Como cuidar de kefir de leite

186

Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles. É um excelente probiótico.

Ganhei os grãos de Kefir de leite congelados, e agora?

Caso você ainda não saiba o que fazer, ou ainda não tenha os materiais necessários e tempo para a logística, mantenha os grãos congelados até que chegue o momento adequado (embora seja viável manter congelado por até um ano, existem referências que indicam que um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante).

1. Providencie os materiais necessários:

– Peneira plástica (a quem use peneira de inox, mas não é o ideal pois podem cortar um pouco a superfície dos grãos; há ainda quem não use por conta da possibilidade da geração de corrente elétrica mesmo que bem fraca);

– Recipiente de vidro com capacidade mínima de 300ml (de preferência de boca larga para facilitar a lavagem). Não deve ser utilizado recipiente plástico por não ser inerte a um meio ácido de fermentação. Não deve ser utilizado recipiente de inox para evitar a exposição dos grãos por mais tempo à uma possível corrente elétrica gerada.

– Guardanapo de pano ou toalha de papel e fita ou elástico para fechar o frasco de vidro para proteger de insetos sem vedar completamente.

– Colher de silicone ou inox (não pode ser de metal oxidável, mas há quem prefira evitar até mesmo o inox). O uso de colher de madeira é desaconselhado por conta do risco de proliferação de fungos indesejados.

– Leite (cru, pasteurizado, UHT ou em pó integral) sempre dando preferência ao menos processado.

2. Deixe os grãos de kefir descongelarem dentro ou fora da geladeira.

3. Depois que tiverem descongelados, lave os grãos (sempre em água filtrada ou mineral). A etapa de lavagem é mais importante para o caso deles terem sido “empanados” com leite em pó antes de terem sido congelados.

4. Coloque os grãos com ajuda da colher no recipiente de vidro e adicione cerca de 200 ml para cada colher de sopa rasa de grãos de kefir (cerca de 10g-15g de grãos lavados).

kefir02

5. Proteja o recipiente de insetos fechando a tampa do recipiente com o guardanapo de pano ou papel e prenda com a fita ou elástico. Proteja de formigas também, colocando o frasco de vidro dentro de um prato com água ou de outra forma (o leite atrai muita formiga que pode contaminar o kefir).

6. Reserve o recipiente em local sem incidência de sol e, de preferência, sem corrente de vento (o armário é um bom local).

7. Peneire a mistura depois de 24 horas mesmo que ela não esteja completamente fermentada. Descarte o fermentado peneirado, lave o recipiente de vidro e coloque novamente os grãos com leite novo para fermentar (só lave os grãos se estiver com o odor muito desagradável).

– Repita a operação e siga descartando até que o fermentado (kefir) resultante tenha aparência, sabor e odor que lembrem o de iogurte natural (não é igual, é mais ácido). Esta “ativação” dos grãos pode levar de um dia até cerca de uma semana e vai variar com a origem dos grãos, com a qualidade do leite e a temperatura ambiente. Geralmente se descarta o primeiro fermentado como padrão e se avalia os próximos para definir se irá utilizar ou descartar (pode provar).

8. Depois de ativados, pode ir aumentando a proporção de leite para grãos até que o kefir produzido esteja ao seu gosto. Geralmente 1 colher de sopa cheia de grãos ativados (cerca 15g-25g de grãos sem lavar) de fermentam até 500ml de leite em 24 horas. Você pode misturar com uma colher antes do tempo final para homogeneizar a fermentação ou esperar mais tempo de fermentação até saber as proporções de leite e grãos para cada caso. Um bom indicativo para interromper o tempo de fermentação é o início da formação de bolhas e a verificação da inexistência de poças de leite no recipiente.

Considerações:

  • Quanto mais tempo fermentando, ocorrerá mais quebra de proteína e terá menos resíduo de lactose (açúcar do leite) no final. Existem relatos de 24, 36, 48 até 72 horas fermentando em temperatura ambiente sem problemas, sendo que para quem tem intolerância a lactose deve garantir ao menos 36 horas de fermentação. Deve ser aguardada para estes casos a separação de grande quantidade de soro antes de finalizar o processo.
  • Caso desejado, pode separar o soro do kefir para ter uma consistência mais densa e um sabor menos ácido. É só colocar o fermentado em pano ou filtro reservado por um dia na geladeira. O kefir concentrado resultante é chamado de “cream-cheese de kefir”.
  • Existe uma indicação de lavar os grãos a cada uma semana. O processo de lavagem deve ser substituído pelo processo de deixar eles de molho em água de um dia para outro na geladeira (jejuar os grãos) caso queira aproveitar para consumir o kefiran (camada que proteje os grãos e que tem boas propriedades) que ficará diluído na água durante o processo.
  • Existem referências que o kefir pronto pode ser conservado de 1 semana até 10 dias na geladeira.
  • Caso tenha alguma impossibilidade de peneirar o kefir no tempo ideal para fermentação, pode preparar a mistura de grãos e leite como de costume e reservar na geladeira por até 10 dias (ele irá fermentar bem lentamente, se quiser acelerar o processo é só reservar em temperatura ambiente novamente).

