Creme de leite: Qual usar?

14

Uma das dúvidas mais comuns que recebo de pessoas que estão iniciando nesse universo lowcarb é sobre o creme de leite. Qual usar? Como escolher?

Pois bem, aqui vale a regra de sempre. Leia a lista de ingredientes. Creme de leite é a fração mais gorda do leite, ou seja, não tem ingredientes. O rótulo deve listar apenas “creme de leite”.

Tendo isso em mente, devemos buscar sempre consumir o creme de leite mais puro possível. Idealmente seria o que vem direto da fazenda. Bem próximo disso temos o creme de leite fresco, vendido em garrafinhas na parte de refrigerados do mercado.

Apenas 1 ingrediente. 🙂

Porém, não vivemos no mundo ideal, e dentro das opções industrializadas podemos fazer escolhas melhores. Procure a embalagem que tem o menor número possível de ingredientes. De modo geral, fuja das versões em caixinha. Leia o rótulo e veja que está longe de ser um creme de leite de verdade.

Uma opção razoável de caixa é a versão “gourmet” da Piracanjuba que tem 30% de gordura. Ainda tem bruxaria, mas pelo menos o desempenho culinário é melhor. Como o preço não é dos melhores, nem sempre compensa.

As opções em lata são as menos piores, e dentre elas o creme de leite Nestlé é o que se destaca. É a melhor opção caso não seja possível usar creme de leite fresco.

Dois ingredientes. Sem espessante.

Se o bolso não alcançar, tenha cuidado ao escolher o seu creme de leite. Leia sempre atentamente a lista de ingredientes e a tabela nutricional.

E se você é do tipo que se anima com o “0g” de carboidrato que as tabelas exibem, leia novamente esse post do Dr. Souto: É ZERO, mesmo?

Mais importante que ser lowcarb é ser minimamente industrializado. E quando estiver tendo que lidar com a questão dos preços, lembre que mais vale um creme de leite de qualidade consumido ocasionalmente do que um de má qualidade consumido diariamente. Sua saúde agradece. 😉

14 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário