Inacreditavelmente rápida. Nunca fiz moqueca na minha vida, mas o nosso leitor Breno (médico baiano que mora em Brasília) nos enviou a receita e eu simplesmente não acreditei no fácil que era fazer. FANTÁSTICO!!!
Sim pessoas, sou da Bahia mas não sei fazer moqueca, ops, não sabia!! kkkkkk, sério gente, como já disse, comecei a cozinhar a pouco tempo, e aprender um prato desses foi muito prazeroso. Hoje posso dizer que sei fazer moqueca!!! Um dia faço uma mais incrementada e na panela de barro, me aguardem!! E muito obrigado novamente ao Breno!!
Ingredientes
- 500g de frutos do mar de sua preferência ( gosto de sururú e siri catado );
- 2 vidros de leite de coco;
- 2 cebolas pequenas;
- 1/2 pimentão (eu não coloquei pq não gosto :P);
- 2 tomates;
- 01 maço pequeno de coentro;
- 40 ml de azeite de dendê;
- Sal a gosto
Rende 3 porções generosas (ou 4 no máximo :P)
A pedido de minha noiva (que a propósito adorou, e ela é fanática por moqueca) fiz um pirão, que nada mais é uma parte do caldo com farinha de mandioca. Fantástico!!
Eu fiz com peixe (corvina). Breno mandou uma foto com camarão. Olha a montagem do prato dele! Muito bonito!!!
Segue a tabela de carbs. Aproveite!!
Ola, Reiner!
por favor me tira uma duvida, estou comecando lowcarb e nao sabias q eu podia comer moqueca, sou baiana adora a culinaria da minha cidade.
qto ao pirao, pode comer farinha? é isso mesmo?
vc disse q n podemos comer o vatapa. mas ja vi vatapa sem a farinha de trigo com essa farinha nossa, de mesa rsrsrs
Opa opa opa, Edineusa, é da minha terrinha também, eheheh. A moqueca é lowcarb, o pirão, já não é tanto hein. Eu geralmente coloco uma ou duas colheres, que mesmo o pirão não sendo lowcarb, o prato todo fica, afinal não vai ter mais nada com carboidrato, além da salada no prato. Não pode a farofa de dendê hein!!!
Então, o vatapá, não pode, mesmo com farinha de guerra, ou vc coloca ele ou coloca o pirão, não dá para ser os dois. Porém já fiz vatapá com farinha de castanha de caju ou de amendoim, muda um pouco a textura, mas VALE A PENA!!! heeheheh
Abraços e obrigado pela visita!
Oi de novo! não conhecia seu blog e por coincidência ontem fiz exatamente moqueca de frutos do mar e sobremesa da queijadinha de sua receita. A moqueca fiz do meu jeito (talvez porque sou baiana e gosto de cozinhar), os ingredientes são cortados e algumas rodelas para enfeitar. Não acertei a te mandar as fotos. Estou amando o blog!!
Opa Ili,
É que eu sou fresco para temperos, então na época do post, para mim quanto mais cortado melhor. Hoje em dia já curto os pedaços de vegetais na moqueca, até acho mais interessante. ehhehe
O melhor jeito de vc nos mandar fotos, é nos marcando no face ou no Instagram (mais fácil de ver) (@diaadialowcarb). Valeu mesmo, fico feliz que tenha gostado do blog!
Muito obrigado pela visita!
Boa tarde! Sou nova na Paleo/lowcarb e sou baiana que ama moqueca… Ñ sabia que poderia comer uma moqueca novamente!
Oi Natali,
E como pode comer a moqueca! eheheh, só não pode o vatapá e nem a farofa. Mas quando conseguir atingir o seu peso (se é que já não está) dá para comer esses acompanhamentos. Moqueca é muito lowcarb!!
Valeu e obrigado pela visita!
Oi Rener!
Fiz a moqueca e não é que ficou boa?! Adicionei castanha e limão à sua receita. Pena que o camarão era pequeno (é o que eu tinha em casa), e ficou meio “sumido” no caldo. Mas o pirão ficou 10!
Valeu!
🙂
É surpreendente!!! Adicionou quanto de castanha? Pretendo fazer uma mais completa para outro post heheheh. Obrigado pela visita.
Adicionei umas 6 castanhas e 1 limão. Gosto do azedinho que o limão dá! :}
Eu faço assim tb, bem prática. Mas eu adiciono alho, gengibre, amendoim, castanha e pimenta de cheiro. Desse molho faço peixe, quiabada, e vatapá!
Quanta coisa Magali. Me diz quanto vc adiciona de cada coisa, para eu fazer uma mais completa hehehe.
Obrigado pela visita.
Vai de gosto a quantidade, mais ou menos 50g de cada p/ 4 pessoas. E a pimenta que é a gosto. Ah, ainda ponho coentro picadinho, tomate e cebola em rodelas p enfeitar, rs!
Que beleza. vou testar sim com um pouco de castanha. parece ser unanimidade heheheh
Joana, como você faz o vatapá paleo? Sem trigo ou pão?
Olha parabéns…esta com aparência ótima, valeu.
Méritos do Breno!! 😀
Parece tão fácil que até eu vou tentar, hehehe (Carol já deve ter lhe dito que sou um zero à esquerda na cozinha)……..
Joana, eu também sou um desastre, mas é tão fácil!!! Tenta sim e manda foto!!!:D