato, portanto eu subo meus níveis de cetonas um pouco rápido (menos de uma semana), pelo menos até 1,0 mmol/dL, não sei o quão difícil é manter acima disso, minha meta é atingir 2,5 mmol/dL e manter acima de 2 por uma semana ao menos.

O objetivo é claro: acompanhar alguns indicadores enquanto faço uma dieta cetogênica! Para isso no primeiro dia, fiz exames de sangue, me pesei, medir a glicose e cetonas. Segue os resultados:

25/07/2013

GLICOSE = 89.00 mg/dL
COLESTEROL = 125.00 mg/dL

HDL COLESTEROL = 44.00 mg/dL
LDL COLESTEROL = 72.80 mg/dL
VLDL COLESTEROL = 8.20 mg/dL
TRIGLICERIDES = 41.00 mg/dL
CALCIO = 10.44 mg/dL
FOSFORO = 3.78 mg/dL
SODIO = 139.1 mmol/L
POTASSIO = 4.5 mmol/L
PROTEINA C REATIVA = 1.9 mg/L

Tudo normal, apesar que o HDL (colesterol bom) subiu um pouco, pois meu histórico médico sempre era 28mg/dL, enfim, depois faço um post comentando meus históricos de exames médicos. Esses exames vou repetir depois de 30 dias, e vamos ver como ficou minha saúde comendo mais gordura (já como muita, não tenho medo, e não exagero pq me sacio naturalmente :P).

Os indicadores diários serão as cetonas (beta-cetonas), glicose e peso! Além da quantidade de carboidratos (estimativa) e também se fiz exercícios ou não.

 

O aparelho mediu umas 15 mg/dL a mais que o do exame, masssss, o exame foi feito depois que eu malhei e tinha pedalado 10km de bike (ainda em jejum). então é justificável.

É isso, esse é o inicio. Amanhã posto meus 3 primeiros dias do projeto, e começo a fazer posts diários.

Valeu galera.

6 COMENTÁRIOS

  1. voce saberia me dizer como eu faço para medir o nivel de cetose do meu corpo? nao acho o aparelho e nem as tiras em farmacia. nenhuma. eu queria aquela que mede pela urina

    obrigada

  2. Capriche na gordura, tipo esquimó…

    Achei seu colesterol LDL muito baixo, mas o HDL subindo é bom…

    Seus triglicerídeos estão excelentes!!!

    Está fazendo alguma atividade física? Está tirando suas medidas (consegui baixar meu peso até certo ponto, depois comecei a aumentar, mas a cintura continua a diminuir)?

    Abraço e sucesso 😀

    • Fillippi,

      Eu faço musculação e ciclismo (para ir ao trabalho principalmente). Tiro as medidas a cada 3 meses em média, depois vou fazer um post sobre isso.

      Meu peso ficou estável um tempão mas minhas medidas continuavam a cair (dava para ver pelas roupas), dava um desânimo pela balança, mas com um pouco de paciência o peso baixa. Isso que me falta, mas estou busca deste objetivo 😀

      Valeu pela visita. 😀

Deixe seu comentário