Ganache low-carb

5
591

Existem muitas receitas de Ganache low-carb disponíveis mas, em geral, as tradicionais são uma mistura de chocolate (dos mais variados tipos e proporções) e creme de leite. Se escolher um chocolate com um alto teor de cacau, ideal igual ou acima de 70%, a ganache tradicional já é low-carb. Tomem cuidado apenas com algumas receitas que acrescentam glucose para adoçar e também com a qualidade do chocolate (http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/chocolates-fake.html).

No caso de querer um pouco mais doce, use o adoçante de sua preferência para a receita continuar low-carb. Vale acrescentar alguma essência ou raspas para perfumar e variar o sabor. A depender do seu objetivo alimentar, use a Ganache low-carb com moderação contabilizando os carbs do chocolate e do creme de leite.

Já postamos uma receita com proporção de creme de leite e chocolate para comer de colher, que chamamos de Danette low-carb. Mude a proporção entre chocolate e creme para conseguir a consistência desejada para o caso de recheios e coberturas como vou mostrar a seguir.

Ganache low-carb sem lácteos*

Na versão sem leite, o mais comum é substituir o creme de leite por algum leite vegetal (coco, amêndoas, arroz), que era como eu fazia há algum tempo. Eu misturava um chocolate amargo (sem leite) derretido com leite de coco e reservava na geladeira até dar o ponto que desejava. Embora muito prática, eu não estava satisfeita com esta receita de ganache simples. O sabor ficava muito forte para o paladar do meu filho (que é alérgico) e dificilmente ficava com o ponto legal para usar o bico de confeitar. Já tinha misturado também com um pouco de biomassa de banana verde e o sabor não agradou muitos.

Eis então que, após a descoberta da receita de curd, foi possível eu elaborar uma receita de ganache low-carb sem lácteos deliciosa e ainda perfumada.

Ingredientes

 

Ganache low-carb tradicional

  • 100g de chocolate >=70% (uso 70%)
  • 50g de creme de leite
  • adoçante a gosto (uso 10g de xilitol)

 

Ganache low-carb simples sem lácteos*

  • 100g de chocolate sem lácteos >=70% (uso 70%)
  • 50g de leite vegetal, pode ser de coco, amêndoas, arroz (uso de coco)
  • adoçante a gosto (uso 10g de xilitol)

 

Ganache low-carb perfumada sem lácteos*

 

Na receita do curd eu usei suco de laranja ao invés de limão e óleo de coco para substituir a manteiga. Tudo na mesma quantidade especificada na receita. Já usei também o óleo de coco misturado com banha para ficar mais barato e nem percebi a diferença no gosto ao final.

OBS: Se quiserem fazer as medidas em volume, é só medir a quantidade que quiser de chocolate já derretido e colocar a metade da mesma quantidade de creme de leite / leite vegetal ou o dobro de curd. Por exemplo: se usar 6 colheres (se dopa) de chocolate derretido, acrescente 3 colheres (de sopa) de creme de leite / leite vegetal ou 12 colheres de curd.

Modo de fazer 

 

  1. Corte o chocolate em pedaços e derreta no microondas (1 a 2 minutos em potência baixa) ou em banho maria. Acrescente aos poucos o creme de leite, leite vegetal ou o curd (a depender da receita) e misture bem (eu gosto de usar um fuê para dar mais volume).
  2. No início pode engrossar um pouco o chocolate e parecer que não ficará bom, mas depois de misturar até ficar homogêneo fica bem cremoso e brilhante. Vá observando a consistência desejada a medida que adiciona o creme de leite, leite vegetal ou o curd (se preferir, não adicione a quantidade total no chocolate).
  3. Adoce a gosto e acrescente alguma essência ou raspa se quiser e misture (no caso do feito com curd o sabor já fica levemente perfumado com a laranja).
  4. Reserve na geladeira até o momento de usar. Depois de resfriada, a ganache irá ficar mais espessa. Se estiver muito dura quando for usar, é só esperar voltar a temperatura ambiente ou misturar bem até amolecer ou ainda acrescentar um pouco mais de creme de leite, leite vegetal ou curd. O ideal mesmo é observar a consistência ideal na temperatura que for servir.

ganache-passo-passo-marca

 

Sucesso total! Estou usando para compor diversas receitas doces que estou fazendo (na forma de recheio, cobertura, camada de sobremesa, fondue). Usem conforme a criatividade de vocês (o céu é o limite!!!) e nos marquem no Instagram para vermos o resultado! 😉

 

 

ganache1bganache1 ganache2bganache2
ganache3bganache3


*Uso o termo “sem lácteos” ao invés de “sem lactose” pois existem produtos derivados do leite que no seu processo de fabricação acaba eliminando totalmente a lactose do alimento, entretanto, as proteínas do leite continuam presentes no produto. Para quem tem alergia à proteína do leite precisa que seja sem lácteos e não apenas sem lactose. Mas se é sem lácteos necessariamente é sem lactose. (http://semlactose.com/index.php/2009/10/27/sem-lactose-x-sem-proteinas-do-leite-qual-a-diferenca/)

5 COMMENTS

  1. Olá. Fiz a receita com o chocolate 70% da Chocolife e leite de côco na proporção da receita (100g de chocolate para 50ml de leite de côco)+10g de xilitol. Na hora ficou ótimo, mas ao colocar na geladeira, endureceu completamente, como se fosse uma barra de chocolate. Eu pretendia usar para recheio/cobertura de bolo e não deu certo. Como fazer para que fique com a textura macia mesmo no geladeira?

  2. Adorei!

    Eu costumo usar umas gotinhas de essência de baunilha ou de amêndoa para “adoçar”, já que os adoçantes culinários são muito caros e o comum acaba deixando um toque amargo.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.