Projeto 2018 – Planejamento e Constância

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Refletindo, huahuahua

Bem vindo ao novo ano de 2018, ao Projeto 2018, caros amigos, e com o novo ano, vem novos projetos, novas metas, novos ou antigos sonhos. O fato é que essa época mágica impulsiona muita gente para frente. Mas tem um problema, essa época acaba!

Falo por experiência própria, experiência essa que foi publicada muitas vezes aqui no blog, sobre o título de Projeto Agora Vai, Projeto Cetose, Projeto Agora Vai 2.0, e todos foram bem sucedidos!! … por um tempo! Refletindo sobre isso, concluí três coisas:

  • A minha meta estava errada: Apesar de eu estabelecer como meta perder 30kg, ou pesar 70kg, minha mente estava na meta: quando vou poder sair desse inferno de restrição? Quando vou poder jacar? A verdade é que temos que lutar para mudar o paladar, e reconhecer as alegrias do caminho que foi escolhido para alcançar um objetivo. Se eu sempre pensar que é um inferno, as chances são de que eu jogue tudo para o alto assim que eu encontrar a oportunidade. Eu não gosto de saladas! É uma verdade, mas não é possível não gostar de todas as saladas! Já descobri que gosto de berinjela assada ou grelhada, que gosto de abobrinha em formato de macarrão, que rabanete dá uma consistência interessante, cenoura refogada com cebola e alho é uma delícia, um molho de manjericão é sensacional, enfim, sempre existe alternativa, o que não dá é ficar na famosa salada de alface, tomate a vida toda.
  • Eu anotava tudo, mas não planejava: Quem já me acompanhou pelo snap (diaadialowcarb), ou instagram (@diaadialowcarb), sabe que eu faço planilha para tudo, mas de planejamento é uma coisa que não faço com frequência, e inclusive quando faço, dificilmente eu abro. Cada dia era um dia que eu tinha que pensar no que vou fazer para comer, e quando a correria apertava, saía sem fazer nada confiando no jejum e na minha mente, e lá estava eu no balcão da padaria comendo um enrolado de presunto e queijo.
  • Eu brigava com a Constância: Sim meus amigos, Constância e eu brigávamos sempre, ela queria me manter na linha, e eu sempre tinha uma desculpa, principalmente quando eu era bem sucedido na dieta. Vocês com certeza já conhecem a desculpa: Eu estou a 2 semanas em dieta, hoje eu posso comer um brigadeiro (e outras 1000 coisas)! Essa desculpa é dada por nós mesmo ou por um familiar que sempre fala, que não precisa exagerar na dieta, que você está paranoico, essas coisas. E aí, eu dava uma volta na Constância e comia a festa inteira! … e JÁ QUE eu comi na festa, vou começar a dieta na segunda, (a festa era sexta, ou quinta, ou quarta …)

Pois é meus amigos, confesso meus pecados, mas o mundo não para, nem o fato de que eu estou engordando. (Leia um pouco sobre reflexões de uma sanfona, de 2016)

Depois do último projeto, eu decidi que nunca mais escreveria um projeto público de novo sobre emagrecimento. Apesar de ter durado mais de 120 dias (um dos maiores) ainda assim, chego no primeiro dia útil do ano de 2018 com o maior peso de minha vida. 135,6kg.

Hoje estou mais experiente, hoje eu acredito que domino um pouco mais a minha mente, um pouco apenas, mas já é um ganho, a consciência que minhas experiências trazem me faz uma pessoa melhor, e me faz tomar decisões mais interessantes, não necessariamente as certas, mas com certeza mais interessante para mim.

Pois bem, resolvi fazer um projeto diferente, a meta não é emagrecer, isso será uma consequência, a dieta escolhida pode variar, pois vai depender de minha consciência frente as restrições, o Projeto 2018 se baseia em dois pilares: Planejamento e Constância!

Planejamento

Planejar é essencial para o sucesso. Não importa o objetivo, planejar é essencial. Agora planejamento longos, cheio de detalhes, só nos fazem perder tempo (leia o livro Scrum, vale a pena ver uma nova metodologia de planejamento hehehe). Então o que eu farei é o seguinte:

  • Planejar a alimentação da semana;
  • Planejar meu orçamento (o que envolve em não comprar enrolado na padaria, e sim, ir no Verdurão).
  • Acompanhar se o planejamento foi cumprido;

Não vou ficar nervoso, ou triste se não for cumprido, mas vou analisar logicamente e ver onde melhorar, assim, semana após semana, vou melhorar não meu peso, ou ficar musculoso, não, vou melhorar minha capacidade de planejar e lidar com imprevisto. E sim, óbvio que espero que meu peso baixe, ahahahah, ele vai ser um dos indicadores, mas não o único do Projeto 2018. 