186 COMENTÁRIOS

  1. Ganhei uma muda de kefir de água mas a pessoa cultivava dentro da geladeira e agora posso cultivar o kefir fora da geladeira ele não vai morrer se cultivar temperaturas ambiente ?????

    • o certo é em temperatura ambiente. na geladeira ele fermenta bem devagar, para a pessoa que já tem um estoque de bebida fermentada é possível fazer isso, mas eu mesmo consumo o iogurte do kefir do dia anterior, na geladeira não daria. hehehe

      Obrigado pela visita!

  2. Tenho Kefir e faço diariamente o processo. Porém não sabia que não poderia espremer no coador assim que lavar. Espremo bem. Será que ainda estão vivos os microorganismos/ Continuo fazendo o processo e está fermentando. Posso misturar no meu Kefir uma outra muda que ganhei?

  3. Olá , boa tarde !!
    Peguei uma muda de Kefir agr !
    É só por no leite ? Deixo ele dentro ou fora da geladeira ?
    Tenho que trocar esse leite a cada qnt tempo ? E lavar os (bichinhos) 1 vez na semana ?

  4. Olá, eu consegui doação no site: kefirdeleite.com

    É bem fácil só paga o custo dos correios e tem kombucha, kefir de leite, kefir de água e iogurtes infinitos.

    Deixo aí a minha dica para quem não está conseguindo na sua Cidade.

  5. Olá boa tarde, usei colher de metal para manusear o kefir de leite, depois disso notei uma mudança na acidez, que ficou mais forte, posso lavar para diminuir a acidez?

  6. Ganhei meu kefir e estou perdida…Como faco para que vire um bom iogurte e com sabor legal. O primeiro leite fermentado eu jogo fora?quando sei se esta bom para consumo?posso bate a consistência com morando ou ameixa? Se eu quero para emagrecer tem que ser leite integral? Vixe tenho milhões de duvidas

  7. Bom dia!
    Ganhei uma mudinha de kefir e estou aprendendo ainda como usar… percebi q após 24hs o resultado é um creme bem grosso e homogenio, difícil ate de peneirar… mas conforme fui movimentando com a colher ele deu uma boa diluida, ai bati com morango para o sabor ficar mais agradável, e ele ficou bem liquido, é essa a espessura correta msm?? pq os q vi na internet pareciam mais grosso, tipo consistência de creme de leite, fiquei em dúvida!

  8. Olá, bom dia!
    Ganhei a colônia de kefir, e fiquei muito feliz, pois amo iogurte natural, estou utilizando leite integral de sacolinha, mas tenho achado o iogurte muito gorduroso; poderia usar leite em pó integral dissolvido em água de nascente filtrada?

    • Poder pode. Não vejo muitos problemas. O melhor é usar o leite cru, fica espetacular. Talvez o muito gorduroso seja o normal, e vc tava acostumado com iogurte com amido, que disfaça isso. quem sabe vc colocando alguma farinha tipo, de castanha, alguma granola, não disfaça, até vc se acostumar?

      Obrigado pela visita!

  9. OI BOA TARDE..GANHEI KEFIR É UMA COLHER PARA 500 ML DE LEITE AI EU FAÇO A VITAMINA ISSO VAI DA PRA MIM UNS DOIS DIAS POSSO COLOCAR O KEFIR NA GELADEIRA E DEPOIS DE DOIS DIAS FAZER NOVAMENTE…

    • Pode sim Fernanda, eu faço o Kefir e coloco na geladeira e deixo os grãos com 500 ml de leite fermentando DENTRO da geladeira (bem lentamente devido ao frio), aí quando quero o kefir, eu retiro da geladeira e espero 10 horas, que tem o kefir novamente. eheheh

      Obrigado pela visita!

  10. Olá,tenho uma dúvida.
    Eu tenho que todo dia trocar o leite do Kefir se não eles morrem né?
    É quando eu não quiser fazer iorgurte ,como faço para q eles não morram ?
    Posso congelar?
    Quanto tempo podem ficar congelados?

    Me ajude ,aqui em casa só eu bebo o iorgurte de Kefir,aí é muito pra mim .
    Obrigado desde já !

