Como vai galera! Hoje eu trago algumas reflexões sobre o Efeito Sanfona em mim!! Eu sofro bastante com isso, mesmo em dieta paleo/low-carb, porque acredito que meu metabolismo já está bastante danificado!!
Em geral, o “mito” é que quem faz low-carb escapa do efeito sanfona, porém a (minha) realidade é que o efeito sanfona vem muito mais do fator psicológico do que da dieta em si. Quem me acompanha no SnapChat (aqui), sabe o quão é difícil superar nossa própria mente. É claro, que na dieta low-carb as chances de ter efeito sanfona é menor, mas afinal, esse efeito acontece quando a pessoa sai da dieta, então não vai importar muito a dieta que se faça. Ou seja:
Para evitar o efeito sanfona, precisamos entender que uma dieta com comidas de verdade (paleo/primal) deve ser um estilo de vida, e não uma dieta para uma fase da vida!! Low-carb é uma estratégia para emagrecer, comida de verdade, para a vida toda!!!
Eu entendo isso, na verdade, mesmo fora de uma dieta low-carb eu me mantenho comendo comida de verdade, e é o por isso que não cheguei nos 150kg, porém, continuo engordando nessa dieta. Basicamente, meu metabolismo está detonado, devo ter resistência a insulina, leptina e todas as “inas” importantes.
Eu simplesmente não emagreço tão rápido como emagrecia 10 anos atrás. É assustador, na verdade, aterrorizante! Aterrorizante pensar que vai chegar numa época que vai ser EXTREMAMENTE difícil conseguir sair dessa vida de gordo.
Algumas vezes simplesmente saímos da dieta porque não vemos resultados dos nossos esforços, e não sabemos que o corpo leva tempo para se adaptar a um novo peso. Dr. Souto relata bem essa situação nesta postagem sobre o set point do corpo. E isso acontece muito, mas muito comigo. Deixa eu mostrar do que eu estou falando:
Isso é um gráfico que mostra períodos que registrei o peso e guardei (eu registrei com certeza nos períodos em branco, mas devo ter deletado de raiva, quando os resultados não vieram). Vocês conseguem ver a sanfona? Conseguem ver o sobe e desce do peso? Várias e várias vezes.
E isso eu já fazia dieta da comida de verdade (paleo), então porque eu engordei? Por que eu engordo comendo muitos carbs (mesmo frutas) e aí eu chuto o balde e como trigo, e aí acumula mais água no corpo, e engordo mais e fico depressivo e como mais, aí eu chuto o balde e como mais, como mais, como mais … Vocês entendem que não é a dieta e sim o psicológico? Eu sei que a dieta low-carb também atua no psicológico e melhora e MUITO as chances de ser magro, porém as vezes é na mente o problema. E eu sei que acontece com muita gente, e acontece comigo.
Últimos 3 meses
Bom, nos últimos 3 meses, eu estou me obrigando a registrar meu peso, não necessariamente todo dia, mas pelo menos uma vez por semana, sofri leves efeitos sanfonas, mas consegui manter-me na dieta, sem grandes desespero. Dá uma olhada:
Nos últimos 90 dias, eu consegui manter o peso que consegui perder, basicamente 7kg, mas aumentei e perdi várias vezes. Existem dois períodos que fiquei em dieta prolongado, nos primeiros 30 dias e após o dia 75. Sabe porque consegui? Porque estou dividindo meu dia a dia com vocês. E isso ajuda MUITO NO PSICOLÓGICO. Mas vocês não tem noção da força que me dão, tanto no Instagram (@diaadialowcarb), quanto no SnapChat (diaadialowcarb – Reiner Dia a Dia), é inacreditável!! Os puxões de orelha, os elogios, o apoio, tudo é muito importante.
Todas as vezes que meu peso sobe no gráfico, geralmente eu estou sumido, e toda vez que volto a dieta, para que eu tenha saúde, para que eu possa ver meu filho crescer, para poder viajar com minha esposa, vocês me dão muita, mas muita força, muitos incentivos, e isso contribui para que eu também queira continuar.
Então meus caros, eu acredito fortemente que em alguns casos, é importante ir num terapeuta para cuidar da mente, ou falar com um amigo como se sente, ou se jogar no SnapChat ou em qualquer rede social e falar!! Um dos passos para um compulsivo emagrecer, é reconhecer que é compulsivo, e adotar estratégias para que não caia em tentação. Assim, sairemos do efeito sanfona.
Em breve vou colocar os resultados dos 100 dias em dieta, fique de olho no link: AgoraVai!
Abraços, e vamos juntos para atingir nossas metas!!
Adorei o post! Vc expressou o que realmente é e isso eu dou valor!! Grande Abraço.
Muito obrigado Mariana. Seu feedback é muito importante para mim. E vamos continuar na luta!!
Obrigada por compartilhar uma coisa tão pessoal com a gente, eu me idêntifico completamente com todas as palavras desse relato, to na terapia desde janeiro e mesmo assim eu me saboto muitas vezes, engordo, fico muito triste mas depois leio um depoimento como esse e as energias voltam e eu começo com outro gás!!!!!
Que bom que eu pude ajudar um pouco. E saiba que lendo suas palavras, minha energia também é renovada. Vamos junto focar nos nossos resultados.
Abraços e obrigado pela visita!!
Nossa o seu relato parece com os meus…..Mas vamo que vamos continuar…Bola pra frente que tem muita gente conosco…Um ajudando ao outro…bjks
Mas vamos que vamos Elisa, sempre em frente. Um apoiando o outro!! Se precisar estamos aqui!!!
Obrigado pela visita!!
Acho que vou seguir seu conselho, preciso assumir para o mundo que sou uma compulsiva ;(
Se for publicar me marque, gosto muito de acompanhar e dar força para vocês!!
Tamu junto nesse sofrimento! tá muito difícil viu, muitas vontades de mergulhar no pão, macarrão, batata frita, hoje dei uma recaída leve, é difícil ir na casa de amigos e rejeitar tudo, você fica sendo o chato ne, cansativo ter que explicar toda vez que você não pode exagerar nos carbos.
Eu to louco por chocolate 🙁
Meus amigos já acostumaram, ficam fazendo piada, mas como eu converti alguns, nós nos apoiamos auhahuahuahuahu
Aguente firme Janaina, nosso objetivo é mais importante. Obrigado pela visita!
Eu que te agradeço pelas reflexões, o chocolate dá pra comer uns quadradinhos do 80% cacau, a gente acostuma tanto que o outro chocolate não desce mais, kkkk neh, Grande abraço