Energia Paleo

0
185

Energia Paleo
Autor: Mark Sisson
ISBN: 9789897540806
Edição: 2ª – 2017
Páginas: 368
Editora: Marcador

Lá nos primórdios da lowcarb no Brasil, além do blog do Dr Souto e mais uns pouquíssimos, a maior fonte de informação vinha dos conteúdos em inglês. Um desses era o Mark’s Daily Apple o blog do Mark Sisson sobre o estilo de vida paleo/primal.

O livro The Primal Blueprint nunca saiu por aqui, mas foi traduzido para português de Portugal e lançado pelas bandas de lá. Comprei minha edição pelo site da Livraria Cultura em 2017, ainda com um preço aceitável.

Energia Paleo foi o termo usado para traduzir Primal Blueprint, o plano de ação proposto pelo Mark para termos uma vida mais saudável, feliz, produtiva e cheia de energia.

O livro é focado nas 10 Leis da Energia Paleo que são logo apresentadas no início e depois aprofundadas no decorrer do livro.

Logo no início somos apresentados também às famílias Grok e Korg. Os Grok são uma típica família do período paleolítico lutando por sua sobrevivência, já os Korg são o correspondente moderno, uma família típica dos dias atuais.

Eu gostei muito dessa abordagem ilustrativa. Achei divertido e de fácil compreensão. Entender um pouco de como era o dia a dia da família Grok nos faz perceber como fomos moldados em termos de alimentação e atividade física. Já ao nos depararmos (e muitas vezes nos reconhecermos) no cotidiano da família Korg percebemos como estamos fazendo tudo de forma tão equivocada.

Particularmente eu acredito muito nessa questão de como a evolução moldou o ser humano para sobreviver as maiores adversidades. Eu encontro lógica e coerência nesses argumentos e por isso acredito que um estilo de vida paleo/primal é ideal para nossa saúde.

No meu caso a abordagem mais lowcarb na alimentação é um complemento necessário para lidar com todo estrago feito ao longo dos anos. Quando eu conseguir me enquadrar melhor no estilo paleo (sono de qualidade, exercícios rotineiros, manejo do estresse…) acredito que talvez seja possível ficar na zona mais confortável da lowcarb. Não se enganem, mesmo o consumo médio recomendado na paleo (100g -150g) ainda é uma alimentação lowcarb para os padrões alimentares da grande maioria da população.

O esclarecimento de cada Lei ao longo do livro é feito de forma detalhada e instrutiva. Uma espécie de manual para uma vida moderna saudável. Nesse ponto o Mark Sisson é um dos caras que mais consegue exemplificar bem o que é um estilo de vida saudável e equilibrado. Não é só alimentação, não é simplesmente fazer exercício físico intenso. Nossa saúde depende de vários pilares e precisamos sempre estar atentos a todos.

Mark Sisson

Olhar lá pra trás e entender nossa evolução como espécie e desmistificar verdadeiros mitos sobre a saúde do ser humano antes do surgimento da agricultura, nos faz pensar e questionar as “verdades” atuais sobre saúde e bem-estar.

Energia Paleo é um livro muito interessante e ao mesmo tempo simples, ótimo para quem está começando a descobrir esse estilo de vida. Uma pena não termos uma versão brasileira.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.