    • No caso, basta colocar na geladeira com um pouquinho de leite, que já vai demorar para virar iogurte, eles ficam lá até 15 dias sem morrer.

      Também dá para congelar por 3 meses, aconselho ir fazendo isso com sua muda, pq eles podem morrer a qualquer momento aí é bom ter reposição.

      Obrigado pela visita!

  11. Então, existe uma grande discussão se deve comprar ou não, mas eu mesmo moro em uma cidade pequena onde quase ninguém conhece o Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha e Iogurtes infinitos e procurei e não encontrei com ninguem na minha Cidade e nem na Cidade vizinha, então eu fiz meu pedido no site:

    http://kefirdeleite.com

    Achei interessante porque nesse site tem todos os probióticos que quiser e eles enviam pelos Correios, as vezes ficar procurando esperar meses por uma doação acho mais prático comprar logo e ja receber em uns 5 dias em casa pelos Correios, sei que tem muitos que não concordam com isso mas com certeza são pessoas que moram em grandes Cidades e têm doações em mãos fácil, mas agora e quando não se consegue uma doação o que fazer ? Não precisa indicar grupos de doação porque eu participo praticamente de todos os grupos do facebook e mesmo nesses grupos não encontrei ninguém da minha Cidade e por incrível que parece eu até encontrei 2 pessoas nesses grupos que enviam pelos correios mas o valor pedido por esses doadores é maior do que o preço cobrado nesse site. Fica aí a minha dica !

    • Não tem sentido colocar creme de leite, não tem carbs nele, não teria com o que fermentar.

      Vc pode usar leite, e depois que tiver o iogurte, vc pode misturar com creme de leite para ter um produto mais suave! Valeu!

      Obrigado pela visita!

  12. Olá!
    Estou usando leite cru, mas meu iogurte e outras receitas ficam com sabor bem azedo e ácido. Qual o problema?
    Um amigo usa leite de caixinha e as receitas dele ficam mais suaves. Pq?

    • Oi Rogéria,

      Não vejo relação não. Em geral o sabor ácido é relativo ao tempo de fermentação. se vc quer algo menos ácido/azedo deixe menos tempo, vá testando os tempos de fermentação até achar um que te agrade. Algumas vezes eu gosto de misturar creme de leite ao kefir para quebrar esse sabor hehehe.

      Obrigado pela visita!

  13. olá Reiner, espero que ainda esteja publicando e nos ajudando. ainda não tenho meu kefir entrei em 2 grupos de whatzap, sou do ES. mas assim que alguém doar-me posto e entro para esta grande família. sobre o Kombucha ele tem pequenas restrições esbarrei num site muito legal que tirou minhas dúvidas mas depois que eu começar a trabalhar com kefir quero também manusear estes probióticos que fazem iogurte. 🙂

    • Vamos voltar a ativa esse mês, todos os responsáveis pelo blog acabou com muita demanda no trabalho aí não deu para cuidar daqui. SE não conseguiu seu kefir, acho melhor vc comprar mesmo, apesar de eu não gostar dessa solução, as vezes é a única que temos. Kombuchá é muito gostoso, é uma arte essa bebida, dependendo da fermentação muda o sabor. hehehe

      Obrigado pela visita!

    • Cristina,

      Se ela usa com água, então eles só podem ser usados com água e açúcar mascavo, o kefir de leite é outro. tome cuidado com isso! O indicador se estão vivos é se eles fermentam, se depois de um dia o açúcar mascavo sumir, então fermentou!

      Obrigado pela visita!

  14. Ola. Ganhei meus kefir de leite pronto dentro de um.pote olá.com tampa- vedado. Como.estava no trabalho esqueci ele no armário:( ficou lá 1 semana fechado.. Ele estragou? Como faço agora?

  15. Bom dia. Meu intestino é preso e comecei a tomar o kefir por isso. É verdade que se eu esperar 12h para coar ele tem efeito laxante, se esperar 24h regula o intestino e se esperar 48h ele prende o intestino? No primeiro dia esperei 24h mas ficou muito aguado, por isso da segunda vez esperei 48h e ficou um pouquinho mais consistente, mas prendeu realmente um pouco mais que de costume o meu intestino. Fiquei na dúvida se foi devido ao tempo de 48h de fermentação. Qual o tempo adequado de fermentação para soltar e regular o intestino?

