Uma das dúvidas mais comuns que recebo de pessoas que estão iniciando nesse universo lowcarb é sobre o creme de leite. Qual usar? Como escolher?
Pois bem, aqui vale a regra de sempre. Leia a lista de ingredientes. Creme de leite é a fração mais gorda do leite, ou seja, não tem ingredientes. O rótulo deve listar apenas “creme de leite”.
Tendo isso em mente, devemos buscar sempre consumir o creme de leite mais puro possível. Idealmente seria o que vem direto da fazenda. Bem próximo disso temos o creme de leite fresco, vendido em garrafinhas na parte de refrigerados do mercado.
Porém, não vivemos no mundo ideal, e dentro das opções industrializadas podemos fazer escolhas melhores. Procure a embalagem que tem o menor número possível de ingredientes. De modo geral, fuja das versões em caixinha. Leia o rótulo e veja que está longe de ser um creme de leite de verdade.
Uma opção razoável de caixa é a versão “gourmet” da Piracanjuba que tem 30% de gordura. Ainda tem bruxaria, mas pelo menos o desempenho culinário é melhor. Como o preço não é dos melhores, nem sempre compensa.
As opções em lata são as menos piores, e dentre elas o creme de leite Nestlé é o que se destaca. É a melhor opção caso não seja possível usar creme de leite fresco.
Se o bolso não alcançar, tenha cuidado ao escolher o seu creme de leite. Leia sempre atentamente a lista de ingredientes e a tabela nutricional.
E se você é do tipo que se anima com o “0g” de carboidrato que as tabelas exibem, leia novamente esse post do Dr. Souto: É ZERO, mesmo?
Mais importante que ser lowcarb é ser minimamente industrializado. E quando estiver tendo que lidar com a questão dos preços, lembre que mais vale um creme de leite de qualidade consumido ocasionalmente do que um de má qualidade consumido diariamente. Sua saúde agradece. 😉
Qual a quantidade de creme de leite que pode ser utilizado na low carb
Oi Tatiane, isso depende de qual o seu limite de carboidratos diários e quanto consome deles nos outros alimentos.
Como expliquei, mesmo os que dizem ser 0g por porção é melhor considerar 0.5g de carboidratos por porção (15g). Daí vc pode calcular quantas porções pode consumir.
Uma lata inteira (300g) pode ter de 10g a 30g de carboidratos, a depender da marca.
Eu simplesmente amei o post Carol, muito bem feito, e ao saber que vc é fã do Dr. Souto assim como eu, já virei sua fã de imediato, obrigada!
Obrigada, Bruna! Amei a visita.
bjs
Bom dia posso substituir o creme de leite por nata? é melhor ou é menos pior? pq aqui no sul em SC tem bastante
Oi Débora. Pode sim!
Em muitos casos é até melhor. Pena que não acho por aqui com facilidade. 🙁
bjs
Top, amei…me ajudou a entender!
Obrigada, Cida!
Adorei o post! Me ajudou muito!
Que bom!! Ficamos felizes!
Muito útil. Gostei das dicas. Agradeço o excelente serviço que vcs prestam à comunidade de adeptos da alimentação Low Carb
Obrigada pela visita e comentário, Mariza!
Como faço pra armazenar o creme de leite de latinha depois de aberto?
Eu coloco em uma vasilha plástica ou de vidro e conservo na geladeira. 😉
Boa tarde!
A minha dificuldade é ficar sem tomar leite, aí experimentei com meu nescafé e adoçante e gosteo muito, coloco na caneca, esquento e tomo, está correto? Ou tem algum problema??
Obrigada!
Tem que ver o que tem na embalagem do nescafé. Se for apenas café é de boa, se tiver mais coisas, aí talvez não seja tão bom.
Mas veja, se isso te ajuda no periodo inicial de dieta, não tem problema, depois vai refinando.
Obrigado pela visita!
Só cuspir dentro da lata e fechar.
Adoro seu blog! Esclarece muito!
Obrigada, Lorrane!
Difícil é achar creme de leite fresco!
Aqui em Salvador já foi mais difícil, hoje em dia até que encontra relativamente fácil em mercados e delicatessen melhores.
Obrigada pela visita!