O tal do kefir

52

Nem lembro exatamente quando ou como ouvi falar de kefir a primeira vez. Provavelmente foi através de algum post ou snap da nutri Djulye. 🙂

Na época eu entendia que era um probiótico, mas não via nada demais. Com o passar do tempo, a relação da microbiota com a saúde como um todo foi ficando mais em evidência e eu comecei a dar mais atenção ao assunto. Eu tinha parado de tomar iogurte com frequência porque notei que me causava desconforto, então o iogurte de kefir passou a ser uma possibilidade.

Confesso que mesmo lendo sobre todos os benefícios e já tendo contato com doadores na minha cidade eu adiei o momento de pegar o meu. Pensar no trabalho de ficar cuidando dos kefilhos e ainda dar conta da produção, me desanimava um pouco.

Contudo, quando marcamos o 1o Encontro Paleo Lowcarb de Salvador não tive mais como adiar. A querida Silvia passou por lá e distribuiu doações de kefir de leite, assim eu peguei a minha, bem como, Isabel e Reiner. 🙂

kefir01

Meu primeiro fermentado demorou e ficou muito forte, por isso foi descartado. A partir do segundo já começou a melhorar, mas só após uma semana ficou bom de verdade. Silvia me disse que eles estavam congelados há muito tempo e por isso podiam demorar para “acordar”.

Meu irmão topou logo de cara consumir o iogurte e ajudar na criação dos bichinhos. Nós preferimos dessorar o iogurte para consumir “tipo grego”, mas mais recentemente meu pai aderiu ao consumo diário e prefere o iogurte líquido mesmo. Então sempre dessoramos uma parte e outra não.

A versão dessorada eu consumo com pedaços de frutas (morango na maioria das vezes) ou como patê/pasta, substituindo cream cheese, maionese e etc… tem muitas possibilidades.


Hoje o kefir é bem presente na minha vida e por isso devemos ter mais posts falando sobre o assunto por aqui! 😉

52 COMENTÁRIOS

  1. Olá .eu tenho Kefir já algum tempo e lavo todos os dias mas ele .não cresceram muito e começaram a se desfazer parece ..será q morreram ? Mas a fermentação continua …não devo lavar ?

  2. Ba tche gostei muito da tua explicação. Eu consumo todos os dias estou em processo de emagrecimento tomo meio litro dia será que está certo. ?

  3. Bom dia Carol, estou fazendo a low carb … o maximo de carboidratos é 20gr …. o Kefir no app que uso, acusa a cada 100ml 11,5 gramas de carboidratos. Ele sendo low carb tem um alto indice de carboidratos né? Estou entre a cruz e a espada … dúvida cruel se posso continuar consumindo diariamente.

  4. Oi carol, moro no Sul e aqui é mais frio então o kefir demora mais pra fermentar, pra mim q busco como benefício regular o intestino como saber q já está bom para o meu consumo e bem fermentado já q tbm faço lowcarb e cetogenica. Lima quanto mais fermentado melhor só q dai ele prenderia o intestino. Vc sabe algo sobre?

  5. Estou no processo de colocar o leite nos grãos do kefir e beber apos 24 horas, batido com frutas. Mas como eles se multiplicam muito, gostaria de saber como fazer para retardar a multiplicação, possso congelar?? Como seria esse processo?

    • Sempre que eles fermentarem o leite eles vão crescer. Você pode congelar parte dos grãos e começar a doar, por exemplo. Basta lavá-los com água filtrada e colocar em saquinhos (mais ou menos uma colher de sobremesa) e depois congelar. Vc já terá mudinhas para doação. Para retardar a fermentação em si, eu deixo na geladeira o kefir com leite por alguns dias ( até 5) e tiro no dia que quero que ele continue a fermentação. 😉

  6. Olá, ganhei o Kefir e tenho uma dúvida.
    O leite não é nada recomendado pelos médicos que defende a dieta lowcarb/paleolítica. Como então fermentar o leite tão abolido por esses médicos?
    Ele se torna menos nocivos quando fermentado pelo Kefir?
    Coloquei o meu Kefir no leite de coco, mas tenho essa dúvida.
    Será que vc pode me responder?
    Desde já agradeço.

    • Isso, Rosângela.
      O kefir consome a lactose do leite no processo de fermentação. Assim, deixa de ter efeitos negativos na maioria das pessoas e ainda é um probiótico muito bom.
      Abraços

      • Obrigado por responder Carol.
        Agora surgiu outra dúvida
        Estou na dia low-carb e fiz o Yakult de Kefir, 500ml que tomei a noite e durante o dia seguinte.
        A dúvida é???
        Quanto carboidratos tem no Yakult de Kefir e no grego???
        Já rodei o google de ponta a ponta e não achei essa informação, encontrei em um site americano dizendo que podemos tomar a vontade por causa dos inúmeros benefícios e um outro site (tb americano) diz que uma xícara por dia.
        Afff… fiquei confusa…

        • Oi Rosângela, não sabemos informar essa questão. vamos dar uma pesquisada sobre esse Yakult e retornaremos com um post, ok? Mas a principio, se for com aquela água que sai do Kefir, aquilo é praticamente proteína. Pode tomar sem medo.

          Obrigado pela visita!

  7. Oi Carol ! O que fazer com o soro do kefir , vi algumas informações que é muito bom pra quem faz musculação que e o mesmo way protey, fico com uma dó ter que colocar fora.

    • Oi Mari, você pode misturar em uma água saborizada para consumir. Pode usar nas plantas tb. É verdade que ele é como whey, mas provavelmente precisaria consumir uma quantidade bem grande para equivaler a uma dose de whey. Eu não sou muito fã do gosto do soro por isso nem sempre consumo.

      Abraços!

      • Com o soro do kefir você pode fazer o Yakult.
        500 ml soro
        250 ml leite
        250 do coalho de kefir
        01 colher sopa de stevia
        01 colher de chá de baunilha
        Depois deixar na geladeira..

  8. Olá, Carol… eu sei que o carboidrato do kefir (quase) não é contado, muito pouco dele não é digerido pelos lactobacilos. Só não tenho ideia de quanto resta de carboidratos líquidos (net carbs) nele :/
    Você sabe?

  9. Oi Carol qual a quantidade de carboidratos em 100 gramas de iogurte de kefir dessorado ? Estou consumindo todos os dias mas tendo em vista que tenho que perder peso tento pegar leve nos carboidratos. Desde já obrigada

    • Olá Fabiana, 100g de kefir de leite tem por volta de 4,5g de carboidrato, dessorado tem um pouco menos. Mas lembre que por ser um produto caseiro, isso vai depender do leite e do tempo de fermentação. 😉

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.