Focaccia low carb

45
221

Acho que conheci focaccia nessas padarias mais chiques que vendem vários tipos de pães. Depois começou a aparecer nos restaurantes italianos aqui da minha cidade, mas nunca tinha parado para pensar exatamente no que é e como se faz.

Focaccia é um pão de origem italiana, achatada e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumida tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto. Wikipédia

Um dia vi no instagram da Lilian Sá ela fazendo uma focaccia low carb e achei tão simples que resolvi testar. Fiz bem simples mesmo e gostei do resultado.

Como eu não sou de fazer receitinhas com frequência acabei esquecendo da dita cuja, mas essa semana aproveitei que ganhei um monte de castanhas de caju e resolvi fazer uma versão incrementada. 😉

A receita da massa é a mesma do pão low carb. Não tem erro.

Ingredientes:

Focaccia básica

  • 4 ovos
  • 50g de parmesão ralado (para uma versão lácteos-free troque por ervas finas ou outro tempero de sua preferência)
  • 100 ml de leite de coco
  • 200g de farinha de castanha de caju (pode misturar ou trocar por de outra oleaginosa)
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • Páprica doce e picante (opcional)
  • Alecrim
  • Sal grosso

 

Focaccia incrementada

    • 150g bacon crocante (preferencialmente artesanal)
    • 8 tomates uva cortados

 

Modo de fazer:

– Bata os ovos, queijo e leite de coco no liquidificador. Acrescente a de farinha de castanha de caju até ficar bem grosso e então adicione a páprica e o fermento. Despeje em uma forma grande de modo que a massa não fique com mais de um dedo de altura.

– Salpique o alecrim e o sal grosso a gosto.

– Caso esteja incrementando a focaccia, distribua o bacon e o tomate uniformemente.

– Deixa assar por 30 a 40 minutos e pronto. 😀

Eu usei uma forma de 26 cm x 17 cm, mas deveria ter sido uma maior. A cobertura é só uma sugestão, faça com os ingredientes que mais gosta. Varie, invente! 😉

 

45 COMMENTS

  1. Olá! São só mesmo 100ml de leite de côco?… a missa massa ficou super grossa… estou a ficar frustrada… eu que até sou uma cozinheira razoável, nas receitas low carb, isto vai de mal a pior…

  2. Carol, há um erro na tabela: 150g de bacon tem 1000cal. O bacon não tem carboidrato porem tem gordura e as calorias , neste caso, vem delas.

  3. Maravilhoso! Amei! Fiz com mussarela e presunto. Depois vou tentar com o bacon. Muito obrigada por compartilhar essa e outras receitas com a gente. Bjs

    • Angela, oq seria a castanha normal? A “castanha portuguesa”? rsrsrs
      Se for, eu não conheço, mas pesquisando na internet li que ela não é muito lowcarb. Teria que ter cuidado tb. Amêndoas vc não consegue por aí? Aqui costumamos usar castanha de caju ou do pará porque são as mais acessíveis.

  4. Carol, viajei e passei 12 dias bem livre, “leve” e solta na alimentação e agora estou aderindo à dieta lowcarb pra ver se as coisas entram nos eixos novamente. A farinha pode ser substituída pela de trigo sarraceno(não contem glúten) ?

  5. O melhor acontecimento do meu final de semana foi ter encontrado seu site! Comecei a Low Carb a 1 mês e desde lá a maior preocupação era possuir criatividade suficiente para váriar os cardápios. Obrigado pelo seu tempo prestado em não só escrever/fazer as receitas como em especificar sua composição nas tabelas. Amei! Super beijo.

  6. Olá! Adorei a receita, mas tenho uma dúvida. A farinha de castanha de caju, a páprica e o fermento tbm são batidos no liquidificador? Ou só o ovo, queijo e leite de coco? Obrigada

    • Oi Denise, nunca testei com farinhas de não oleaginosas. Acho que o gosto não vai ficar muito legal e você teria que ajustar a quantidade de gordura tb. Se testar, me avise o resultado. Abraços!

  7. Nossa vou fazer a receita obrigada pelo carinho e por dividir,pois isto mostra como ajuda pessoas como eu obesas mórbidas que já tentou de tudo e está engatinhando na low carb obrigada

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.