Lombo com bacon e Crumble de vegetais

0
309

Essa receita de Lombo com bacon e Crumble de vegetais conquistou meu coração (e estômago) desde que fiz a primeira vez. Com um pequeno ajuste ela se tornou uma receita low-carb deliciosa. Confira!

Lombo natalino com bacon

1 lombo de porco (cerca de 2 kg)
suco de 6 laranjas
240 ml (1 xícara) de vinho branco
500 g de bacon fatiado
4 dentes de alho
sal e pimenta do reino

Faça uma pasta com o alho e sal. Coloque o lombo numa assadeira, esparrame bem a pastinha de alho e sal pelo lombo e tempere também com pimenta do reino. Cubra todo o lombo com as fatias de bacon, circulando o lombo. Misture o suco de laranja com o vinho, coloque na assadeira. Cubra tudo com filme plástico e deixe marinando por cerca de 1 hora. Retire metade do molho da marinada da assadeira. Pré-aqueça o forno a 230ºC. Coloque o lombo para assar por 20 minutos. Retire, abaixe a temperatura do forno para 180ºC. Cubra o lombo com papel alumínio e volte para o forno por 1 hora para terminar de assar.

Crumble de vegetais

2 cenouras grandes
½ couve flor
2 xícaras de ervilhas congeladas
1 cebola
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
200 ml (3/4 xícara) de creme de leite pasteurizado
180 g (1 e ½ xícara) de farinha de trigo
150 g (3/4 de xícara) de manteiga gelada
1 xícara de castanha de caju picadas grosseiramente
sal e pimenta do reino
(Também uso queijo parmesão ou algum outro)

Enquanto o lombo assa, prepare o crumble de vegetais: Com ajuda de um descascador, faça lâminas finas com a cenoura. Pique a couve flor em florzinhas. Pique a cebola em cubinhos. O alho bem picadinho também. Refogue a cebola na manteiga. Deixe começar a dourar. Junte o alho, a cenoura, a couve flor. Refogue por uns 2 minutos, não é necessário muito tempo. Junte a ervilha e tempere tudo com sal e pimenta do reino. Misture o creme de leite (e o queijo). Desligue e reserve. Prepare o crumble: Misture a farinha com a manteiga usando as pontas dos dedos, formando uma espécie de farofinha úmida. Junte a castanha de caju e misture. (Meu crumble não é crumble na realidade. Eu apenas processo grosseiramente a castanha de caju e coloco por cima da mistura para ter um croc-croc) Unte um refratário com manteiga. Coloque os legumes e cubra com o crumble. Leve para assar em forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que fique bem douradinho.

http://chatadegalocha.com/2014/12/receita-de-lombo-com-bacon-e-crumble-de-legumes-o-chef-e-a-chata/

No meu “crumble” eu também gosto de colocar cogumelos e pimentões coloridos, além de refogar tudo no bacon. 😉

lombo_crumble01

Segue o vídeo da receita original:

Façam e me contem, hein?!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.