Receita simples, mas que gosto de fazer para variar a carne moída. Eu chamo de bolo de carne, mas pode ser torta também, na verdade só o formato que dá o nome. 😛
Ingredientes:
- 1kg de carne moída
- 1 ovo grande
- 1 pacote de creme de cebola (opcional)
- 3 colheres de sopa de farinha de castanha ou linhaça
- 1 copo de requeijão cremoso
- 100g de queijo parmesão
- presunto
- queijo
- limão
- alho
- pimenta do reino
- azeite de oliva
Preparo:
Tempere a carne moída com limão, pimenta do reino, alho e, caso não use o creme de cebola, sal. Esse tempero é bem pessoal, eu mudo frequentemente, às vezes uso alecrim ou pimenta síria ou páprica…depende da inspiração do dia.
Adicione o ovo, o creme de cebola, a farinha e misture bem. Use um pouco mais da metade da carne para forrar uma travessa besuntada com azeite. Arrume as fatias de presunto formando uma camada. Faça uma pasta misturando o requeijão cremoso com o parmesão (eu gosto de colocar erva finas desidratadas também) e espalhe sobre o presunto.
No dia das fotos eu ainda coloquei uma camada de linguiça fininha refogada com cebola e pimentões (vermelho e amarelo) em tirinhas, mas é totalmente opcional (pode ser bacon ou toscana também). Cubra com o resto da carne moída que sobrou formando uma “tampa”. Eu não sei “abrir” essa “massa” de carne, então amasso pequenas porções na mão e vou montando como um quebra-cabeça.
Por fim, cubra com queijo pra esconder o armengue e pra ficar mais gostoso também. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por mais ou menos 30 min (depende do forno!).
😉
Um detalhe importante: a carne vai soltar água e o bolo encolhe um pouco. Eu não sei como evitar isso, mas sempre consigo escorrer essa água sem grandes problemas.
Faz aí e me conta!
Posso fazer sem farinha nenhuma?
Pode sim, mas talvez solte um pouco mais de água. Só testando! 😉
Vanessa, não sei se testou. Vi essa receita agora. Mas uma vez fiz um bolo de carne semelhante mas usando só a carne na “massa”, nem ovo coloquei (falta de experiência). Soltou bastante, mas pela foto que vi aqui, praticamente a mesma coisa dessa receita, nada que atrapalhe. Outro dia fiz um rocambole de frango e misturei o frango moído com um ovo, um fio de azeite e umas duas colheres de requeijão (500g de peito de frango). A massa ficou bem legal. Quando parti, também saiu água, mas acho que era mais por conta da mussarela que tinha dentro. Enfim, mesmo que solte água, a receita fica deliciosa e não atrapalha em nada. =)
Vai aí uma receita para vocês. Experimentem.
1k de carne moída, 1 cebola média, 1 tomate picadinho, hortelã 1/2 maço de hortelã, pimenta do reino a gosto, 1 pintadinha de canela. Passe a cebola e o hortelã no processador. Misture todos os ingredientes com a carne moída, tempere com alho e sal a gosto. Espalhe a massa em um refratário untado com azeite. Com uma faca faça cortes formando losangos até o fundo. Asse em forno quente por 30 minutos e sirva. Excelente cafta. Bjs
Oba! Adorei, vou fazer. 😀
Obrigada, Maria!
Boa noite querida!
Será que pode substituir a farinhacpor aveia?
Shirly, não costumamos usar aveia por conta da contaminação com glúten, mas funciona sim. De preferência use o farelo.
Sabes me dizer qual a quantidade de carbo por porção?Grata
Quase nada, talvez da farinha de castanha de cajú, não deve passar de 5g. Em breve vou colocar a tabela.
Muito obrigado pela visita Nise.
Ótima receita, assim a bolo de carne nao resseca. Boa também para aproveitar coisas da geladeira, eu usei uma linguiça daquelas alemãs que estava rolando em casa, fritei com cebola e botei no recheio. Mas o creme de requeijão com o parmesão é a maior sacada, muito bom!!
Isso, Andrea! Uso muito para aproveitar coisas que sobram. Fico feliz que gostou. 🙂
Obrigada pela visita!
Adorei seu blog!
Obrigada, Maria! Volte sempre!:)
Simplesmente Fantástico!
Ia tirar foto, mas, esqueci rsrsr ficou lindo e muito bom!
Estou amando suas receitas!
Que bom, Jacqueline!
E o problema da água? Como foi?
Obrigada pelo comentário!