Constância

Vai ser uma dura batalha, conquistar Constância novamente, dia a dia, vou ter que procurá-la, em cada abertura da geladeira, em cada passada na frente de uma padaria, em cada festa, irei procurá-la. Constância, Disciplina, é a chave para alcançar muitas coisas, inclusive objetivos e metas, principalmente para uma pessoa com meu perfil, de não ser disciplinado com nada. Então o que eu farei:

  • Motivação todo dia. Ao acordar pensar no que me faz seguir em frente. Os motivos que me levaram a esse projeto, ler casos de sucesso, ou seja lá o que for que me mantenha motivado. Isso tem que ser diário.
  • Mentalizar o que quero obter. O objetivo deve ser maior que o prazer de comer uma coxinha, ehheeh. Todas as decisões são com base no que EU quero ganhar para minha vida. Cada comida, cada gasto, cada festa, cada tristeza, cada comemoração, cada passo deve ser dado pensando no meu objetivo. Sei que não é fácil fazer isso, mas se eu não começar, nunca conseguirei fazer.

Não quer dizer que eu não vou planejar uma jacada por exemplo, ou me permitir comer algo que não estava no planejamento. O projeto quer dizer que eu vou estar com constância o tempo todo, iremos seguir o planejado, e eu posso planejar curtir uma viagem sem restrições alimentares, ou simplesmente me manter firme em uma festa, enfim, tem que ser algo pensado, os impulsos não podem me dominar, porque toda vez que isso acontece, como diz um famoso cantor, vai dar merda!

O que mais importa, para mim que sou altamente indisciplinado, é seguir o planejado, pelo menos nesse primeiro momento. Os resultados virão naturalmente.

Acompanhe:

Vou colocar um resumo semanal aqui para vocês e eu mesmo acompanhar, diariamente postarei meus pratos no instagram, e darei uns pitacos no snapgram também.

Enfim, esse é meu Projeto 2018, não sei se é a resposta correta para alcançar meus objetivos, mas é minha resposta atualmente. E você? O que planeja para obter sua meta e principalmente, como irá chegar nela?

Um abraço, um Feliz 2018 a todos, e nunca desista de você! Sempre em frente!! Projeto 2018!

O que será que Benício está pensando?

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ATUALIZAÇÃO

Caros amigos,

Escrevi esse post no dia 02/01, mas preferi não publicar, como eu já disse, já são tantos projetos, e todos com a certeza que daria certo, que eu preferi esperar para ver o resultado.

Hoje, dia 28/01/2018, trago para vcs alguns dados do projeto:

Constância e Planejamento:

Esse mês ainda não consegui ser 80% efetivo no planejamento, muitas vezes nem fiz, porém, melhorei consideravelmente. Além de fazer planilhas de alimentação na semana, também estou aplicando a técnica pomodoro para fazer minhas atividades.

O desafio no mês de fevereiro será:

  • Obedecer a quantidade de pomodoro que eu estipulo para a atividade! Pq as vezes em vez de ficar 4 pomodoros, eu fico 12, ou seja, tenho que melhorar tanto meu planejamento quanto meu hábito de SEGUIR estritamente o pomodoro, se não deu, no outro dia acaba.
  • Seguir o planejamento alimentar. Não estou fazendo dieta em si, faço um lowcarb paleo, mas sem contar nada, por enquanto quero a constância comigo!! Depois vamos melhorar!

Esportes

Iniciei a Academia, mas por algum motivo, não me senti bem no ambiente, estava até animado, mas algo não me motivou a ficar lá. Enfim, porém com a bike foi outra coisa, fui praticamente todos os dias nesse tempo!

A foto mostra um tempo de quase 53 minutos num percurso de 11km, isso é muito lento, mas era o que dava, ontem eu fiz em 29 minutos e 50 segundos, foi muito orgulho para mim. Vou manter a bike, e fazer nova tentativa da academia, pq musculação é importantíssimo.

OBS: Me deu muita vontade de participar de corridas de ruas, mas sei que meu joelho não vai aguentar devido ao peso, quando eu passar de 110, farei uma tentativa para corrida!!

Peso

Bem, eu larguei a balança de lado, e pesei BEM esporadicamente, olha o resultado:

Perdi 6,1kg nesses 26 dias de mudança de vida! foi natural, o esforço estava mais na disciplina do que em emagrecer, e vou manter isso no mês de fevereiro. A meta é pesar quando eu quiser, sem stress de pesar todo dia, e sem o stress de ter que pesar só daqui a um mês! Se der vontade eu peso, se não der, não peso. Simples.

