Hambúrguer caseiro

27

Essa receita é bem simples e eu relutei em postar porque sempre acho que coisas muito simples já estão bastante divulgadas na internet. Porém, como hambúrguer caseiro faz parte do nosso dia a dia e sempre pode existir alguém que não tem ideia de como é simples fazer, aqui está a “receita”.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que hambúrguer “de verdade” não leva tempero. Ou seja, é um boa carne bem moída, moldada em discos e que leva sal apenas na hora de fritar. Eu já fiz algumas vezes assim e é ótimo também. O segredo é realmente uma carne saborosa. Fraldinha, maminha e picanha são sucesso.  Outra dica é moer a carne junto com bacon ou toscana, sem dúvida o tempero não é necessário.

Como o dia a dia não é feito de picanha, quase qualquer outra carne pode virar um hambúrguer gostoso se bem temperada.  Eu costumo comprar a carne moída que estiver em promoção no mercado e temperar.

Tempero é uma coisa bem pessoal então o ideal é você ir testando o que mais te agrada. Eu costumo sempre usar alho, pimenta do reino e sal. Como gosto de comida bem condimentada sempre tem espaço para pimenta síria, alecrim e tomilho. As ervinhas podem variar de acordo com o que tenho em casa ou com a vontade do dia.

Hambúrguer não precisa de farinha ou ovos para “dar ligar”. Se a carne for bem moída (2x na máquina pelo menos), nada disso é necessário. Como eu normalmente compro carne no mercado, dependendo do quão moída a carne está eu acabo colocando ovos “na massa”.

Então é isso, não tem segredo. Faça bolotas com a carne, amasse para formar discos (quanto mais alto, mais difícil de deixar a carne bem passada), embrulhe em filme plástico e guarde no congelador para ter sempre à mão.

Eu também sou chegada em um hambúrguer gourmet e a receita abaixo é uma das minha preferidas:

Ingredientes:

180 grama(s) de fraldinha moída

1 colher(es) de sopa de molho de ostra

1 colher(es) de sopa de cebolinha picada

1 colher(es) de café de alho picado

1 colher(es) de sopa de cebola picada

1 colher(es) de café de mostarda Dijon

2 colher(es) de sopa de queijo parmesão

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 fatia(s) de queijo brie

2 colher(es) de sopa de água

óleo azeite ou banha para fritar, o quanto baste

1 pão de hambúrguer

Modo de preparo:

Ponha a carne moída em uma tigela. Adicione o molho de ostra, a cebolinha picada, o alho picadinho, a cebola picada, a mostarda Dijon e o queijo parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta. Misture tudo com as mãos, até todos os temperos se incorporarem à carne. Molde a carne em formato de bola e achate com as mãos. Em uma frigideira aquecida acrescente um fio de óleo. Frite o hambúrguer até ficar bem dourado de um lado. Vire o hambúrguer e frite o outro lado. Se quiser a carne bem passada diminua o fogo e deixe-a fritando por alguns minutos. Ponha duas fatias de quiejo brie em cima do hambúrguer, ainda na frigideira. Acrescente duas colheres de sopa de água na panela e tampe-a. Espere 30 segundos até o queijo derreter. O processo é o mesmo para outros tipos de queijo, como prato, mozarela, meia-cura ou camembert.

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/veja-dicas-e-receitas-para-fazer-hamburguer-gourmet-em-casa/

E aí? Quem mais gosta de hambúrguer? 😉

27 COMENTÁRIOS

  1. Oi Carol, tudo bem?! Estou tentando entrar na dieta low, está um pouco difícil só para pegar costume e mudar os ingredientes da geladeira e dispensa, mas tudo no começo é difícil mesmo não é? Kkkk bem minha pergunta é sobre o horário que você acha melhor para comer o hamburger??? Obrigada!! Estou amando o blog!!

    • Oi Mislene, não tenha pressa. Qualquer mudança é difícil no começo, não desista e siga sempre em frente que uma hora você nem vai mais lembrar dessa dificuldade toda. rsrsrs
      Quanto a sua pergunta, não existe horário melhor para comer qualquer coisa! Coma na hora que tiver fome, seja café-da-manhã, almoço ou jantar. Somos criados acreditando que existe a “comida certa” de cada horário, mas na verdade nada impede que você como um prato de carne assada com farofa de coco logo de manhã, por exemplo. 😀

      bjoss

  2. Boa tarde! Excelentes receitas… Desculpe se é uma pergunta meio boba mas, o processo de congelar os discos já temperados faz com que o tempero/sabor fique mais apurado? E por quanto tempo seria o indicado para manter congelado?

    • Oi Anderson,
      Isso mesmo, se congelar temperado vai apurar. Por isso é melhor não pesar a mão nos temperos.
      No meu dia a dia prefiro congelar o disco sem tempero algum e na hora de grelhar eu coloco sal e pimenta do reino.
      O congelamento pode ser de até 3 meses, sem problemas.

      Obrigada pela visita!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.