  16. Olaa boa noite! Ganhei o kefir e estou adorando! Faço grego e cream cheese.Muito bom bem superior aos iogurtes comprados e o meu não fica ácido não. Lavo eles todos os dias, , será que pode? O único “problema” é que está reproduzindo muito! Já compartilhei um monte! rs

  17. BOA NOITE.
    AINDA NÃO CONSEGUI UM BOM IOGURTE, JÁ FIZ COM VARIAS FRUTAS.
    FICA SEMPRE MUITO FORTE, É UMA MEDIA DE 4 COLHERES, EM UM LITRO DE LEITE.
    É LEITE PURO,DIRETO DA ROÇA.
    SE PODER ME AJUDAR, AGRADEÇO.
    ABRAÇO.

  18. Olá, estou cultivando kefir no leite, hoje coloquei os grãos no leite, como habitual, e percebi que o leite talhou na mesma hora. É normal/ tenho que refazer o processo em outro leite?
    Obrigada

  19. Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber o que se come do Kefir, são os grãos, é o lei que fica, ou a pasta de yourgut, ou será que é tudo? tenho essa dúvida, outra coisa é os grãos se multiplicam?

    Atenciosamente,
    ,

  20. EU GANHEI UMA MUDA KEFIR ESTOU AMANDO ENTREI PARA SABER COMO CUIDAR DELES O MEU INTESTINO SO FONCIONAVA COM LAHANTESAGORA ESTA MORMAL

  21. Bom dia será que estou fazendo certo TD dia eu couo os grão lavo o vidro e devolvo eles de novo cubro com leite o que eu passei na peneira consumo por favor estou perdida

  22. Oi…tenho intolerância a lactose ? vi que ali diz na sua explicação, porém ainda to perdida, posso consumir, e posso colocar leite zero lactose ? como faço ?

    • Oi Beatriz,

      Caso você ainda não saiba o que fazer, ou ainda não tenha os materiais necessários e tempo para a logística, mantenha os grãos congelados até que chegue o momento adequado (embora seja viável manter congelado por até um ano, existem referências que indicam que um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante).

      Dá uma lida no post, a partir do tópico item 1. Valeu e obrigado pela visita!

  23. Bom dia! Já faço uso do Kefir, mas sempre usei leite de caixinha ou de saquinho, mas ganhei ontem leite da roça cru, posso usar este leite cru ou tenho que ferver e deixar esfriar?

  24. Obrigada por esse post, super esclarecedor! Ganhei uma muda de kefir de leite, congelado, só descongelei dias depois e comecei a cultivar…viajei novamente e deixei dias na geladeira com leite. Agora, estou trocando o leite a cada 24h. Quando vou coar, tem um “soro” e a parte mais grossa, o resultado é um leite grosso(não tem consistência de iogurte). Tem uma semana e o kefir não desenvolve. Minhas dúvidas são: posso consumir esse material coado(soro e leite, que estão na geladeira)? A outra dúvida é como saber se o kefir está bom. Obrigada!

  25. Olá, ganhei minha mudinha de Kefir , e gostaria de saber quanto tempo eu deixo fermentando, porque meu filho tem intestino solto (síndrome do intestino irritável ) e minha mãe diabetes.

  26. Boa Noite. Acabei de ganhar o Keffir de leite.gostaria de saber se posso usar leite semidesnatado ou integral de caixinha? e como cuido dele? Procedimentos. Obrigada.

    • Oi Marli, sempre leite integral, o desnatado e o semidesnatado não prestam, tem pouca gordura, fora que passaram muitos processos da indústria, o integral sofreu menos, mesmo o de caixinha. Os passos para cuidar dele estão no post, dá uma lida nos itens que colocamos.

      Obrigado pela visita!

  27. Olá boa tarde alguém pode me ajudar de como cuidar do Kefir de leite eu quero usar leite de saquinho,tenho que ferver ou cru mesmo ,mas dizem que não pode ser gelado o leite,mas não pode ficar fora da geladeira ,o que faço ,tô em dúvida

    • Pode ser Cru mesmo Silvania, se vc for ferver, tem que esperar esfriar para adicionar o Kefir, não vejo necessidade se for de boa procedência. Pode colocar o leite gelado no kefir, só vai demorar um pouco mais para virar iogurte, mas funciona, eu faço isso direto.

      Abraços e obrigado pela visita!

  28. Olá queridos, recebi minha muda de Kefir hoje já coloquei no leite vou deixar 24 horas e descartar o primeiro resultado. Gostaria de saber quanto leite devo colocar de cada vez. Recebi o equivalente a uma colher de sopa

    • Oi Silmara, Até que haja a produção de iogurte, 100 ml a 200 ml é suficiente. Quanto menos leite mais rápido a fermentação. Então vc tem que ficar olhando a duração para ver como “azedo” vc vai querer seu kefir!