É isso, o mês de janeiro teve jacadas, teve, mas sem estresse, meu foco é ter mais constância do que jacas. De ter uma vida de equilíbrio em vez de seguir uma dieta.

Espero vocês no capítulo de fevereiro!

16 COMENTÁRIOS

    • Parou voltou parou e voltou. kkkkkkkk

      Estou tentando uma nova abordagem, vou atualizar esse post muito em breve, mas vc pode acompanhar-nos pelo instagram. Eu to com os Stories por lá!

      Muito obrigado pela visita!

  1. Quando se estipula uma meta parar chegar lá.. tem uma coisa muito importante a se fazer a mensuração, (acompanhamento) onde estou e como estou para que possa fazer os devidos ajustes na trajetória.
    Deus te abençoe.

  2. Reiner, sempre vi teu blog e admiro bastante tuas tabelas… rsrsrs… gosto dessa organização. me identifiquei com o post, porque também fazia a dieta esperando as jacadas, e quando começava, não parava mais. isso acabou despertando em mim uma compulsão gigantesca, já que quando conheci a low carb eu tinha 102kg, de tantas tentativas e erros, cheguei a 111kg! até que no início de dezembro do ano passado me conscientizei que não sou uma pessoa com um metabolismo excelente e não posso me dar ao luxo de comer o que quiser e, mais importante, moderação não funciona comigo. rsrsrs é, amigo, alguns são 8 ou 80, descobri que sou assim. então deixei de fazer dieta e vesti a camisa do estilo de vida. e agora, finalmente, deu certo! já perdi quase 20 kg, e estou totalmente adaptado. a compulsão e o vício estão dominados e meus exames clínicos, normalizados. os únicos doces que existem pra mim são os low carb, e nisso você me ajudou bastante, porque adoro suas receitas. lembro muito de uma frase atribuída a Hebe Camargo: o problema não está no que você come entre o natal e o ano-novo, mas no que vc come entre o ano-novo e o natal. kkkkkkkkkk pretendo seguir este estilo de vida, e quando atingir o peso desejado, me permitir comer “normalmente” somente em eventos, festas de aniversário e viagens.
    Espero que vc atinja seus objetivos e continue dando informações de boa qualidade. Obrigado.

  3. Poxa, Reiner…Parabéns. Cheguei aqui por acaso, pesquisando sobre a low carb que pretendo fazer, mas mais para o estilo Paleo e leio esse texto. É exatamente o que penso e quero fazer. Estive no meu maior peso início do ano e está difícil sair dele…saio durante a semana e volto no fds.

    Quero buscar o mesmo q vc! Primeiro me manter motivada no início do dia e ter a constância/disciplina durante o resto do dia.

    Espero voltar e ter perdido esses 15kg em 01 ano, o que nem é tanto assim se comparado a pessoas que perdem 20, 30, 40 kg!

    Desejo sucesso na sua jornada e estarei por aqui torcendo e acompanhando seu progresso!!

  4. Espero que você consiga ficar firme nesse projeto 2018, que Deus te fortaleça e te dê ânimo e força todos os dias, sei que não é fácil, nós mantermos firme em uma dieta, mas desejo que tudo isso que você falou se concretize.

    • Oi Odilia, todas as receitas do blog eu já fiz, e se eu fiz vc pode fazer também huahuauhauh, eu não sabia fazer um arroz para vc ter uma ideia do quanto ruim eu era na cozinha. Vá aos poucos e persista! Uma hora sai gostoso até ser uma constante na sua vida!

  5. Pow cara, você tava descrevendo tudo o que passei.
    No ano passado eu perdi 12 quilos com a low carb, quando eu estava muito próxima do meu objetivo, me permiti comer um doce, e eu lembro exatamente desse doce… eu não consegui parar… eu engordei os 12 quilos + 2. Não estou conseguindo engatar nenhuma dieta, todas as minhas tentativas são frustradas, e eu que sou ansiosa acabo comendo mais e mais, quando vejo, e a balança só sobe. To muito triste e acabo desistindo de ter uma alimentação melhor.
    Vou buscar foco e consistência e ver no que dá!
    obrigada

    • O importante é que vire hábito Jéssica, sem prazo para finalizar sabe. Cheguei nessa conclusão, só não sei como fazer ela. ahuhauhuaahu. MAs acho que temos que persistir sempre, uma hora TEM QUE DAR CERTO.

      Sucesso nessa sua caminhada! Obrigado pelo visita!

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