Torta Holandesa

6
47

Uma torta gelada completamente deliciosa, agora na versão low-carb. Camadas de sabor uma atrás da outra, faz da Torta Holandesa irresistível!!

Eu não sou muito bom com tortas complexas, mas quando vi a publicação da Gabe (Gabakery) fiquei louco para fazer a minha versão, porque foi imediato, vi como seria montado em fração de segundos, simplesmente não teria como ficar ruim :-D. Dando uma pesquisada, também achei outra versão da Panelaterapia, e aí fechou a receita. Fantástica!!

Pelo que li no Wikipedia: “A torta holandesa é uma torta feita por um leve creme espesso e frio, com cobertura suave de creme de leite fresco e chocolate meio amargo picado chocolate e bolachas banhadas no chocolate ao leite decoradas em volta.”. Então posso considerar a minha uma Torta Holandesa :P.

Li no site Bem Paraná:

A reportagem ligou para a Embaixada da Holanda, em Brasília, e teve uma surpresa: lá ninguém conhece a torta holandesa! Segundo o chef Marcius Temperani, do restaurante O Compadre, de São Paulo, essa delícia que leva biscoito de maisena e chocolate é originária de Campinas. “A receita foi criada por Sílvia Leite, em 1991. Ela era, na época, proprietária de um café no centro de Campinas e deu o nome ‘holandesa’ à torta em homenagem aos bons momentos que viveu na Europa”, explica o chef.

Chega de blá blá blá e vamos à receita da TORTA HOLANDESA!!!

A receita é um mix de outras receitas do blog, aqui vamos nós:

Modo de Preparo

 

>> Para a base e lateral da torta eu aconselho fazer o Biscoito de coco que já passei aqui no blog. Também é possível fazer com o Biscoito Cracker com uma versão adoçada, a farinha fica a preferência de vocês, eu particularmente gosto da de avelã misturada com farinha de coco.

  1. Forre a bandeja com os biscoitos e já coloque na lateral. Reserve no congelador enquanto prepara a segunda parte.

>> Para a parte branca da torta, eu prefiro, e muito, o creme de coco, que é uma mistura de creme de leite com creme de leite de coco, claro dá mais trabalho, mas uma torta dessa é um acontecimento, uma ocasião especial, e merece esse trabalhinho. Dá para trocar o creme de leite de coco por leite de coco, mas não fica o mesmo sabor.

>> Coloque na forma, em cima dos biscoitos e reserve no congelador, por umas 2 horas.

>> A parte de chocolate é um mousse, que pode ser feito de várias formas, eu prefiro a mais simples:

  1. Pegue uma lata de creme de leite (300 ml), bata na batedeira até dar volume (leva uns 3 min);
  2. Acrescente 3 colheres de sopa de cacau em pó e meia xícara de xilitol ou equivalente de algum outro adoçante. É possível também derrerter o chocolate e fazer uma ganache em vez do mousse, inclusive com curd de laranja ou limão.
  3. Coloque em cima do creme de coco;

>> Acrescente coco ralado e camadas de chocolate para dar uma enfeitada e reserve novamente por 2 horas no congelador.

Segue a tabela dos macronutrientes. Não se esqueça de nos marcar no Instagram e no Facebook quando fizer receitas nossas.

Abraços,

6 COMMENTS

  1. Delícia, Reiner! A comunidade de adeptos da LowCarb tem muito a agradecer, a pessoas dedicadas como vc, que se dispõe a criar e adaptar receitas para a nossa alegria… Obrigada. Eu, que sou louca por doces, não vejo a hora de experimentar essa torta holandesa (hehehe) ….

  2. Boa tarde!

    Fiquei sabendo do site através de uma amiga, que havia me passado a receita de um pão. Porém o pão queijo parmesão, fiquei triste pois, gostei da ideia, porém, sou alergia ao leite e seus derivados a taxa está alta 15,40. Também tenho alergia a soja e a camarão. Gostaria de saber de alguma receita que não contenha esses produtos.

    Podem me ajudar.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Atenciosamente,

    Edina Silva

    • Oi Edina,

      O Parmesão é opcional, é só tirar ele, não vai ter o sabor de queijo, só isso. eu aconselho colocar um pouco de tempero para dar um sabor interessante, tipo orégano, manjericão, pimenta.

      Estamos tagueando as receitas sem lácteos, já já, vamos ter um link para eles. Valeu.

      Obrigado pela visita!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.