  29. Olá tudo bem,sou nova ganhei meu kefir hoje,estou perdida kkk ele está em um copo de plástico como faço pra cuidar tenho que lavar ou não precisa o que faço kk

    • Oi Janaina,

      1. Deixe os grãos de kefir descongelarem dentro ou fora da geladeira.

      2. Depois que tiverem descongelados, lave os grãos (sempre em água filtrada ou mineral). A etapa de lavagem é mais importante para o caso deles terem sido “empanados” com leite em pó antes de terem sido congelados.

      3. Coloque os grãos com ajuda da colher no recipiente de vidro e adicione cerca de 200 ml para cada colher de sopa rasa de grãos de kefir (cerca de 10g-15g de grãos lavados).

      4. Proteja o recipiente de insetos fechando a tampa do recipiente com o guardanapo de pano ou papel e prenda com a fita ou elástico. Proteja de formigas também, colocando o frasco de vidro dentro de um prato com água ou de outra forma (o leite atrai muita formiga que pode contaminar o kefir).

      7. Reserve o recipiente em local sem incidência de sol e, de preferência, sem corrente de vento (o armário é um bom local).

      6. Peneire a mistura depois de 24 horas mesmo que ela não esteja completamente fermentada. Descarte o fermentado peneirado, lave o recipiente de vidro e coloque novamente os grãos com leite novo para fermentar (só lave os grãos se estiver com o odor muito desagradável).

      – Repita a operação e siga descartando até que o fermentado (kefir) resultante tenha aparência, sabor e odor que lembrem o de iogurte natural (não é igual, é mais ácido). Esta “ativação” dos grãos pode levar de um dia até cerca de uma semana e vai variar com a origem dos grãos, com a qualidade do leite e a temperatura ambiente. Geralmente se descarta o primeiro fermentado como padrão e se avalia os próximos para definir se irá utilizar ou descartar (pode provar).

      7. Depois de ativados, pode ir aumentando a proporção de leite para grãos até que o kefir produzido esteja ao seu gosto. Geralmente 1 colher de sopa cheia de grãos ativados (cerca 15g-25g de grãos sem lavar) de fermentam até 500ml de leite em 24 horas. Você pode misturar com uma colher antes do tempo final para homogeneizar a fermentação ou esperar mais tempo de fermentação até saber as proporções de leite e grãos para cada caso. Um bom indicativo para interromper o tempo de fermentação é o início da formação de bolhas e a verificação da inexistência de poças de leite no recipiente.

    • O ideal é lavar e separa porções de colher de chá dos grãos. Eu guardo o saquinho no congelador, até que alguém me pede uma muda. Dura bastante tempo por lá.

      Pode partir a colônia no meio, não tem problema. hehehe

      Abraços e obrigado pela visita!

  30. Olá boa noite, ganhei meu kefir hoje ele ja estava no leite, descartei esse leite e coloquei mas ou menos um dedo de leite está correto isso? E no caso amanhã eu coloco outro leite e descarto novamente? Qual quantidade de leite eu posso colocar?
    O leite tem que ser sempre na temperatura ambiente ou pode ser gelado?
    Quando posso começar a tirar para consumo?

    • Oi Karoline, para quem tem alergia a lactose, o ideal é usar leite normal mesmo (as bactérias precisam do açúcar para crescer) e deixar fermentando por 24 horas, algumas vezes 48 até 72 horas, depende do seu grau de intolerância. As bactérias vão comer a lactose então não se preocupe muito.

      Se vc tiver grau leve de intolerância em geral com 18 a 24 horas tá de boa, faça o teste.

      Se vc tem FORTE ALERGIA, eu aconselho a usar Kefir de água. É mais seguro.

      Obrigado pela visita!

  31. Por favor, tire minha dúvida. Hoje ganhei minha primeira colonia de kefir e estou lendo tudo sobre o assunto para aprender; mas estou achando estranho porque os grãos são muito grandes, medem mais ou menos dois centímetros ou mais. Gostaria de saber se é assim mesmo? Fiquei meio sismada.

    • Existem muitos tipos de kefir, e já vi desses enormes hehehe, se você ganhou, fale com a pessoa como é a fermentação deles, mas em geral é a mesma coisa. Com o tempo, aconselho que vc pegue outras fontes de kefir e misture com o seu para fazer a manutenção ou ampliação dos tipos de bactérias.

      Valeu e obrigado pela visita!

  32. Simone
    Olá! Eu sou novata com os Kefir e estou um pouco perdida bom ganhei o Kefir e coloquei dentro de um pote de plástico nem sei si pode mas na primeira vez que ele produziu estava parecendo o leite com cheiro de estragado assim mesmo eu lavei e coloquei de volta ao pote e coloquei menos leite aí agora ele está com uma parte em cima um pouco de água amarela e embaixo está o leite isso é bom eu posso mistura essa água com o leite ou eu jogo fora …por favor me ajude!!!

