Bolo de carne

15
360

Receita simples, mas que gosto de fazer para variar a carne moída. Eu chamo de bolo de carne, mas pode ser torta também, na verdade só o formato que dá o nome. 😛

Ingredientes:

  • 1kg de carne moída
  • 1 ovo grande
  • 1 pacote de creme de cebola (opcional)
  • 3 colheres de sopa de farinha de castanha ou linhaça
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • 100g de queijo parmesão
  • presunto
  • queijo
  • limão
  • alho
  • pimenta do reino
  • azeite de oliva

Preparo:

Tempere a carne moída com limão, pimenta do reino, alho e, caso não use o creme de cebola, sal. Esse tempero é bem pessoal, eu mudo frequentemente, às vezes uso alecrim ou pimenta síria ou páprica…depende da inspiração do dia.

Adicione o ovo, o creme de cebola, a farinha e misture bem. Use um pouco mais da metade da carne para forrar uma travessa besuntada com azeite. Arrume as fatias de presunto formando uma camada. Faça uma pasta misturando o requeijão cremoso com o parmesão (eu gosto de colocar erva finas desidratadas também) e espalhe sobre o presunto.

No dia das fotos eu ainda coloquei uma camada de linguiça fininha refogada com cebola e pimentões (vermelho e amarelo) em tirinhas, mas é totalmente opcional (pode ser bacon ou toscana também). Cubra com o resto da carne moída que sobrou formando uma “tampa”. Eu não sei “abrir” essa “massa” de carne, então amasso pequenas porções na mão e vou montando como um quebra-cabeça.

Por fim, cubra com queijo pra esconder o armengue e pra ficar mais gostoso também. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por mais ou menos 30 min (depende do forno!).

😉

Um detalhe importante: a carne vai soltar água e o bolo encolhe um pouco. Eu não sei como evitar isso, mas sempre consigo escorrer essa água sem grandes problemas.

Faz aí e me conta!

15 COMMENTS

    • Vanessa, não sei se testou. Vi essa receita agora. Mas uma vez fiz um bolo de carne semelhante mas usando só a carne na “massa”, nem ovo coloquei (falta de experiência). Soltou bastante, mas pela foto que vi aqui, praticamente a mesma coisa dessa receita, nada que atrapalhe. Outro dia fiz um rocambole de frango e misturei o frango moído com um ovo, um fio de azeite e umas duas colheres de requeijão (500g de peito de frango). A massa ficou bem legal. Quando parti, também saiu água, mas acho que era mais por conta da mussarela que tinha dentro. Enfim, mesmo que solte água, a receita fica deliciosa e não atrapalha em nada. =)

  1. Vai aí uma receita para vocês. Experimentem.
    1k de carne moída, 1 cebola média, 1 tomate picadinho, hortelã 1/2 maço de hortelã, pimenta do reino a gosto, 1 pintadinha de canela. Passe a cebola e o hortelã no processador. Misture todos os ingredientes com a carne moída, tempere com alho e sal a gosto. Espalhe a massa em um refratário untado com azeite. Com uma faca faça cortes formando losangos até o fundo. Asse em forno quente por 30 minutos e sirva. Excelente cafta. Bjs

  2. Ótima receita, assim a bolo de carne nao resseca. Boa também para aproveitar coisas da geladeira, eu usei uma linguiça daquelas alemãs que estava rolando em casa, fritei com cebola e botei no recheio. Mas o creme de requeijão com o parmesão é a maior sacada, muito bom!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.