Ensopado de carnes e legumes

6
289

Pense em uma coisa fácil de fazer? Um delicioso ensopado de carne é realmente simples e muito muito delicioso e nutritivo.  É um excelente prato para variar no dia a dia, e tem combinações infinitas. \o/

Depois que eu casei, eu e minha esposa acabamos testando novas receitas e, assistindo a um programa em canal fechado (Receitas de família do Rodrigo Hilbert – ‘Goulash’: receita alemã de ensopado), nasceu essa receita de ensopado de carne. Era um ensopado alemão, o famoso Goulash, porém eu não uso tantos temperos, até porque são difíceis de achar. Eu gostei muito, e eu ODEIO verduras e legumes, heheeheh, então é uma ótima saída para aqueles filhos chatinhos. 😀 Segue a receita:

Ingredientes:

  1. 300g de cenoura;
  2. 300g de abóbora;
  3. 1 ou 2 beterraba (opcional);
  4. 3 cebolas;
  5. Pimentão (opcional);
  6. 600g de carne (Pode ser coxão mole, paulista. Não precisa ser carne premium, já que vai na panela de pressão);
  7. Caldo de carne ou de legumes.
  8. Azeite de oliva.

Modo de fazer:

>> Coloque a cebola picada para refogar no azeite de oliva (ele se decompõem, o melhor é usar manteiga ou banha, porém convencer as pessoas que não altera o gosto final é outros coisa, hehehe.)

>> Após quase dourar, acrescente a abóbora e cenoura picada grosseiramente, refogando-as também. Se for colocar beterraba e pimentão, ou outras verduras, essa é a hora.

>> Reserve já dentro da panela de pressão.

PhotoGrid_editada02

 

>> Agora, corte a carne em pedaços de mais ou menos 3 a 5 cm (eu coloco até um pouco maior de 10 cm). Eu acho interessante cortar uns pedaços menores de 1 cm, para ficar dissolvido no molho, fica extremamente gostoso…hehehe. Não esqueça de temperar a carne, eu uso um pouco de tempero que compro no mercado para carne;

>> Agora sele a carne, na mesma frigideira que refogou os legumes. Não mexa a carne para não perder líquidos. Eu gosto de adicionar uma calabresa também, fica muito bom.

>> Com a carne selada, adicionar vinho, cerveja ou cachaça. Eu não gostei muito do resíduo que o vinho deixou, achei que com cachaça fica EXCEPCIONAL. Acho que porque a cachaça era da boa. 😀 Eu já fiz sem algo alcoólico, fica bom também, mas garanto que isso dá um “tchan” no sabor.

>> Coloque a carne, e os líquidos da frigideira, na panela de pressão;

>> Dissolva um caldo de carne ou de legumes em 2 xícaras de água (ou até preencher 2/3 da panela de pressão – NÃO PASSE DISSO), e jogue na panela de pressão.

>> Deixe cozinhar por 40 a 50 min na panela de pressão. Os legumes vão sumir. Se ficar muito ralo, pegue o mixe e bata o caldo (depois que tirar as carnes, lógico.)

PhotoGrid_editada

Serve 4 a 5 pessoas, e combina bem com uma boa salada. Se estiver fazendo apenas dieta Paleolítica, dá para fazer um pirão show de bola com o caldo ! Aproveite!

20150710_065153_editada

 

 

6 COMMENTS

  1. Olá!

    sou nova nesse mundo low carb e ainda estou aprendendo. Ouvi que a cenoura (a abóbora não sei) e a beterraba devem ser evitadas para quem pretende perder peso na low carb. confere essa informação?
    Se sim, quais vegetais posso usar para substitui-los nesse ensopado e até mesmo numa sopa?

    Obrigada!

    • Paula,

      Algumas pessoas mais paleo evitam eles, só por causa da recomendação abaixo da terra, que são a maioria dos vegetais rico em amido. Porém cenoura e abóbora são 85% água, não vejo problemas em usar, além disso, a quantidade por pessoa é bem pouca.

      Abraços e obrigado pela visita.

  2. Oiê! Descobri seu blog há pouco e olha, suas receitas são muito boas! Fiz o Quindim e ficou muito sensacional!
    Obrigada por compartilhar conosco!!!
    🙂

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.