    • Jogue fora, Simone.

      Coloque o leite de novo, e veja se vai ficar com jeito de iogurte. Ele não pode ter mal cheiro. As vezes demora para o kefir começar a produzir, por isso tenha paciência, se na quarta tentativa não produziu o iogurte, então tá estragado mesmo.

      Em geral, o leite vira todo iogurte, se vc deixar fermentar demais, há uma separação entre o iogurte e a água, ambos podem beber, mas deve estar muito ácido. vai do gosto de cada pessoa heheeh.

      Valeu e obrigado pela visita!

  33. Olá! Queria saber qual parte consumir, pq me falaram que a parte que consume é o líquido que é coado e outras pessoas que vc consome o líquido e parte do Kefir que fica na peneira. Separando o que vai ser reproduzido. Isso é verdade? Estava consumindo só o líquido.

  34. Muito esclarecedor as informações pra quem tá começando agora, obrigada!
    Tenho uma dúvida: só eu irei consumir o Kefir, então 500 ml de Kefir por semana é mais do que suficiente pro meu consumo. Assim, acho que só vou fazer a fermentação uma vez por semana, com a quantidade indicada na postagem. Tem algum problema ou contra indicação fermentar só uma vez por semana? Armazéns eles na geladeira o resto da semana ou é melhor congelar? Obrigada desde já

    • Oi Taiane,

      Pode fazer uma vez por semana sim, sem qualquer problema. Coloca na geladeira, no resto da semana, com 100 ml de leite. e quando for usar descarta esse leite. É melhor que congelar, pois vc teria que acordar o kefir novamente e levaria algum tempo.

      Vc também tem a opção de fazer mais um pouco de kefir, tipo 500 ml e deixar dessorando por uma semana, no final vc pode ter um queijo de kefir e já usar o kefir para fazer iogurte de novo. #ficaadica

      Valeu, e obrigado pela visita!

  35. Aquela nata que forma junto com os grãos (pelo menos quando recebi, já veio com esta nata junto com os grãos, como se fossem uma coisa só… quando pesquiso na net, sempre aparecem os grãos soltos, mas aqui parece que ficam grudados nesta nata), quando passo na peneira, é normal? Não estou conseguindo separar isso dos grãos.

    Outra dúvida é sobre lavar.. alguns sites falam para lavar todo dia, outros uma vez por semana, outros quando tiver mau cheiro..

    Obrigado!

    • Oi Fabiele,

      Nós recomendamos lavar quando tiver mal cheiro mesmo, ou uma vez por semana, MAS NÃO TEM PROBLEMA LAVAR TODO DIA. só que vc corre o risco de perder mais bactérias para água de lavagem. só isso. Vc já tentou deixar o kefir de molho em água por 24 horas? Em geral ele perde essa camada e fica solto (o máximo que der, pq alguns kefir gruda mesmo, que nem colonia, mas é o tipo de bactéria presente nele), essa água depois dessas 24 horas, chamamos de kefiran, e faz muito bem para saúde também.

      Obrigado pela visita!

  36. Então, existe uma grande discussão se deve comprar ou não, mas eu mesmo moro em uma cidade pequena onde quase ninguem conhece o Kefir, Kombucha e Iogurtes infinitos e procurei e não encontrei com ninguem na minha Cidade e nem na Cidade vizinha, então eu fiz meu pedido no site:

    kefirdeleite.com

    Achei interessante porque nesse site tem todos os probióticos que quiser e eles enviam pelos Correios, as vezes ficar procurando esperar meses por uma doação acho mais prático comprar logo e ja receber em uns 5 dias em casa pelos Correios, sei que tem muitos que não concordam com isso mas com certeza são pessoas que moram em grandes Cidades e têm doações em mãos fácil, mas agora e quando não se consegue uma doação o que fazer ? Não precisa indicar grupos de doação porque eu participo praticamente de todos os grupos do facebook e mesmo nesses grupos não encontrei ninguém da minha Cidade e por incrível que parece eu até encontrei 2 pessoas nesses grupos que enviam pelos correios mas o valor pedido por esses doadores é maior do que o preço cobrado nesse site. Fica aí a minha dica

    • Concordo com tudo que vc disse Felipe!!

      Porém gosto da cultura de entregar de graça para um próximo. Aqui em Salvador é fácil de achar. No interior é realmente dificil. Mas uma vez que vc conseguiu e que eles crescem bastante, começa a guardar para doar por aí!! É algo que é muito interessante!!

