Essa receita é bem simples e eu relutei em postar porque sempre acho que coisas muito simples já estão bastante divulgadas na internet. Porém, como hambúrguer caseiro faz parte do nosso dia a dia e sempre pode existir alguém que não tem ideia de como é simples fazer, aqui está a “receita”.
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que hambúrguer “de verdade” não leva tempero. Ou seja, é um boa carne bem moída, moldada em discos e que leva sal apenas na hora de fritar. Eu já fiz algumas vezes assim e é ótimo também. O segredo é realmente uma carne saborosa. Fraldinha, maminha e picanha são sucesso. Outra dica é moer a carne junto com bacon ou toscana, sem dúvida o tempero não é necessário.
Como o dia a dia não é feito de picanha, quase qualquer outra carne pode virar um hambúrguer gostoso se bem temperada. Eu costumo comprar a carne moída que estiver em promoção no mercado e temperar.
Tempero é uma coisa bem pessoal então o ideal é você ir testando o que mais te agrada. Eu costumo sempre usar alho, pimenta do reino e sal. Como gosto de comida bem condimentada sempre tem espaço para pimenta síria, alecrim e tomilho. As ervinhas podem variar de acordo com o que tenho em casa ou com a vontade do dia.
Hambúrguer não precisa de farinha ou ovos para “dar ligar”. Se a carne for bem moída (2x na máquina pelo menos), nada disso é necessário. Como eu normalmente compro carne no mercado, dependendo do quão moída a carne está eu acabo colocando ovos “na massa”.
Então é isso, não tem segredo. Faça bolotas com a carne, amasse para formar discos (quanto mais alto, mais difícil de deixar a carne bem passada), embrulhe em filme plástico e guarde no congelador para ter sempre à mão.
Ingredientes:
180 grama(s) de fraldinha moída
1 colher(es) de sopa de molho de ostra
1 colher(es) de sopa de cebolinha picada
1 colher(es) de café de alho picado
1 colher(es) de sopa de cebola picada
1 colher(es) de café de mostarda Dijon
2 colher(es) de sopa de queijo parmesão
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 fatia(s) de queijo brie
2 colher(es) de sopa de água
óleo azeite ou banha para fritar, o quanto baste
1 pão de hambúrguer
Modo de preparo:
Ponha a carne moída em uma tigela. Adicione o molho de ostra, a cebolinha picada, o alho picadinho, a cebola picada, a mostarda Dijon e o queijo parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta. Misture tudo com as mãos, até todos os temperos se incorporarem à carne. Molde a carne em formato de bola e achate com as mãos. Em uma frigideira aquecida acrescente um fio de óleo. Frite o hambúrguer até ficar bem dourado de um lado. Vire o hambúrguer e frite o outro lado. Se quiser a carne bem passada diminua o fogo e deixe-a fritando por alguns minutos. Ponha duas fatias de quiejo brie em cima do hambúrguer, ainda na frigideira. Acrescente duas colheres de sopa de água na panela e tampe-a. Espere 30 segundos até o queijo derreter. O processo é o mesmo para outros tipos de queijo, como prato, mozarela, meia-cura ou camembert.
Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/veja-dicas-e-receitas-para-fazer-hamburguer-gourmet-em-casa/
E aí? Quem mais gosta de hambúrguer? 😉
Carol. Uma dúvida. Quando vai moer a fraldinha, poe a peça inteira na máquina, inclusive aquela parte com a capa de gordura?
Sim. Vc pode retirar um pouco se achar q tem muita gordura para a quantidade de carne. Ah, e carne entra no moedor em pedaços.
Abraços!
Boa tarde, será que a receita dá certo com frango moido? Parabéns pelo site.
Dá sim, mas vá dar um pouco mais de trabalho para dar liga, mas nada demais, só um pouco mais de paciência. Valeu
Obrigado pela visita!
OI, ótima receita do hamburguer! da para fazer assado também, eu faço e fica ótimo.
Oi Carol, tudo bem?! Estou tentando entrar na dieta low, está um pouco difícil só para pegar costume e mudar os ingredientes da geladeira e dispensa, mas tudo no começo é difícil mesmo não é? Kkkk bem minha pergunta é sobre o horário que você acha melhor para comer o hamburger??? Obrigada!! Estou amando o blog!!
Oi Mislene, não tenha pressa. Qualquer mudança é difícil no começo, não desista e siga sempre em frente que uma hora você nem vai mais lembrar dessa dificuldade toda. rsrsrs
Quanto a sua pergunta, não existe horário melhor para comer qualquer coisa! Coma na hora que tiver fome, seja café-da-manhã, almoço ou jantar. Somos criados acreditando que existe a “comida certa” de cada horário, mas na verdade nada impede que você como um prato de carne assada com farofa de coco logo de manhã, por exemplo. 😀
bjoss
Boa tarde Carol, vc costuma usar quantos ovos na “massa” do hambúrguer?
Olá Fernanda, atualmente não uso nenhum. Só a carne moída mesmo. Quando usava era apenas um.
Abraços!
Que site maravilhoso, super obrigada pelas dicas.
Obrigada a você, Alice, pelo comentário! Abraços!
Inciando low carb a duas semanas e graças a Deus achei esse site incrível!!!! Muito obrigada pelas receitas maravilhosas 🙂 bjosss
Obrigada a vc pelo comentário! 😀 <3
Bjos
Boa tarde! Excelentes receitas… Desculpe se é uma pergunta meio boba mas, o processo de congelar os discos já temperados faz com que o tempero/sabor fique mais apurado? E por quanto tempo seria o indicado para manter congelado?
Oi Anderson,
Isso mesmo, se congelar temperado vai apurar. Por isso é melhor não pesar a mão nos temperos.
No meu dia a dia prefiro congelar o disco sem tempero algum e na hora de grelhar eu coloco sal e pimenta do reino.
O congelamento pode ser de até 3 meses, sem problemas.
Obrigada pela visita!
Olá Carol.
Aonde encontro molho de ostras, qual parte do supermercado?
Oi Ana, normalmente junto do molho de soja e/ou alguma sessão de produtos orientais.
Aqui em Salvador eu não acho em mercado comum.
Obrigada pela visita!
Olá Carol. Curti a receita. Uma dúvida. O que pode substituir o molho de ostras? Shoyu? Agradeço pela divulgação e parabéns!!
Olá Renato,
O shoyo pode ser um bom substituto no quesito sal e cor, mas se puder usar o de ostras é bem mais gostoso. 😀
Abraço!
Parece muito bom, deu agua na boca.
É sim, Hanna! Obrigada pela visita. 🙂
Depois que a gente começa a fazer em casa percebe o quanto os hambúrgueres de rua são ruins hehe
Pois é, Camila!
Os de hamburguerias handmade eu ainda gosto, mas os feitos em casa são sempre top!
Bjos
Legal, j
Adorei!!!
Obrigada pela dica, suas receitas me ajudam muito.
Obrigada, Josy. Seu comentário já valeu o post! 🙂