      Abraços e obrigado pela visita!

  37. oie tdo bem sou de VOTORANTIM cidade proxima a SOROCABA ganhei minha primeira muda de kefir vou buscar amanha gostaria da ajuda de vcs pois nao sei nada nem como cuida nem como usa ,ja vi muitos falaram q fazem queijos iogurtes como poso ter acesso a essas receitas desde ja muito obrigado

  38. Oi, boa tarde!
    Eu queria saber até quantos dias posso deixar o leite no vidro com as mudas sem coar e quanto tempo posso deixar na geladeira depois de coado!
    Desde já obrigada!

    • Oi Karla,

      O recomendável são 18 horas de fermentação, 36 horas se vc for intolerante a lactose, mas há relatos de até 72 fermentando (o gosto vai ficar forte). Depois que fermentar, vc pode deixar até 10 dias na geladeira, depois de coado.

      Valeu, obrigado pela visita!

  39. Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.

    Tenho os seguintes Probióticos para Doação:

    Kefir de Leite,
    Kefir de Água,
    Kombucha,

    Iogurtes Infinitos:
    Caspio,
    Viili,
    Bulgaricus,
    Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

  40. ganhei agora o Kefir e a linda pessoa q me deu viajou. gostaria de saber se já posso comer depois de coado e como? ela falou rapidamente que usa leite de sacolinha. como já é noite, eu posso usar leite de caixinha sem lactose? sou crua nisso, me ajude!

  41. Boa tarde ganhei mudas de kefir de leite e de agua hoje, mas a pessoa disse que lavava ele com agua da torneira será que minhas mudas estão condenadas? obrigada

    • Gisele,

      Eu lavo as minhas com água de torneira (filtro), e elas nunca morreram. O que pode acontecer é que eventualmente pode vim cloro demais, ou outras substâncias e matar o kefir. porém vc deve ter uma muda sempre pronta para esse casos. Comigo nunca aconteceu.

      Abraços, e obrigado pela visita!

    • Renata, provavelmente hoje, vc já deve ter percebido que não serve mais o seu kefir. Formigas contaminam com o Kefir e matam os bichos. Tem que vedar bem!!! Ah e sempre deixe uma muda no congelador para essas ocasiões, pq vai ter que trocar o kefir todo.

      Muito obrigado pela visita!

      • Como devo congelar o kefir? somente colocar num saquinho limpo? ou recipiente de plástico? ou deixa ele com leite? E por quanto tempo?

        • Vc pode colocar num saquinho limpo ou numa vasilha e congelar diretamente, fica uns 3 meses facilmente! Só que para acordar os bichinhos fica demora um pouco. Ou vc pode deixar com um pouco de leite na geladeira, e usar só quando vc quiser, aí fica um mês sem trocar o leite. Já testei aqui em casa, eheheheh

          Obrigado pela visita!

  42. Sou novata na arte do kefir. Ganhei grãos faz dois dia. Coloquei no leite e só pude trocar o leite depois de 30 horas. Quando peneirei os grãos tinham uma camada amarelada por cima. É normal? Devo lavar os grãos nessa fase de ativar os grãos de kefir?

    • É normal estar amarelado pq o grão não estava totalmente ativado, e o leite estragou. vc troca até que vire iogurte de verdade. Eu geralmente lavo o grão, até pq estaria misturado com leite estragado.

      Valeu Alda, como está a criação de Kefir?

      • Olá, Lucia, desculpe minha intromissão neste assunto, mas é que preciso dar meu depoimento a respeito. Sofria de prisão de ventre severa há 15 anos – só evacuava com medicamentos e segundo meu proctologista, seria assim por toda minha vida, pois tenho um atrofiamento no reto de 10 cm – se não tomasse 4 lactopurga para ir ao banheiro, ficava 10, eu disse 10 dias sem evacuar. O caso era sério! Aí fiquei atrás do kefir até conseguir, e uma colega me doou uma porção do tamanho de uma colher de café, já no segundo dia fez 1 litro consistente e, de lá pra cá, tomo 250 ml de kefir e 2 porções diárias. O que mudou? Nunca mais tomei remédio, já faz 2 meses que vou regularmente ao banheiro (2x ao dia), acredite, só por causa do kefir. Amei e contagiei todos a minha volta com essa ideia. Já fiz 8 doações e tenho, hoje 11 prontinhas para quem quiser. Separei as porções na mesma quantidade que recebi, e todos que receberam de mim, tambem dizem que tem a mesma consistencia e rendimento, tambem sobre o benefício, os que tinham o problema de prisão de ventre, já dizem estar com a flora regularizada.

  43. Ganhei hj minhas mudinhas as quais chamo de “bebês” tenho duvidas se devo lavar todos os dias ou posso deixar fermentado de 3 a 4 dias?
    Muito obrigada. Ângela

    • Oi Ângela, então, vc pode deixar fermentando por dias, mas no caso o leite vai ficar bem ácido. Vc pode trocar o leite toda as vezes, para ter um iogurte menos ácido e sem lavar o kefir. Mas recomendamos que lave pelo menos uma vez na semana. Quando não lava o kefir, em geral eles crescem mais rápido, então se prepare para fazer mudas e distribuir com suas amigas.

      Valeu! Obrigado pela visita!

  44. Boa tarde, desculpa a ignorancia, mas não sei qual a parte do kefir consumir, eu ganhei as mudas hj, deixo de molho no leite e vou coar, certo, ai eu bebo o leite coado ou como o que ficou na peneira?? rsrsr….consumindo pela primeira vez!

    • Oi Ivete, o leite pode ser qualquer um em qualquer estado, inclusive fervido, pasteurizado etc. PORÉM, o leite cru dá excelentes resultados, pois tem já algumas bactérias, mas pode perder fácil também, aí vai depender do manejo mesmo. O melhor é o mais natural possível. Dá até para fazer queijo de leite cru que é uma delícia!!!

      Abraços e obrigado pela visita!

    • Olá Bauer! A atenção maior para deixar o leite lowcarb é a ausência de lactose (açúcar do leite), então você deve garantir um tempo maior de fermentação no seu Kefir. Quanto mais tempo fermentando, menos resíduo de lactose. Pode usar a proporção indicada de 1 colher de sopa bem cheia de grãos (já ativos) para 500ml de leite e a partir de 48 horas de fermentação. É importante misturar o fermentado para homogenizar se quiser garantir com esse tempo. Pode também deixar mais tempo. Bom consumo!

  45. Olá, ganhei meu kefir de leite ontem. Fiz o iogurte hoje e depois congelei os grãos… Eu gostaria de fazer o iogurte de 1 a 2 vezes por semana. Posso guardar os graos com um pouquinho de leite na geladeira quando eu não estiver fermentando? Se sim, por quanto tempo ? Não queria ficar congelando e descongelando toda semana com tanta frequencia. Grata desde já.

    • Oi Abi, Pode sim, eu mesmo faço isso. O tempo vai depender da quantidade de leite que vc vai deixar. Mas saiba que eles são muitos resistentes, se vc deixa com uns 50 ml dentro da geladeira, com certeza passa uma semana fácil. Faça o teste, heheh,

      Valeu! Obrigado pela visita!

  46. Olá Carol e Reiner, acompanho o Blog e acho o máximo. Gostaria de saber como encontrar kefir, pois nunca encontro Kefir em Brasília, vocês teriam dicas ou grupos para conseguir?

  47. Obrigada pelas informações sobre o Kefir. Eu gostaria de saber se o leite depois de fermentado e peneirado pode ir para o congelador para ficar mais durinho?

    • Olá Caroline! Nós que agradecemos pela sua visita. O fermentado pode ir ao congelador sim, mas serão formados cristais de gelo se deixar congelar. Se o objetivo é deixar mais durinho recomendo que separe o soro do fermentado. Deixe dessorando na geladeira em filtro ou pano até a consistência desejada, é como se estivesse fazendo iogurte grego. No nosso Instagram postei várias dicas com #diaadiakefir .
      Aparece lá! bjos

  48. Olá, Carol e Reiner!!! Adorei o blog e vou seguir com certeza! Sou de Sampa e venho tentando encontrar uma dieta bacana, que realmente emagreça e contribua para modificações positivas na minha saúde! Quem sabe possa até ser um novo estilo de vida! Sou apaixonada por gastronomia e alimentação saudável! Adorei as dicas do Kefir! Agora só preciso encontrar alguém que more aqui perto e que tenha os “bichinhos”… rsrsrs. Eu e meu noivo testaremos algo próximo de uma dieta paleo por um tempo e depois contaremos os resultados aqui para vocês!
    Beijos e parabéns pelo blog!

      • Muito elucidativo o seu post. Estou me informando bastante para o dia que eu conseguir uma muda. Entrei em 2 grupos no Facebook um para ter acesso a lista de doadores e outro para interagir e aprender.
        Vou deixar aqui uma dúvida. É certo que teremos que ter leite estocado em casa. Por exemplo, se eu usar metade de um saquinho de e/ou de uma caixa de leite. Posso manter a outra parte para der o ciclo de 24 HS dá fermentação?

Deixe seu comentário